terça-feira, 12 de outubro de 2010

Perguntas Frequentes


Resolvi iniciar essa "coluna" de perguntas frequentes, porque realmente muitas vezes elas se repetem.
Sem contar que a dúvida de uma pessoa pode ser a mesma de várias outras pessoas.
Sintam-se livres também para ajudar umas às outras.

Hoje vamos começar com a dúvida mais antiga e neanderthal (encontrei essa palavra com e sem o "H" na internet, alguém pode me dizer qual a forma correta? ) de todos os tempos:

"Afinal, qual a ordem de se usar os produtos de limpeza, hidratação, etc,etc ?????"

Gente, é assim:

1) Lavar o rosto com o sabonete específico para o tipo de pele.

2) Opcional: passar o tônico facial.
(quando devemos usar o tônico? depois eu faço um post sobre isso, para não fugir do tema)

3) Hidratar ou Tratar, conforme o caso. Espalhar até o pescoço e o colo.
(também nesse caso, é o seu médico quem vai decidir se você só precisa de um hidratante ou de algum outro creme mais específico)

~~~~ Espere absorver por uns cinco a dez minutos ~~~~

4) Opcional: usar o creme para contorno de olhos/lábios. Nessa ocasião, se tiver lábios ressecados, aproveitar para passar o lipbalm. Com protetor solar, de preferência.

5) Colocar o protetor solar específico para o seu tipo de pele, sem esquecer das orelhas, colo, pescoço e mãos.

~~~~Espere absorver novamente ~~~~

6) Aplique a maquiagem.

Geralmente fazemos esse ritual duas vezes ao dia, sendo que durante a noite, costumamos finalizar no ítem 4.
Cada médico pode modificar este esquema de pele, de acordo com a necessidade do paciente. Isso não é uma receita de bolo.

Durante o dia, é necessário reaplicar o protetor solar ao menos na hora do almoço (na pior das hipóteses. Na melhor das hipóteses, a cada 3 horas).

O que nos leva a pergunta frequente número 2:

" Como reaplicar meu protetor na hora do almoço? Preciso tirar toda a maquiagem?!"

Bom, em um mundo ideal sim. Mas se você trabalha ou estuda longe da luz do sol propriamente dita (levando-se em conta que a luz artificial e a do computador também envelhecem a pele), pode optar por reaplicar um pó poderoso com FPS alto.

Por outro lado, se suas obrigações te colocam na rua a toda hora, opte por um protetor cor de base. Retire o excesso de oleosidade com papel toalha (evite lavar o rosto muitas vezes ao dia, isso piora a oleosidade) e passe por cima da maquiagem mesmo. Vai ficar que nem um reboco? Depende do seu talento para espalhar o protetor.

Dá trabalho mesmo. É chato. Perde tempo e dinheiro. Mas no final compensa!

20 comentários:

Naiara Romero disse...

Lu, mesmo uma enxaguadinha só com água gelada no almoço é demais? Não uso maquiagem sempre de manhã, mas na hora de reaplicar o protetor fico muito incomodada com a melecação de passar algo por cima de um produto que já está lá + oleosidade + suor.

Bjs

Priscila Laterza disse...

Luciana, é engraçado isso. Só achei "neandertalense" e "neandertalóide" no Houaiss (houaiss.uol.com.br). Não achei "neandertal" e nem "neanderthal". Aqui o verbete de "neandertalense":

■ adjetivo e substantivo de dois gêneros
relativo a Neandertal (Alemanha) ou o que é o seu natural ou habitante
■ adjetivo de dois gêneros
1.1 relativo ao homem de Neandertal
Ex.: a cultura n.
■ substantivo masculino
Rubrica: antropologia.
1.2 homem de Neandertal

Adorei as "Perguntas Frequentes" - vou ficar de olho.

Bjos

Blog da francis disse...

Lu, amei esse PF...Vai facilitar muito a vida das suas leitoras(euzinha).
saudades,
Frn.

Vicky MundoAfora disse...

Neandertal é a grafia em portugues. Neanderthal é em ingles. Simples assim. :)

Esse post de hoje é bem importante, eu já cansei de ver "blogueiras da moda" falando para as leitoras passarem a base e depois o filtro solar... E o pior é que tem muita gente que faz isso.

Priscila disse...

Luciana, venho sempre ao seu blog.. Costumo ficar observando de longe, nunca comentei nada... Mas hj resolvi comentar! Então, é que estou com um problema muito chato! Fiz tratamento com roacutan há uns 4 anos e agora voltei a ter espinhas! Nunca tive uma quantidade absurda (mesmo antes do roacutan), mas eram espinhas internas q duravam meses até sair e resistiam a todos os tratamentos que pude fazer.. Por isso a médica me indicou o roacutan. Passei 3 anos sem espinha alguma.. mas há +/- 1 ano tenho sofrido muito com a volta delas =/// Não são mais espinhas internas, nem são na mesma quantidade de antes, mas são super frequentes e as vezes bem grandes (como a que estou agora) e o pior... Tenho a pele muito branca e fico com marcas horríveis! Tenho uma super rotina com sabonete efaclar, adstringente, ácido retinóico com hidroquinona, e alternando com um medicamento a base de eritromicina.. Mesmo assim.. nenhuma melhora!

Espero q vc possa me aconselhar e me ajudar! Moro em recife e ultimamente não ando muito satisfeita com minha dermatologista, além de pouco tempo disponível, os medicamentos que ela me indicou não tem surtido efeito!

Espero uma resposta sua! Desculllpe pelo comentário imenso! Estou desesperada! :///

Bjos, Priscila!

pri disse...

Oi Lu,
Adorei as dicas. Eu faço assim mesmo, mas ao invés do tônico, faço o uso do adistringente, pq tenhp pele oleosa e com tendência a cravos.

Bjs.

sulaima disse...

Boa noite,
Como quase toda noite dou uma voltinha por aqui,para dar uma espiadinha...adoro
ontem tentei fazer uma seleçao de protetores solares para crianças,pois tenho dificuldade para indicar no consultorio pois sao caros os melhores.gostaria se possivel se fizesse um post sobre eles.beijos

disse...

OI LU! Aproveitando que vc falou de po com FPS eu queria saber se eles sao bons mesmo e se posso usar sempre so o pó com FPS? nunca useui protetor solar normal so uso a base com filtro 40 e o po com 30. Assim está errado?
Débora
bjs

Unknown disse...

Lu! Primeiro quero dizer que adooooro seu blog!
Em segundo eu tenho 2 perguntinhas:
1-Qual pó com fps voce recomenda? Ja usei da adcos e da shiseido e nao gostei de nenhum....
2- Tenho pele oleosa, porem faço uso constante de acido retinoico oq acaba deixando minha pele seca, sensivel e levemente descamativa, qual a melhor base pra uma pele irritada e descamando? A maioria das bases que eu ja usei parece que acentua a aparecencia da descamacao.... Agora to pensando em comprar algum desses hidratantes tintos, tem um da mac que parece interessante.... Oq q vc acha?
Muuuuuuuito obrigado pela atencao,
Beijao!

Vi disse...

Lembrei de vc ao ver a "cama castelo das princesas" rss
tentei colocar o link direto pra foto, mas nao deu..
tem varias camas com temas engraçadinhos!!

Talita Barros disse...

Oi Luciana, sou nova no blog (cerca de dois meses), mas estou aqui todos os dias, para verificar as novidades. Parabéns, o blog é demais!
Tenho uma dúvida: Vi em outro blog que para se proteger da luz do computador ou do ambiente, que também envelhecem como vc disse, deve-se usar além do protetor uma base. Isso é veridico?

Anônimo disse...

Oi Dra. Princesa!
Tenho uma dúvida: uso proteor com cor (o Heliocare compacto). Preciso tirar com demaquilante, o basta lavar com o sabonete que uso normalmente para a pele (uso o Actine)?
Bjs
Flávia

Line =) disse...

Oi, Lu!!
Adorei sua ideia de fazer posts deste tipo! =) Obrigada!
Ah, deixa eu falar, tem como vc me passar o contato do seu consultório? É que vou estar no Rio no fim do ano e estava querendo tentar uma consulta com vc...

Beijos!

Vi disse...

ue..meu link nao gfoi?
www. gepetostore. com/

Marina disse...

Eu limpo a pele com aqueles lenços umedecidos próprios para o rosto antes de reaplicar o protetor, porque também acho que fica melecado se passar por cima de tudo, além de ser mais prático do que lavar o rosto. Será que assim também estimula a oleosidade? Outra dúvida que tenho é sobre aquelas folhas anti-oleosidade, Se as pressionarmos no rosto depois do protetor pra diminuir o brilho, será que não absorve um pouco do próprio protetor também?
Obrigada!
bjs

Giovanna disse...

Oi Luciana, 1ª vez que vim no seu blog e adorei! Eu queria saber se existe algum tratamento ou até cirurgia plástica que tire duas imperfeiçõezinhas (não sei se posso chamar de cicatrizes)que ninguém percebe, mas que me incomodam: uma apareceu depois de uma picada e é na forma de uma bolinha; a outra foi resultado de um óculos que foi puxado pra cima, formou uma casquinha e deu nisso! =/ Será que só com peelings adianta? Obrigada! Beijos.

Diário Virtual disse...

Bah, muito util essas dicas, porq eu nunca sei a ordem das coisas, as vezes inverto tudo, um horror!

bjos

Anônimo disse...

Oi Lu! Nossa, adorei esse post. Esses dias entrei em um monte de sites, blogs, p/ tentar descobrir qual era a ordem correta de se aplicar os cremes, protetores...e cada um falava uma coisa diferente e não sabia qual era o correto. Depois de ler esse seu post, ficou td mais claro :)
Bjs

Juliana disse...

Adorei o post, sempre fico na dúvida, mas pelo visto faço certinho, lavo, hidrato, passo meu protetor amado ( Minesol)...não uso make no dia a dia...no máximo um corretivo. Mas fiquei encucada, trabalho o dia inteiro no computador ou dentro de um estúdio de fotografia, flashes, iluminaçao e etc. Uma amiga disse que só o Minesol não adianta, que preciso usar também um filtro físico, tipo um pó com fps, ou base... é verdade essa informação? Diz ela que a luz do estudio e do computador é diferente da luz do sol e que elas mancham tanto quanto. E que esse tipo de filtro que protege dessa luz, o Minesol protege apenas dos raios uv....Ela tá doida ou faz sentido? Uso ácido e sou bem branquinha, nao quero manchar a pele!
Beijoca

Unknown disse...

Bom dia, Lu...

Adorei as dicas e aguardo ansiosa outro post sobre Tonico Facial e Suas Diversas Opiniões!!!!!

Beijos

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???