quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A quem interessar possa...


Eu espero de todo o coração, que este post passe batido para você, seus amigos e toda a sua família.

Espero que ninguém precise dele.

Mas se você estiver passando pelo mesmo drama que a minha família, com certeza este post poderá te ajudar. Se você for um estudante de medicina, um médico, um psicólogo ou um enfermeiro, acho que pode lhe ser útil também.

Em setembro, teremos no Rio de Janeiro o 11 Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, que vai acontecer junto do IV Encontro Internacional de Cuidados Paliativos em Oncologia.

Mensagem da Dra. Marcia Stephan (presidente do congresso):

"Em nome da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia temos a satisfação de convidar Psico-Oncologistas, Psicólogos, Médicos Oncologistas, Psiquiatras e Médicos de outras especialidades, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais e demais profissionais que atuam no controle e tratamento do câncer para participarem do 11º Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia e 4º Encontro Internacional de Cuidados Paliativos em Oncologia.

Este conclave bienal, que pela primeira vez será sediado no Rio de Janeiro, é o maior e mais expressivo evento científico social da matéria em nosso país e será realizado nos dias 22 a 25 de setembro de 2010 no Centro de Convenções do CBC.

Com a valiosa colaboração dos colegas que compõem a comissão executiva apresentaremos o tema “Psico-Oncologia: Profissão, Ciência e Arte”.

Aprofundaremos a discussão interdisciplinar de questões que envolvem o câncer, doença que acomete mais de 450 mil novos pacientes anualmente e é a 2ª maior causa de morte em nosso país.

A comissão científica está trabalhando sem poupar esforços para apresentar um temário denso, sério, interessante e que oriente a prática do cuidado do câncer.
A co-realização da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP) certamente abrilhantará nosso congresso.

Estejam certos que o nosso intento é que esta visita ao Rio durante a próxima primavera seja entusiasmante e prazerosa tanto pelos encantos da cidade quanto pelas atividades apresentadas durante o evento.

Temos um encontro de congraçamento marcado e contamos com a sua presença!
O Rio de Janeiro, A Psico-Oncologia e os Cuidados Paliativos aguardam de braços abertos a sua chegada.
Um forte abraço a todos"

Para maiores informações sobre o congresso, clique aqui.

A programação é extensa, clique AQUI para visualiza-la. Mas os temas principais do congresso serão:

  • Tratamento integral em Oncologia
  • O cuidador: o paciente oculto
  • Dilemas éticos em Oncologia
  • A sexualidade no câncer
  • Comunicação em câncer
  • Clínica de curados de câncer na infância
  • A equipe de saúde: estresse e Burnout
  • A morte e o luto
  • Desafios em Psico-Oncologia Pediátrica
  • Realidade e futuro dos cuidados paliativos em Oncologia no Brasil e no mundo
  • Estilo de vida, prevenção e genética: rumos do paciente oncológico
  • Final da vida: Construção do significado
  • Nutrição e Câncer
  • 7 comentários:

    Caroline E. disse...

    Dra. Luciana,

    Sempre leio o seu blog, mas nunca havia comentado antes. Infelizmente também estou vivendo esta situação com meu sogro. Ele anda bastante deprimido e nossa família tem encontrado dificuldade em lidar com toda essa situação. Por coincidência hoje eu andei conversando com minha psicóloga sobre tudo isso e ela me falou da importância de um acompanhamento terapêutico especializado. Embora não seja possível, gostaria de dispor de tempo para comparecer a este evento. Nos dói muito ver uma pessoa querida passar por este problema e não encontrar uma forma de livrá-la da depressao ou mesmo de fornecer-lhe qualidade de vida. Obrigada por este post. Adoro o seu blog! Abraços, Caroline.

    Rô - Blog Consuma com Moderação disse...

    Oi Luciana! Parabéns pelo post!
    É um assunto delicado e muito importante para ajudar as famílias que estão passando por isso e não sabem como lidar com a situação.
    Beijos!

    Anônimo disse...

    Oi Luciana,

    Eu sou uma paciente, terminei minha quimio há exatamente um ano. Conheci seu blog, no auge da quimio. Qdo eu melhorava depois das seções, eu vinha correndo até o computador, ver se havia algum post novo. Vc não tem idéia de como vc me ajudou. Mesmo ficando triste no dia das seções (por saber pelo q. eu ia passar), eu chegava para as seções produzida, de lenço na cabeça e até maquiada, o que sempre me rendia muitos elogios, inclusive do meu médico oncologista. Hoje já nasceram meus cabelos. Estão curtos ainda, mas vc não imagina como estou feliz. Seu blog me deixou hiper vaidosa, além de me ajudar a superar o momento mais difícil da minha vida.
    Sou do Rio, um dia ainda marcarei uma consulta contigo.

    Bjs e obrigada

    Vanessa

    ST disse...

    Gostaria muito, Dra.Princesa, sou psicologa e atuo na area de oncologia tbm, mas infelizmente nao tenho condiçoes (R$) de ir pra esse congresso...bem que meu hospital podia custear, neh???
    bjuu

    marcia disse...

    Oi Luciana,
    Por acaso conheci seu blog.
    Que bacana.
    Ver que vc postou algo sobre o nosso Congresso de Psico-Oncologia! Obrigada
    Gostei de saber pelos comentários que existe gente interessada na matéria.
    Para Caroline e Vanessa convido vcs aparticipar do Forum para pacientes que ocorreráno Congresso.
    Dia 22/09 das 08 às14h.É gratis! Podemchamar outros pacientes ou familiares ( se sobrar espaço) são 400 vagas
    Entrem no site www.congressosbpo2010.com.br e peçam para se inscrever.
    ST ,infelizmente nãotemoscomooferecer bolsas para o Congressomas haverámuitas coisas dele no site Sociedade de Psico-Onco www.sbpo.org.br
    Lu , quero saber mais de vc?
    Bj
    Márcia

    Lucilene disse...

    Gente! Era tudo q eu queria! rs
    Além de estar passando por isso na minha família, sou apaixonada por oncologia! Meu trabalho de conclusão de curso foi sobre Cuidados Paliativos, outra paixão minha!
    Adorei saber!
    Adoro mto ler seu blog Lu!

    meioambienteabertoleiseabusos.blogspot.com disse...

    Olá, bom dia! Uma experiência profissional é sempre alentadora, ajuda muito, gostei muito do Blog, abraços e parabéns.

    Quem somos nós:

    Minha foto
    minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
    Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

    Acompanham este blog:


    Onde você está???