sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Inimigo oculto: como pegar micose de unha em um salão de beleza hiper sofisticado...

Quem me conhece sabe que eu de-tes-to fazer as unhas. Gosto sim, quando elas estão lindas e maravilhosas, brilhosas e saudáveis, mas sentar na cadeira do salão e ficar maia hora (no mínimo) esperando essa mágica acontecer, me deixa com uma vontade de "me mexer" incrível. Para mim é igual a um castigo ficar meia hora parada, respirando spray de cabelo, folheando revistas lambidas e escutando só Deus sabe o quê!
De modo que eu não faço as unhas toda as semanas. Por ter estudado dermatologia, ainda posso dar a desculpa de que as unhas "precisam respirar". E precisam mesmo, mas as minhas respiram mais do que seria necessário.
Dessa forma, é fácil entender que, nas raras vezes em que eu faço as unhas, escolho sempre um salão bem bonito, elegante e sofisticado. Porque estar num ambiente legal diminui um pouco o meu sofrimento. Outra coisa que diminui "meu martírio" é fazer alguma coisa nos cabelos enquanto faço as unhas, porque sinto um sono, um relaxamento... e daí eu até esqueço que tem uma manicure pendurada no meu braço.
Vamos aos fatos: estava eu pagando os meus pecados num salão bonito, elegante e sofisticado, me sentindo super segura em relação a pegar qualquer tipo de micose, por dois motivos:
1) Eu levei minha base, esmalte e extra-brilho;
2) O salão, além de oferecer todo o material esterelizado, também usa um kit com pauzinho de laranjeira e lixa novinhos, para cada cliente. Sempre cobrando cada centavo, lógico.
Momentos antes de pintar minhas unhas, sinto uma coisa molhada e encardida polindo minhas unhas. Quando olhei para as minhas mãos, vi que a manicure estava usando aquelas lixas de polir unhas na minha pessoa.
QUE NOJO!!!!!
ECA!!!
Tudo novinho, esterelizado, individualizado e a profissional estraga tudo usando esse ninho de fungos nas minhas unhas!
Fiquei com vergonha de chamar a atenção dela para esse fato, porque não queria ser a cliente chata e reclamona do dia. Mas a situação chamou minha atenção, e espero que chame a sua também, para essa sensação de falsa segurança, que os salões nos transmitem ao providenciar corretamente a maioria das ferramentas necessárias para termos as unhas lindas.
Agora, além de levar para o salão os esmaltes e afins, acabei de comprar minha lixa de polir unhas.
Por último, eu não poderia deixar de falar: gente, levem os seus esmaltes para o salão. Na boa. Já vi inúmeras manicures usando aquele esmalte vermelhão que AMAMOS para pintar verdadeiras unhas podres, até porque os esmaltes (independente da cor) escondem maravilhosamente os fungos da mulherada. Vai arriscar? Um esmalte custa tão pouquinho e dura tanto...

26 comentários:

Amanda Perrut disse...

Eu também levo meu kit (alicate e esmaltes) e o salão oferece mesmo pauzinho de laranjeira e lixa descartáveis. Acabei levando uma lixa de polir (que eu até prefiro não usar), a manicure não gostou do modelo, mas usou mesmo assim...rs
O ser humano tem essa tendência de achar que as coisas só acontecem com os outros. Eu tomo minhas precauções porque não quero que aconteça comigo. Não vou pagar pra ver.

Danni Fernandes disse...

A minha manicure tem o material de todas as clientes separados dentro de bolsinhas e com nome, igualzinho uma creche, e cada uma tem sua lixa de polir e os esmaltes, eu tenho os meus na sacolinha e quem não tem, ela tem outros! Bonita sim, mas com saúde! bju

Carla Querci disse...

Jesus.....vc tem razão, eu toda toda, levo meu kit com alicate, lixa e pauzinho mas nunca levo o esmalte.... ai,ai, ai...........

post ótimo!

bjoss

Eliane disse...

Menina Aqui não é comum as meninas levarem o seu kit. E quando a gente leva a manicure ainda torce o nariz, precisa ver as caras que fazem, reclamam dos alicates, dizem "meu salão é limpo", um stress eu como sou chata levo sempre os meus,hoje em dia só faço no salão se for pra festa e com todo o meu equipamento. Não quero correr risco. Beijos.

Tatinha disse...

Lú, os esterilizadores de alicate que encontramos em todos os salões são confiáveis? Meu obstetra comentou que uma paciente dele estava com hepatite e suspeitava-se do alicate usado no salão. Fiquei super assustada...
Bjs

Cássia disse...

Eu tenho meus próprios esmaltes. E to querendo muito montar meu Kit. To começando a ter nojo dos alicares, dos pauzinhos, de td.
Comecei a comprar esmaltes pq td manicure só tem esmalte vermelho. e eu queria outras cores. Mas agora sei o bem que eu faço pras minhas unhas.
Dra, to só esperando esse calorão passar, o sol dá uma trégua, pra marcar a consulta contigo. Me aguarde hahahaha Quero ficar com pele de pêssego de início de feira hahahaha

Bjos, flor!

JAFA disse...

Muito obrigada pela dica! Eu estou com consulta marcada pra ver uma manchinha preta que apareceu numa unha do pé e nem pensei nessa possibilidade dada a fortuna semanal que pago pra fazer as unhas! E olha que eu uso o tal kit descartável so salão, levo meus esmaltes, creme hidratante, se vou esfoliar, levo o esfoliante e tudo mais que o salão não se preocupa em saber se são ou não produtos provenientes de crueldade animal. Os meus sei que não são. Mas realmente não reparei se a manicure dá alguma deslizada. Vou ficar hiper atenta e não me importo de virar a chata da vez. Não sei se é exagero, mas faço isso com o cabelereiro tb. Além de todos os produtos que vou usar, levo as escovas! bjn....

futura gostosona disse...

Aqui onde moro ninguém tem o costume de levar seu próprio material ...
Como eu tenho curso de manicure (só não me animei a trabalhar com isso), eu só faço as unhas em salão umas 4 vezes no ano (aniversário da mãe, aniversário do marido, meu aniversário e aniversário de casamento)mas sempre tento ir em um que confio, as manicures daqui não usam pauzinho de laranjeira, e sim a versáo de metal, que pode ser esterilizada. E como o salão nunca tem esmalte preto (que é praticamente o único que uso) eu sempre levo o meu. Mas uma coisa eu sempre reparei.

No curso que fiz, a professora sempre martelava na inportância de serem usados luvas descartáveis e máscaras, para proteger tanto a cliente como a própria manicure ...
mas nunca vi nenhuma fazer isso!

Aliás, agora me lembrando, a única vez que fui fazer um teste para trabalhar em salão, me lembro que a dona tinha gostado do meu trabalho, mas quando eu disse que só trabalhava de luvas, mesmo que eu mesma tivesse que comprar, ela não quis ficar comigo, alegando que as outras meninas não iam gostar disso, pois as clientes iam começar a exigir de todas ...pode uma coisa dessas? prefere que todas façam errado ... e onde moro só um salão faz as manicures utilizarem aquele plástico protetor na bacia dos pés...affe!

Dee disse...

Tá certíssima!

E sobre essa coisa do esmalte, eu NUNCA pensei! :O

Leila disse...

Eu detesto ir em salão, além dos problemas de saúde, odeio as conversas, só falam coisas ruins umas das outras e besteiras q não servem pra nada. E conforme eu fico mais velha eu fico mais ranzinza.

Luciana Leal disse...

Fiquei bege com o comentário da nossa amiga futura gostosona!!!!

Que horror não ser contratada por fazer as coisas corretamente!!!

Queridas manicures: o uso de luvas e máscaras é importante para a SUA saúde (mais até do que para a nossa) para que vocês se protejam sobretudo contra os vírus (de hepatites, verrugas, etc...).

Gente, aqui entre nós, a lixa de polir a unha que a mulher usou em mim, estava até ÚMIDA!!!!
Me causa arrepios só de lembrar!!!

Anônimo disse...

Além de tudo que foi citado pela Luciana e nos comentários há de se lembrar que não deve ter uso de toalhas de tecido, os plásticos devem ser trocados na presença da cliente, não há informação se o local que esteriliza está aferido - temperatura ideal?!?!?, as profissionais não higienizam as mãos antes dos procedimentos... Algumas usam algodão umedecido com spray nas unhas. Uma profissional com procedimentos seguros é raríssimo de encontrar! Vamos nos cuidar e transmitir a outras/os estas precauções.
Bjs, Ângela

Carol - Be Dorothy - disse...

"Folheando revista lambida" hahahahah
Vou rir até amanhã!!!
Beijooooss

Ana Carla disse...

Princesa
Também nao tenho paciencia para manicure, to chocada com essa lixa umida aaaaaaah.
Bjos

Laiza disse...

Olá! Acompanho seu blog e adoro!! Parabéns!!
Então... Eu detesto ir a manicure/pedicure justamente por esse motivo: falta de higiene. Morro de medo de pegar alguma micose ou pior, sair de lá com a unha inflamada!! argh!!! Por isso eu mesma faço minhas unhas!!
Achei importante essa dica de levar tb os esmaltes. Nunca prestei atenção nisso...Vou passar essa informação para as minhas amigas que frequantam salão!
Bjss!!

VAP disse...

Olá Dra. Lu!
Também morro de medo de pegar fungo nas unhas, porque sei que o tratamento é demorado e na maioria das vezes não cura, o fungo volta. Minha médica falou que as unhas precisam "respirar" e é o que estou sentindo agora...fiquei mais de uma semana com esmalte vermelho nos pés e quando tirei minhas unhas dos pés estavam se lascando, ou melhor escamando...Você conhece algum produto pra hidratar as unhas?

Fernanda Convida disse...

Achei um esmalte bem chegay do jeito que eu queria e estava meio com vergonha de levar na manicure, já que não vou nem tirar as cutículas (detesto, acho desnecessário e que perdemos uma defesa natural do corpo), mas depois de ler o seu post, tô pensando em levar é tudo e mais um pouco!

Cris Pironi disse...

Caraca!

Nunca pensei nesse lance do esmalte!

Dica valiosíssima!

Vc tb leva o alicate?

Bjs.

Anônimo disse...

Oi Lu,

e eu que adoro um salão? fazer unha então...se desse eu faria 2 vezes na semana...
Eu levo meus esmaltes mas nem me tocava da higiene...só levava mesmo pq gosto de esmalte novinho.
Na verdade, eu levo uma bolsinha até grandinha, pq levo removedor(aboli a acetona da minha vida e minhas unhas melhoraram 100%)mas manicures não suportam removedor.
Eu levo meu shampoo, mascara de cabelo, e ate escova mas nem era por higiene mas basicamente por 2 motivos:
1. soube que alguns salões colocam produtos mais baratos em embalagens mais caras
2. Tenho um verdadeiro arsenal dde escova finalizadores e etc...Minha escova de cabelo é ótima e a cabeleireira ama qdo levo pq facilita muito a escovação( comprei na Ricks de NY...Alias, foi p/ mim um post super legal com dicas de lá que vc postou, lembra?

Pois é...sei que comigo as manicures têm demostrado que gostam que eu leve os produtos p/ poupar os dela.

Uma dúvida:
vc leva o seu alicate? eu nao levo... fico nessa de confiar no tal autoclave dos saloes / esterilizar.
bjs
Kaka

Anônimo disse...

Lu,

continua postando fotos da sua organização. Seu post super me motivou e eu ja arrumei uns esmaltes bem bonitinhos em potinhos tipo o que vc usou( comprei cada por 28,00 reais no supermercado.Carinho, neh?)
bjs
Kaka

Andresa disse...

Não gosto de ir ao salão de beleza para fazer as unhas. Antes eu ia em um com hora marcada para não ficar esperando e ter que ouvir os papos, pois o antendimento era até bom, cada cliente com seu kit, mas tinha suas falhas. Lembro daquelas toalhinhas e me dá um pouco de aflição, ninguém sabe como é feita a higienização do salão e da mesa de atendimento. Hoje eu cuido das minhas unhas, com a vantagem de que posso trocar a cor a qualquer momento.

ISA disse...

Por esse e outros motivos que abandonei os salões de beleza. Além de ser uma festa de fungos e outras coisas, ainda custa caro.
Depois que comecei a fazer em casa, minhas unhas ficaram super saudáveis =)
beijos

Sabrina Mix disse...

Oi, Lu!

Adorei o post! Já linkei lá no meu blog. Depois dá uma passadinha lá para conferir!

Beijos e sucesso!!!

MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

disse...

Oi, Lu.

Acho que com a moderação de comentários vc vai ler o meu comentário, né?
Eu estou assinando como Fê, mas sou a Fernanda Convida de uns comentários atrás.
Estou escrevendo para dizer que comprei o "esmaltinho" para o meu namorado não roer as unhas. Comprei de uma linha chamada Ecrinal e deu suuuuper certo! As unhas dele cresceram bastante e já estão com aquela pontinha branca, sabe?
Então estou escrevendo para te agradecer a indicação dos produtos e a sua atenção. Vc é uma fofa!
bj

Taimemoinonplus disse...

Oh, meu Deus, faço unha num desses salões finos, mas a tal lixa de polir é comunitária tb! Socorrooooo, vou comprar uma pra mim!

Luciana, foi muito bom ler esse post.Antes fazia unhas num salão popular e peguei micose no dedão do pé ( estou tratando há uns 6 meses e não estou fazendo pés na manicure e sim na podóloga e usando remédio oral e local).É um tratamento longo, chato e caro pra burro! Logo que peguei a micose, mudei pro salão chique com tudo descartável, mas não prestei atenção no lance de lixa de polir e nem nos esmaltes.( pensei que esmalte não transmitia fungo já que é uma química danada).

Gosto de ter meus próprios esmaltes, em geral só uso eles, mas semana passada experimentei um da manicure...tô com nojinho agora...rs

Anônimo disse...

vcs estão enganadas em relação aos esmaltes porque dentro da formula á uma composição que mata qualquer tipo de fugos e bacterias.... já pesquisei com minha dematologista sobre o assunto

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???