segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cuidados com a pele durante a gravidez (parte 2 - acne):


Depois das estrias, na minha opinião, a acne fica em segundo lugar no ranking de problemas estéticos que mais afligem as grávidas. É muito desagradável, pra dizer o mínimo!
Se a sua pele, sem estar grávida, já não é nenhuma Brastemp, sinto muito em dizer mas as chances de você sofrer com esse incômodo durante a gravidez aumentam um pouco.
Numericamente dizendo, a acne atinge cerca de 25% das grávidas, independente da idade. Algumas sortudas entretanto, referem uma melhora da acne nessa fase.
No início da gravidez (primeiro trimestre) você pode culpar a danada da progesterona.
O tratamento da acne deve ser feito pelo médico em qualquer situação na nossa vida, mas na gravidez torna-se inegociável, ou seja TEM QUE IR AO CONSULTÓRIO MÈDICO.
Usar qualquer droga durante a gravidez, mesmo medicações tópicas, requer prudência.
O primeiro passo é desenvolver uma rotina básica de cuidados com a pele: limpar, hidratar e proteger. Nessa fase, eu pularia a etapa "tonificar" ("menos é mais" na gravidez), a não ser que se use um produto bem neutro. Cuidado com sabonetes específicos para a acne, pois alguns contém substâncias que não devem ser usadas pelas grávidas, especialmente no início.
Outras dicas: evitar bloqueadores (filtros físicos) que não sejam livres de óleo e cosméticos comedogênicos (tipo bases pesadas, corretivos oleosos...).
Não tome a medicação oral que a sua amiga usa, sob risco de sérias malformações fetais!!! PRINCIPALMENTE ISOTRETINOÍNA ORAL!!!!
Alguns antibióticos podem ser usados durante a gravidez e precisam ser prescritos pelo seu médico. Outros podem causar anormalidade nos ossos, dentes, manchas, ou causar catarata.
Existem alguns ácidos que podem ser usados pelas grávidas. Estes também necessitam de prescrição médica, e o meu preferido é o ácido azelaico. Isso porque, além de regular a oleosidade (normalização da queratinização), ele também atua dificultando a formação de manchas (outra crise que ocorre na gravidez). De modo que ele é um ótimo 2 em 1.
Enfim, se nada disso adiantar, lembre-se de que a gravidez só dura 9 meses: o seu sofrimento tem dia pra terminar. Ou pelo menos, pra começar a tratado com medicações ultra-potentes!
OBS> Repararam que não coloquei nomes de sabonetes, bloqueadores e ácidos que a grávida pode usar neste post? Fiz isso com um propósito: "obrigar" a mulherada a procurar um médico para que seja prescrito exatamente o que vocês precisam. E fiz isso com o todo o carinho do mundo!

13 comentários:

Luciana disse...

Lu, obrigada mais uma vez pelo post. Melora C pode ser usado na gravidez? Bjs

Anônimo disse...

Olá, doutora.
Uma pergunta nada a ver, mas...
Pele do rosto oleosa precisa mesmo de hidratante ou não? Estou em dúvida entre o oil-free e o ultra light da neutrogena. Obrigada.

Ana Carla disse...

Oi Lu
Mto Legal esse post.
Menina, vc acredita que no meu pc aqui de casa e no do escritorio não vejo suas atualizações? Soube desse post pelo "Blog Batom e Etc", estranho né? So aparece como ultimo o post que vc relatou a febre so seu marido.
Bjo otima semana, espero q ele esteja melhor.

Raphaella disse...

ADOREII o blog!

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Prima,
Vc sabe como eu sofri com a pele durante a gravidez. Mas, sinto lhe informar que hoje, Davi com 2 meses e eu amamentando, a minha pele voltou a ficar muito ruim, exatamente como nos primeiros meses de gravidez. Estou apavorada de verdade! O negócio tá tão feio que eu tô pesando até em parar de amamentar se os remédios indicados não forem permitidos para lactantes. A coisa tá feia!
É uma espinha que mais parece uma alergia. Não vou nem na padaria sem meu melhor amigo Dermablend! rsrs
Help me!!! Beijos

Luciana Leal disse...

Luciana: pode sim!!!

Anônimo: pele oleosa precisa sim ser hidratada. Escolha o oil free sempre..Beijinhos!

Ana carla: que coisa mais estranha...eu não mudei nadinha...Esse blogger é sinistro!

Raphaella e Claudia: obrigada!!

Fernanda: calma, que eu vou te ajudar...mas não vai sair de graça não...em troca eu vou querer ficar um pouco com o Davi...é pegar ou largar....Beijos!

Taty disse...

Gostaria de saber quais produtos, cremes, ácidos que a grávida nao pode de geito nenhum passar na pele/ usar ou tomar???? essa pra todos. Obrigada
Bjos, Taty

Fernanda disse...

Oi, Dra!
Gostaria de saber se ácido glicólico e peróxido de benzoila são permitidos durante a gestação!
Grata!

Fernanda disse...

Oi, Dra!
Gostaria de saber se ácido glicólico e peróxido de benzoila são permitidos durante a gestação!
Grata!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Realmente tem muita informação! Acabo de voltar da dermatologista e resolvi fazer uma pesquisa na net, pois estou um pouco insegura com uma recomendação que ela passou. Estou tentando engravidar e ela me recomendou o Differin 0,3 para acne. Segundo a médica eu posso usá-lo e quando eu realmente estiver gravida paro com o medicamento. O meu medo é que até que eu descubra a gravidez algumas irão se passar. Será que o adapaleno pode ser perigoso se usado nas duas ou tres primeiras semanas de gravidez? Agradeço se você puder dar a sua opinião. Obrigada! Fernanda

VAP disse...

Oi Dra!
Sempre leio o seu blog e adoro!
E justamente aconteceu comigo de parar de tomar anticoncepcional, Yaz, e minha testa e nariz ficaram como se tivesse besuntado de óleo! E ao redor dos cabelos surgiram espinhas doloridas...Detalhe: nem na adolescência tive tanto! Comecei a me desesperar e fui ao dermato, que me receitou o sabonete Epidac e um creme com o ácido azelaico, este estava em dúvidas de usar pois estou "treinando" para engravidar. Agora estou mais segura e vou usar o creme!
Obrigada por compartilhar conosco essas informações!
Um abraço!

Anônimo disse...

Gestante pode usar o Melora C? Digo porque vi que tem acido retinoico mas o meu dermatologista me indicou este produto para usar durante a gestação!

Anônimo disse...

Ola nossa estou super preocupada. eu fazia tratamento com differin e descobri que estou gravida de quatro semanas .descontinuei o uso e marquei dermato pra semana q vem.. mais restou o medo e duvida ...pode ter causado ou causar problemas no meu bb??to nervosa!!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???