quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas para preparar os seios para a amamentação:


"Oi Luciana bom dia!

Eu sou uma profissional de saúde, enfermeira, preocupada sempre com a prevenção das doenças e a promoção da saúde. Uma das formas de colocar isto em pratica é ajudar a mulher gestante a entender a importância do aleitamento materno. Como você me pediu dicas para preparar a mama para aleitar resolvi escrever para ajudar não só a você (olha minha pretensão kkkk) como a outras mulheres que sejam suas seguidoras no blog.

Queria lembrar antes de dar as dicas, que a amamentação começa na cabeça, ou seja, na vontade de dar ao seu filho o melhor alimento que ele pode ter. A amamentação envolve todo o seu corpo e não só as duas glândulas mamarias.

Para preparar suas mamas para aleitar a mulher deve:

- expor a mama ao sol por 05 a 15 min (antes das 9 horas ou após as 16 horas) o sol vai ajudar a fortalecer a pele e caso não possa se expor ao sol utilize uma lâmpada incandescente afastada pelo menos 50 cm das mamas, pelo mesmo tempo, diariamente;

- Na região areolar:

* Não usar óleos ou cremes: porque quando a mulher engravida, na região areolar começa a aparecer uns pontos salientes que são pequenas glândulas que produzem uma substância oleosa na medida certa para ajudar no preparo desta região quando o bebê for sugar. Os óleos e cremes podem impedir a ação desta substância natural, além de poder provocar alergia e deixar a pele da aréola muito fina, chegando a rachar quando o bebê começar a sugar devido a sua fragilidade

* Não esfregar buchas, escova ou toalha: as mulheres têm o hábito de não expor os seios; eles estão sempre protegidos, pelo sutiã, blusa ou vestidos e, portanto, não sofrem atritos, ou seja, ficam escondidos, protegidos e de repente a mulher passa a esfregar buchas, toalhas, escovas, isso pode descamar (retirar a proteção natural da aréola) e ainda deixar os mamilos doloridos.

*Não lavar com sabonete: na região mamilo-areolar o uso do sabonete produz um ressecamento da pele e pode machucar o bico do seio quando o bebê começar a sugar.

Estas são algumas dicas que acho podem ajudar a mulher gestante a se preparar para este momento tão único e especial que vai ajudar ao binômio mãe-filho a se conhecerem e a fortalecerem este vinculo para sempre.

Espero ter ajudado. Abraços e beijos,

M.Sc. Jussara "

Querida Princesa-Enfermeira-Jussara, eu e todas as minhas leitoras agradecemos as suas dicas de coração!!!!

16 comentários:

Paty disse...

Posso dar minha singela contribuição???
da minha primeira filha, não pude amamentar, foi prematura, de início tirava o leite para dar via sonda e depois entrei em depressão e com o uso de antidepressivos, a ordenha foi suspensa... por um tempo foi usado leite do banco de leite (iniciativa que apoio com muito entusiasmo e mamães que puderem doar seu leite, tenha certeza, salvará muitos bebês); do meu segundo bebê agora com 1 e 7 meses, amamentei e isso já estava na minha cabeça desde que meu beta deu positivo... e assim foi... mas infelizmente, ele teve refluxo... e somente meu leite não era suficiente, pois com seus vômitos tive que ter o suplemento com leite artificial... mas mesmo assim... continuava amamentando... e parei faz 3 semanas... não deu pra até os 2 aninhos... mas cheguei perto... ah, acabei fugindo do assunto... tive muita dificuldade de amamentar com o seio direito... doía muito... rachou... a hora que o bebê ia pegar, dava até medo... falaram da concha, tentei usar, aliviava muito, mas ele nao gostou... então, ouvi falar de uma pomadinha a Lansinoh... importada... pequenininha e "carinha"... mas meu Deus... foi tirar com a mão! Mostrei à obstetra e ela disse que não conhecia, mas deixei o produto lá, ela leu e disse que não via problema em usar, pois é lanolina pura... agora, acho que lançaram a versão brasileira... acho que é Lanidrat... fica a dica a algumas mamães...
bjks e desculpa o looonnnggoooo comentário

Jussara Botto disse...

Oi Luciana que grata surpresa ao entar hoje na sua página e ver que voce publicou as minhas dicas. Obrigada e principalmente pelas palavras suas escritas no final do texto. Princesa é voce em todos os sentidos... Obrigada pelo carinho e pela oportunidade e quando o Gabriel nascer´pode contar comigo para outras dicas e sugestões. Bjsssssssss querida

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Eu amo a bombinha. Hoje sou peito, leite materno na mamadeira e Nan. desta forma eu estou sempre feliz e bem humorada, dado que outras pessoas tb podem me ajudar.
Qdo seu peito estiver explodindo e leite, só a bombinha salva.
Faça do jeito que te fizer feliz sem se preocpar com o que os outros vão pensar.
O importante nessa vida é vc está bem e feliz para que o Gabriel tb esteja!

Te apoiarei na decisão que vc tomar!

beijossss

Anônimo disse...

Oi Dr..Parabens pelo post e pelo blog...

Preciso de uma info urgente..a uns 15 dias, estou usando um creme noturno da Neutrogena que contem RETINOL e um outro da olay que tbm contem o principio ativo...

Soh que acabei de descobrir que estou gravida (depois de 2 anos tentando)..Gostaria de saber se posso continuar usando esses cremes, pois eles sao mto bons..to adorando os resultados...

Se puder me esclarecer essa duvida, agradeco mto =)))

Futil Pero No Mucho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Leal disse...

Não pode, anônimo, tem que parar com esses produtos...

Dani Cano disse...

Então, eu amamentei por 1 ano e 1 semana. E posso dizer que nas primeiras semanas a amamentação foi como uma tortura. Só continuei pq realmente estava DETERMINADA a amamentar minha filha. Minha irmã é enfermeira, e me deu todas essas dicas de como proceder com o seio (menos a parte da bucha, ao contrário, segundo as enfermeiras, era p/ eu cuidadosamente esfregar o mamilo c/ a bucha todos os dias). Fiz todas as recomendações, menos uma: o sol. Eu trabalho das 8h as 18h. Que horas eu ia pegar sol. Fora que moro em apartamento.
Bom, qaundo minha filha nasceu, eu a amamentei, mas meus peitos ardiam como se eu tivesse tido uma queimadura de 2º grau em cada mamilo. Eu chorava a cada mamada, passei a pomada receitada pela ginecologista, passei mel, passei casca de banana, mamão... tudo que me ensinavam!
Sofri muito mas não desisiti. Depois de algumas semanas a dor passou.
Aí quando começou a nascer os dentes, ela me mordia! hahahahah
Fora chupetar o peito p/ dormir.
Realmente p/ amamentar tem que ter muita força de vontade.
Boa sorte, princesa!

Unknown disse...

Achei seu blog mt interessant!

qnd tiver um tempinho, de uma passadinha no meu?


bjooos

http://cabecafeminina.blogspot.com/

Anônimo disse...

Dra. Lu

Lamento muito te informar que mesmo com todos esses cuidados a probabilidade de haver fissuras nos mamilos é muito grande.
Eu tenho a pele muito resistente, tomei todos esses cuidados religiosamente em duas gestações, e em ambas sofri com os machucados nnos seios.
Mas eles duram apenas alguns dias, depois passa. É só persistir e aguentar a dor um pouquinho para poder continuar amamentando, que é um momento mágico entre você e seu bebê.
Mesmo com as dores e o leite "rosa" (com sangue), vale muito a pena!
Tomara que você tenha mais sorte do que eu :-)
beijos

Luciana Leal disse...

Gente, não vou enganar vocês!
Quero muito amamentar, mas pressinto que a coisa não vai ser nada fácil...

Eu também não tenho como tomar sol (e se eu conseguisse tempo pra isso, ia virar "a alegria do prédio").

Lá na viagem, eu comprei um estoque de Lansinoh, que meu obstetra recomendou...e só. Estou deixando nas mãos de Deus!

Eu acho que não deve ser muito fácil, pois se não fosse assim, ninguem diria que é preciso ter força de vontade...

Fernanda Silva Santos disse...

Vi que somos todas "amigas da amamentação". Cumpre comentar também que é importante se atualizar. Ainda hoje vejo pessoas (e alguns colegas medicos) dando orientações que atualmente são contra-indicadas na amamentação. Durante o pré-Natal a gestante deve receber orientações sobre a amamentação para pôr em prática quando o bebê nascer. Eu, além de lhes explicar que é permitido usar hidratantes na mama na gravidez e que não se deve fazer nada de "preparo" como esfregar buchas, toalhas, exercícios com o bico, etc, forneço, também um livrinho bem prático que ilustra a boa pega do bebe e fala dos mitos que envolvem o assunto. Ah, Lu, sobre as coisas que ninguem te conta... é verdade, eu tento fazer minhas gest entenderem que se elas não conseguirem amamentar, não vão deixar de ser mães por esse motivo. Beijo e saudades! Fernanda

Fernanda Silva Santos disse...

só mais uma coisinha... me parte o coração, também, quando vejo pessoas suspendendo a amamentação por orientação de profissional de saúde por iniciar uso de algum medicamento. Gente! a maioria esmagadora dos medicamentos pode ser usada na amamentação, pois a dose que passa pelo leite não é capaz de lhe prejudicar! Outro dia ouvi um anestesista dizendo para uma mãe que ela deveria suspender a amamentação por muito tempo porque ela ia ser submetida a um procedimento que envolve anestesia geral. Quase infartei.

Paty disse...

oi Lu, olha, um tubinho de Lansinoh pra mim já foi suficiente...
bjks

Anônimo disse...

Oi Lu,

Estou na mesma situaação que vc, não consigo fazer a preparação para a amamentação, os banhos de sol, e o quartinho da minha bebê, ainda está em fase de desarrumação, rsrsrs, aguardando os móveis e já estou no oitavo mês, mas no final da tudo certo....
Continue as dicas sobre gestação e os cuidados, são todos muito bem vindos, esse momento é único e passa muito rápido....

Beijos!!!

Val- Coisas da Val disse...

Dra Princesa,ao contrário da maioria, amamentar meus filhos foi a melhor coisa da minha vida! Eu tive sorte, meus mamilos não racharam , ficavam um pouco doloridos sim, mas realmente, em uma semana, já não me incomodavam mais. É claro q se uma mulher não consegue amamentar, não vai ser menos mãe, mas qdo a gente consegue, é indescritivel! Bjos e tudo de bom para vcs!

catielle de jesus disse...

Oi meninas estou gravida de 4 meses e os meus seios estão cm a pele muito fina. Estou preocupada pois da minha primeira filha sofri muito cm isso.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???