sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dica rápida para quem tem pés de dragão...


Outro dia olhei para os meus pés e meu Deus!!!
Não somente estavam ressecados, como rachados! Ninguém merece isso. Fiz uma anotação mental de mandar manipular um creme para os pés, mas com tantos afazeres, acabei esquecendo.
Uma noite, estava vendo a série "Os Bórgias" com meu marido (aliás, recomendo, viu?), quando coloquei minha perna no colo dele, e ele ficou brincando de passar o dedo na rachadura do meu pé.
Isso, além de doer um pouquinho, foi a gota d´água para eu DEFINITIVAMENTE agir a respeito. Não precisava ter chegado a esse ponto. Que vergonha, meu Deus!

Bom, se o seu pé só estiver seco, geralmente um bom creme hidratante faz o milagre sozinho. Basta ter regularidade e usar diariamente, de preferência duas vezes ao dia, pois essa área é muito seca. Lixar os pés, só no máximo duas vezes na semana! Algumas sugestões de cremes:


Agora, se o pé for ressecado e tiver rachaduras, aí é necessário manipular o creme.Os cremes de farmácia dificilmente darão conta do recado sozinhos. Foi o que fiz. Mandei fazer um creme basicamente de uréia em altas concentrações, ácido salicílico e manteiga de karité, e graças ao bom Deus, em uma semana, as rachaduras diminuíram drásticamente.

Uma dica especial, para você agilizar esses resultados, é envolver os pés em filme plástico e deixar alguns minutos (uns 30). Isso aumenta a penetração do creme.
E outra dica, essa para pessoas com rachaduras bem profundas (não era o meu caso!), é passar Hipoglós dentro da rachadura, para diminuir a ardência de quando passamos o creme manipulado no pé, pois esse creme possui ácidos que podem causar um desconforto se a fissura for profunda.

17 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu nunca lixei e nem deixei alguém lixar meu pé..Até aonde eu sei não é bom..Meus pés são uma sedinha..rsrs Eu passo creme toda noite e não consigo dormir sem meia(que também não é lá muito bom..)

Fer Chencarek disse...

Poxa Lu...coloca as concentrações aproximadas pra mandarmos manipular tb!!!! Sei que não é o mais certo..já que cada caso é um caso..mas... rs Bjoo

Fernanda disse...

Poxa Lu...posta as concentrações pra podermos manipular tb!! Sei que não é o certo..já que cada caso..é um caso...mas...rs Bjoo

Cora disse...

Oi Luciana!
Nunca comentei por aqui, mas adoro seu blog e suas dicas!
Será que você pode me indicar uma boa dermatologista em Niterói? Pode ser em qualquer bairro. Estava sendo atendida por uma médica muito boa no centro de Niterói, mas agora ela só atende no Rio, então vai ficar difícil pra mim... Será que vc pode me ajudar?
Obrigada desde já!!!
Bjss

Manu disse...

Obrigada pelas dicas! Adorei!

WAGNA disse...

Parece que você adivinhou!!! Estou super preocupada com meu pé que está com uma rachadura não profunda, mas que é feio igual xingar mãe!! Estou usando o lipikar e melhor muito a situação, mas a rachadura continua. Na minha próxima consulta ao dermato, pedirei alguma fórmula manipulada.

Bjs.

Anônimo disse...

Você é vidente?!?!

Esse post foi uma DIRETA para mim... rs rs rs

Beijo!!!

Anônimo disse...

Dra, eu amo ácido salícílico, do rosto aos pés. hahahaha. Minha dermato receitou um creme para os pés com uréia, eu não gosto, mas ela insistiu, moro no interior, bati o pé, disse que não, o jeito é trocar de médico, né. Acho que o bom médico é aquele que sabe ouvir o paciente, suas necessidades e se adaptar a elas. Mesmo sabendo que aqui não é consulta, a senhora pode me informar a porcentagem de ácido salicílico no creme, que realmente vá deixar o pé lindo?

Lara

Michele disse...

Nem me fale! Pés ressecados são de família... Adorei tuas dicas, foram de grande valia.

Anônimo disse...

Ola. Falou em meias elasticas e problemas com roupa apertada. Parece incongruente e fica sempre uma duvida: o que diz dos jeans skinny elasticos? Fazem mal ou podemos pensar neles como umas meias elasticas? Obrigada
Margarida

Anônimo disse...

Ola. Falou em meias elasticas e problemas com roupa apertada. Parece incongruente e fica sempre uma duvida: o que diz dos jeans skinny elasticos? Fazem mal ou podemos pensar neles como umas meias elasticas? Obrigada
Margarida

Luciana Leal disse...

Ótima dúvida, Margarida!!!

As roupas apertadas, apertam nas partes superiores do tronco, tipo nádegas e coxas, dificultando o retorno venoso.
As meas elásticas apertam onde deve ser apertado, mais embaixo, nas panturrilhas e tornozelos, e isso facilita o retorno venoso.

:-)

Anônimo disse...

Ola doutora, sobre pes de dragao tive uma mega surpresa
A moça qie trabalha em casa tinha o calcanhar de dar pena
Sangrava de tao feio..ela foi no SUS e medico passou um crem q ela usa todos os dias e foi a soluçao de todos os prob
Ela hidrata c vasenol e coloca nas rachaduras um creme q tb passei a usa-lo e foi a melhor coisa com apenas 11 reais
DIPROPIONATO DE BETAMETASONA + ACIDO SALICILICO
O QUE VC ACHA?
Beijokas Marcia SP

Anônimo disse...

Obrigada pela rápida resposta. Entendido!
Margarida

Anônimo disse...

Lu,

Manda algumas dicas para combater o chulé!!! Algo mais potente e definitivo, sem ser só passar talco, lavar o pé ou usar meias de algodão (que para mulheres nem sempre é possível).

Obrigada!

Nil disse...

Gostei muito do seu blog, os posts são ótimos, orientam numa linguagem simples,direta...
Tem uns meses que meus pés estão assim, bem ressecados, e com algumas pequenas fissuras, bem 'rasas'. Não chegam a doer, mas incomoda pela aparência 'russa', esbranquiçada, que a pele fica, e também por ficar 'arranhando' quando coloco meias finas...

Unknown disse...

15% pedi pra manipular

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???