quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Males de verão: pitiríase versicolor!


O que é?

Também vulgarmente conhecida como "micose de praia" ou "pano branco", a Pitiríase versicolor é uma micose mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina.
O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver provocando as manchas.
Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento da pele ao redor, ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou aonde estava a micose. Vem daí o nome "micose de praia".


Manifestações clínicas:

As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas.
A doença se manifesta formando manchas claras, acastanhadas ou avermelhadas que se iniciam pequenas e podem se unir formando manchas maiores.
As lesões são recobertas por fina descamação que, às vezes, só é percebida quando se estica a pele. Geralmente, a Pitiríase versicolor é assintomática, mas alguns pacientes podem apresentar coceira.


Tratamento:
A Pitiriase versicolor é uma micose que responde bem ao tratamento, que pode ser feito com medicamentos de uso via oral (comprimidos) ou local (sabonetes, xampus, locões, sprays ou cremes), dependendo do grau de comprometimento da pele.
Devido a ser causada por um fungo que habita normalmente a pele, é possível a micose voltar a aparecer, mesmo após um tratamento bem sucedido.
Em algumas pessoas, a Pitiríase versicolor pode ocorrer de forma recidivante, voltando a crescer logo após o tratamento. Estes casos exigem cuidados especiais para a prevenção do retorno da doença, cuja orientação deve ser dada pelo médico dermatologista.

16 comentários:

Ana Carla disse...

Princesa
Otimo post, tenho pena quando vejo crianças com Pitiriase.
Vou encaminhar.
Bjoss

Anônimo disse...

Olá.. nossa meu namorado tem... eu nem ligo mas ele fica tão incomodado... pq fica aquelas manchonas vermelhas nas costas... daí ele usa os remédio que são forrrtes... e caros... mass vamos levando, como eu disse, eu nem ligo.
Já procurei até plantas medicinais... rs mas não achei.
Abraços!
Bia

Rô disse...

Olá!! Eu sempre estou pela net a procura de informações sobre tratamentos para a pele, pois tenho manchas castanhas no rosto e olheiras crônicas e profundas (ninguém merece essa dupla) e luto há anos com elas. =/
Atualmente estou usando um produto da Mary Kay para uniformizar a pele e notei q as manchas estão clareando, porém estão aparecendo pontinhos brancos, o q devo fazer?? Dou continuidade no tratamento ou paro?? Tenho medo de ficar com a pele ainda pior. Será q isso faz parte do processo de clareamento?? Li algumas informações sobre o Melan D e melani D,~trata-se do mesmo produto q talvez tenha mudado de nome??
Desculpe tantas perguntas, é q fiquei empolgada com o teu blog, achei maravilhoso!! Agredeço desde já qualquer ajuda.

Pamela disse...

Lu,
adorei seu post e sua sinceridade sobre a viagem!
Eu também tive uma dessas com meu marido em Orlando, que ficou uma hora me esperando na MAC da Macy's e uma hora na Sephora.

E se vc quiser mesmo fazer uma viagem pra comprar coisa boa e barata, vá à Orlando. São os melhores outlets EVER!!!

Beijos, princesa!

Editor do Versus Acne disse...

Oi Luciana,

Adoro o seu blog. Sigo e leio sempre. Eu também tenho um sobre acne. Quando tiver tempo, faça uma visita!

versusacne.blogspot

Andrea Francischini disse...

Lu, acampanho seu blog e adoro! tenho um blog que fala sobre comportamento feminino, beleza e moda de um jeito bem humorado... Gostaria de sua permissão para citar seu blog num post. dà uma lida e me diz se vc gostaria, tá? é www.segredosdefiona.blogspot.com

Obrigada!

Formiguinha Atômica disse...

Olá
Gostaria de saber a diferença entre pitiríase versicolor e pitiríase alba.

Obrigada

Anônimo disse...

Oi,Amei estava precisando mesmo dessas informações,gostaria de saber se essa manchas se pega(são Transmitidas)?
Bjoss

Anônimo disse...

Eu tive quando pequena, mami ficou por meeeeseeees tratando isso nas minhas costas...
Odiei isso heheheheh


Ótimo Post!
Bjks

DóréMila Camargo disse...

Otima dica, nesse verão é sempre bom se cuidar né! Bjs

www.doremila.blogsport.com

Luciana Leal disse...

Rô: você já foi ao médico? Desconfio que não, pois nós não costumamos prescrever Mary Kay (não que seja ruim, mas eles não costumam visitar os médicos para apresentar os produtos). Vá ao médico que ele fará um plano de tratamento para vc! Beijos!

Fiona: pode citar sim! Vou achar o máximo!!!

Formiguinha: a versicolor é essa que eu falei no post. A Alba geralmente tem causas alérgicas.

Anônimo: esses fungos vivem no ambiente...podem ser transmitidas sim, mas geralmente quem "pega" pitiríase versicolor possui uma certa predisposição individual.


MENINAS: Beijos a todas!!!!

le disse...

Lu!
Tive pitiriase rosea este ano, e foi a coisa mais horripilante do mundo! Fioquei mais de um mes e meio sem um diagnóstico preciso! Fui em fdiversos médicos e nada de me receitarem algo que parasse com a coceira e as manchas! Vai levar alguns anos pra que as manchas sumam...e como minha dermato disse, é uma doença sem causas bem definidas...eu acharia bem importante que qdo falasse dessa doença colocasse tb que pode ter outras formas dela aparecer...
beijo grande

Anônimo disse...

eu tenho elas a muitos anos tambem, começou no pescoço, e se estendeu pro resto do corpo, no verao elas chegaram até as pernas, usei varios remedios caros, e mt fortes.. o ultimo que eu tomei, saiu elas, mas ficou umas manchas brancas, fracas, mt menos visiveis que as normais.
Mas a mais de um mes, elas voltaram, eu nao sei mais o que fazer, porque eu ja lutei mt contra elas, isso deixa minha auto estima mt baixa, as pessoas perguntando o que sao, minha mae só falando nisso, minha familia toda preocupada, isso desanima, nao gosto de usar cabelo preso por causa delas, até no verao, eu fui pra praia e nao entrei nenhum dia, porque eu acho mt feio, :(

Linda Siqueira disse...

Olá Luciana, sou nova no seu blog...cutucando o blog da Bruna Surfistinha, achei o seu...rsrs. Sou professora de Hidroginástica e natação, e vejo minha alunas reclamando sobre as manchinhas brancas na pele que hoje, lendo seu blog descobrir o nome (nunca me atentei pra isso)"Pitiriase".Próxima aula com elas vou informar, que NÂO se trata de manchas causadas pela piscina, como elas vivem falando e sim uma micose de pele. Adorei o post e serei sua fiel seguidora.
Parabéns pelo blog!!!!!!!!!!
Bjs...Linda.

Anônimo disse...

Desaparece logo as manchas ao fim do tratamento ou temos depois de esperar alguns dias?
Bjoss

Anônimo disse...

Olá.... Eu tenho pitiríase versicolor a anos e toda vez eu trato mais depois volta e sempre no verão. Já fiz muitos tratamentos e não sei mais o que fazer. Será que vc tem aluma dica pra me dar?! E caso eu frequente piscina, as outras pessoas pegam essa micose? Bjs Ana Paula

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???