sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Regra dos 3 Minutos para Hidratação Corporal


Você já deve ter lido por aí (e até mesmo por aqui), que, se quiser incrementar a sua hidratação corporal, é importante aplicar o seu hidratante após o banho.
Mas você sabia que essa aplicação precisa acontecer nos primeiros três minutos após o banho? Essa informação está escrita em um livro show de bola de dermatologia, escrito por Thomas Habif, no capítulo que fala sobre dermatite atópica.
Achei interessante colocar essa informação aqui no blog, porque muitas pessoas podem estar perdendo esses "três minutos valiosos", onde você poderia aproveitar todas as propriedades do seu produtos e garantir um resultado muito mais expressivo.
Procure deixar o seu creme prontinho na pia, e quando sair do banho, dê uma enxugada geral no corpo, de preferência deixando a pele um pouquinho úmida. Não é pra ficar pensando na morte da bezerra, e nem checando o seu celular. Enxugou-passou o creme, rapidinho mesmo.
Depois me conte se não fez diferença!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

que dica de ouro. nunca tinha ouvido sobre isso. obrigada por ser generosa e compartilhar essa informacao.

Anônimo disse...

Esta regrinha dos 3 minutos tambem vale
para a pele do rosto?

Anônimo disse...

Muito bom saber desta informação. Sempre deixo o hidratante corporal por último após o banho. Vou testar ainda hoje! Valeu, Lu! :)

Viviane disse...

Olá, como nao encontrei nenhum post sobre o assunto, vou perguntar neste mesmo: o q vc acha da prótese de panturrilha? Estou pesquisando mas tenho duvidas se coloco ou nao. Grata, viviane

Viviane disse...

Olá, Dra. Lu, o que vc acha da prótese de panturrilha? Quero colocar mas tenho medo...

Isis disse...

Muito bom saber disso!
Vale para hidratação do rosto também?

Keila disse...

Fez MUITA diferença, nossa parece que o creme sumiu na pele, e não ficou meio "melecado" como algumas vezes ficava... Amei mais esta dica!!! :)

Marianne Costa disse...

Ola Dra Princesa,
Tenho ceratose folicular nos braços e parte posterior e lateral das coxas.Fiz esse teste c/ meu hidratante p/ peles secas da Cetaphil (pote). Adorei!!! Minha pele ficou mais tempo hidratada! Mto obrigada pelo conselho!
Seu filhinho tá cada vz + lindinho!
Bjsss

Debora Gama disse...

Já te conto que faz uma diferença ENORME!
Faço isso há uns 15 anos, eu tinha o costume de passar o creme antes de dormir, já tinha tomado banho há umas duas horas, e sempre achava que minha pele ficava meio grudenta, mas ainda assim ressecada...
Comecei a hidratar a pele logo após o banho por achar q a pele estaria mais úmida e mais molinha (rsrs...) e realmente...mto melhor!!!
bjssss

sonia disse...

Lu, faz um post sobre preenchimento (bigode chinês). Dói? dá pra trabalhar logo em seguida? fica roxo? incha muito? obrigada !!!

Anônimo disse...

Oi dra. Princesa!! Vim dar uma sugestão de postagem: sobre os BB creams que estão bem na moda ultimamente. Minha principal dúvida, é se realmente podemos abrir mão do filtro solar usando um produto desses ou um hidratante com FPS. Beijos

Lidiane disse...

Boa dica Drª Luciana! Gostaria de saber o que você acha dos hidratantes com enxague.

Lidiane

Ana Cecilia disse...

Dra. Luciana,

Meu filho, Pedro de quase dois anos, tem dermatite atópica. Já passei noites em claro, sofrendo por causa dos eczemas e da sua coceira. Será que seria demais pedir um post sobre o assunto?
Adorei a dica do creme hidratante!
Grata,
Ana Cecilia - mãe de um atópico

Caroline disse...

Sem saber disso faço certinho que bom!!! Bjo

Caroline disse...

Oba! Sem saber faço certinho! Esses dias meu marido disse que pele macia heheh me senti!

DR FILIPE disse...

Realmente faz bastante diferença.Já tinha lipo boa parte do livro e experimentei.A pele fica bem mais macia e eu deixo ela um pouco úmida(não é econimia de produto lol), pior que rende mais.Eu costumo usar o Imperial da Kiehl´s Lu não sei se já usou.oCheiro é maravilhoso e como ele é bemmmmm concentrado vale bem para pele mais úmida xoxoxo Lipe

Anônimo disse...

Olá lu, o q vc acha da prótese de panturrilha?

Claudia Sachs (Cindy_rs) disse...

oi Lu! Adoro suas dicas, sempre muito uteis :)
Então... não sabia desses 3 minutos, mas já tinha identificado que passar creme no corpo depois de um tempo de pele seca o comportamento do creme mudava (a da absorção tb). Dai que muitas vezes até deixava de passar.
Hoje, ou passo creme na saída do banho, ou não passo mais (pq certamente esqueci completamente!!! kkkk).
Inverno rigoroso no Rio Grande do Sul, exige maior hidratação da pele :)
Beijos e sucesso
Claudia Sachs
www.52semanas.com.br

Gi disse...

Dra Luciana. Que achado saber disso, ainda mais agora que tenho que intensificar a hidratação porque estou grávida. Agora tem hora para hidratar, pois se deixava para depois, acabava esquecendo. Agradeço tanto pelas suas informações, ainda mais porque aqui no interior de Mato Grosso dermatologista é raro, me agarro no seu blog. Obrigada.
A propósito, será que posso continuar usando o sabonete Effaclar, o Cleanance - Avène e o BB Cream L'Oréal na gestação?

Larissa disse...

Olá Luciana, tudo bom? Falando em hidratantes, será que você poderia me tirar uma dúvida? Você já disse que hidratantes cheirosos como os da VS não possuem grandes efeitos hidratantes e tal, gostaria de saber se os hidratantes da Loccitane tbm são assim, ou se eles possuem qualidades de tratamentos mesmo. Se vc puder me responder, ficarei muito grata.^^

Abraço,
Larissa

Andrea Menezes disse...

Estou fazendo desde que li este post. Faz diferença sim. Minha pele ta aceitando e respondendo melhor ao hidratante e a formula que estou passando para uma micose. Tudo melhorou!!!

Alice disse...

Dra. Princesa!!! Como a Ana Cecília, adororia um bom post sobre dermatite atópica... Tive durante toda a infância e guardo recordações horríveis, quae choro quando vejo as fotos em que estou com as pernocas cheia de eczemas... Bom, conforme os médicos sempre disseram, com a chegada da adolescência melhorou muito, tendo apenas alguns poucos episódios nas trocas de estação ou situações de baixa imunidade ou estresse... No entanto, agora com 28 anos retornou com tudo... Há 1 ano e meio não consigo me livrar, uso a pomada que o médico alergista me mandou manipular, ceme de uréia após o banho, mas minhas pernas estão como na infância, principalmente na parte posterior das coxas e no bumbum... Não sei mais o que fazer!

Luciana Leal disse...

Oi, meninas!
Anônimo, essa regra vale para o rosto sim! Inclusive,dependendo do creme que você utiliza, por exemplo, um ácido, se vc aplicar com a regra dos três minutos, ele vai irritar o seu rosto, pois vai penetrar muito. Nesse caso é bom aplicar com o rosto seco.
Mas para hidratar o rosto, a regra vale.

Viviane, prótese é prótese, independende do local da aplicação. Todas tem os seus riscos e benefícios. Vou pedir para o Luiz Felipe falar sobre isso.

Keila, que bom que gostou!!!

Marianne, agora faça esse teste com o Cetaphil Restoraderm Hidratante. vai ficar um veludo!

Debora, que bom que isso já é um hábito para você!

Sonia, dá pra trabalhar sim. Dói um pouco. Se pegar um vasinho, pode ficar roxo. fica discretamente edemaciado nas primeiras horas.

Anônimo do BB Cream, já fiz um post sobre isso! Mas não acho que o FPS desses cremes sejam poderosos.

Lidiane, eu não gosto muito.

Ana Cecília e Alice, já fiz um post sobre isso! chama-se "Dermatite CHatópica"

Lipe, você é um luxo!

Claudia, então por favor, use o creme, não desanime!

Gi, Effaclar só o liquido, porque o em barra tem ác. salicílico

larissa, os da loccitane eu já acho mais interessantes.

Andrea, que bom!!!

Gi disse...

Dra. Agora me deu medo. o Effaclar barra foi o que usei até agora que estou no quarto mês de gestação. A concentração de ácido salicítico é muito alta? Obrigada. Gi

Adriana Prado disse...

Sempre hidrato a pele (rosto e corpo) logo após o banho. Faz diferença sim, muito melhor.
Gostaria de saber o que você acha dos óleos de banho (com ou sem enxague). É que costumo usá-los e antes de dormir ainda hidrato algumas partes do corpo como pernas, braços, pés e mãos. Será que o creme faz algum efeito por cima do óleo?

Beijo

Anônimo disse...

Ana Cecilia e Alice, da vontade de chorar quando leio os testemunhos de voces pois conheço BEM o que dizem....me curei com acupuntura...sugiro pesquisar e por que nao fazer um teste? procurem nas cidades de voces...eu moro em recife!

Anônimo disse...

Ana Cecilia e Alice, da vontade de chorar quando leio os testmunhos de voces pois conheço BEM o que dizem....me curei com acupuntura...sugiro pesquisar e por que nao fazer um teste? procurem nas cidades de voces...eu moro em recife!

Morgana disse...

Eu sempre passei hidratante corporal e após o banho mas...
Eu não sabia da regra dos três minutos. E faz diferença? Faz e muita estou relatando minha experiência pessoal. A pele realmente fica melhor e macia. Já faço isso há algumas semanas e adoroooooooo!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???