segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dúvidas sobre limpeza facial...


1) Quantas vezes devo realizar a limpeza da pele?
Cada caso é individual. Mas de uma maneira geral, duas vezes ao dia é recomendável para a maior parte dos tipo de pele, principalmente as oleosas.
Um erro comum é a pessoa com pele oleosa lavar o rosto muitas vezes ao dia, o que pode acabar estimulando a oleosidade, e piorando o problema.
Quem tem a pele seca demais, deve fazer a limpeza uma vez ao dia, de preferência à noite, para retirar a maquiagem (se for o caso) e a poluição.


2) Posso utilizar qualquer tipo de sabonete durante a limpeza?
Não, nunca.
Inclusive, até entre pessoas com o mesmo tipo de pele, pode ser recomendável usar sabonetes diferentes. Existem sabonetes para peles oleosas, secas, sensíveis, muito oleosas, acnéicas, com rosácea, com atopia, levemente oleosas, muito secas, etc. 
Outra coisa que vocês não devem fazer N-U-N-C-A é usar o sabonete corporal no rosto, pois ele muda o PH da pele, que leva um tempão para se normalizar, e isso interfere na ação dos cremes que você geralmente usa após a limpeza.


3) É necessário usar algum tônico ou loção após a limpeza?
Novamente, depende.
A esmagadora maioria dos meus pacientes não usa, principalmente devido a falta de tempo e paciência.
Mas existem casos em que eu prescrevo sim, por exemplo, quando é uma pele muito resistente, ou cheia de acne purulenta, ou quando o paciente trabalha com profissões que lidam com muita poluição ou obras...

4) Você gosta de prescrever o Clarisonic?
Sim, com certeza!
O Clarisonic, para quem não conhece, é um aparelhinho usado para aprofundar a limpeza da pele. Ele tem umas cerdas que giram, e essas cerdas penetram nos poros, e promovem uma limpeza poderosa.
Olhem a carinha dele:


O problema do Clarisonic é o uso errado que as pessoas fazem no Brasil. Percebam, as peles por aqui são mais oleosas. Mesmo quem tem a pele seca, não se compara a uma pessoa de pele seca do hemisfério norte.
Então, o fabricante recomenda o uso duas vezes ao dia...e a longo prazo, isso estimula a oleosidade.
Então "comofaz" ?
Quem tem a pele seca pode usar uma vez ao dia, em dias alternados.
Quem tem a pele oleosa, pode usar no máximo duas vezes na semana.

Outras pessoas que precisam tomar cuidado com o Clarisonic incluem usuários de ácidos, isotretinoína oral e sofrem de rosácea severa e urticária de pressão.

5) Como fazer para retirar a maquiagem?
Nunca durma de maquiagem, peloamor!
E agora pare e pense. Você usa maquiagem todo santo dia? Tem gente que usa, e do tipo make pesada! Ou vocês pensam que eu não atendo a uma drag queen (e peço dicas de maquiagem sempre!)?
A maquiagem leve, do dia-a-dia (corretivo, base, blush, lápis e rímel normal, pode ser retirada com o seu sabonete de uso regular.
A área dos olhos merece um cuidado especial, existem produtos especiais para a área.
A novidade do momento é essa aqui:




Mas nada te impede de usar shampoo Johnson´s diluído para retirar o rímel nosso de cada dia.

Agora, se for o caso de um festão, com quilos de maquiagem, cílios postiços e rímel à prova d´água, aí sim, use um demaquilante, principalmente bifásico.

14 comentários:

Manu Freitas disse...

Adorei o post!
Já estou louca pra testar esse demaquilante para os olhos que você indicou rsrs!
Talvez eu esteja atrasada pra comentar isso(fiquei uns dias sem tempo pra entrar aqui), mas amei o novo layout do blog! Está super fofo!
Beijosss

Anônimo disse...

Depois fala um pouco dos cuidados e produtos mais indicados pra quem tem rosácea. Eu tenho rosácea e pele oleosa. Nunca sei o que usar. To com cravinhos mas tenho medo de usar produtos para acne pq eles irritam a minha pele

disse...

Oi.
Gostei muito do post, mas fiquei com uma dúvida: o Clarisonic deve ser mais usado por quem tem pele seca?
Porque você falou que o povo da pele seca pode usar uma vez ao dia, em dias alternados e o pessoal de pele oleosa, pode usar no máximo duas vezes na semana.
E eu tinha a impressão que quem tem pele oleosa poderia usar mais.
E endosso o pedido de um post sobre cuidados com rosácea. Tenho pouca, mas tenho pele oleosa e tenho dificuldade em conciliar os dois cuidados.
beijo

Aline disse...

Dra., o que você acha dos óleos asiáticos para fazer o double cleasing, como o da Bioré? Tenho pelo oleosa e estou usando há alguns meses. Achei que não aumentou a oleosidade e limpa super bem.

Luciana disse...

Ótimas dicas!!!
Adoro o blog, bjs Lu

Anônimo disse...

Adorei o post!
Sou oftalmologista e gosto de limpar meus olhos assim: - com make pesada: demaquilante, depois shampoo Jonhsons (para tirar a oleosidade) ou agora o Frex Clean e por último Blephagel (que é a melhor coisa para tirar rimel e o único que tira totalmente o rimel a prova d'água)
Com make leve o Frex Clean.
Mas o mais importante é limpar a linha cinzenta com cotonetes (aquela linha por dentro dos cílios que todo mundo passa o lápis de olho - o que não deve ser feito todo dia!). Pode colocar o Frex Clean ou o Blephagel no cotonetes para limpar aí, porque não arde os olhos!

Beijos!

Eloisa

Marcella Manfrin disse...

Oi! Também queria saber mais dos produtos para quem tem rosácea... Eu tenho a pele bem oleosa, e vários cravos e espinhas não entendo muito como fica o processo de limpeza neste caso... Na verdade uso o clarisonic uma vez na semana ( qd lembro) para fazer uma limpeza mais profunda mas nem sei qual o melhor sabonete p fazer isso se um de acne ou um mais para pele sensível.... Obrigada!

Naiara Romero disse...

Lu, ja fiquei algum tempo sem usar tonico, mas sinto muita falta! heheh... Sempre sinto que a pele nao esta suficientemente "limpa", inclusive quando termino de passar o disquinho de algodao e o vejo levemente sujinho, me da ate uma paz no coracao de pensar que aquela sujeirinha nao esta mais no meu rosto. hahaha
Louca, ne?
Entao, na epoca que fiquei sem usar, senti que tive mais cravos... No momento estou usando a locao adstringente esfoliante da Clinique, no caso a numero 2 para minha pele mista.

Achei super curioso vc ter escrito este post, pois domingo mesmo estava pensando em algo sobre limpeza... Sei que nao 'e adequado lavar varias vezes o rosto por dia, mas estava criando um "cronograma mental" para o ano que vem, na verdade mais precisamente para os dias que so trabalharei de manha. Detalhe: parte disso aconteceu pq um novo creme que estou usando diz para usa-lo 2x ao dia, mas ja tenho a versao noturna. Entao pensei, sera que posso passar o protetor para ir trabalhar e na hora que voltar, limpar a pele e passar o hidrantante - considerando que ficarei dentro de casa e a exposicao solar 'e praticamente inexistente. Mas limpar como e com o que? Pq penso que meu sabonete habitual nao seria uma boa escolha para se usar 3 vezes ao dia, mas tbm acho que passar o hidrantante na pele "suja" nao seja um bom negocio.rs


Beijos
=*

Ramps disse...

Dra, você não acha bom usar o bifásico todo dia para quem usa make simples (pó protetor solar + blush + baton + rimel)? Achava que só o sabonete não resolvia...

Não vejo a hora de chegar na casa da minha prima e pegar meu clarisonic (5a feiraa!!!), minha dermato em campinas também falou para só usar 1 vez por semana

Adorei o post!
beijos para vc e para o Gabriel

Anônimo disse...

Olá Doutora, vc pode falar do Oli Ola? Gostaria de saber sua opinião sobre as capsulas. Obrigada!

Lílian Ribeiro

Anônimo disse...

Dra. Luciana,
Fiquei com a mesma dúvida da Fê.
Gostei das dicas da sua colega Eloisa.
Beijos

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Luciana,meu nome e Lola tenho 17 anos e minha pele e meio oleosa e eu comprei o adstringente tonico o sabonete e a mascara removedora de cravos da linha clearkisn da avon ainda esta pra chegar,e eu gostaria de saber se sao bons pois nunca usei,comprei mesmo pela propaganda da revista e estou com essa duvida aguardo sua resposta,boa tarde e bjitos da Lolitta

Ju disse...

Dra. estou pensando em comprar um Clarisonic, a sra. poderia fazer um post sobre ele, por favor?
Tenho dermatite seborreica e foi complicado encontrar um sabonete que não me desse a sensação de ressecamento e que ao mesmo tempo controlasse a oleosidade... Assim, depois do que a sra. falou sobre as peles brasileiras, fiquei na dúvida em como eu usaria.
Obrigada!

Ju disse...

Dra. estou pensando em comprar um Clarisonic, a sra. poderia fazer um post sobre ele, por favor!
Tenho dermatite seborreica e foi complicado encontrar um sabonete que não me desse a sensação de ressecamento e que ao mesmo tempo controlasse a oleosidade... Assim, depois do que a sra. falou sobre as peles brasileiras, fiquei na dúvida em como eu usaria.
Obrigada!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???