segunda-feira, 19 de julho de 2010

Como doar sua Medula Óssea (e ajudar a salvar uma vida)


TEXTO RETIRADO DO SITE DA ABRALE:


"Veja, passo a passo, como funciona a doação de medula óssea no Brasil:


· É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde;

· É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro (veja os endereços listados abaixo);

· No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue;

· Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador;

· As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea;

· Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome fazem a pesquisa de compatibilidade por entre os registros de todos os doadores cadastrados;

· Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética. Se o perfil coincidir com o do paciente que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar;

· Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia;

· A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta."


OS INTERESSADOS DEVEM PROCURAR O HEMOCENTRO MAIS PRÓXIMO.

CLIQUE AQUI PARA SABER O ENDEREÇO NO SEU ESTADO.

A SOLIDARIEDADE NOS TORNA MAIS BONITAS TAMBÉM.

8 comentários:

Camila - Be Dorothy disse...

Eu acho que sempre deveria ter esse tipo de incentivo nos blogs. Eu fiz uma postagem sobre Medula Óssea em Junho, gostaria de deixar o link para que voce visse: http://bedorothy.blogspot.com/2010/06/incentivo-de-doacao.html

bejos, Camila.

Ana Luisa de Vasconcelos Ribeiro disse...

excelente iniciativa, luciana.

obrigada e parabéns.

Mpatthy disse...

Depois posso postar isso no meu blog?
Passo todos os creditos a vc... adorei saber disso e quero muito de alguma forma ajudar a divulguar...
Quando entro aqui sempre me pego pensando... quando é que minha pele vai ser melhor que a sua... kkkkkkkk e morro de rir
Um xeiro

Alexandre Simas disse...

Oi Luciana....´se eu morasse no Rio ou vc em Joinville, com certeza seríamos amigos inseparáveis...só trocando dicas de Beaute!! nada que uma vìsita (quem sabe um curso, um congresso) não possa resolver isso....mas enquanto isso, temos nossos blogs (que eu voltei a postar)!!!!
Realmente tenho muita coisa (bem fresquinha) para mostrar aos adoradores de make-up. Isso é uma delícia, né?
Um beijo,

Ale.

MICHELLI disse...

Ótima esta divulgação! É um assunto tão importante e que realmente deveria ser bem mais comentado.
Durante muitos anos eu fiz trabalho voluntário com crianças com câncer lá em Santa Maria-RS e acompanhei de pertinho a angústia de muitas famílias, tentando encontrar uma medula compatível para salvar a vida de alguém querido, porém, infelizmente ví muitas vidas serem abreviadas pela falta de doadores.
É isso aí Lu, é um assunto que não dá para deixar esquecido!
Bjinhos,
Mi.

Juliana LIma disse...

Se eu acreditasse em telepatia!!! já são várias coincidências de que eu penso sobre algo e quando abro o seu blog, tá lá estampado o que eu tinha acabado de pensar: o de hoje é sobre a medula óssea e teve outros dias, como por exemplo sobre a geléia pra pele, o shampoo j&j. Ontem eu pesquisei até tarde sobre doação de medula.rsrs que engraçado!!!

Maryane disse...

doi mtoooooooooooooo luuu.. meu sangue eu dou todinho, mas a meduuuuuuuuuuuuuuuuuula

Ilka Juliana disse...

Como membro da LiATTO - Liga Acadêmica de Transplante de Tecidos e Órgãos do Vale do São Francisco - gostaria de parabenizá-la pela belíssima iniciativa de reservar um espaço no seu blog para essa tão nobre causa!Cadastrem-se!!!É um gesto simples que pode salvar diversas vidas!
Mais uma vez, parabéns Lu!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???