segunda-feira, 22 de julho de 2013

Porque a sua pele coça?


A sua pele não foi feita para coçar, embora algumas pessoas sofram cronicamente com este problema, chegando a ter até o sono comprometido, e consequentemente, sua qualidade de vida.
 O ato de produzir coçadura constantemente promove o espessamento da pele (liquenificação), devido a fricção. Pode também ocasionar infecções secundárias, se houver fissura na pele, e pior, pode gerar um ciclo vicioso, ou seja, o ato de se coçar provoca mais coceira.

O prurido pode acontecer por causas dermatológicas (e quando "enxergamos" a lesão, fica mais fácil descobrir a causa), ou doenças sistêmicas (é aí que o bicho pega). Também existe o prurido psicológico (esse então é o terror dos dermatologistas), e o causado por distúrbios do sistema nervoso central ou periférico. Isso tudo sem falar no prurido em que a medicina não consegue descobrir a causa.

Portanto, o troço é complexo. Quando uma pessoa chega com esse sintoma, o médico já sabe que vai ser uma consulta "daquelas". Porque qualquer coisa no mundo pode estar causando aquilo. Eu fiz um mini-fellow em imunologia em Georgetown University, e nunca me esqueço de um paciente que tinha um prurido crônico nas costas e parte posterior das coxas. Depois de muito pesquisar (o mistério levou uns seis meses para ser desvendado), descobriu-se que o pigmento da cadeira onde o paciente trabalhava era o causador da coceira maldita.

De posse dessa informação, fica fácil perceber porque a anamnese do paciente precisa ser tão detalhada. O médico vai lhe perguntar o tempo de duração do sintoma, os horários em que aparece, as partes do corpo acometidas, fatores desencadeantes, sua história familiar e social, sua história de doenças prévias e remédios e vitaminas que estão sendo utilizados no momento, se existem outros sintomas concomitantes, fatores que aliviam o quadro, estado psicológico do paciente, ...



Uma das causas mais comuns e fáceis de se tratar de prurido, é aquele causado pela pele seca, bastante comum em idosos (é o chamado "prurido senil") e pessoas com dermatite atópica (ou CHAtópica, como eu carinhosamente gosto de chamar). O tratamento nesse caso é hidratar diária e exaustivamente, com hidratantes potentes.
Outras causas de prurido generalizado incluem o gravídico, o da icterícia obstrutiva (causada pela impregnação cutânea de pigmentos biliares), prurido diabético, linfomas, leucemias, insuficiência renal, uso de determinados medicamentos e vitaminas, HIV e doenças da tireóide.
Já as causas cutâneas são várias, já que muitas doenças da pele cursam com esse sintoma. As mais comuns são as dermatites (atópica, seborreica, eczemas de contato, etc), as micoses, urticárias, escabiose, picadas de insetos, psoríase, etc (a lista é vasta, acredite).
Importante é procurar o seu médico e descobrir a causa, pois você merece viver sem coceira, ou pelo menos com o sintoma controlado. 
Não se aborreça se a causa não for determinada na primeira consulta, esse diagnóstico é difícil, e podemos levar meses para resolver o mistério. Lembre-se do paciente de Georgetown. importante é confiar no médico, e não ficar mudando a cada consulta, pois alguns casos exigem mesmo uma investigação mais complexa. 


11 comentários:

Fernanda C. disse...

A minha coceira deve ser psicologica, pois, acabei de ler o post e estou me coçando...costas, braço...credo !...rss

Fernanda C. disse...

A minha coceira deve ser psicologica, pois, acabei de ler o post e estou me coçando...costas, braço...credo !...rss

Chris Vasques disse...

Achei super engraçado o título da caixa de comentários! rsrs Eu, definitivamente, não tenho a pele linda, mas gostaria muito.
Dra. Lu, eu tenho dermatite atópica desde que eu me conheço por gente e já sofri muito com isso. Descobri que o esmalte piora o quadro, mas já estou sem esmalte há três meses e continuo com a pele irritada e descamando na região perioral e palpebra superior. O dermato iniciou com montelair e hidroxizine para tentar melhorar.
Eu fui pesquisar sobre o uso deste medicamento em bases de dados de artigos científicos e pouco se fala sobre o uso do montelair para dermatite atópica. É seguro, indicado?
Obrigada. Bjs

Luu c. disse...

eu tenho alergia a esmalte, e minha palpebra movel nunca mais foi a mesma desde que fui diagnosticada.
ficou meio estranha parecendo que em uma parte dela tem flacidez,nao sei explicar, nao é mais lisinha como era antes. queria muito algo que melhorasse isso doutora. sera que vc pode me ajudar? e só mais uma duvida, qual creme para o corpo vc acha mais hidratante que tem?minha pele é muito seca.....
obrigada

Anônimo disse...

Lu, eu tenho bastante coceira no rosto, principalmente no queixo. Deve ser emocional. O queixo acaba ficando meio avermelhado. Oq pode amenizar a irritação que coçar causa?

Daniela disse...

Tem coceira pior que colestase hepática gestacional?????

Solange disse...

Oi doutora. O que acha do novo kit cicatricure? Dizem que coça bastante. É verdade que esfoliar rejuvenece? Bjs

Tania_Nara disse...

Esse post veio bem a calhar.
Faz uns meses tô com uma coceira no rosto que vai e vem, mas não passa.
O dermatologista me passou um creme com corticoide e falou que, normalmente, em uma semana estaria normal. Não ficou normal! Como meu dermato tem agenda lotadissima e eu teria que esperar muito pra uma proxima consulta, fui no medico de familia que "apostou" numa alergia e me passou anti-alergico e um creme (sem corticoide) de um laboratorio belga -Flamigel.
Usei e funcionou, parei e voltou! :-(
Fui de ferias pra Grecia e esqueci o anti-alergico, mas esqueci tb um creme que uso ha mais de uma ano. O glamour shot da Sampar, que comprei na Sephora. 'E uma "base" transparente que deixa o rosto com aspecto mate. Passei as ferias sem prurido no rosto, ate esqueci que tinha e olha que ate levei um pouco de sol.
Voltei e achei que estava curada. Nessa quarta sai e coloquei o glamour shot. Foi tiro e queda! À noite começou a coceira, eu não tomei o anti-alergico e acordei com o rosto inchado de coçar.
Pelo menos descobri (acho que descobri) a fonte da alergia. Tô tratando com anti-alergico e Flamigel e não usarei mais o meu creme querido. :-(
Eu pensei antes que tinha sido alergia ao Dark circles away da Dr. Brandt e tb parei de usa-lo, apesar de mal ter começado...

Eu tinha comprado um novo Glamour shot ha pouco tempo, então pode ser que eles tenham alterado a formula de alguma forma, ou eu desenvolvi sensibilidade a algum dos componentes existentes? Quem sabe!!!

Meu marido falou que eu deveria escrever pra Sephora falando do que aconteceu, pois se a formula mudou pode ser que eu não tenha sido a unica pessoa que desenvolveu essa alergia. Falei que seria melhor entrar em contato direto com a Sampar, mas ele falou que a Sephora que deveria fazer isso.

Vocês tem alguma experiência com isso? Devemos reclamar na loja onde compramos ou ao fabricante?

Eu não tenho o tubo antigo, então não tenho certeza se eles realmente mudaram algo na formula.
Em todo caso, procurei na internet e aqui esta a composição do creme:

http://www.cosdna.com/eng/cosmetic_615672836.html

Amábile disse...

Linda Dra!
Gostaria que me indicasse um hidratante facial. Uso o protetor ROC, e ele é bem sequinho. Estou usando há um ano, mais ou menos, o hidratante anti-acne da clean e clear, mas ele está deixando minha pele muito sensível, já que uso 2 vezes ao dia e ele possui ácido salicílico.
Tenho tendência à espinhas (início do ano tive muitaaass, mas agora estou controlando bem!), pois tenho pele oleosa.

Me indique algo bom pra essa minha pele enjoada, e que com o frio está precisando ser hidratada...rs!

Um super beijo, Amábile

Amábile disse...

Linda Dra!
Gostaria que me indicasse um hidratante facial. Uso o protetor ROC, e ele é bem sequinho. Estou usando há um ano, mais ou menos, o hidratante anti-acne da clean e clear, mas ele está deixando minha pele muito sensível, já que uso 2 vezes ao dia e ele possui ácido salicílico.
Tenho tendência à espinhas (início do ano tive muitaaass, mas agora estou controlando bem!), pois tenho pele oleosa.

Me indique algo bom pra essa minha pele enjoada, e que com o frio está precisando ser hidratada...rs!

Um super beijo, Amábile

Michelly disse...

oi Lu,
vc falou no post sobre hidratar a pele exaustivamente com hidratantes potentes...no caso q hidratantes são esses?? Sugestões, please!!!
bjss

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???