segunda-feira, 7 de março de 2011

Comprinhas NY - Parte 2 - Pads para peles oleosas


Essas aquisições eu só poderei usar daqui a alguns meses, porque todos possuem ácido salicílico na fórmula e este atravessa a barreira placentária. Então, grávidas, fiquem longe!

Eu sou muito fã de pads (discos embebidos) porque acho que não existe coisa mais prática nesse mundo. No Exterior, existem pads com diversas propostas: anti-rugas, anti-oleosidade, para retirar maquiagem dos olhos, etc.

Aqui no Brasil, essa moda não pegou e até hoje não entendo o porquê. Há anos, quando eu era adolescente, existia o pad da Neutrogena, vocês se lembram? Mas ele sumiu das prateleiras e agora fico refém de viagens ou sites gringos para estocar os meus (ou pessoas amigas que trazem).

É necessário tomar alguns cuidados quando se usam esses pads.

1) Nunca compre esses disquinhos sem o conhecimento do seu médico.

Como eles são, em geral, embebidos em acetona ou alcool, o princípio ativo fica mais poderoso e penetra mais na pele. Resultado: ok, a melhoria da pele é percebida mais rápido, mas por outro lado, este produto pode ser forte demais para pessoas com a pele sensível, ou que estejam fazendo uso de ácidos e/ou isotretinoína oral, para quem sofre de fotossensibilidades, alérgicos a aspirina ou a algum dos ativos do produto...

Vários são os casos em que esse produto NÃO é recomendado, e só o seu médico, através da consulta ao vivo, pode avaliar se você se enquadra nas indicações ou não.

2) Se seu médico indica-los, procure seguir corretamente as orientações de uso explicadas no consultório.

Vejam bem. A marca deseja vender cada vez mais. Então, no rótulo vem escrito que se pode usar duas vezes ao dia ou mais. Dificilmente eu indico o uso desses pads por mais de uma vez ao dia, pelo simples fato de que acho muita agressão usa-los antes de ácidos à noite.

Mas claro, isso vai depender do exame clínico da pele do paciente.
As pessoas acham que para um creme ou medicamento fazer efeito, ele precisa arder/queimar/ser forte/deixar vermelho/escamando.
Muito pelo contrário. Algumas condições até pioram se a pele ficar sofrendo. Cada caso é um caso.
Cada frasco costuma conter cerca de 60 discos. Então, se usados uma vez ao dia vão durar dois meses.

Outra coisa: é legal esperar um tempinho antes de aplicar outro produto por cima, caso o seu médico tenha indicado.

3) Cuidado com as condições de armazenamento.

Se o frasco não for bem fechado, ele vai secar.
Se ficar no calor ou ao sol, ele também vai secar.
Procure não deixar a tampa muito tempo aberta: abriu, tirou o algodão e fechou o pote. Não passe o pad no rosto e esqueça o vidro aberto. Ele vai secar mais rápido e você vai perder o produto.
Não recomendo que você "molhe" os pads com álcool ou acetona, caso os seus sequem, pois você pode queimar a sua pele.

4) Respeite os limites da sua pele.

Tem pele que não suporta esse tipo de produto em todas as regiões anatômicas. Eu, por exemplo, fico com as bochechas em chamas. De modo que só uso na testa, nariz e queixo.
Informe a seu médico se houver qualquer alteração na pele das áreas onde vocês usaram seus pads.
Eu conheço gente que só aguenta usar isso no corpo.

5) É pra passar suavemente na pele e não esfregar.

Esse é um erro bastante comum. Como o algodão onde o líquido está embebido, geralmente contem ranhuras, se a aplicação for feita com a mão pesada, você pode ferir o rosto, e até se manchar.

6) Cuidado com a área ao redor dos olhos e dos lábios.

Evite usar nesses locais, a não ser que seu médico o instrua do contrário. Essas regiões são muito fininhas e a chance de haver alergias ou eczemas aumenta bastante.
Quem sofre com lábios rachados deve passar longe desse produto. Ou usar um Bepantol nos lábios antes da aplicação.

7) Uma palavrinha final.

Quando eu mostro produtos dermatologicos, a idéia é informar que determinada coisa existe e não induzir à auto-medicação, que é uma coisa perigosíssima.
É impossível decidir se um produto é aconselhavel para a sua pele somente com a descrição da pele (ex: "Tenho 16 anos e sofro com a pele oleosa, posso usar estes pads? Minha pele é resistente..".).
A consulta médica é plenamente necessária sempre.

8) Onde encontra-los?

O da Neutrogena, nas farmácias comuns americanas, tipo CVS, Walgreens, Duane Reade.
Os outros dois, na Sephora.

17 comentários:

Anônimo disse...

nossa, acabei de fazer uma FIV e nem me toque que meu sabonete liquido e meu tonico facial tem acetilsalicilico!!!!!! abençoado MINHA PELE!!!!
brigada Lu!!!!!
bjooooo

Luciana Leal disse...

Pior é que a MAIORIA dos produtos para peles oleosas possuem esse ácido, mesmo no Brasil!
É um saco!

Line =) disse...

Oi, Lu!! Nossa, há qto tempo não comento aqui!
Adorei as diquinhas! E amei suas fotos de barriguinha, tá tão liiinda! (isso foi outro post, eu sei, hehe)
Posso só dar um mini-pitaquinho? É que na parte de fechar bem os potinhos tem um errinho... Troca "feixado" por "fechado", ok? =)
Beijo grande e um carinho na barriga do Gabriel! =)

Clau Jambo disse...

ótimas dicas.
adorei.

ROSA FONTES disse...

Oi luciana,amei conhecer seu blog.Sou professora da rede publica aqui em recife e há 15 anos trabalho como monitora de um curso básico de Estética facial.Suas dicas me ajudam bastante e pode ter certeza que estarei visitando seu blog em busca de novidades.Aproveite a viagem.Um cheiro.

Anônimo disse...

Desculpa a ignorância Dra Lu, mas nunca tinha ouvido falar ou prestado atenção nesses tais de pads....São discos de algodão embebidos em produtos para ser aplicado na pele, é isso? Quando vi as fotos achei que fossem aqueles potinhos de creme que encontramos facilmente em supermecados, fármacias...
Beijos.
Gabriela

Anônimo disse...

Desculpa a ignorância Dra Lu, mas nunca tinha ouvido falar ou prestado atenção nesses tais de pads....São discos de algodão embebidos em produtos para ser aplicado na pele, é isso? Quando vi as fotos achei que fossem aqueles potinhos de creme que encontramos facilmente em supermecados, fármacias...
Beijos.
Gabriela

Pedro disse...

Eu gostava muito do Salipads, da Galderma. Uma pena que saiu de linha (no mundo todo).

Anônimo disse...

Lu, to procurando produtos sem o salicilico..... po, tudo tem!!!!!!! e agora? sera que vou ter que voltar pro leite de colonia?????????? bjooooooo

Anônimo disse...

dra. Princesa! parabéns pelo bebê! vc está linda! Lu, aqueles lencinhos para limpar bebês, podem ser passados na pele do rosto com o intuito de apenas limpá-lo? hehe perguntinha meio boba, né?? mas sempre q pego um desses na mão me dá vontade de passar no rosto! beijocas!
Carol

Waris Dirie disse...

Olá minha querida...

Que bom que encontrei o teu blog...estou encantada e já sou tua seguidora!!! Vou passar aqui muitas vezes para ver as novidades e aprender novas coisas....se quiseres ser minhas seguidora também, será para mim um enorme prazer, tá? Espero poder contar contigo!!!

Desejo-te a continuação de uma linda e maravilhosa semaninha....

Beijinhos e tudo de bom....

MICHELLI disse...

Oi Lu!
Poxa, fui correndo no Duty Free e não encontrei nenhum destes pads que vc indicou. Vou dar uma olhadinha na net mesmo.
Mas, quero te fazer uma perguntinha. Uso o dermaroller a um tempão, e sempre após o uso, passava o Active C, porém acabou e passei a usar o Génifique (sérum). Vc acha uma boa troca?
Beijinhos,
Michelli.

Anônimo disse...

Oi, Dra. Lu, adoro o seu blog e tenho muita curiosidade de saber o que vc usa na pele do rosto agora que está grávida. Liberei para engravidar e fico na dúvida do que posso usar ou não nesta fase e qdo ficar grávida. bj, Juliana

Marianne Costa disse...

Oi Lú :)
Eu já comprei uns produtinhos dos EUA (makes e cosméticos) e reparei q ñ vem c/ a data d validade, como vem no Brasil. Como vamos saber qdo termina a validade?
Bjssss

Helena disse...

Oi marianne, normalmente quando nao vier com validade, procura uma figura tipo um potinho com a tampa aberta de ladinho e do lado vem, tipo 12M. Quer dizer que ele tem validade de 12 meses depois de aberto. É comum este tipo de validade nos EUA e Europa. Claro q vc nao vai esperar 1 ano para abrir né? Rsrsrsrs
Lu!!!!!! Adorei as fotos da barriguinha!!!! Parabéns pelo príncipe!!!

Marianne Costa disse...

Oi Helena :)
Obrigada pela dica!Seria tão reconfortante vi c/ data d validade bonitinha como aq no Brasil rsrsrsrs
Bjss

Anônimo disse...

Olá Dra. Luciana,
estou quase ficando maluca pois estou na 26 semana de gestação e minha dermato me prescreveu, há 1 mês, o Actine (à base de salicílico). E agora
?????
Bjos

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???