quinta-feira, 16 de junho de 2011

Hospital de Anjinhos: Eritema Tóxico Neonatal do Gabriel


É como diz o velho ditado: em casa de ferreiro, o espeto é de pau...
Não deu outra! O nosso anjinho Gabriel nasceu com uma desordem dermatológica chamada "Eritema Tóxico Neonatal".

Eu sei, o nome assusta um pouco. Ok, assusta muito. É por essa razão que faço questão de falar sobre esse tema aqui no blog: para tranquilizar papais e mamães que sofreram o susto que o nome dessa doença pode causar.

Porque escrevi a palavra doença em itálico? Porque essa alteração de pele é benigna e some em alguns dias. Não quer dizer que seu bebê esteja intoxicado ou com algo perigoso. Vai desaparecer!!! Mas antes de sumir por completo, você pode notar que surgem lesões novas, e isso pode parecer assustador.

O ETN (Eritema Toxico Neonatal) é comum em bebês a termo, pode afetar em média um terço deles. É portanto uma condição razoavelmente comum. Não tem preferência por sexo, afeta mais os bebês de mulheres primigestas (ou seja, o primeiro bebê, o herdeiro do trono), e o tipo de parto (vaginal, que não foi o meu caso) também aumenta as chances dadoença.

É pouco comum em bebês com baixo peso (<2,500Kg). O verão e o outono aumentam as chances da ocorrência.

As áreas mais afetadas são face (como foi o caso do anjo Gabriel, vejam a foto), tronco, braços e nádegas, e é raro o envolvimento das regiões palmar e plantar.Podem durar horas ou semanas e haver recidivas. É comum encontrarmos pápulas e pústulas sobre o eritema.

A causa exata do ETN é desconhecida, mas sabe-se que pode estar envolvida com sensibilidade imediata a alérgenos ou resposta a estímulos térmicos, mecânicos ou químicos.

Moral da história: o eritema tóxico é uma doença auto-limitada e não requer nenhum tratamento além de tranqüilizar os pais.

Obs. Gabriel está com 6 dias e a maioria das lesões já sumiram!!!

24 comentários:

Ana disse...

=) Rsrs CRM positivo ne?! Sempre acontece...
E a felicidade de ser mamae????
=)
Um bjo

Anônimo disse...

Sua cara dra.!!!! Parabéns!!!
beijos,
Chris.

Nutri Bobagens disse...

Que bom que já estão sumindo e que vc entende do assunto, pq tenho certeza que muitas mães, mesmo após os médicos tranquilizarem, ainda ficam tensas.

Parabéns!!!
bjoS2

Jumma disse...

Ah agora sei o que houve com meu sobrinho que nasceu um dia antes do gabriel!

Anônimo disse...

O meu Gabriel teve essa doença, mas como a minha irmã é pediatra, ela me tranquilizou!

Bjs,

Veronica

Lucilene disse...

Mesmo assim é a coisa mais liiiiiinda!! Gente que bebê mais lindo!
Meu sobrinho também teve e passou rapidinho. Mas realmente, assusta quem é leigo!

Kelly disse...

Querida... Ele é lindo msm... Olha só, eu ofereci um selinho para o seu blog, que eu tanto amo. Então, para pegar é só passar lá no meu blog:

http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com/

Um beijo!

Anônimo disse...

Sempre segui o seu blog e nunca comentei. Hoje faço questão de parabenizá-la pela admirável abordagem sobre o assunto.Tenho um bebê de dois meses e sei que o posto irá tranqulizar muitas mamães e papais. Seu Gabriel é um fofo!

Érica disse...

O Gabriel é fofo demais!!!!!!!!!!

Qdo minha pequena nasceu as mãos e pesinhos dela eram cheios de uma pele feia e grossa que descamava. O pediatra que acompanhou o parto disse que podia ser epidermólise bolhosa. Qdo li a respeito quase morri de chorar. Sou a louca dos Dermatologistas, frequento desde os 12 anos, super encanada com pele. Ele receitou uma pomadinha e mandou proteger permanentemente com luvas, graças a Deus em uma semana sumiu tudo e nunca mais voltou...

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Ai que bebe mais lindo!!!!
Que abençõe sua linda família!!!
Então agora ... depois de 10 anos que venho descobrir o que o meu Gabriel teve ao nascer!!!! Também tenho um Gabriel!!! rsrsrs
Na época a pediatra disse que era tipo alergia por causa do calor ... ele saiu do hospital todo embolado tadinho!!! O rostinho dele ficou do jeitinho do seu filhinho!!!
Graças à Deus sumiu em uma semana!!!
Beijinho ... fique com Deus!!!!

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

é prima...Davi e Cadu tem acne infantil! Alias vc bem q podia fazer um post sobre isso!

Luana disse...

Oiii Lu :) (me sinto íntima rsrs).

ví no outro post Felipe com o Gabriel no colo, que progresso rsrs, como está o ciúme?

Beijo :)

Anônimo disse...

Dra. Princesa,
"O Senhor te abençoe e te guarde" (Nm 6,24). E "que você veja os fihos de seus filhos" (Sl 128,6).
Que Deus abençoe seu anjinho e que sua família seja muito feliz!Parabéns!
Beijos,
Elaine

JAFA disse...

Ele está lindo com ou sem as manchinhas... Bjn...

Caroline disse...

Oi Lu!!! Parabéns pelo teu filho lindo!!! Vou esperar o post sobre as dificuldades pra engravidar. Bjos Carol

Ártemis disse...

Dra. Princesa, que alegria saber que o Gabriel nasceu lindo e saudável (afinal, o ETN não é uma doença e é suuuper comum - minha prima também nasceu com a mesma coisa). Acompanho seu blog há muuuuuito tempo (desde 2008) e nunca tinha tido coragem de comentar, mas agora, que ele nasceu, precisei passar para comentar e te felicitar.
Saúde e muito leite!
Ah, sim, aguardo ansiosamente o seu comentário sobre as dificuldades de se engravidar. Estou começando a enfrentar este drama (até criei um blog para desabafar, se quiser ou puder me visitar, basta clicar no meu nome que aparece o link - e eu ficarei felicíssima!) e seria muito bacana ler o seu relato (para ajudar a manter as esperanças).
No mais, beijos e muitas alegrias com seu lindo Gabriel.

Anônimo disse...

Lu,
Saúde pra seu fofuxo.
BeeijO*, PRiscila

Sahori disse...

Ai que lindinhoooo, Parabéns.
bjs

www.sempreeavercomvc.blogspot.com

Anônimo disse...

Um fofo, adorei a roupinha. Beijos!

Anônimo disse...

Já a parabenizei pelo nascimento do Gabriel. Admiro sua dedicação as leitoras do blog. Com o Gabriel recem nascido ainda tem disposição para escrever um post importante e esclarecedor para muitas pessoas. Você é demais mesmo!!!
Ele está gatíssimo e super produzido. ;))
Bjs,
Ângela

Coqueluche disse...

Dr..que legal seu blog, achei por acaso pesquisando sobre o latisse...que bom ver que tem profissionais da área interessada em falar sobre Beleza mas com autonomia e competência..E parabéns seu bebê é lindo, que bom que vc esclareceu sobre o assunto, sei que tem muita mamãe que passa por isso..bjusss

Anônimo disse...

Dra. Luciana,

O meu sobrinho e afilhado teve o eritema tóxico neonatal, sumiu em dias.
Foi o nosso batismo com dia a dia do primeiro filho, sobrinho, sobrinho da família.
Muito esclarecedor o post,toda orientação é sempre bem vinda.
Obrigada!

Cláudia

Anônimo disse...

...
Leia ...sobrinho, neto da família.
....

Estas experiências, nos fortalecem.

Abraços fofinhos,

Cláudia

mcoral disse...

ai que bom..ter uma mae tao esclarecida medica equilibrada e linda
..ele tem cara de homemzinho e de arteiro....vai ser muleke tricolor e sapeca levado da breca...acho que o termo "anjinho" rsss.nao combina com o jovem Gabriel...
vai esperando e se preparando.......
beijos boa sorte.....e estamos tranquilos...
by the way...
os nao entendidos..diria que voce teve vontade de comer morangos

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???