quarta-feira, 24 de março de 2010

Oftalmologista X Shampoo Neutro Infantil


Sim, eles precrevem!
Achei tão relevante o comentário da Roseane ( atual Oftalmologista-Princesa Oficial do Blog) que resolvi transformar em post. Se ela diz que pode, então eu assino embaixo.
"Querida Luciana,
Sou sua colega, e tenho título de Especialista em Oftalmologia. Adoro seu blog porque acho que você escreve muito bem e sabe equilibrar informação com ética e a "purpurina" que todas nós, Princesas, precisamos no nosso cotidiano.Quanto a questão do shampo neutro infantil ( é assim que costumamos prescrever), seu uso é bastante aceito e incentivado por nós, para os pacientes portadores de Blefarite seborreica e/ou estafilocócica, além de outras medidas se e quando necessárias, por três motivos: custo, praticidade e bons resultados.
O Blephagel e outras soluções de limpeza dos cílios obviamente são excelente opções, porém, como a blefarite se trata de uma entidade crônica e a limpeza específica dos cílios deve se tornar um hábito diário em muitos casos, boa parcela das pessoas não consegue arcar com os custos ou não acha o produto com facilidade em alguns bairros, o que contribui para baixa aderência ao tratamento e ocorrência de recidivas.
Então, sim, o uso do shampoo tem se mostrado uma excelente opção e eu costumo prescrevê-lo em uma determinada diluição com SF 0,9% na maioria dos casos. Claro, devemos levar em conta vários aspectos da história clínica e social dos pacientes e orientá-los muito bem, mas reitero que o uso largamente difundido do shampoo para limpeza diária dos cílos ( não para retirar maquiagem!!) é muito bem aceita pela comunidade oftalmológica.
Adorei seus posts sobre gravidez e estou chegando a 39 semanas de gestação sem nenhuma estria nova (rs) ou acne, em grande parte por ser "súdita leitora" fiel da Dra Princesa!!
Beijos e parabéns por tudo!!!"

29 comentários:

Boudoir de Beauté disse...

Que fofa!
Bom ter opinião de mais de um médico, né?
E lembrar que não podemos sair usando qualquer produto e de qualquer forma somente porque algum amigo indicou.

Beijos e parabéns!
Nane

Paulinha disse...

Dra. Luciana, ADORO seu blog e o leio religiosamente há cerca de 1 mês. Não é incomum dar gargalhadas ao ler seus posts, que são divertidos e educativos. Imagino que você seja a pessoa mais fofa do mundo haha. Me identifiquei com o "Dra. Princesa", pois meus pais, desde que me entendo por gente, sempre me chamaram (até hoje) de princesa. Como me formei em Direito, no dia de minha colação, quando meu pai me chamou de princesa, o corrigi e disse: "Princesa, não. Dra. Princesa!". Hahaha. Beijos, Paulinha.

Rô - Blog Consuma com Moderação disse...

Que legal saber disso.
Por isso adoro seu blog, é bem completo e tira a maioria de nossas dúvidas.
Beijos!

Mila disse...

Meninas, ha quem use lenços umedecidos também, aqueles de limpar de bumbum de nenem. Só não sei se é recomendado...

Maryane disse...

Eu até pensei em comentar isso Dra Luciana..
Meu Ofatamologista me recomendou a sempre, mesmo que eu use demaquilante específico, lavar o olhos com o shampoo infantil, porque tive um terçol no olho, que segundo o médico, poderia ter sido causado pelo uso diário de rímel. E que nem sempre, sai por completo com damquilante.
Claro que o terçol pode ter outras infinitas causas, mas descrevendo meus hábitos pra ele, foi isso que ele me receitou, além da pomada pra tratar né..

Beijo Princesa

http://imaginadepois.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabens Dra Princesa, por isso cada vez eu amo e admiro cada vez mais seu blo.
Pois vc é super hiper mega sincera, postou a sua opinião e tambem abriu espaço para a sua amiga.
Isso é digno de poucos viu...
ADORO vc...

Rubia disse...

Oi, Luciana

Tinha achado estranho mesmo no outro post vc falar que shampoo neutro faz mal...
Pq foi um médico (oftalmologista) que me recomendou usar o shampoo, diluído claro.
Não o uso para tirar maquiagem mas para lavar os cílios.
Ele me recomendou numa época que tava me dando muito "terçol" era sarar um e dar outro...
Depois que comecei a lavar os cílios todo dia nunca mais tive terçol.
Que bom que é recomendado!
bjsssssss

Ri Coelho disse...

Dra Luciana.
Já leio o seu blog há 2 meses, e vim aqui parar devido a uma pesquisa se make up.
Amei! Valorizo muito o facto de a doutora gostar de maquilhagem e partilhar isso connosco, pois geralmente as mulheres tem a ideia que usar maquilhagem faz mal à pele, e tendo o testemunho de uma dermatologista aficcionada em maquilhagem é um bom encorajamento para nós mulheres (sem sequer falar em todas as outras dicas de moda e beleza) nos cuidarmos.
É muito bonito o carinho que dedica a todas nós leitoras, pois mesmo tendo um milhão de coisas para fazer, a doutora consegue postar muito regularmente no seu blog, fazendo parte assim dos nossos dias :)

Reparei que a doutora ama a sephora, e que não tem aí no Brasil (também não se pode ter tudo na vida, visto terem a água mineral indaiá (a minha favorita)rsrs)por isso se precisar de algum produto e não tiver viagens tão cedo, pode entrar em contacto comigo que se houver cá posso lhe mandar com todo o agrado!
Sei o quão frustrante por vezes é querer algo e não estar disponívelno nosso país, eu costumo importar muito do ebay, mas há vendedores que não exportam para o brasil...
De qualquer modo felicito-a e espero que continue com o bom trabalho

Beijinho de Portugal

Ana

Luciana Leal disse...

E eu também ADORO, AMO, vocês!!!!

Unknown disse...

Oi Luciana...tudo bem?
A um tempo atras (tipo 1 ano) eu ja havia comentado que eu uso sempre o shampoo infantil para lavar os cilios depois de tirar a maquiagem...realmente, eles são os unicos que retiram totalmente a maquiagem, comecei a usar depois que um oftalmo recomendou a minha irma que usasse, pois ela estava com uma alergia.
Mas o unico que funciona mesmo é o da Johnson, usei de outras marcas e nao tive o mesmo resultado.
Bjss

Nana Malta disse...

Olha ai, eu uso, sempre usei, e perguntei ao meu oftamologista se poderia continuar usando, e ele disse que sim, é muito bom para lavar o rosto, se sua pele é bem sensível, e não arde nos olhos, o que melhor ainda!

Nada como a opinião de uma médica hein?

http://natymalta.blogspot.com/

;**

Flávia Capelli disse...

olá
Ahh legal ,então confirmado shampoo jhonsons pode sim ser usado para lavar o rosto.
Legal vcter postado isso pra gente ,agora acabaram as duvidas porque eu sempre usei óleo jhonsons pra tirar a maquiagem dos olhos e o shampoo pra lavar.Até fiz um post sobre isso la no meu blog.
bjo até mais
amo seu blog , ele é muito bom.
flavia do blog luxo básico.

Luana disse...

Oi Luciana!!
Sofro de um grande problema tenho vergonha da minha dermato!
Explico. Eu sinto vergonha de ir lá só fazer um 'check up'da minha pele, sou nova, tenho 19 e nunca tive aqueles probleminhas chatos com a pele na adolescencia. Sempre tive a pele limpinha e por isso sinto que estou desperdiçando o tempo dela.
Sempre aproveito um 'probleminha'na pele para ir lá e tirar tooooodas as minhas dúvidas sobre produtinhos e tal, mas não consigo ir SÓ para fazer isso, tenho vergonha. Tem que ter algo mais 'grave'rolando para eu fazer isso.
Queria saber sua opnião sobre o assunto. Vc acha incomodo?

bjoo

Studio Bucal disse...

Lu, o que é essa foto com a pupila de coração, hein??? Amei!!!

Bjo

Flávia/SC

Letícia (Futilidade Inteligente) disse...

Nosssaaaaa ...!!! Que propriedade!!! Eu já uso shampoo pra limpar os cílios, com duas médicas assinando embaixo, melhor ainda!!! Beijosss ...

Roseane disse...

Luciana, assim você me mata!! Risos!!
Ver meu comentário virar post, ser condecorada como Oftalmologista-Princesa oficial do Blog e ainda ter meu primeiro filho na próxima semana é muito pro meu coraçãozinho!!

Claro que não esperava o post, mas já contava como certo seu bom senso e generosidade como colega.

Uma beijoca pra você que é uma Princesa de verdade por dentro e por fora!

Roseane Pavan
Dra Oftalmologista-Princesa
(acho que vou botar isso no meu carimbo...huuummm...)

CRIS OLIVEIRA disse...

Adorei conhecer esse blog,onde é uma dermatologista,que possa falar com propriedade dos cremes.formulas,ect.Por isso gostaria de perguntar se essa formula que vou passar abaixo,realmente funciona e está certo,poderia aumentar o valor da quantidade em acido hilaurico,ou não?? Peguei essa formula,no bolg muito legal, SHAMPOO DE LARANJA,se vc for lá encontra,a formula,na sessão de rosto ou pele,se não me engano.Agora vou passar a formula e gostaria de sua opinião.OBRIGADA

Segue abaixo a fórmula do creme:
Ácido Hialurônico 2%
Radizen- A 1%
Lipossoma 2%
Ceramidas 2%
Extrato Gl Camomila 1%
Azuleno 0,025%
Creme base qsp 30g

Fernanda disse...

Oi Dra. Princesa!
Adorei o "cometário-post" de hj... não é sempre que temos opiniões de pontos de vista distindos, ne? rs

Hj eu entrei aqui com 2a intenção... hehehe deixar uma perguntinha que está me martirizando... vai que 1 dia a resposta dela vira post e serve p outras, também, ne? nao me custa nada tentar! É o seguinte: eu mudei de cidade a pouco tempo e as pessoas que conheço aqui não souberam me indicar um dermatologista... como eu faço para "descobrir" um? Há alguma sociedade, associação ou coisa do tipo para ajudar na busca? Eu não gosto de pegar qualquer um no site do plano de plano de saúde sem ter referência.

Ótimo final de semana!

Maximina Willer Souza disse...

Diariamente eu entro neste blog, mas nunca comentava. Só que ganhei meu próprio notebook e agora posso falar p/ dra princesa que ela é 10. Porque quando li sobre o shampoo Johnson's pensei: Ops! a dra. Luciana se enganou, já que meu oftalmologista me prescreveu este shampoo. Quando entro hoje, que vejo? ela publica um post de outra médica já corrigindo a informação anterior. É muito fofa esta dra. princesa.

Gle Aguiar disse...

Lu,

minha amiga - sua paciente, Bianca Leite - me apresentou seu blog...
Ammmeeeeiiii!!!
Preciso mto de uma dermato, mas estou em SP Capital...tem alguma colega sua para me indicar ???
mto obrigada e parabéns pelo Blog!!!

Bjs,
Sucesso!
Glenia

Anônimo disse...

Adorei o post !! Muito útil ! Sempre tirei maquiagem com demaquilantes e ficava residuos as vezes...

inutilidades improdutivas disse...

Oie te indique um selo
teu blog ta d+
Beeijos

play deal or no deal disse...

Since I read your blog for 2 months, and I get here due to a search is make up. that is very important for me because one man looking good that is going on her make up i am really appriceate with u thank u sharing with me

Ana Carla disse...

Oi Princesa
Gostei muto do post, a muitos anos o dermato da minhamãe fez a mesma indicação e ela usou e ficou até boa do problema. Esse custo x beneficio e o cheirinho bom...
Bjos

Juliana Lima disse...

Dr° princesa, seeempre leio o seu blog. Bem, tenho rosacea e faz umas duas semana que meus olhos irritam um pouco, fui na oftalmologista e ela me receitou além de uns colírios, o shampoo da j&j para lavar os olhos, ela diz não ter certeza se a irritação foi causada pela rosacea.só que eu resolvi lavar o rosto inteiro com ele,comprei aquele neutro, vc acha que vai irritar o meu rosto? até agora não irritou nada, mas quero saber se realmente limpa a pele, estava usando para lavar o rosto o sabonete da j&j ou o da Granado (ambos liquidos). o que a senhora acha? continuo usando o shampoo para lavar o rosto? tem algum problema? obrigada!

Anônimo disse...

Olá!
Eu uso diariamente pra lavar os cílios tb, mas bem especificamente pra tirar resto de rímel.
Espero que não faça mal.

Christiane Rocha Veloso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christiane Rocha Veloso disse...

Ótimo saber disso! Meu oftalmo indicou após eu ter tido herpes dentro do olho direito. Meu olho inflamava com muita frequencia... o famoso 'bonitinho'. Dps que passei a usar o shampoo nunca mais inflamou. Uso todas as manhãs. Super beijo!
Adorei o blog! Visite o meu: www.alimentarium.blogspot.com

Anônimo disse...

Esse é um ótimo conselho, que não muitas pessoas conhecem!
Há que falar destas coisas sempre num centro de oftalmologia em belo horizonte com um profissional.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???