sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um chapéu para chamar de seu...

Eu sou apaixonada por esse acessório. E no verão ele é essencial. No Rio de Janeiro, é cada vez mais comum vermos as pessoas usando. Porém, muitos modelos não trazem muita proteção solar. Podem ser fashion, mas não seguros.
Muitos pacientes chegam ao consultório orgulhosos por fazerem parte da turma que usa chapéu, mas quando analisamos o modelo, encontramos...


Esse modelo esteve muito presente na cabeça das pessoas durante o verão. É lindo. É estiloso. Mas se pensarmos em proteção solar, coitadinho, não serve para praticamente nada. As abas são muito curtas. e pensando dessa forma, vocês vão concordar comigo que o boné...


...sim, o nosso amigo boné, que tanta gente usa e está crente que está abafando, também está longe de ser a proteção ideal. Tudo bem, concedo. A aba frontal até que protege, e com certeza é melhor que a primeira opção. Mas os raios passam livremente pelos lados, e a orelha também fica desprotegida.



Tem gente que compra um chapéu de palha e jura que está fazendo a maior vantagem. Afinal, a palha combina com férias, com boa vida, e a pessoa fica com cara de rica. 
Mas vai ficar com cara de rica E VELHA, se escolher um chapéu de palha todo furadinho, como esse. Os raios passam livremente, e a proteção nesse caso é zero.


Por isso, quando for escolher um chapéu de palha, opte por um com a trama bem apertadinha, que filtre bem os raios solares. A aba precisa ser larga, quase um sombreiro. As cores escuras protegem mais do que as claras.
Se for o caso de optar por algo mais esportivo, procure lojas que vendem roupas com proteção anti-UV (como a UV Line), e pode se esbaldar em modelos como esse, que não são exatamente um boné, mas que possuem uma proteção mais eficiente. Existem várias cores disponíveis.



Claro, o ideal seria usar uma espécie de burca ocidental, mas calma lá!!!! Esse último modelo é horroroso e eu quero minhas pacientes bem protegidas sim, mas igualmente lindas! 
Espero não chegar o dia em que não teremos como fugir dessa última opção...


14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luciana,
tudo bem? Queria saber se faz muita diferença usar o chapéu que já em vem com proteção UV, ao invés do que não vem com a proteção.
Bjs
Simone

Lorena disse...

Luciana adoro seu blog, esta entre os meus preferidos!!!
Queria te pedir ajuda(socorro) rsr tenho olheiras hereditárias, nao sao marrons, sao Negras rsrs, isso me deixa com a auto- estima no chão, por mas que passe corretivo elas sempre estao lá .
Que tratamento voce me indica, porque cremes nao fizeram nada, áte hoje, ME AJUDE!!!!!!
Beijossss obrigado desde já..

nathalia disse...

oi Dra Luciana! Te acompanho aqui há anos e adoro tudo que vc escreve!Sobre os chapeus, vinha ha tempos procurando uma viseira grande, para nao andar pela rua de chapeu com "cara de praia" e pq chapeu de praia voa no vento. Comprei um modelo parecido com esse em NY, segue o link, o preto é lindo!! queria outro, mas nao sei onde vende aqui no Rio..o que acha desse? bjos
http://www.bigboxsave.com.br/super-visor-straw-folding-sunbonnet-hat-for-women.html

nathalia disse...

oi Dra Luciana! Te acompanho aqui há anos e adoro tudo que vc escreve!Sobre os chapeus, vinha ha tempos procurando uma viseira grande, para nao andar pela rua de chapeu com "cara de praia" e pq chapeu de praia voa no vento. Comprei um modelo parecido com esse em NY, segue o link, o preto é lindo!! queria outro, mas nao sei onde vende aqui no Rio..o que acha desse? bjos
http://www.bigboxsave.com.br/super-visor-straw-folding-sunbonnet-hat-for-women.html

Anônimo disse...

Lu, vc viu na internet (tbm saiu na TV, não lembro em qual canal) que lá na China e no Japão as mulheres usam roupa de mergulho, inclusive no rosto, para irem à praia? Td isso para se protegerem do sol, já que por lá apele bem branquinha é considerado padrão de beleza?
Fiquei chocada, hahaha, acho melhor não ir à praia se for pra ir toda coberta daquele jeito...elas devem passar um calor infernal com aquilo!
Beijos e bom fds :)
Ana Alice

gabrii disse...

Oi Doutora, vim parar aqui a muito tempo por causa dos meus melasmas :( e chapéu pra mim é primordial!

Como sei aque adora uma coisinha diferente, vim aqui convidá-la á conhcer minha lojinha: www.phant.com.br
Venha fazer parte do movimento #Por uma cozinha mais divertida!


Beijo
Gabi

Anônimo disse...

Adorei o post, moro em cidade de praia e tava mesmo procurando um modelito novo pro verão!!

Beijo
Lorena Carvalho.

Srt . Vasconcelos disse...

Poxa, eu acho lindo chapeu, mas como meu cabelo normalmente não colabora no volume, nunca consigo usar com ele solto. Esse ultimo é feio mesmo ein? ODASDHSOIAHDOSAI

Lá no blog estamos falando de cores:
http://mentesolvente.blogspot.com.br/
Qual é a sua cor favorita? vá lá saber no que ela ajuda você a tratar de doenças!

Anônimo disse...

Nathalia, desculpe me intrometer, mas o modelo da viseira é lindo mesmo! Pena que tem um buraco no topo da cabeça (claro, é uma viseira, e não um boné, rsrs)... creio que seja esse o "defeito" da viseira, pois não protege o couro cabeludo da radiação solar!
Ana Alice

nathalia disse...

oi Ana Alice..é verdade..tem esse ônus de nao proteger o couro cabeludo, mas eu acho esse o melhor chapeu pq ele nao voa, deixa o ar passar...e vc pode ajustar na cabeça ;)

Luciana Leal disse...

Simone, acredito que não, mas psicologicamente proteção nunca é demais...

Olheira tem vários tratamentos e nem sempre elas respondem...

Nathalia, lindão!!!!E ainda bem que você tem cabelo, assim eles protegem o couro cabeludo. Eu tenho um modelo parecido, e não deixo de usar por esse fato...

Ana Alice!!! Eu vi sim!!! Procurei a foto para colocar aqui e não achei!!!

Ok, Gabi!

Se joga, Lorena!!!

Vasconcelos, eu adoro dourado!!! Sou muito perua!

Natali Moura disse...

Gosto muito de chapéis. Principalmente iguais ao modelo da primeira foto ^^

http://natmoura-layouts.blogspot.com.br/

cleo disse...

Para quem não gostou da viseira por ela não ser fechada no alto da cabeça, vi no mesmo site "bigboxsave.com.br" um modelo denominado "Chapéu de Praia Moderno com Aba Larga AFH00009", dobrável e bem bonitinho.

cleo disse...

Vejam o Chapéu de Praia Moderno com Aba Larga AFH00009 no mesmo site indicado pela amiga da viseira aberta; neste caso é um modelo fechadinho e sobrável.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???