segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Saga do Delineador

Uma das áreas que mais vem crescebdo em importância na minha vida é a do delineador. Isso porque eu admito: não sabia usa-lo até meados deste ano. Morria de vergonha e vontade de aprender a passar. Por este motivo, nunca fui de comprar delineador quando viajava para o exterior. Vou contar para vocês como fiz para mudar essa situação.

No início do ano, eu li num blog, que passar delineador assim como tudo na vida que desejamos fazer direito, dependia somente de prática. Além dessa dica, falou em apoiar o pulso numa mesa. Eu apoiava o cotovelo, mas realmente o pulso me deixou com a mão mais firme. E por último, falava em comprar um delineador com pincel duro.

O que eu fiz então? Passei na Contém 1g (porque o pincel deles é duro), comprei um delineador marrom (amo essa cor), e passei a fazer o tracinho nos olhos diariamente, antes do banho.

Antes do banho???? É. Porque assim se eu borrasse tudo (o que aconteceu algumas vezes), era só tirar na água do banho. Com o tempo, fui aprendendo a fazer traços cada vez mais finos (e mais aceitáveis para ir trabalhar). Como fui pegando experiência, comecei a me sentir a-pessoa-que-sabe-passar-delineador. Me animei a comprar um da MAC.

Doce ilusão... A tinta deles mancha tudo. Tudo bem, é um preto bem forte, mas eu me senti uma criança tentando pintar o olho. Daí eu migrei para a caneta da marca Bourjois. É dura e nos dá uma certa estabilidade, mas a tinta vai embora rapidinho.

Na minha próxima viagem (espero que aconteça em breve) vou me jogar nos delineadores. Enquanto esse dia não chega, gostaria de pedir que vocês me dissessem quais marcas preferem (inclusive as nacionais, tipo Boticário, Natura, Avon... e das internacionais também), para eu não levar gato por lebre na minha próxima compra.

E anotem aí as minhas dicas resumidas:
1) Sentar pertinho de um espelho e apoiar os pulsos na mesa. Você vai ficar um pouco corcunda para realizar esta operação, por isso não deixe seu macho assistir a na-di-nha. Para isso, o espelho do banheiro é péssimo. Você fica em pé e longe dele. Vai fazer isso numa mesa ou penteadeira e use um espelho com pés.
2) Treine diariamente, antes do banho. Se seu rosto ficar uma bagunça, no problem, você vai tomar banho mesmo.
3) Escolha um pincel duro e fino.

Meu desafio atual: aprender a fazer gatinho (aqueles tracinhos prolongados). Meu marido ama! Até régua eu já usei pra tentar deixar o raio do negócio reto. Durex também (dica do 2Beauty). Ainda tenho muito o que treinar.

36 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho um da Natura, o pincel é duro e ele é pequeno. Eu gosto bastante!! Beijos, Dani

Leticia disse...

Ai, Luciana, vc é uma figura! Mas sabe que também não uso delineador por medo! E olha que tenho a mão firme!! Mas tenho medo de sair tudo borrado e não ter tempo para refazer. Fora que eu tenho dois problemas, sou super chorona (é ridículo, mas como estou na TPM... ontem chorei por meia hora no colo do meu namorado! ia ser a vergonha total, além de manchar toda a roupa dele) e outra é que tenho mania de coçar o olho (ok! ok! totalmente contra indicado).
Mas gostei das dicas, acho que vou comprar um baratinho para testar.
Beijo!

Mirella . disse...

adorei o blog! parabens.

não sei se irá ajudar, mais é o que eu faço pra fazer o gatinho, primeiro vc passa normalmente pelo olho e depois vc puxa o gatinho, mais pra ele ficar igual nos dois olhos, basta vc puxar do fim do olho pro começo ;) com o mesmo procedimento dos pulsos apoiados.

espero que tenha ajudado.

www . coffeforclosers . blogspot . com


;*

Clô Manso disse...

Eu também nao tinha muita intimidade com delineador comprei um 10 anos atrás, me atrapalhei toda para usar e desisti. Há cerca de 1 ano, li num site de compras que a Lorel tinha um delineador ótimo para quem não tem prática, o Super Liner. Eu comprei e gostei muito é o único que consigo aplicar tranquila, mas vou testar suas dicas em outra marca. Bjs

Liandra Morais Panariello disse...

Lú!!!
Amei sua "saga do delineador". Amo delineador e o segredo é a prática mesmo.Como dicas de delineadores lembrei: Muitas amigas procuram (um que amam) e infelizmente não encontramos mais é de pincel da Lancôme (hoje aqui só encontramos a caneta, que não é tão boa assim...).Existe uma marca que vende em qualquer lojinha de cosméticos e se chama Sheer Paris (R$ 12,00 !!!!) nunca vi marron vou procurar, mais sei que o preto deles é um escândalo, o pincel é super firme e tem uns tons metalizados (prata, azul, verde e violeta)que dão aquele ar de maquiagem feita por profissional que é tudibom!!!
Amo seu blog, suas dicas, me divirto muito!!!! Beijos Li :)

Marcella disse...

Flor experimenta o fluidline da mac...é um delineador em gel...mtoooo bom!!!!!! Gosto de passar ele com um pincel bem durinho ou um chanfrado fininho!
beijoss

Ana Carla disse...

Oi Lu
Adorei o texto!
Não uso, nunca tentei.. ririir
Mas... já li que com um lápis do tom que vc quer pintar é so fazer tipo um "rascunho" do que vc quer usar com o delineador, e dpois é so pintar, a mulherada aprova e diz ser mais fácil....

Fiquei rindo mentalmente imaginando vc linda, toda corcunda!!! O que mulher não faz! ririri
bjos

Babi disse...

Lu, eu nunca tive habilidade para trabalhos manuais e aí inclua-se passar delineador. Mas isso mudou! (pelo menos em relação ao delineador!)
O que posso te dizer é o seguinte, mude o pincel. Eu tenho esse da contem, e acho que ele é legal apenas para usar com sombras compactas quando quisermos delinear grosseiramente com sombra (e deixar um visu natural/desleixadinho, que tb é bonito, mas nao é O traço delinead, neammm???). Um pincel legalzinho e melhor que o da Contém é o de delinear do boticário. O da linha nova, custa uns 12 reais. É menos duro que o da contém , porém é incrivelmente firme. Pq pincel nao tem que ser duro, tem que ser firme! Ha pinceis tortinhos que tb ajudam um pouco, tem o da sephora, da coastal scents, da beneffit.
Por fim, delinear sempre, sempre, sempre olhando para baixo. O espelho usado deve ser aqueles que carregamos na bolsa, sabe? Coloco ele deitado na minha penteadeira (se vc tiver um que tenha pé, ok, é bom desde que a posiçao dele seja abaixo do seu olho pq para delinear vc tem que olhar para baixo, assim a pálpebra nao treme, nao sei explicar. Mas em vários videos pelo YT vc vê essa "técnica".
O gatinho é simples. Temos que fazer um triangulo escaleno e ele deve partir de uma linha imaginária que sai do final dos cilios inferiores em direçao ao final da sobrancelha (esse é o angulo ideal para o gatinho).
Ademais, nao aconsleho delineador líquido. Mancha muito. Prefiro em gel. A caneta da mac dizemq ue é boa, mas nao utilizei. Sei que eles tem uma caneta e um delineador, além dos famosos fluidlines. Que delineador vc tentou?

Essa coisa de apoiar o pulso na mesa é meio ninja, nao? Mas testei aqui agora e, de fato tem seu valor, porém nao achei que fez muita diferença entre apoiar somente o cotovelo pq vc vai perceber que nao importa que parte vc apóie, e sim a maneira como vc pega no pincel ( pegue sempre como se fosse uma caneta de escrever. Como vc pega nela? Esse é o jeito que te dará confiança para fazer o traçado pq sua mente vai entender que vc quer desenhar.... é mais ou menos isso, rsrs) e a posiçao da sua pálpebra que deve estar olhando para baixo. SEMPRE.

Nao sei se vc vai entender, ou se me fiz entender...mas é isso.
beijo

PS: tenho esse da loreal e nao é NADA tranquilo para pessoas que nao têm prática, além do que mancha muito, apesar de dizerem que nao. A única vantagem é que é bem preto.

bj

Carol disse...

Lu, você não está sozinha nessa saga!!! É difícil mesmo passar delineador e só a prática leva à perfeição.
Eu não gosto da maquiagem da Avon, mas o delineador é o que eu acho que tem o melhor custo benefício. Pelo menos se você não gostar, não jogou rios de dinheiro fora...
E além do pincel ser duro, ele fica bem preto. Mas demora um pouquinho pra secar, então é bom esperar um tempo antes de abrir os olhos pra não borrar na pálpebra...
Espero que ajude...
Beijos!

Hanid disse...

Lu, Aprendi a gostar delineador aqui. As mulheres usam demais e ca entre nos, fica lindo sabendo usar. Demorei acertar. No comeco ficava uma linha grossa que pesava o visual. Como vc falou: tem que treinar bastante.
A melhor marca eu nao sei...eu sempre compro diferentes marcas, aquele que meu juri (marido e filhas) achar melhor eu uso.
Ah, tambem faco gatinho...fico fofa demais!!!!!!!!!!!
Beijos
HAnid

Cris Pironi disse...

Nossa, apoiar o pulso na mesa?? mas aí não fica com o carão na mesa?
Eu aprendi a delinear assim: apoiando o cotovelo na mesa, apoiando a mão oposta em baixo do olho q vai delinear e a mão nessa mão. Será q deu pra entender? heuheue
Eu tenho um vídeo mostrando como delinear no youtube.
Hj, com a prática, eu não apoio mais nada se for ver e tb descobri q é legal passar com o espelho em altura mais baixa a o rosto e com os olhos abertos.
Não é nada difícil, só um pouquinho de prática e um aplicador mais rigido, pra quem ainda está aprendendo, e pronto!
Ah, de delineador recomendo os Fluidlines da mAC: não "varam" como os delineadores líquido, o traço fica forte e duradouro, e é mais fácil de passar do q o líquido.
Espero ter ajudado!
Bjs.

Sil disse...

Oi Lu! Acho lindo delineador nos olhos, mas acho que não combina com a forma dos meus olhos. Outra coisa, morri de rir com sua tigelinha básica anti-TPM, até mostrei pro meu marido e ele disse assim: "ufa, ainda bem que vc são todas iguais, achei que era karma meu, mas não ,né?". Bjs.

Letícia Banffy disse...

Oi Luciana!

Então, eu também tenho esse problema com o delineador, só com muuuito tempo e sorte fica um traço bacaninha! Mas o que me ajudou muuuito foi o pincel 263 da MAC! Ele é ótimo, e fica perfeito com o Fluidline. Dá uma olhada como fica: http://www.makeup.blog.br/makeup/?p=87

Beijos!

Unknown disse...

Já usou micropore pra fazer o gatinho ???????
Da muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito certo ! Pq o micropore absorve o delineador que passa em cima, aí não faz sujeira e marca bem certinho ! Testa, vc vai adorar !

Lívia disse...

que o único produto nacional que me sobrou nas coisas de maquiagem é justamente o delineador da contém 1g, que eu adoro o pincel e nunca me deixou na mão! Não borra, não escorre, a cor não some...e o truque do "gatinho" é fácil: com os olhos abertos, marque um pontinho onde você quer que o seu "gatinho" fique. Daí é só você depois de delinear os olhos normalmente, ir engrossando e curvando o traço no finalzinho do olho, até chegar no lugar onde você marcou (espero que tenha conseguido entender).
Beijinho

Anônimo disse...

Esse é bem firme: Diorliner Eyeliner Tracé Précis.

Kaká

Thays Xavier disse...

Eu gosto o da clinique, brush on cream liner, vem com um pincel que facilita a aplicação, super fácil de usar, e tem várias cores! no morangão vende tb...

Fabiana disse...

Luciana, acho que o medo de delineador é comum a todas nós!!!
Mas olha, comprei um ha pouco tempo que eu gostei... é bem baratinho e acho que vale a pena testar, o pincel é duro... é da Avon, Color Trend, vale a pena experimentar!
Boa sorte!!!
Bjssss
Amo o seu blog e não vivo mas sem ele e sem suas preciosas dicas!!
Bjs linda e boa semana.

Bianca Duarte disse...

Ai, você é demais! :D

Eu nunca tive aquéééélas dificuldades pra passar delineador, acho que é porque eu treinava desde pirralhinha, hihi!
Eu via a minha irmã passar o líquido com uma facilidade...Aí quando ela virava as costas eu ia lá e "pegava emprestado" pra tentar passar também (tempos depois ela ia ver e o bichinho já estava vaziio, rsrs).
Mas é treino + paciência mesmo, o delineado gatinho por exemplo nem sempre eu acerto, o puxadinho que deveria ser mais reto acaba ficando meio arredondado...mas nada que um cotonete não resolva depois!
Uso e recomendo delineador em gel, acho os melhores. São mais consistentes e você pega a quantidade necessária no pincel (os fininhos "tortinhos" e os chanfrados são os melhores), o que dá uma estabilidade maior na hora de passar e evita borrões espalhafatosos :)
Tem de várias marcas: o fluidline da MAC, HIP da L'Oreal, Smashbox...mas eu uso mesmo o baratinho CoastalScents "Made In China" que acho que cumpre muuito bem o seu papel!

Beijos!

strawberryandpeach disse...

O LORAC front of the line é maravilhoso para quem não tem tanta prática e ainda é waterproof. Tem preto, marrom escuro e verde musgo. Enfim, para todos os gostos. Disponível na SEPHORA.

luciana disse...

Adoro as tuas dicas. Agora tenha a oportunidade de compartilhar uma contigo: já faz muito tempo que uso o delineador da Avon. O pincel é duro e a cor dura bastante. Experimenta!! Beijos, Lu

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

O do Boticário é excelente! Para mim é o melhor de se passar e seca rapidinho!!!

HJ em dia eu me dou melhor com lápis preto ou marrom se passando por delineador. Fica um pouco mais esfumaçado, mas bem legal tb!

Bjs

aline disse...

muuito legaall!!!
eu aprendii uma forma bem fácil de fazer o gatinhu!
vc pega um pincel xanfrado..molha a pontinha na agua..tira o excesso na mão..ai vc molha na tinta do delineador..tira o excesso na mão..e vem passandu ele la do cantinhu do olho..fica mara e super perfeitu..aa o pincel xanfradu eh aqle de pintar msm..nada especial para maquiagem..mas da muuito certu viu???
espero q gostem.. e dali gatinhuu
rsrsr

Marina Libera disse...

Fluidine gel e o pincel chanfrado ambos MAC... Não tem erro! Pede pra vendedora te mostrar! Vc fica se achando a make up artist é super fácil!
bjs

anne makeup disse...

lu amada,
já tentou o delineador em caneta?
acho o ideal para quem não tem a mão firme (tracta, lancôme, contém são algumas opções)...
e se quiser se jogar mesmo, vai no delineador em gel da bobbi brown ;)
bjocas

Fany Camargo disse...

Oi, Lu.
Eu amo delineador, não vou nem ao supermercado sem ele. Meu olho é pequeno, e delinear é uma maneira de deixá-lo maior, uso desde sempre!
Eu usava o da L'Oreal, é firme mas a cor não dura muito e tinha que repassar no meio do dia. Aí caí na mesma lenda que vc: comprei um MAC que simplesmente não consigo usar!! Tá novinho!! Dei pra minha mãe e ela me devolveu ahahaha.
The best for me: LÂNCOME!
Esse é o tipo de coisa que por mais que vc use, dura pelo menos uns 6 meses, então vale a pena investir!
bjs

Carlinha Salgueiro disse...

Olá, o truque do gatinho (que eu faço com qualquer delineador líquido, eu aprendi nas aulas de dança. EStique a palpebra superior com os dedos em direção às temporas - tipo puxando a pele.
Faça isto levemente.
Ao puxar, meio que nasce um sulco a ser seguido para desenhar.
Atenção do outro lado para puxar no mesmo angulo né?
Senão um olho fica reto e o outro sobe, por exemplo.
Mas, você pegou o pulo do gato, treino. Então, tente e depois deixe a Jade morrendo de inveja!
Beijos!

Mei disse...

Eu uso Maybelline Waterproof Liquid Eyeliner, fácil fácil de usar. No youtube vc encontra vários videos ensinando a passar e no estilo gatinho.

Renata disse...

Lu, meu problema com delineadores é outro, mas não vem ao caso. O caso é dizer duas coisas: primeiro, que eu já li algumas meninas falando que usam aqueles pincéis fininhos de manicure, de desenhar nas unhas, pra delineador, e que são ótimos. Não testei, mas parece legal. Segundo, que eu vi um video onde o cara ensina a aplicar delineador de um jeito super diferente e FÁCIL, incrivelmente fácil. Gostei tanto! Comprei o pincel chato como o dele, e... bom, tá tudo lá explicado, dá uma olhadinha no post lá do MakeuPalooza.

http://makeupalooza.blogspot.com/2009/06/delineador-diferente.html

beijocas!

Mima disse...

Lu,

O delineador Mary Kay é perfeito... importado...tem pincel duro e seca quase que instantaneamente! Além disso custa apenas R$29.
bjin,Glicia

Anônimo disse...

FLUIDLINE MAC - é um gel que tem em varias cores - a marrom fica mais discreta - compre um pincel 208 ou 266 MAC chanfrado que fica fácil e um acabamento lindo.

Unknown disse...

Olha só: a MAC tem vários tipos de delineador.
O primeiro que comprei achei péssimo também, mas depois vi que o problema era o pincel.
Mole e grudava no cílios.
Comprei um pincel fininho e chanfrado e agora acho o da MAC excelente!!!
não borra nada e cura o dia inteiro.

Dee.vine Glamour disse...

Eu recomendoo o deliniador a prova d'agua da Avon !
Ele nao tem o pincel durinho, mas olha eu peguei o jeito com ele rapidinho . E como ele eh a prova d' agua ele duraa muitoo ! Serio mesmo . Eu uso lente e meus olhos lacrimejam muito e o deliniador mesmo assim segura viu e ele nao borra ! Adoroooooo !

podem comprar que ele é otimo e tem um preço bom tambem !

Bjooos

Unknown disse...

Oi Luciana, eu aprendi uma dica para usar o delineador que pode ajudar quem é míope como eu...
Passo o delineador e acerto o traço com um cotonete úmido antes de passar a sombra. Dessa forma dá para acertar o desenho. Bj. Ana

Luciana disse...

Oi Luciana!
Também não era adepta aos delineadores porque não sabia fazer traços bonitos... até que ano passado encontrei o "High Precision Liquid Liner" da ARTDECO. É uma caneta com pincel dem fino e firme. O traço sai perfeito. Dura o dia inteiro (juro que dura mesmo!)e sai facilmente com demaquilante. \j´s vi que está vendendo no Brasil. Experimente. Tenho certeza de que vai gostar!

Beijos

Mariana disse...

O melhor mesmo é o da Mary Kay... já testei um monte, mas só esse me agradou...

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???