sexta-feira, 30 de maio de 2008

E quando o barato sai caro???


Meu post de hoje não tem nada a ver com aquela matéria que saiu na revista do Jornal O Globo de domingo, sobre clínicas de estética populares. Concordo que nos endereços menos nobres (e portanto, com encargos monetários mais baratos) é possível reduzirmos muito os preços de alguns tratamentos. Aliás, tanto sou tanto a favor, que nessa semana mesmo comecei a trabalhar em um desses lugares, no Ambulatório de Medicina Estética no Centro do Rio, as segundas e sextas pela manhã.
Baseada nisso, me sinto no direito de alertar o paciente/consumidor, no sentido de explicar como é possível encontrar preços baixos em determinados tratamentos mesmo na zona sul, e como isso pode afetar a sua saúde:
Por exemplo: Carboxiterapia barata. Como é possível "baratear" esse tratamento na zona sul?
Usando gás veterinário ao invés do medicinal que é mais caro, trocando o equipo uma vez por semana, ao invés de trocar a cada paciente, contratando-se um profissional que não é médico para aplicar a infusão de gás (e decidir qual o melhor volume, inclinação de agulha, velocidade de gás para o seu caso. Porque cada caso é um caso), entre outros....Está chocada? Pois saiba que isso acontece e muito.
E aplicações de laser? Como abaixar o preço das sessões de um aparelho de laser que custa 120.000 dólares? Simples, comprando uma luz pulsada de 50.000 reais (que é muito boa para várias coisas, mas deixa a desejar para tirar pêlos), colocando novamente profissionais não médicos para realizar o procedimento (inclusive isso é contra a lei), inventando pacotes baratíssimos que duram um ano inteiro, mas que faz as pessoas desistirem do tratamento com 6 meses....e por aí vai.
Querem que eu continue? Acho que não, nem eu desejo continuar. Só quero que vocês reflitam que determinados procedimentos realizados na zona sul custam mais caro por um motivo: IPTU mais caro, aluguel/compra mais caros, condomínio mais caro, empregados que precisam várias conduções (dificilmente sua faxineira morará no Leblon), clientela mais exigente (e portanto sua decoração e as amenidades oferecidas pela clínica se tornam dispendiosas),entre outras. Então os donos desses estabelecimentos só têm como "economizar" nesses ítens que eu mencionei. E que para mim são os mais importantes! Porque a MAC custa um preço e a Wet´n Wild cusa outro? A qualidade é a mesma?

18 comentários:

Vanessa disse...

Luciana, concordo com as suas palavras em vários aspectos, entendo pq várias coisas, não só procediemntos médicos ,são mais caros no Leblon , por exemplo. Tenho realmente muito medo dessas coisas, como por exemplo, anuncio de cirurgia plástica no jornal em 10 vezes sem juros, eu acho um absurdo, e o pior é q tem gente q vai!!!
Como um MACaddict q sou, concordo q a qualidade é diferente,e prefiro pagar um pouco mais por isso sim!

Anônimo disse...

Que medo!! Cruz credo!
Tai uma cosia que nao economizo de jeito nenhum: EU MESMA!
So encosta na minha pele se for top notch! Mesmo produtos bons eu promocao eu desconfio... Se esta sobrando e baixaram o preco eh poruqe ninguem quer e ficou encalhado (logo nao eh bom) ou esta vencendo a validade... heheheeh

Anônimo disse...

Eu concordo quando você fala dos preços dos tratamentos. Qualidade custa caro sim. E temos que tomar todo o cuidado quando lidamos com a nossa saúde (pra mim, beleza tb é saúde).

Porém, eu me revolto mesmo com os preços das CONSULTAS. E acho um absurdo muito dermatologista bom cobrar o olho da cara por uma consulta e nem aceitar convênio médico. Porque, convenhamos, eu não pago R$300 em uma consulta se eu tenho convênio. O meu problema é encontrar um médico no meio daquele guia idiota. Não vou escolher pelo nome bonito, né??

Eu tenho um dermato ótimo, mas ele é bom bom mesmo pra problemas de pele: ele cuidou das minhas manchinhas como ninguém! Mas ele não é tão bom pra cuidados estéticos da face. Não sei se pediria a ele produtos manipulados como um ácido, um hidratante, essas coisas...

Então fica difícil! hehehe

Mas os tratamentos, esses eu pago!
=)

Beijo!

Anônimo disse...

qual o problema com Wet n Wild?

Fefe disse...

HI! To apavoradaaaa! Acabei de comprar um pacote de 12 aplicacoes pra depilar a virilha na neoskin aqui da barra. A primeira sessao sera' somente em inicio de julho. Acho q nem tem mais como desistir... snif, snif, sera' q vao me queimar? sera' q e' uma medica q aplica? sera' q e' confiavel? o q eu fac;o??????
bjus em todas,
Fefe

Renata disse...

eu acho que não tem como economizar com algumas coisas.
com esse tipo de procedimento menos ainda. eu já vi casos de pessoas que se queimaram com depilação a laser.

e academia que é mais barata e não tem professor formado em educação física?

tem coisas que, se não pode pagar, é melhor não ter.

Luciana Leal disse...

Oi,Meninas!!!!

Vanessa:
É só saber avaliar...temos que ter bom senso sempre....

Adriana:
Você está certíssima!!!E sabe o que é pior???É que nem sempre o mais caro é garantia de qualidade...tem isso também....

OH ROSIE:
Sabe porque uma das coisas mais importantes do mundo é justamente a consulta?Porque é na consulta que vamos descobrir se a manchinha que a pessoa tem nas maçãs do rosto é um simples melasma ou um lupus, por exemplo.E essa diferença pode custar a vida do paciente.Porque se o médico cobra baratinho uma consulta, leva 15 minutos e não faz o disgnóstico correto,ele pode estar abreviando sua vida nums belos 10 anos.Mas se ele te cobra 300, demora 1 hora e faz o diagnóstico, esse dinheiro terá sido bem empregado,concorda?
Melhor do que gastar num salão de beleza fazendo a escova progressiva inteligente ou numa calça que vai sair de moda dali a uns meses...
Não sei se é por eu ser médica, mas eu tenho um plano de saúde muito bom e SEMPRE pago minhas consultas no particular.é tão óbvio: o médico precisa sobreviver e ter uns pequenos luxos, pois é humano.O convênio paga entre 10 reais e 40 por uma consulta.A única forma do cara sobreviver é atendendo pacientes a cada 10 minutos.Sem colocar na ponta do lápis os congressos, livros e cursos que custam muito dinheiro, e precisamos fazer sempre.
A medicina no Brasil está falida mesmo....Uma pena....


FEFE:
Nada de ficar apavorada...pergunte lá na clínica todas as suas dúvidas e tire suas próprias conclusões.Existem lugares éticos e com o preço em conta.Não sei se esse lugar é um deles, mas você pode descobrir.Quem tem boca vai à roma....

Karla:
Problema nenhum com essa marca, é puro preconceito meu...

Renata:
Caramba,lembrou bem das academias de ginástica!!!Lembram da época em que o Lipostabil era aplicado por professores de academia???

Anônimo disse...

Ok, nós adoramos a MAC. Mas agora você vai dizer que, comprando lá, a gente tá pagando SÓ pela qualidade? A gente não tá pagando NEM UM POUQUINHO pela marca? E quando a gente paga preços exorbitantes por MAC aqui no Brasil, metade não é encargo???

Então tá.

anne makeup disse...

é lou, cada um cobra e paga o quanto acha que é justo!
qq área é assim!
tirando a questão dos encargos das instituições a gente tem que lembrar que sempre vai haver o cara que cobra baixo pelo seu serviço assim como aquele que tem os valores mais absurdos*.
maquiagem é assim, maquiadora idem. corte de cabelo no centro tu encontra por R$5,00; mas tem profissionais que cobram 20 vezes mais. o preço de estúdios fotográficos variam e muito, consulta psicológica, dentária, personal stylist, enfim...
ces´t la vie.
nem sempre podemos arcar com tudo, mas para mim vale aquela máxima que diz "paga quem pode". se não está em condições, não adianta ficar exigindo prestações de contas, isso é muito chato. busque outros orçamentos ou outros profissionais.
ah, o preço da mac é cara? eu acho também. mas não precisa só ter mac na necessáire ;) saber usar o dinheiro é sinônimo de inteligência: critério e bom senso fazem a gente acertar nas escolhas.
e isso é motivo de orgulho :)

*comparação é dose...

bjos

Anônimo disse...

Luciana, sou obrigada discordar um pouquinho de vc. Acho que não é pq o médico tem plano que vai atender todo mundo em " 10 minutos", eu tinha uma médica dermatologista até que atendia pelo plano e era ótima ficava com a gente o tempo que fosse preciso. Até porque se ele se disponibiliza a ter o plano ,na minha opinião tem que dar a mesma atenção para todo mundo. É realmente uma tristeza o que esses palnos pagam aos médicos, e quanto as consultas também acho que cada um cobra o preço que quiser. É aquela cosia da oferta e da demanda enquanto vc tiver pacientes que paguem o seu preço X, ótimo. A partir do momento que não tiver, aí sim vc repensa o seu preço. É claro que todo bom profissional possui um grande investimento na sua carreira e isso acaba se refletindo um pouco no preços. Beijos!!!

Fefe disse...

Concordo c/ a Anne. A gente nao precisa comprar sempre "o melhor". Ate' porque as vezes nao da' mesmo. Eu uso shampoo Pantene que vende em supermercado e ma'scara da redken - bem mais cara. Lavo o rosto c/ sabonete li'quido Actine (R$16,00) e depois aplico cremes da La Roche. Hidrato as a'reas mais a'speras c/ hidratantes caros, mas no resto do corpo passo Vasenol, Nivea mesmo. Uso maquiagem Mac e tambe'm Botica'rio e Conte'm 1grama. So' compro Mac se viajo ou se tem pra quem encomendar, senao me viro c/ os nacionais - me nego a pagar mais por aqui. So' nao abro mao do corretivo da MAc, esse sim, sem ele eu nao vivooooo. Mas no geral, eu sempre tento o meio termo, mas nunca a porcaria, ne'?
bjos, gurias

Luciana Leal disse...

Só pra esclarecer: dei o exemplo genérico da Mac,mas podia dar qualquer outro.Podia falar Chanel,Sisley,o que vocês puderem imaginar.Ássim como exemplo de maquiagem barata, podia ter escolhido, sei lá, Avon.
Só acho que não tem comparação marcas baratas com as caras.Claro que estamos pagando (E MUITO!!!) pela marca também, mas os produtos mais caros, em geral, são superiores sim.
Em relação aos médicos do convênio que não atendem em 10 minutos, claro que eles existem!!!!E devíamos até pendurar uma faixa no peito deles escrito:Médicos do Ano.
Porque são esses profissionais (assim como aqueles que dão plantão de 24hs na emergência e ganham 1500 reais por mês),que realizam o verdadeiro sacerdócio da medicina:trabalham muito e ganham pouco.Podemos contar nos dedos os médicos de convênio que trabalham bem assim.
Sabe,marina, muitas vezes o cara tem plano,porque ele não tem outra forma de conquistar uma clientela.Não teve a mesma sorte que eu,que tenho minha mãe trabalhando exatamente na mesma especialidade.Posso te garantir que se pudesse, nenhum médico teria plano.
Por outro lado,tem uma parcela de médicos que me envergonha muito também: são aqueles que cobram UMA FORTUNA e passam os mesmos 15 minutos que os médicos do convênio.
Enfim,pessoal, existe de tudo nessa vida!!!
Marcas e médicos bons e ruins, caros e baratos,que valem a pena ou que são um disperdício de tempo e dinheiro.
Torço muito,mas muito mesmo, para todas nós sempre podermos nos dar ao luxo de escolher o médico e as marcas preferidas e ideais para cada um de nós.
Eu sou "meio besta" mesmo pra escolher tanto um quanto o outro,mas estou feliz assim.
Tomara que todo mundo esteja também!!!
A Fefe é que está certa, pois está sabendo dosar bem o caro e o barato...

Anônimo disse...

Nossa, que medo dessa história de gás veterinário hein! o.O
Já pensei em fazer depilação com laser no rosto, mas como não encontrei um lugar que eu tinha certeza que era confiável... não fiz!

Bom, não vou me extender pq acho que o post já deu muitos comentários, mas acho que a questão é simplesmente de bom senso! [Tem coisas com as quais não dá pra brincar e nem economizar, não custa nada ficar sem uma coisa ou outra ou economizar e usar o dinheiro em outras que são importantes e você não poderá pagar barato.]

Anônimo disse...

Vacas frivolas!!

Passem uma semana aqui no presidio para ver do que a vida realmente eh feita.

Anônimo disse...

Permita-me discordar de algumas coisas e concordar com outras: eu concordo com a Marina, não é todo médico que tem plano que atende em 10 minutos, claro que esses são as exceções, mas eles existem. Todo médico que conheço se submete a planos, pois não é todo mundo que tem grana pra pagar particular, e mesmo que tenha, nenhum médico hj sabe dar uma receita sem pedir uma bateria de exames, então mesmo que a pessoa pague a consulta, ela vai precisar de um plano pra arcar com os exames; se o médico não atende por nenhum plano, como fica? o usuário paga super caro pelo plano, se o plano paga mal o médico, não é culpa do usuário. Sei que os planos pagam pouco sim, mas não conheço nenhum médico pobre que atenda por planos; eles podem até rejeitar um ou outro convênio, mas nunca vi algum deixar atender por pelo menos um tipo de plano. Os únicos que conheço que não atendem por nenhum tipo de plano são os Homeopatas(alguns), mas a consulta deles dura no mínimo 1 hora, às vezes até mais, e o atendimento é outro, é muito mais humano, como deveria ser todo atendimento médico, aliás.
Agora, ter pequenos luxos e sobreviver, todo profissional precisa, Luciana, não são só os médicos não.
E eu me recuso a pagar uma consulta com médico de convênio se eu já pago super caro pra ter um plano de saúde; e se um médico atende mal ou não faz um diagnóstico correto pq estava com pressa pra atender outros pacientes, acho que ele está sendo no mínimo anti-ético.

Anônimo disse...

Ah, só queria dizer que gosto do seu blog, e como alguém disse num post mais acima, gosto de ler o que vc escreve, suas dicas e etc.; só que ao contrário tb do que disseram, acho que isso não quer dizer que preciso concordar sempre, não é? afinal, cada um tem seu livre-arbítrio, seu ponto-de-vista;
olha, e expus minha opinião com educação, espero que não tenha parecido o contrário, pq com palavras escritas nem sempre dá pra passar o que estamos sentindo.Espero que compreenda.

Dino Zoff disse...

A última médica que me atendeu no Carandiru era uma barbie empertigada.

Nem diagnosticou minha vulvo-vaginite.

Vanessa disse...

Oi Lu e meninas

Não são todos os médicos que cobram 300 reais em uma consulta e mesmo os que cobram este valor não acho injusto 6 anos de falcudade ,residência ,congressos ,mestrado e doutorado não saem de graça. O maior poder que nós temos é o da escolha, se seu bolso pode vá no particular se não vá no convênio. Já aconteceu comigo de ir em uma dermato (pelo convênio) que me fez esperar 2 horas e ficou comigo no consultório exatos 5 minutos e outra tb do convênio ( vejam só na mesma clínica) que fez uma coisa que poucas dermatologistas tinham feito ,me examinou da cabeça aos pés e fez um histórico completo. Então o melhor é pedir aquela dica para uma amiga que já foi.
Lu já comprei a sua revista!!!
Beijo
Van Yonaha

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???