quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Cuidados na hora de comprar moeda estrangeira


Depois do aumento do IOF nos cartões de débito, nas compras do exterior (leia AQUI), algumas pessoas estão optando por levar dinheiro vivo em suas viagens. Todos sabemos dos riscos de carregarmos dinheiro em espécie, porém é sempre bom termos uma parte conosco. Inclusive, acho que facilita muito na questão de controlarmos os gastos.

Duas pessoas conhecidas me perguntaram onde eu vinha comprando meus dólares/euros, mas a verdade é que essa questão é mais complexa do que parece ser.
Pra início de conversa, é meio perigoso comprar moeda estrangeira. O assalto estilo saidinha de banco, acontece e muito nos locais onde existem casas de câmbio (oficiais ou não). Evite ir sozinho. Não use roupas chamativas, isso facilita que as quadrilhas de ladrões localizem você ("aquela moça de calça laranja acabou de comprar mil dólares").

Procure comprar dinheiro em locais movimentados, onde é mais fácil se misturar com a multidão. Se estiver na rua, com mil coisas para resolver, faça tudo ANTES e troque o seu dinheiro no final. Depois tome seu rumo direto e reto para casa. E, claro, use um porta-dolar!

 Evite comprar muito dinheiro de uma vez só, não só pelo risco de ficar totalmente sem nada, caso seja assaltado, mas para não perder muito com a troca, pois você sabe que existe uma (grande) variação cambial. Não dá pra "ganhar" sempre, mas se você dilui essa compra em diversos meses, tem maiores chances de recuperar no outro mês o que perdeu antes. Sem contar que você evita ficar completamente descapitalizado.

Outra questão importante é decidir ONDE comprar a moeda. Muitas pessoas compram com casas de câmbio não oficiais, mas esquecem que podem estar correndo um risco maior, levando gato por lebre. Afinal, a questão dos golpes e do dinheiro falso existe. É uma realidade. Desconfie de preços muito baixos.

Procure se informar a respeito da cotação da moeda antes de sair de casa, e se possível, compare os preços de duas ou três casas de câmbio antes de se decidir. Já me fizeram preços bizarros, totalmente fora da cotação do dia. 

Comprar numa casa de câmbio oficial, além de ser mais seguro, te dá o dinheiro de solicitar um comprovante, onde está escrito todas as informações a respeito da operação financeira realizada. Esses comprovantes podem ser exigidos de você pela receita federal, caso saia do Brasil com um valor maior do que R$10.000,00.
Saiba mais lendo AQUI.

Dentro de casa, deixe seu dinheiro guardado em um lugar seguro. Muitas pessoas entram e saem de nossas casas, e a tentação pode ser irresistível. Estou falando até dos nossos familiares (filhos, sobrinhos...). é chato, mas acontece.

Não desanime se naquele mês não deu para comprar uma quantidade legal de moeda estrangeira. Vá juntando o seu dinheiro aos poucos, e daqui a uns meses ou anos, estará com condições de desfrutar de uma viagem bem legal. Acredite, juntando um pouquinho todo mês, mais cedo ou mais tarde, esse dia VAI chegar. Para quem não junta nada, esse dia NUNCA vai chegar.

4 comentários:

OhNoYouDidnt disse...

Luciana, adoro seu blog e tem séculos que acompanho. Queria tirar uma dúvida, se não for abusar muito. Não a ver com o post e por isso me desculpo. Gostaria de saber se é normal que um peeling de ácido retinóico fique somente 20 minutos na pele. Fiz numa clínica e desconfiei muito, pois sempre vejo que ele fica umas 3 horas na pele. Desculpe de novo, mas o seu é o único blog pra quem posso pedir este help! Abraços!

vievivi.blogspot.com disse...

Ainda acho mais seguro pagar o IOF do cartão mesmo. Não tem muita saída não, porque saí com muito dinheiro além de correr risco quando for comprar, ainda viajando tem aquela neura de ficar ligado, e ainda mais todos sabendo que brasileiro anda com dinheiro vivo,rsrs Eu sinceramente nem saberia distinguir uma casa de câmbio legalizada, pensei que todas fossem, já comprei onde não me deram comprovante bem ali em plena Av. Rio Branco e em outra que me deu comprovante, mas quantia pouca em ambas. E pior é guardar em casa, depois nem eu mesma vou achar,rsrsrs Mas ótimo post e bem lembrado.

Unknown disse...

Lu, vc podia dar endereços de casas legalizadas né.. ia ajudar muuito, já que eu, assim como outra colega que escreveu ai, não sabe distinguir rs

Luciana Leal disse...

Eu uso os serviços da Confidence.
Existem varias espALHADAS PELO PAÍS,
BJS

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???