segunda-feira, 29 de março de 2010

Furúnculo: um vulcão na sua pele...


Há algumas semanas, uma leitora pediu que eu fizesse um post sobre furúnculos. Minha mãe leu esse pedido e desde então não me deixou esquecer. Por isso, hoje vamos falar de uma doença extremamente comum, altamente dolorosa e com recidivas frequentes.


A furunculose é uma estafilococcia necrotizante do aparelho pilossebáceo. Em português mais claro: ele mata (necrosa) o buraquinho onde nascem nossos pêlos corporais. É mais comum ocorrer nas áreas mais pilosas (se cuida Tony Ramos!) e sujeitas à fricção (como axilas e nádegas). O termo furunculose é dado quando surgem várias lesões ou ocorrem recidivas em um curto espaço de tempo. O que acontece, geralmente, é que ao coçar a lesão o indivíduo fere o furúnculo fazendo com que seja eliminado pus que vai infectar outros folículos próximos. As roupas também podem ser veículos de transmissão (que se dá por contato, logo cuidado ao "se esfregar" em alguem... risos). Quando vários furunculos se unem, damos o nome de antraz.


"A bactéria penetra no folículo e causa inicialmente uma infecção superficial na pele. Posteriormente, ela se dissemina e acaba formando a lesão característica, com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido. Há um aumento importante do volume, e a lesão é bastante dolorosa e sensível à compressão. O tamanho do furúnculo vai depender da profundidade da infecção ou do folículo infectado: quanto mais profunda maior é o furúnculo. Com o tempo, ocorre a destruição da pele que recobre a região central, que rompe espontaneamente e leva à eliminação do material amarelado do centro (tecido necrótico) juntamente com pus. Após o rompimento, a dor desaparece e a ferida tende a cicatrizar e deixar uma marca escura no local." Fonte: Wikipedia


O que fazer em caso de furúnculo?

Em primeiro lugar, fazer o óbvio, que é procurar um médico. Ele é quem vai prescrever o antibiótico, que dependendo da gravidade, poderá ser oral ou tópico.


Não esprema o furúnculo. Sim, eu sei que dá muita vontade. Principalmente se ele ocorreu no corpo de outra pessoa, tipo o marido ou o filho. Se a lesão for perto do rosto ou próximo ao ouvido, a infecção pode se propagar pela corrente sangüínea podendo causar graves conseqüências. Portanto, contenha-se e não esprema na-da.


Evite mexer no pus eliminado pelo furúnculo. Se por acaso isso acontecer, lave imediatamente as mãos com água e sabão. Procure usar luvas quando for realizar os curativos.


Costumamos pedir que o paciente realize compressas úmidas mornas a cada três horas.


Bactéria ama sujeira. Conselho de amiga: usar sabonetes antissépticos no corpo todo quando estiver com furúnculos.


Usar toalhas limpas individuais (troca-las diariamente).


Cuidado com a vestimenta, que se for muito apertada (periguete-style) pode atritar demasiadamente a lesão e piora-la.


Trocar também a roupa de cama.


Realizar a descolonização corporal da bactéria. Como fazer isso? Seu médico vai prescrever um antibiótico tópico, e três vezes ao dia, você vai usa-lo com um cotonete nas seguintes áreas corporais (são bizarras, mas é assim mesmo): mucosa externa nasal, entre os dedos das mãos e pés, virilhas, axilas, umbigo e cofrinho (entre os glúteos).


Se as recidivas têm sido frequentes, seu médico deverá investigar a sua imunidade. Existem alguns centros que fazem uma vacina contra essa praga, e sua eficácia acontece para uma parcela da população.

Pessoas com deficiências nutricionais também são mais propensas.

Boa sorte!

26 comentários:

Flávia Capelli disse...

olá
Muito interessante o artigo, como sempre vc postando matérias de conteúdo.
bjo até mais
flavia do blog luxo básico

Letícia disse...

Seu blog é ótimo!!!! Já faz um tempo que acompanho e leio os posts mais antigos! :))

as bactérias odeiam sujeira??


ah! queria fz uma pergunta!!! mudei pra Aracaju há um ano e sooofro demais com o calor absurdo e o sol fortíssimo! (Sério! O sol de meio-dia de Brasília não era tão forte quanto o de 8 da manhã daqui! é impressionante!!!) Como sou mt clara acabei ficando com um milhão de pintinhas a mais no rosto e no braço :( Vou frequentemente no dermatologista pra cuidar da pele (não quero ficar velha e enrugada com 30 anos!!! ehehe! ainda mais nesse sol!) Uso minesol actif 60 no rosto e Epidrat no corpo! mas eu detesto passar protetor solar no braço pq fica meio pegajoso! Já tentei protetor em spray e acho q fica brilhando :( Então eu queria saber se você tem alguma dica de protetor solar para o corpo que seja levinho pra não dar essa sensação e que dê conta desse sol terrível! (Já pensei até em misturar um pouco do protetor com o meu hidratante, mas li por aqui que isso faz o fator de proteção diminuir, neh?). Por favor! Me ajude! :)))

Eliane disse...

Oi Princesa, vim te contar, meu irmão tem surtos de furúnculo, Quem trata ele é um clinico geral. O interessante da historia é que esses surtos acontecem apos as crises de stres ( sempre que ele briga no trabalho ou algo o incomoda) A imunidade baixa e ele fica parecendo uma bicheira ambulante Ai dale antibióticos e sabonetes. São varios um ao lado do outro, chega a ter febre. so descobrimos o porque depois que ele teve pontada de pneumonia e clinico ficou apavorado. Antes quando iamos no hospital só diziam é furúnculo, mandavam por compressas de agua quente e receitavam pomada.Pagamos uma consulta de emergencia numa clinica particular pra um problema e saímos com a solução pra dois. Um abraço.

Anônimo disse...

Os tumores causados por estafilococos podem matar! Pelo amor de Deus, não mexam em tumor! Minha mãe passou por um grande sofrimento. Em um dia, ela apareceu com um tumor no bumbum e deixou pra lá. No outro, já haviam 3 bem grandes e outros dois menorzinhos. Fui num infectologistae e ela passou um mês tomando antibiótico fortíssimo. Os tumores dela eram estafilococos. E esse médico, um excelente profissional, contou muitas histórias tristes de pacientes que morreram ou ficaram internados na UTI um bom tempo porque mexeram no tumor e a bactéria caiu na corrente sanguínea. Um efeito avassalador!! Meu povo não brinquem: médico na hora. Eu não ligava muito, mas fui eu quem cuidou de minha mãe e vi o sofrimento dela.

Anônimo disse...

ainda bem que nunca mais tiveeeeeeeeeeeeeee !!!!

Anônimo disse...

Uma grata surpresa ao ver meu pedido atendido. Muitíssimo obrigado! Dúvidas sanadas!
:)

Luciana Leal disse...

Que bom, anônimo!!!
Minha mãe foi quem não me deixou esquecer!

Algumas vezes eu tardo mas não falho...hehehe.....

Beijos!

Cris disse...

Algum dia vc poderia fazer alguma matéria sobre dermatite atópica grave? *O*
Obrigada

Liliane de Paula disse...

Com frequencia atendo pacientes com furúnculos. Os cuidados higiênicos dou sempre.

Ana Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carla disse...

Princesa
Furunculo é complicado, todas as pessoas que conheço que tiveram espremeram o bichinho...
Otimo post.
Sds de tu
Bjos

Anônimo disse...

Lú querida! Só vc mesmo pra ajudar tanta gente aqui pelo blog. Gostaria de saber se há tratamento eficaz para estrias e queda capilar? Será que esses problemas tem uma solução definiativa ou os tratamentos são paliativos?

Beijos fofura!

Unknown disse...

Comentário para a Letícia do blog de protetor solar:

Eu uso o Phytoervas fator 30 (pelo pouco que sei sobre protetores solares, a formula dele é mais estável e tem melhor proteção solar que o fator 60)
Foi um achado!! O cheiro é suave, e não acho pegajoso. Não fica totalmente seco, mas já testei todos (usava o neutrogena facial nos braços, porque nao dava conta de protetor corporal todo dia) e o phytoervas é o unico que eu consigo usar mesmo no verão.

Unknown disse...

Opa! tem melhor proteção UVA que o 60. Salvo engano, Tinosorb S e M.

Ana P. F. Januário disse...

Nossa, adorei a dica... não sabia que não era pra espremer os furunculos! =X
gostei do termo piriguete style! haiuahuahuahuaha

beijos
http://whatdoyouwanthere.blogspot.com

Unknown disse...

tenho uma cicatriz alta de um furunculo que tive qndo mis nova....tem algum jeito de tirar essa cicatriz?

Marcia disse...

Adorei o blog!!!
E achei super interessante o artigo!
Quando era mais novinha, apareciam muuuitos furunculos no bumbum. Um horror! Sarava um, surgia outro. Tinha que sentar até meio de ladinho porque inflamava muito.
Até que desapareceram e eu nunca soube a causa!

Tais disse...

Adorei a explicação,muito boa...estou com uma duvida,vou perguntar novamente ao médico.
Ja tive surto de furúnculo na infância e foi horrivel.
Ai na adolecencia tive dois bem no cofrinho.
A 2 anos tive uma erupção grande no umbigo e acharam que era hérnia,mas não tinha nada,eu achei que era por causa de uma verruga que nasceu lá dentro e esses dias tive novamente a verruga,mas não tinha purulência,só muita dor e quando fui ao médico ele achou que era hérnia outra vez e apertou,ai ao chegar em casa vazou muito e saiu um canegão,acho que era furúnculo e não sabia.

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber de há tratamento par cicatriz de furúnculo,bjs.

Unknown disse...

oi,apareceu um furunculo na minha virilia ja faz uns 2 meses,ja fui em varios medicos e eles passaram antibioticos, tomei mais n resolveu em nada e nao para de sair sugeira, nao sei mais oq fazer, me ajudem por favor!!tenho medo .

Anônimo disse...

Eu estou passando por este drama...pra mim realmente é um drama...já tive muitos furúnculos que voltam frequentemente, são doloridos, fico com muito medo de um romper no meio do dia e manchar a minha roupa, fico com constrangida com o meu namorado, evito até ter algo mais com ele quando isso acontece...está sendo sofrido e sem contar que agora que estou tomando coragem de buscar um tratamento....pode parecer besteira, eu sei que são coisas da minha cabeça...mas morro de vergonha de ter esse problema....enfim um desabafo....nunca disse isso pra ninguém sempre sofri com esse problema calada....mas vou buscar tratamento....com fé em DEUS vou melhorar e ficar livre disso!

Anônimo disse...

Olá!! Meu filho está com uma crise de furúnculos hà um ano. Já tomou antibióticos fortíssimos, já teve até no olho. Fiquei muito feliz com suas informações, porque tudo o que escuto dos médicos é repetitivo e nada explicativo. Lavo toda a roupa com Lysoform e nem sei mais o que fazer...Por favor continue com este trabalho. Bj Kátia

Anônimo disse...

Estou com furunculo o que fasso? Pode matar???

Anônimo disse...

Depois de muito pesquisar (vários especialistas médicos), descobri, com uma nutricionista, que a origem dos furúnculos que sempre apareciam na minha pele é a intolerância à lactose!Foi eu cortar a lactose que nunca mais tive!Um alívio!

Anônimo disse...

Eu tambem tinha muitos , tive 13 dai fui fazer um exame de sangue , e a moça (recepcionista) do laboratorio me recomendou fazer o exame da bacteria na qual e recolhida o pus ,e analizado para descobrir qual e a bacteria , o meu clinico geral disse que existe milhoes dr bacteria que causam furunculo e recomendou que eu fizesse o exame eu fiz e uma semana depois saiu o resultado .. Bacteria Sphyloccocus Coagulase , resistente ate a penicilina , porem no exame dizia quais remedios era resistentes e quais eram sensiveis , bom tomei Cefalexina 4 caixas durante 7 dias, um de manha um a tarde e um a noite , e resolveu nunca mas tive , vim compartilhar com voces pois sofri muito com isso e gostaria de poder ajudar alguem a parar de sofrer tambem , bom xau e um grande beijo .

Mônica disse...

Olá, não sei se vai ler este post mas de qualquer forma sofro a 8 meses com uma paniculite que ninguém descobre o motivo, fiquei com manchas horríveis no corpo, pernas braços e tomo remédio até hj, hj estou com Dapsona e. Om corticóide aos finais de semana (tentando tirar pois já tomo a 8 meses) a minha busca foi de algo para clarear ou tirar as manchas mas não encontrei nada parecido nem no Google, então mudei a palavra para furúnculo e achei vc, mesmo sabendo que não são furúnculos mas como já tive sei que são muito parecidos. Me viraram do avesso de tantos exames e a única coisa que estava baixa no meu corpo era minha aplha tripsina! Que continua caindo por sinal, a paniculite por alpha tripsina e rara, 100 casos no mundo, estão acredito que foi realmente um azar muito grande meu! Já procurei infecto, hematologista, reumato, e tenho meu dermato também que me acompanha, porém os nódulos que já são mais de 100 uma hora ou outra ainda saem, não estouram mais, mas deixam marcas escuras onde apontam... Se alguém passo, ou passa por isso, peço encarecidamente que se comunique comigo. Monica0180@gmail.com

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???