sexta-feira, 26 de março de 2010

Incomodada ficava a avó da sua dermatologista!

Dúvida cruel da LUANA:
"Oi Luciana!!
Sofro de um grande problema, tenho vergonha da minha dermato!
Explico. Eu sinto vergonha de ir lá só fazer um 'check up'da minha pele, sou nova, tenho 19 e nunca tive aqueles probleminhas chatos com a pele na adolescencia. Sempre tive a pele limpinha e por isso sinto que estou desperdiçando o tempo dela.
Sempre aproveito um 'probleminha' na pele para ir lá e tirar tooooodas as minhas dúvidas sobre produtinhos e tal, mas não consigo ir SÓ para fazer isso, tenho vergonha.
Tem que ter algo mais 'grave' rolando para eu fazer isso.
Queria saber sua opnião sobre o assunto. Você acha incômodo?"
Resposta:
Luana, é muito difícil responder a essa pergunta, porque a resposta que você quer está nas entrelinhas da sua questão. No fundo, no fundo, você sabe que eu, Princesa Luciana, não me incomodo com esse tipo de consulta (quando a pessoa não tem uma doença propriamente dita e deseja fazer somente um esquema de pele). Você sabe disso porque se eu não gostasse desse tipo de pergunta, jamais teria um blog de beleza.
Na realidade, você quer saber se a sua médica se incomoda com esse tipo de consulta.
Vou ser sincera contigo.
Existem médicos que adoram e uns poucos,"das antigas", que acham isso uma perda de tempo, uma bobagem.
Como descobrir em qual categoria o seu médico se encaixa?
Se você já conhece o médico há algum tempo, talvez já saiba a resposta. Mas se a relação entre vocês é nova, repare no seguinte:
# Sexo do médico: existem muitos médicos homens que trabalham com a parte estética e são hiper competentes. Mas a chance de uma mulher se interessar por tais assuntos é maior.
# Que tipos de procedimentos são oferecidos no consultório? Se não existem panfletos oferecendo peelings, lasers, preenchimentos, etc, isso significa que seu médico prefere tratar doenças.
# Como é a apresentação pessoal do médico? (em outras palavras, é uma pessoa "fashion", bem cuidada, que se preocupa com a própria aparência?) Se ele tem esses cuidados consigo, são grandes as chances de ele compreender as suas necessidades estéticas.
# Ele pergunta sobre a sua rotina de beleza durante a anamnese? Se sim, é um bom sinal.
Por fim, Luana, quero dizer que você está muito certa em se preocupar com prevenção. Se todos fizessem como você, teríamos menos casos de câncer de pele, alergias, manchas, e tudo de ruim que existe nesse mundo.
Tome coragem e converse com toda a honestidade com o seu médico. Acho que você tem grandes chances de descobrir que ele valoriza sim as suas queixas. Vocês ainda vão rir juntos dessa sua timidez.
E se não der certo? A fila anda, amiga. Peça indicações e procure outro médico. Boa sorte!

22 comentários:

Érika Kika disse...

Nossa eu senti a mesma coisa. Também tive vergonha na primeira consulta com a dermato mas tomei coragem e fui. Agora estou trocando de médica e não sei como será, estou com um pouquinho de vergonha de novo, como o consultório dela funciona num shopping aqui do Rio fico na esperança dela tratar da parte estética na boa. Um dos critério que pensei foi em escolher uma mulher.
Beijos

Kelly disse...

Lu, olá!

Há algum tempo venho acompanhando o blog e confesso que tenho me sentindo cada vez mais animada em me cuidar, em me consultar com uma dermato e olhar com mais carinho para o meu bem estar em geral.

Todas as vezes que me consultei com dermatos pedindo indicações para pele ou cabelo, recebi receitas carérrimas de farmácias de manipulação. Seja coincidência ou nao, nunca me adaptei com nenhum deles, e sempre joguei dinheiro fora...Sei que há varios medicamentos industrializados bons no mercado hoje, por isso gostaria de entender porque a maioria das médicas insiste em manipulação(talvez seja otimo, mas ja testei diversas vezes e não obtive nenhum resultado.) Para não errar na escolha da proxima médica, devo abordar esse assunto logo de cara na primeira consulta? Tenho um pouco de vergonha e medo de parecer presunçosa querendo dizer a medica o que ela deve ou não me receitar....rs

Beijus
E parabens pela profissional que vc é!

Natália Campos disse...

Lu,

Também acompanho seu blog há um tempo.. rss. confesso que, realmente, ir ao dermatologista e perguntar assim: que tipo de produto devo usar? me parece chato.
mas eu realmente tenho essa dúvida.
eu tenho 24 anos. uso protetor solar (ao sair de casa... preciso usar aqui também? sério?). passo um hidratante no corpo algumas vezes na semana. e é só.
eu acho que a dúvida surge nas pessoas porque somos bombardeadas por revistas de belezas e cremes e loções e bla bla blas... o que realmente é imprescindível? tudo parece tão urgente, mas a opinião da consultora da revista não vale né? rsss.

E aí, se vc tivesse que indicar cuidados básicos gerais, para todas as pessoas, quais seriam? além do protetor, obviamente. o que é supérfluo ou desnecessário?

bjos

Val- Coisas da Val disse...

Lu, mto bacana esse post. Estou buscando um(a) novo(a) deramto, pois achei q a médica q me atendeu não deu mta bola pras minhas questões estéticas. Eu me cuido e tals, mas tenho 33 anos e tô vendo minha pele piorar! Resolvi perder a vergonha e procurar outro médico, até encontrar um q me entenda!!!
Bjos, seu blog é tudo de bom!

dani disse...

amei este post. Há muito tempo antes de encontrar a minha dermato fixa, eu fui em uma e senti muita vergonha. Falei que queria tratamento anti rugas, pra dar mais viço na pele, queria prevenção, etc, etc..Ela ficou me olhando com uma cara de "que saco" e no final falou: vc nao precisa de nada, passa só um protetor solar..Saí de lá triste e nunca mais voltei (eu deveria sair feliz porque ela falou q eu precisava de nada né? hahahah). Enfim, achei a minha q tanto me passa meus embelezadores como cuida muito bem da minha saúde. Perfeito!
beijos, Dani

Clara disse...

Olá... dias atras eu li uma coisa que achei esquisita num blog. Pense em cosultar com vc sobre a verdade dessa informacao. Era sobre a depilacao com cera, falava-se que no corer dos anos ela deixava a

Caroline disse...

Como é bom ler esse blog!!!! Me identifiquei totalmente nesse tópico. Quando estava indo na minha consulta (no trajeto da clínica da minha dermato)pensava tudo q eu tinha de dúvida de cremes e como usá-los pra consulta parecer menos insignificante. Mas mesmo assim nunca deixei de ir. heheheh achei q fosse só eu que tinha essa paranóia ! Bjos

Caroline disse...

Kelly li seu depoimento e quero te contar minha experiência. Antes de buscar tto com dermato usava um monte de creme às vezes não muito baratos só que minha pele ficava pior ainda. Então gastava e nao tinha bom resultado. Marquei com uma dermato por indicação e expliquei como fazia. Tudo errado heheh Disse que não queria cremes muito caros. Aí ela me deu apenas manipulados e os preços eram melhores. Minha pele melhorou horrores mas os cremes começaram a ficar caros manipulando tanto qto prontos. Então voltei na médica e falei q não estava satisfeita com os cremes manipulados e ela trocou todos. Minha pele tá ótima na medida do possível e os preços são razoáveis. Acho vc irá ser apenas sincera e não presunçosa. Bjos

Luciana Leal disse...

Vou dizer uma coisa para vocês: se vocês encontrarem um médico que goste dessas áreas (cosmiatria e medicina estética), ele vai dar PULOS DE ALEGRIA se a consulta for puramente estética.
Podem confiar!

E em relação a produtos manipulados, é uma questão individual, tem médicos que adoram e outros (meu caso) que só manipulam em situações específicas.
O que vocês devem saber é que nós não ganhamos (pelo menos EU não recebo) porcentagens sobre o preço das receitas manipuladas. Mas, novamente, esse é um caso em que eu só posso falar por mim.
Se bem que eu também não conheço outros dermatos que recebam. Podem confiar.
Se a médica gosta de manipular, provavelmente ela faz isso porque se sente bem fazendo. Só isso.

Beijos!!!!

Unknown disse...

Oi, Lu, td bem???? estou postando este comentário, pois tenho uma dúvida : qual a diferença entre protetor solar a bloqueador solar???? espero que essa não seja uma pergunta capciosa, daquelas que não querem calar, vide post de alguns dias atrás... srsrsrsr... seria um assunto interressante para um post... bjo! e bom sabádo.. adoro seu blog!!!!

Liliane de Paula disse...

Incômodo desnecessário. A gente até gosta de clintes assim, desde que não inventem doenças.

Júlia disse...

Lu, adoro seu blog, mas nunca comentei. Acho seus poststão interessantes! Eu tenho uma dúvida que acho que vc pode me responder aqui no blog mesmo: é verdade que não podemos usar sabonete intimo todos os dias, em todos os banhos? Já vi alguns médicos ginecologistas falando sobre isso na tv, mas nunca ouvi a oponião de um dermato... bjos e obrigado

Bella disse...

Oi Lu,
Eu queria te perguntar uma coisa,mas nao achei um lugar especifico para fazer isso entao resolvi perguntar aqui mesmo.Eu tenho muitas espinha e cravos na região "T" do rosto,e gostaria de saber se existe algum medicamento para isso que eu poderia comprar sem receita medica.Se possivel me responda no e-mail:isabella.filipe@hotmail.com

Fê Souza disse...

Boa noite!
Luciana, eu tenho uma pergunta trivial: como fazer pra ter uma pele limpa, lisa, iluminada, do corpo e do rosto, assim como tem a atriz Juliana Paes, por exemplo? Quais hábitos tenho que adotar: alimentação, cremes, truques?? Por favor, nos ajude!
Fernanda

juliana machado disse...

Olá Dra. Princesa sou nova por aqui, mas já adicionei o seu blog aos meus favoritos. Acho muito interessante ter conselhos de uma dermatologista e aproveitando sua especialidade gostaria de fazer uma pergunta: hipoglos e bepantol fazem bem pra pele?Muitos blogs de beleza indicam, várias celebridades usam e recomendam essa mistura, ex: gloria maria, tânia kalill, adriane galisteu, natalia rodrigues,etc para hidratar, retirar manchas, melhorar a acne e as cicatrizes de acne e manter a pele jovem.Li também que no Japão o uso do hipoglos como cosmético é largamente difundido e na internet tem até uma receita do Dr. Ivo Pitanguy para pele, que leva hipoglos e bepantol.
Dizem que o hipoglos tem retinol, vitamina D e zinco que protege a pele. Já o bepantol tem a capacidade de regenerar os epitélios. Gostaria de saber sua opnião a respeito e pergunto porque sou negra, tenho acne e moro na Bahia e com o clima as manchas de sol na pele são constantes.
Beijooss

Vanessa - Anyway... disse...

Oi Dinda!!!
A-mei o post. Eu já frequentei dermatologistas bons e ruins. Estou com consulta marcada para o dia 14 com uma nova médica e adorei ler seu post, pois assim poderei saber se acertei ou não desta vez. Também tenho pequenos problemas com oleosidade e acne, e quero mesmo é tirar dúvidas sobre minha rotina de cuidados. Mais uma vez valeu pelas dicas. Bjos

Marisa disse...

Olá,vc atende em SP? Gostaria do seu contato. Obrigada

Unknown disse...

Ah, neim... estou quase desistindo de achar uma dermato digna por aqui. Já tenho 32 anos e desde o 15 vou a dermatos. E até hoje minha pele não melhorou. Tenho cravos, espinhas, manchas..... A última dermato fez uma consulta a jato, disse que minha pele vai ser sempre assim (oleosa) e que por já ser assim não precisa de hidratação (alowwww!).
Passou um gel manipulado p/ as manchas que estão piorando minhas espinhas..... socorooooooooooooo.
Preciso achar uma dermato decente.

Luana disse...

Lu!!!!

Nem acreditei que a minha dúvida virou post!
Que orgulho!! =)
Até me animei a marcar uma consulta!
Vou seguir seus conselhos e observar os panfletos no consultório, a apresentação do médico e tudo mais como vc disse !

Amei, amei, amei!!!

Luana disse...

Lu!!!!

Nem acreditei que a minha dúvida virou post!
Que orgulho!! =)
Até me animei a marcar uma consulta!
Vou seguir seus conselhos e observar os panfletos no consultório, a apresentação do médico e tudo mais como vc disse !

Amei, amei, amei!!!

Luana disse...

Lu!!!!

Nem acreditei que a minha dúvida virou post!
Que orgulho!! =)
Até me animei a marcar uma consulta!
Vou seguir seus conselhos e observar os panfletos no consultório, a apresentação do médico e tudo mais como vc disse !

Amei, amei, amei!!!

Sofia disse...

Olá!!! Adorei o post. Eu já fui em alguns dermatos e sempre tive a sensação de não darem muita importância pras minhas dúvidas, preocupações e insatisfações. Confesso que desisti, comecei a pensar que minhas questões podiam ser fúteis, ou que acharia bons dermatos estéticos apenas em SP/RJ já que sou de Porto Alegre. Uso uns creminhos de farmácia e tal mas sem nenhuma certeza do que estou fazendo. Agora me animei, vou procurar melhor e usar as dicas pra achar um profissional que eu goste, que me entenda e que me ajude. Obrigada! Bjão

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???