quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um vilão chamado "Fim de Semana"


Saudades de vocês!!!
Estou com muito assunto para escrever, pois nos últimos dias aconteceu no Rio de Janeiro, o Congresso Brasileiro de Dermatologia. Isso significa que vou fazer alguns posts com o título "curtinhas do congresso", que vocês adoraram.

Um dos temas abordados em uma aula sobre o perfil da mulher brasileira, foi o fato de como o fim de semana influencia negativamente o tratamento da sua pele.

Eu explico. Muitas pessoas relaxam nesse dia. Comem demais, se exercitam de menos... e esquecem (ou simplesmente deliberadamente não usam) os seus cremes e protetores solares. Eu entendo um pouco. Principalmente depois que virei mãe, e mãe que não tem babá folguista, conseguir um tempo para tomar um reles banho é um luxo atualmente. Só eu sei como preciso me virar para conseguir usar meus produtos, e o protetor solar então... nem se fala! (mas eu uso!)
-> OBS. Essa foto foi tirada em um final de semana atribuladíssimo, em que viajamos com o Gabriel e conseguir pentear o cabelo já foi uma vitória!

Sim, porque mesmo que a pessoa não esteja com preguiça de usar seus cremes, a rotina muda completamente. Muitas vezes fazemos pequenas viagens e esquecemos o ácido em casa, o sabonete correto a pessoa não leva, com medo de derramar na mala...

E os programas, então? Quem mora em regiões litorâneas costuma passar muito tempo ao sol nos finais de semana, ao ar livre, e vamos ser honestos, as pessoas que reaplicam o protetor fazem parte da minoria da população.

Então, vou contar aqui como eu costumo fazer para os meus pacientes aderirem ao tratamento. Em primeiro lugar, é preciso mudar o paradigma. Passar a enxergar o final de semana como uma oportunidade de se cuidar mais e não como uma rota de fuga.

Sendo assim, frequentemente eu prescrevo um regime de pele a ser seguido de segunda a sexta, e um outro, especial, focando nas maiores necessidades que eu enxergo na pele do paciente, para os finais de semana. Que, no caso das minhas receitas, começa na sexta-feira com uma limpeza profunda da pele.

Essa limpeza pode acontecer usando-se um esfoliante no rosto, ou até mesmo o Clarisonic, aquele aparelhinho que faz uma limpeza potente da pele. geralmente eu não recomendo que se use o Clarisonic mais do que uma vez na semana. E quem usa ácidos deve tomar cuidado triplicado.

Depois da limpeza profunda, partimos para o uso de uma máscara antioxidante, ou hidratante, ou adstringente...a escolha se baseia no problema apresentado na consulta.
Depois, no sábado e domingo, eu troco os cremes. Coloco um ácido mais suave, antioxidantes mais potentes e um protetor solar com FPS bem alto. Quase estratosférico.

Claro que esses cuidados são totalmente individualizados, e quando percebo que o paciente não tem muita paciência para cuidar da pele, eu insisto pelo menos mo protetor solar. Também não acho legal que a pessoa gaste dinheiro com produtos desnecessários, então essa escolha é sempre muito cautelosa.

De qualquer forma, a mensagem de hoje é: não sabote os resultados que espera, relaxando com os seus cuidados diários. Relaxe a cabeça, a dieta, e até o corpo. Isso vai evitar dissabores cutâneos...

9 comentários:

Thay disse...

Dra Princesa, amo seu blog, seus posts, suas opiniões... leio sempre, mas morro de preguiça de comentar! hehehe Mas entro todo dia e fico super feliz quando vejo que tem post novo! :)
O meu sonho é fazer uma consulta com você!!! Moro em Curitiba, ja passei por algumas dermatologistas, a atual é legal, mas ainda não achei aquela que fez meus olhinhos brilharem, sabe?
Beijos

Anônimo disse...

Você tem toda razão, eu MORRO de preguiça de passar cremes no fim de semana. Só garanto o protetor solar, mas tem dias que lavo o rosto antes de dormir e não passo nada =( Vou tentar mudar esse hábito!
Bjos
Simone

Giana disse...

Oi Luciana, td bom?
Também estava no congresso, e acho que lhe vi, mas fiquei sem jeito de me apresentar para vc! Adoro o seu blog, sempre venho aqui dar uma conferida!
Bj, Giana

Anônimo disse...


É verdade!
Hoje mesmo, foi só limpeza e protetor, tudo correndo.
Farei um esforço para mudar.

Bjs,

Cláudia

Anônimo disse...

Olá,

Adoro o seu blog, leio sempre...

Nossa, pensei q eu fosse a única q largasse mão dos cuidados c/a pele no fds - na verdade me sentia culpada mas pelo visto sou normal - rs

Adorei a dica da esfoliação p/a sexta feira (geralmente fazia no domingo)

Bjos,

Amanda

Luciana disse...

Oi,Luciana!
Acho que tenho problemas...sou de uma religiosidade espartana com meus cremes e principalmente com o filtro solar.Será que tenho que ser mais relax?
Este feriadão por exemplo fui para um casamento em Minas...levei tudo, absolutamente TUDO que eu uso durante a semana.Fiz tudo direitinho (como sempre!)Sou uma paciente muito comportarda.
Mas, eu AMO me cuidar.
Ah! Tenho 2 filhos. Uma princesa de 5 e um lindo de 2.
Adoro o blog!
Luciana

mcoral disse...

oi....dra Lu..levei um susto qdo entrei...pensei q estivesse em casa errada..............
mas parabens..adorei a nova decoração....é sempre bom renovar

mcoral disse...

oi....dra Lu..levei um susto qdo entrei...pensei q estivesse em casa errada..............
mas parabens..adorei a nova decoração....é sempre bom renovar

Vanessa disse...

Uso Azelan duas vezes ao dia e Clarisonic toda noite, no banho, há mais de um ano. Mas pego leve (passo o Clarisonic beeem delicadamente). Não sabia que o Clarisonic não era indicado pra uso diário. Em todo caso, minha pele (que é suuuuuper oleosa) tá respondendo bem. Se fico um dia sem o Clarisonic, sinto a pele grossa, estranha, sei lá.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???