sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hospital de Anjinhos: Estomatite

Essa semana, uma doença malvada roubou o sorriso lindo do nosso anjo. Já ouviram falar em estomatite?
Na segunda-feira, Gabriel amanheceu choramingando, e ao longo do dia a febre surgiu. No início, estava relativamente baixa, mas quando foi dormir chegou a quarenta.
Durante a madrugada, além da febre, percebi um mal hálito bastante intenso... Logo imaginei que seria algo na garganta.
Conversei com o pediatra e combinamos que ele ia dar uma olhada na criança na terça-feira.
Quando chegamos lá, a constatação: sim, era um problema na garganta, mas não era amigdalite e sim uma coisa muito mais dolorosa...
ESTOMATITE!!!!
A estomatite é causada por vírus (herpes virus ou coxsakie, este último  responsável pela doença mão-pé-boca), portanto não adianta usar antibióticos ou antifúngicos.

Eu digo isso porque entrei em um fórum de mães (depois que ele nasceu, parei de frequentar o forum do 2Beauty e só entro no E-family), e em um tópico intitulado "estomatite", muitas mães diziam que as outras mães precisavam usar nistatina... Um grande erro, pois a monilíase e a estomatite são duas entidades médicas completamente diferentes. Tomem cuidado com fóruns que sugerem medicações. Confiem em seus pediatras!

A estomatite é uma doença relativamente benigna, caracterizada pela presença de aftas nos lábios, na língua, e na orofaringe. Basicamente, qualquer área de mucosa da boca pode apresentar aftas.
Agora imaginem uma boca repleta de aftas! é uma dor muito forte!
Além de aftas, a criança apresenta febre alta nos primeiros dias, gânglios aumentados, halitose, recusa alimentar e mal-estar.
Esse quadro pode durar de uma semana a dez dias para se curar, se não houver complicações.
As maiores complicações são infecção bacteriana secundária e a desidratação, pela imensa dificuldade de ingerir líquidos.

Tivemos alguns momentos de tensão com a tal da desidratação porque nos primeiros dias, o Gabriel não aceitou líquidos de maneira nenhuma e chegou a ficar quinze horas sem urinar.

Tivemos que tentar hidrata-lo dando água por conta-gotas e colherzinha, sempre com muito choro e sofrimento (dele e meu).
O tratamento dessa doença é feito pela tentativa de se amenizar a dor.
Não se deve deixar de realizar a higiene da cavidade oral, mas deve-se usar muita gentileza nessa limpeza, para evitar sangramentos na gengiva.
Os líquidos oferecidos, se estiverem resfriados, são aceitos com mais facilidade pela criança (mas não pelo Gabriel, que detesta bebidas frias).
Tente tudo: Milk-shake, sucos diluídos (mas não os cítricos), iogurtes, e alimentos sólidos macios, como purês e sopinhas. Estes também devem ser oferecidos quase frios.
Evite dar também, alimentos condimentados e comidas salgadas.
A transmissão é feita pelo contato normal entre as pessoas. Mas algum parente íntimo estiver com lesões ativas de herpes na boca, não custa nada afastar a criança dessa pessoa.
Seja uma boa pessoa e não mande o seu filho para a escola se ele estiver doente. Se a doença for causada pelo herpes vírus, a pessoa poderá ter outras crises durante a vida, mas geralmente elas serão mais brandas.
Nosso querido está praticamente recuperado, ele é muito forte!

26 comentários:

nathalia disse...

oi Lu...minha irmazinha tem 11 anos agora, ela teve isso com 6 anos, é mt ruim mesmo...ela ficou tao amuadinha...era gordinha e até emagreceu..que bom que ja esta tudo bem..bjos

Anônimo disse...

Oi Lu. Nossa, imagino a barra q vcs passaram. Criança doente é muito sofrimento. Mas graças à Deus ele já está melhor. Desejo super melhoras pra ele, muita saúde. Bjs!!!! Raquel Daud

mcoral disse...

estimas melhoras...meu sobrinho neto essa semana pegou exatamente isso...
boca mao e pe....
ele ficou manhoso..so querendo o colinho da minha sobrinha filha
mas ficou bem no 3º dia..o pediatra receitou gingelone na boquinha e parece q deu certo....ela deu comida com a seringa de injeção..injetava os liquidos assim..........
essas criancinhas..sao lindinhas..mas dao um trabalhao..que so mesmo....ate casar sara...
boa sorte...e saude p Gabriel

mcoral disse...

estimas melhoras...meu sobrinho neto essa semana pegou exatamente isso...
boca mao e pe....
ele ficou manhoso..so querendo o colinho da minha sobrinha filha
mas ficou bem no 3º dia..o pediatra receitou gingelone na boquinha e parece q deu certo....ela deu comida com a seringa de injeção..injetava os liquidos assim..........
essas criancinhas..sao lindinhas..mas dao um trabalhao..que so mesmo....ate casar sara...
boa sorte...e saude p Gabriel

mcoral disse...

estimas melhoras...meu sobrinho neto essa semana pegou exatamente isso...
boca mao e pe....
ele ficou manhoso..so querendo o colinho da minha sobrinha filha
mas ficou bem no 3º dia..o pediatra receitou gingelone na boquinha e parece q deu certo....ela deu comida com a seringa de injeção..injetava os liquidos assim..........
essas criancinhas..sao lindinhas..mas dao um trabalhao..que so mesmo....ate casar sara...
boa sorte...e saude p Gabriel

silvia disse...

Oi Doutora,

Minha filha de 6 anos tambem teve isso, como eu tinha terminado de cancelar o plano de saude dela e tinha que pagar consulta particular, eu já levei ela direto em um otorrino e ele bateu em cima do problema, receitou um corticoide oral e um remedio que serve tanto para febre como para dor chamado Alivio, graças a Deus o remedio foi eficaz, eu sei o sofrimento que é ver um filho sem poder comer e chorando de dor, até agua que ela encolia era dolorido.

Hoje ainda sinto que ela tem um mal halito, mas vou falar isso para a pediatra, aqui acola ela tem tambem uns carocinhos na boca e a pediatra falou que é porque ela deve colocar as mãos sujas na boca e receitou uma pomadinha.

Realmente o melhor é sempre procurar um medico para saber ao certo o que a criança tem, hoje em dia tem tantas enfermidades que as vezes até os medicos tem dificuldade de diagnosticar, que dira nós que somos leigos!

Anônimo disse...

Olá querida Luciana. Tadiiinho !!! Desejo melhoras ao pequeno Gabriel. Bjão
Paula

Anônimo disse...

tadinho....boa sorte com o filhote!!!

Carol Pestana disse...

Tadinho, minha afilhada teve com uns 2 anos e era bem sofrido para todos... a pediatra dela mandou passar violeta genciana na boquinha, passavamos ate no labio fingindo que era batom, o mais triste e ver a criança com fome e sem conseguir comer. A unica coisa que ela aceitava era mingau de maisena, mas ela ficava deitada e a gente colocava quase na garganta dela pra so precisar engolir. Toda vez que ia fazer a higiene todo mundo chorava junto com ela. Tadinha das crianças!
Bjs e melhoras

Ana disse...

Ai coitadinho!! Graças a Deus ja passou! Saude hj e sempre!!

Anônimo disse...

Luciana,desejo sinceramente saúde p/o seu Gabriel,que ele recupere-se totalmente o mais rápido possível.Fique em PAZ.
Abraço grande

Lygia disse...

Dra Lu, tive estomatite com 14 anos (tenho 25 hoje) e posso dizer que foi uma das piores doenças que tive na vida. A sensação é simplesmente terrível!!
Pra você ter uma ideia, engolir a própria saliva dá a sensação de estar engolindo arame farpado, pregos e tachinhas.. dói MUITO mesmo!! Sem exagero!
A vontade que dá é de ficar babando só pra não ter que engolir a saliva e não doer mais... As aftas que ficam na região da garganta são as piores! Pode ter certeza que o Gabriel sofreu bastante!
Quanto à comida, não tem muito jeito, mesmo comidas macias doem à beça. Eu me lembro que a única coisa que passava pela garganta sem doer absurdamente era gelatina. Infelizmente não é algo que seja muito nutritivo, mas pode ajudar a hidratar um pouco já que dá pra ficar comendo bastante durante o dia inteiro. Dica boa principalmente pros pequenos que não aceitam beber a água: comer muita gelatina, afinal é melhor que nada!
Assim como a própria saliva, beber água dói muito também!! Natural ou gelada, dói (gelada dói menos). E o purê, por incrível que pareça, parecia me queimar a alma! Aliás, discordando um pouco sobre não dar comida fria, comidas quentes pioram muito a dor, alívio mesmo é comer tudo frio e se tiver essa consistência 'gelatinosa', melhor ainda.
A minha estomatite durou por volta de 1 sofrível semana, emagreci 4 kgs pois não havia como comer comida direito, mesmo querendo...
Resumindo, vivi a base de gelatina, pudim e sorvete! rsrsrs
É sofrido demais!! Só quem sentiu é que sabe!!
Melhoras pro Gabriel!
Bjs!

de tudo um pouco disse...

herpangina e gengivoestomatite herpéticA são duas entidades nosológicas distintas ...igualmente desconsertantes para pais e pediatras . na primeira as lesões são principalmente nos pilares amigdalianos menos numerosas que na estomatite mas muito dolorosas ( por isso angina). a primeira é causada pelo cocksakie a segunda pelo herpes simples.
TUDO TERMINARÁ BEM COM UMA MÃE CUIDAOSA ASSIM !

Izabel Matos disse...

Lu, você aprova a utilização do Monovin A que virou moda entre as mulheres para o crescimento dos cabelos? Que funciona, funciona (mts mulheres próximas de mim, usam e adoram!), mas temo, sabe? Já pesquisei que o excesso de vitamina A pode causar má formação ao feto, não estou grávida, só tenho 18, mas daqui há uns anos pretendo... E na composição tbm tem óleo de amendoim. Será que tem algo a ver? Beijo!

passioneperviaggio disse...

Eu tive estomatite com 3 anos de idade e não me lembro de nada. Precisei ficar internada para me alimentar por tubo e deu tudo certo. Confie em Deus e dará tudo certo.

Anônimo disse...

Minha filha de 1 ano teve, 2 vezes! a pediatra passou um spray para aliviar a dor, assim ela conseguia comer e beber, e gengilone, que adormece a boquinha das crianças, fazendo com que elas até durmam mais tranquilas(a minha chupa dedo e chorava muito p dormir). Que bom que seu fihinho já está bem...é uma doença bem chata!

Denize disse...

Oi Lu, a minha sobrinha teve isso, ela emagreceu bastante, tadinha. Ela melhorou quando eu fiquei uma noite toda, passando mel rosado (vende em farmácia) na boquinha dela. Eu passava com gaze e com bastante cuidado. Pela manhã ela já estava conseguindo comer.

Bjs

Denize

Unknown disse...

Oi Lu,

Estou sempre aqui e já indiquei para amigas, mas nunca comentei, mas senti a necessidade hoje.

Melhoras para o seu bebê, vai dar tudo certo.

Ildete
Mossoró-RN

Carol Christão disse...

Eu tive quando era criança... e tive mil vezes ao longo da vida. :-(
É uma dor horrível mesmo.
Agora quer saber do "melhor"? VÁRIOS médicos me receitaram Nistatina! Vários! Obrigada por compartilhar que não adianta, pq todas as vezes que eu tinha "crises" eu usava Nistatina. Bleargh...
Boa sorte aí com o pequeno. Melhoras!

adriana disse...

meu filho tem 2 anos e a 4dias esta com a boquinha destruida,levei ao medico que a principio disse ser infecçao de garganta,receitou uma benzetacil,que doi pra caramba,nao resolveu nada parece ate que piorou,levei novamente ao medico,que dessa vez disse ser gengivite,mas os sintomas estao mais pra estomatite...o coitadinho que ja e´magrinho ta mais ainda nao come praticamente nada,esta extremamente irritado, nao sei mais o que fazer parece uma eternidade ate que passem esses dias a espera de uma melhora.essa doença maltrata demais..........

Priscila disse...

Ola, estava pesquisando sobre estomatite e achei o link do seu blog, gostei muito da sua postagem. Estou passando por esse quadro com meu filho de 2 anos e meio, mas ontem o levei ao medico, e ele me receitou um antibiótico, um antialérgico e o paracetamol para aliviar a dor ou febre. E lendo seu post e comentários, vi que nos casos de estomatite o antibiótico não faz efeito, agora fiquei preocupada,é muito difícil dar remédio pra ele. Ele esta bebendo bastante aguá mas não está urinando. Estou perdida em relação ao antibiótico, você conhece ou viu algum caso assim, que foi receitado o antibiótico?

Renan disse...

Coitado do Gabriel,sei como ele sofreu tenho 21 anos e não consigo comer nem beber nada,imagino essa dor em crianças.Já perdi quase 3KGs.isso é muito pior que qualquer infecção que existe,não vejo a hora de melhorar para eu poder comer novamente,tenho muita fome e vontade de comer,mas cada vez que a comida encosta é como se enfiasse uma faca na minha garganta.

danielly disse...

oii meu filho tem 3 anos e tem estomatite frequentemente as vezes de 2 em 2 meses o q eu faço?

Ana disse...

Oi meu filho tem 2 anos e meio e ja teve estomatite 3 vezes...ele tbm tem o labio superior ressecado. ta sempre saindo a pele.alguem pode me ajudar?

Anônimo disse...

Tive isso quando bebê e agora com 21 anos estou tendo outra crise... Estou ficando doida já, não consigo comer nada, tudo dói... Comecei a passar mel rosado e tomar cataflan pq disseram que era bom... Fiquei com febre alta 4 dias seguidos, espero em Deus que eu já esteja ficando boa !!!

Unknown disse...

Minha filha de 1 e 6 meses esta com isso agora, e de cortar o coração, o dela deu muito forte tem ulceras em toda a parte ibterna da boca até nos labios tem, o medico receitou nistatina e até ingeção bezetacil ela tomou, ja tem 6 dias e a cada dia piora mais, ja estou sem saber o que fazer.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???