terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como escolher o sapato ideal (e não estamos falando de moda)


Outro dia, quando eu estava reclamando com a minha mãe sobre um sapato que comprei, ela me lembrou de uma dica que quase sempre esquecemos na hora de comprar sapatos: "Procure comprar sapatos no fim do dia, quando os pés estão mais inchados."

Durante o papo, ela me disse que não entende como eu posso comprar tantos sapatos e acabar usando sempre os mesmos. É que na hora em que eu os experimento eles parecem ser confortáveis (ainda que eu ande com eles pela loja), mas quando resolvo sair andando com eles, aí sim, "eles colocam as garrinhas de fora". Tem sapato que é uma verdadeira vingança contra os nossos pés.

Para mim, duas compras que são um verdadeiro martírio são comprar calças jeans e sapatos. Pensando nisso, andei pesquisando na Internet algumas dicas para as pessoas realizarem melhores compras de calçados e aqui está o resultado.

Dicas retiradas do site "How Stuff Works"
  • os saltos finos, ou qualquer outro que tenha mais que 7,5cm, redistribui o peso do corpo, de modo que 90% dele fica na parte da frente dos pés. Essa extraordinária pressão pode criar calos na sola do pé e aumentar a dor dos joanetes, dedos em martelo e calos. Ela também força os músculos e tendões do peito do pé. E como esses saltos tendem a ter ponta fina, equilibrar-se passa a ser um desafio, além de haver um grande risco de queda ou torção do tornozelo.

  • sapatos de bico fino apertam os dedos, causando calos desconfortáveis nos dedos. Eles também apertam unhas encravadas e joanetes, além de aumentarem a probabilidade de dedos em martelo.

  • sapatos sem salto podem ser um problema não apenas para as pessoas com problemas no peito no pé ou no tendão de Aquiles, mas para qualquer pessoa que os use exclusivamente. Com o tempo, seus pés se acostumam a ficar pronados (achatados) e você pode desenvolver dor no peito do pé e tendinite. Os sapatos baixos podem ser um elemento importante na sua sapateira, mas alterne-os com sapatos que tenham salto moderado.

  • os tamancos geralmente têm salto alto e, por isso, você provavelmente terá os mesmos problemas mencionados acima, quando se faz muita pressão na parte da frente do pé. Mas o que diferencia esse modelo de outros é que ele é aberto atrás, aumentando as chances de lesão se você torcer o pé ou escorregá-lo do sapato.

  • os sapatos plataforma, populares na década de 70, infelizmente, voltam com classe periodicamente. Como os sapatos de salto alto, eles são tão instáveis que você não consegue evitar, mas com freqüência torce o tornozelo, possivelmente causando tensão muscular, luxação ou mesmo fratura.

  • sapatos velhos com saltos gastos, palmilhas lisas, gáspeas frouxas ou costura desfeita podem fazê-lo escorregar, forçar os músculos do pé e torcer o tornozelo.
    • a biqueira, ou a área ao redor dos dedos, deve ter espaço suficiente para eles ficarem com conforto. O excesso de espaço pode fazer com que os pés escorreguem dentro dos sapatos, criando calos e outras irritações. O problema mais comum é que é biqueira é muito apertada. Se tiver pés largos, a biqueira provavelmente será seu maior problema no sapato. Também deve haver espaço na frente dos dedos, pelo menos 10 a 12mm entre o dedo mais longo e a ponta do sapato quando estiver em pé. E deve haver espaço sobre os dedos para evitar que o sapato fique roçando e provoque calos. Para testar os critérios acima, mexa os dedos dentro do sapato quando estiver em pé.

    • a "gáspea" de um sapato - o material na parte de cima - deve tomar o formato do seu pé. Deve dar apoio quando você mover o pé. Procure um calçado cuja gáspea seja de um material poroso e que não irrite, permitindo a entrada de ar. O couro, se comparado ao vinil, é o que provavelmente possui essas características. Engraxe os sapatos de couro com freqüência para fazer com que a gáspea fique macia e flexível.

    • o sapato deve oferecer amplo amortecimento para absorver o impacto nos ossos e músculos do pé sempre que andar. Você precisa de tal amortecimento em três áreas principais: o peito do pé, a frente, onde a sola do pé descansa, e o calcanhar, que normalmente suporta 25% do peso de seu corpo. Se o material da palmilha também for absorvente, ela ajudará a diminuir o calor dentro dos sapatos e a evitar bolhas e a propagação de infecção.

    • as solas devem oferecer tração adequada para evitar que você escorregue em qualquer superfície.

    • os saltos devem proporcionar pequena elevação (entre 1,8 e 2,5cm) dos pés, quer seja um salto mesmo ou apenas uma sola mais grossa atrás do sapato. O contraforte - a parte do sapato que faz a curva ao redor do calcanhar - deve ser duro o suficiente para evitar torção ou luxação do tornozelo. A parte de trás do pé deve se encaixar firmemente no sapato e não escorregar.

    Mais duas dicas gerais: se seus pés têm tamanhos diferentes, escolha sapatos com base no pé maior. Você pode colocar um enchimento no outro pé. E nunca compre sapatos que sejam muito duros ou apertados na esperança de que irá "lasseá-los". É provável que você sofra por muito mais tempo do que o esperado.

19 comentários:

Livia Ferreira disse...

Legais as dicas para sapatos. Mas mesmo assim, é muito difícil achar um que preencha os requisitos, seja bonito e tenha um preço legal, né?
Quanto às calças, eu tinha seeempre problema, até sair aquela linha "Curve ID" da Levi's, especial para cada tipo de corpo. Comprei uma calça perfeita!! A minha é a "bold curve", que eu apelidei de "calça de quem tem bunda grande", rs. Veste bem, encaixa certinho, não aperta nem incomoda. Agora só comprarei calças de lá!
Tem também pra outros tipos de corpo.

Camila Monteiro disse...

Excelentes dicas essas!!! Adorei o post! Confesso que tenh pavor de salto alto, mas me esforco um pouco...rsrs
Gosto mesmo de conforto!!!

Entao, queria ta fazer um convite, lancei minha primeira promoção lá no blog, me da uma força lá!E os prêmios compensam... rsrs!!!

Beijao

Diário Virtual disse...

Ai que legal que tu tá grávida!
Agora que eu vim ler os post que perdi que eu vi que tu está!

Muita felicidades pra ti nesse momento iluminado da tua vida!!!!

E tens razão, tem sapatos que realmente se vingam pelo fato da gente ter tirado eles da prateleira da loja, kkkkkkkkkkkkk

bjos

Taís Pereira disse...

Luciana, gostaria de tirar uma dúvida contigo (nada a ver com o teu post de hj):
eu tenho 36 anos e a pele muito oleosa. Nunca usei demaquilante, não consigo, sempre achei oleoso.
Como uso maquiagem diariamente e sempre lavo muito bem o rosto antes de dormir, com sabonete Epidac (recomendado pela dermato) e só (em algumas épocas utilizo Isotrexin, outras vezes alguns ácidos para peeling, tudo com recomendação médica).
Eu estou muito errada em não usar demaquilante? Não utilizo maquiagem à prova d'água, por isso sai bem fácil quando lavo.

miss m disse...

Luuuuuuuuuuuuu!
primeiro, parabéns pelo neném! tava um tempo sem entrar e só vi hj o seu post!POsso torcer pra ser menina?kkkkk! Agora, de princesa, vc vai virar rainha mãe!Vai dar tudo certo sim, nada de top tem temores! Pensamento positivo sempre!
e mudando de assunto- e sem relação com o assunto do post, mas assunto importante- um blog publicou uma entrevista do dr lair ribeiro. Apesar de ser mega conhecido como escritor de livros de auto ajuda, ele é medico cardiologista e nessa entrevista ele fala sobre filtro solar. Eu sei q não é dermatologista, mas é médico, então fiquei meio "bolada". Vc pode dar uma lidinha e ver o q é verdade, o q é mito?

http://arraseecase.blogspot.com/2010/11/filtro-solar-engorda.html

perguntei na menina do bulle de beaute tb pq sou ansiosa!Fiquei preocupada!Na esperança de uma das duas responderem! As pessoas são ocupadas de maneira geral né?

Mirza Braga disse...

Nossa!!! toh muito eeliz pela notícia da gravidez... depois coloca fotos da barriguinha pra gente acompanhar o crescimentoo!!! que coisa boa!!! agora quanto aos sapatos.... confessoq ue sou uma das pessoas que compra mais por beleza do que o conforto em si sabe?! mas esse negócio de comprar no fim do dia eu sempre sigo pois é a hora que me sobra pra ir comprar.. hehehe ppelo menos compro do tamanho certo! Muito legal esse post viu!? Ah no meu blog tem post novo e ainda tá rolando sorteio! Depois Passa lá pra conferir?! Beijos!!! http://mirzabraga.blogspot.com @mirzabraga

Anônimo disse...

Dra Lu, comentário nada a ver com o post, mas vamos lá: em primeiro lugar queria dar os parabéns pela sua gravidez! Achei lindo o seu post e tenho certeza que tudo vai dar certo. Pense muito positivo, vc é uma pessoa maravilhosa e pessoas maravilhosas merecem tudo de melhor na vida, e vc vai ter!!!! O segundo assunto é: acabei de voltar de VEGASSSSS!! Não sei se vc lembra mas fui eu que pedi aquele post sobre vegas (eu tava indo pra California de lua de mel, etc, etc). Olha, realmente faço de suas palavras as minhas: Que lugar maravilhoso!!!. Eu ouvia um monte de gente dizer que é brega, que 3 dias eram suficientes...que gente louca! Ainda bem que li suas dicas e fiquei 4 dias (queria ter ficado mais). Fiquei no Bellagio e AMEI! Que piscina, que café da manhã. Aliás, o que são aqueles restaurantes? E as lojas? E os shows??? Nossa, a cidade ferve mesmo! Eu ainda fui no show da Cher e foi tudo de bom!
Muito obrigada pelas dicas. Eu amei tudo e virei fã da cidade também. Foi tudo muito muito bom. Um super beijo, Dani

Laura disse...

Eu sofro do mesmo problema que vc, só uso os mesmos sapatos pq os outros machucam.
Já aconteceu de eu usar um sapato para ir para a aula, onde passo grande parte do tempo sentada, eo sapato conseguiu fazer um mega machucado no meu calcanhar. Hoje em dia eu carrego uma rasteirinha no carro para não ser pega de surpresa pelos sapatos torturadores.

Bjs e parabéns pelo baby!!!

Ana disse...

parabens pelo baby! mas mesmo eu tomando suuper cuidadoo todos os sapatos que eu compro me dão bolhas desde nos dedos até na sola dos pés... um tormentoo! não sei oq eu faço.. e meu pé não é aquele de princesa lisinhoo.. ele tem seus defeitinhos mas é sensivel que dói e como dói! beijoss

Magdala disse...

eu ja comprei um monte de sapato com salto alto, todos me machucam, não posso usar sapato com salto fechado na frente pq o dedo que fica do lado do dedão (indicador do pé) é muito grande e sempre fica com bolha. Gosto muito da melissa não machucam os meus pés.

SaraH disse...

Princesa-Mamãe!!!

Na minha época de gravidinha usei bastante um scarpin com salto de 4 cm. foi mto bom pra mim, vc vai perceber que as rasteirinhas não são tão confortáveis quanto parecem ainda mais com barrigão no final, escorrega...é um perigo!

Uffaaa, complicado escolher um sapato, enqt não acho o certo, vou ficando com o pé todo esfolado msm..=/


Beijosss,

SaraH

Mamãe Gatinha disse...

Está na hora de conhecer meu blog cozinhadamamaegatinha.blogspot.com!
Beijinhos
Miau!

Patríca disse...

Olá Dra Lu!
Nem sempre eu comento mas visito seu blog every-single-day!
Desculpe o comentário totalmente off topic mas é que eu tenho melasma. Na verdade um pequeo melasma na testa e um na têmpora esquerda. Ok. Uso Minseol 60 todo dia e troco a cada 4hs. Não me exponho ao sol. Procurei uma dermatologista super bem recomendada (moro em uma cidade mineira) e ela, depois de conferir meu "esquema" (uso Vicy e La Roche Posay) disse que estava tudo ok mas que iria me receitar o Tri Luma da Galderma. Bem, ela orientou assim: à noite, depois de lavar e secar o rosto com seus produtos, passe o Neovadiol GF noturno (já uso há dois meses) e (agora vem a parte que me deixou com os cabelos em pé!!!! rsrs) POR CIMA DO NEOVADIOL PASSE O TRI LUMA EM CIMA DAS MANCHAS!!!
Ai, Luciana, desculpe, sei que deveria confiar na minha médica, mas, eu arregalei os olhos e repetia: "Por cima do creme????" E ela, placidamente, "Sim, Patrícia, isso mesmo". Morri. rsrs E eu ainda liguei lá depois prá confirmar.
É um absurdo, mas eu confio mais em você (pronto, falei!) que nela! Ela eu consultei uma única vez e o seu blog eu "consulto" há mais de um ano... Olha o que é a blogsfera...
Então é isso, desculpe usar seu espaço prá isso, mas... Posso mesmo passar o tri luma por cima do neovadiol?
Obrigada pela atenção, beijos e parabéns pelo bebê!

Luciana Leal disse...

Patricia,

De repente ela imaginou que você poderia esperar o neovadiol absorver completamente antes de aplicar o triluma...

Fica dificil opinar, sabe????

Mas eu daria umas belas duas horas entre um e outro...

Patrícia disse...

Obrigada por responder minha pergunta! O Tri Luma e eu estávamos esperando, rsrs, não tirei o lacre enquanto não tive a sua confirmação, ele estava guardadinho e lacradnho. Vou seguir sua sugestão! Como ela pediu prá usar em dias alternados vai ficar fácil fazer isso, e pretendo passar uma camada fininha do Vichy, espalhar bem, e esperar 2 hs prá aplicar o Tri.
Obrigada, de coração!
Beijo!

Anônimo disse...

Tive a impressão de que tenho que jogar todos os meus sapatos no lixo! Urgentemente! hahahhahahaha
Ohh Deus, como é difícil achar um sapato que preste, independente do preço!
Adorei o post!
E aproveitando, parabéns pelo Baby, que você receba sempre muito amor da sua família e dessa nova pessoinha que vai fazer parte da sua vida!
Felicidade
=D
Lorena Carvalho.

CybCMoraes disse...

Ótimas dicas. Vale lembrar também que um salto 8, por exemplo, se comporta de maneira diferente para um pé 34 e um 39.

Thaís Felix de Oliveira disse...

Gostei das dicas!
vou colocá-las em pratica ;)

http://controlandominhamaluquez.blogspot.com/

Adriana Rodrigues disse...

LU, MINHA PRINCESA,

VAI SE TORNAR RAINHA!! QUE LEGAL!! SE A PRINCESA 'PUXAR' A MÃE, SERÁ LINDA D+! PARABÉNS AO CASAL & FAMÍLIA! MUITA SAÚDE E PAZ A VCS!

ADOREI SUAS DICAS!

SOBRE ESTE POSTO, CONFESSO QUE TENHO UMA VASTA COLEÇÃO DE SAPATOS, SANDÁLIAS E BOTAS LIIINDOS, E MESMO SENDO DE MARCAS CONCEITUADAS, O QUE DENOTAM O EMPREGO DE BONS MATERIAIS E ESTRUTURAS, MUITOS ESTÃO NOVOS, POIS MACHUCAM OS PÉS, MESMO ANDANDO NO TAPETE DE CASA.
O QUE NÃO DÁ PARA ENTENDER É QUE NA LOJA PARECIAM PERFEITOS E QUANDO CHEGAM EM CASA, PARECEM SE MOSTRAR DESAJUSTADOS... VAI ENTENDER?!
HÁ TEMPOS COMPRO ELES AO FIM DO DIA, MAS MESMO ASSIM, COSTUMA DAR PROBLEMA, SEJA PELO SALTO ALTO, SEJA PELA MINHA PELE SER MUITO FINA E SENSÍVEL...
BOA: DESCOBRI UM STICK ANTI BOLHAS IMPORTADO (J&J)E ALGUMAS MALHAS COM SILICONE PARA OS DEDINHOS QUE AJUDAM BASTANTE A EVITAR ATRITO, BOLHAS E CALOS, MAS VOLTA E MEIA ALGUNS SAPATOS "MAUS" VOLTAM PARA SUAS CAIXAS: ENCLAUSURADOS!
NÃO É FACIL GOSTAR DE CALÇADOS E ELES NOS MACHUCAREM... SER MULHER TEM DISSO: BELAZA E ELEGÂNCIA SOB SALTOS - MAS PODIA SER + CONFORTÁVEL, NÉ?
RS RS
VOU APLICAR SUAS DICAS!
OBRIGADA!!
BJSS DOCES!
ADRIANA RODRIGUES

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???