segunda-feira, 22 de março de 2010

Retirando a maquiagem dos olhos: "como e com o quê?"


"Luciana, você poderia fazer um post para todas nós sobre as melhores maneiras de se retirar o rímel lavável e também o à prova d'àgua dos olhos?

Devemos passar demaquilante com algodão e massagear ou passar com cotonete? E quanto ao shampoo da Johnson`s baby, tudo bem massagear os cílios com ele durante o banho?

E é normal que os cílios caiam?

Obrigada!"

Resolvi transformar este comentário em post porque acredito que ele possa ajudar a muitas pessoas. Vamos lá?

Bem, em primeiro lugar quero dizer que todos os produtos mostrados neste post, encontram-se dentro do meu armário. O que isto quer dizer (além de eu ter pouco espaço no meu banheiro)? Significa que existem outros demaquilantes no mercado igualmente bons, não quero desmerecer nenhum deles.

1) Cetaphil Loção de Limpeza: a maioria das pessoas conhece. É o demaquilante BBB. Agora temos a versão enorme com 300ml e embalagem pump (dá menos trabalho). É ideal para peles sensíveis e retira muito bem a maquiagem que não é à prova d´água.

2) Bioderma Crealine: na Europa, todo mundo está usando (e por "todo mundo" entende-se as modelos internacionais), você encontra na maioria das farmácias, principalmente na França. Não é um produto oleoso, mas ainda assim consegue retirar maquiagem à prova d´água com tranquilidade. Não é muito fácil ser encontrado nos Estados Unidos. Pode ser usado por peles sensíveis.

3) Eau Magique Dior: eu tenho a versão "água" e em gel. Adoro os dois (ganhei da Época! Obrigada!). A versão em água é boa sobretudo para retirar a maquiagem dos olhos com algodão. A versão em gel eu uso para limpar o rosto mesmo, como um sabonete. Nesse caso, eu uso as mãos e água. Não é a melhor opção do mundo para retirar maquiagem muito pesada.

4) Eye Makeup Remover Sephora: esse é o meu preferido para retirar cílios postiços e rímel à prova d´água. Primeiro eu uso um cotonete embebido com bastante líquido (o cotonete fica azul). Passo sobre a linha dos cílios como se estivesse "apagando algo com uma borracha". Daí eu retiro com água. O que sobra de maquiagem, eu retiro em um segundo momento, ou com o Eau Magique, ou com o Cetaphil. Este produto arde um pouco meus olhos (eu sou super alérgica) e só pode ser encontrado na Sephora.

5 e 6) Lait Demaquillant Doucer Avéne e a versão específica para olhos: ideais para as peles sensíveis. A versão olhos é difícil de ser encontrada no Brasil, mas o demaquilante existe nas melhores farmácias daqui. Geralmente eu uso um algodão para aplica-los no rosto. Não retira bem maquiagens resistentes, mas é ótimo para ser usado no cotidiano.

7) Lenços Purederm Makeup Remover: é a coisa mais prática desse mundo. Amo, adoro, é a minha opção para levar em viagens. Existe o saco grandão (mais econômico) e um menorzinho (mais leve e prático). Era muito fácil de ser encontrado no Brasil, mas ultimamente só tenho visto a versão anti-acne do Purederm (que obviamente não deve ser usada nos olhos). Não irritou meus olhos e conseguiu tirar rímel à prova d´água.

8) Clinique Take The Day Off: é o que eu menos uso. Acho um pouco oleoso e irrita meus olhos. Só tenho mesmo porque ganhei de amostra em um congresso (o tamanho dessas amostras é ótimo para se levar em viagens). Ele é bom para se retirar a maquiagem pesada, mas sinceramente não me adaptei muito.

***Questão "Shampoo da Johnson": Amigas, shampoo foi feito para ser passado nos cabelos, mesmo um shampoo neutro, de criança, que não irrita os olhos. Aliás, esta frase é que confunde as pessoas. Este shampoo não irrita os olhos se cair acidentalmente nos olhos e for imediatamente lavado. O que é diferente de ser direcionado especificamente para limpar os olhos. Entendido?
O que fazer então com o seu shampoo infantil? Pode usa-lo para limpar os seus pincéis!

***Questão "cílios podem cair?": Podem sim, como acontece com todos os pêlos do nosso corpo. Na hora da remoção do rímel vocês devem ser delicadas para não retirar mais cílios do que já seria esperado. Eu detesto usar máscaras à prova d´água, nem no meu casamento eu usei.
***Clicando na imagem, ela fica maior.

38 comentários:

Graciela disse...

Dra Lu. Adorei este post. Eu sempre ficava usando o shampoo,mas vou comprar algum destes que indicou.E os pinceis eu ja lavava com o shampoo. Vc é demais.Bjos.Boa semana.

Anônimo disse...

queria indicações dos produtos da contém 1 gr...

Andrea disse...

e sobre o hábiro de muitas mulheres usarem óleo de amendoas doces como demaquilante???

Srta Young disse...

Oi, dra Luciana
Será que vc pode me passar um e-mail ou tel do consultório para marcar uma consulta?
Acho que a maior dificuldade com demaquilante é tirar rimel a prova ´agua. Para rimel, gosto muito do Bi-Facil da lancome, é caro, mas dura bastante.
Obrigada!
Bjs, Julia (julia.morales@bol.com.br)

Danni Fernandes disse...

Eu uso o demaquilante dos olhos avon, é um baratinho que com um algodão funciona super bem! retira a make dos olhos toda, e olha que sou fã de olho pretão. BJus lu

elizabetevl disse...

Tenho as pálpebras muito oleosa quando uso algum demaquilante com
óleo, elas costumam ficar como se eu tivesse terçol sobretudo na lin-
ha d'água.
Já o shampoo de criança não irrita
nadica de nada meus olhos.
Acompanho seu blog todos os dias.

dani disse...

Oi Lu, pois é, este é um assunto que eu praticamente já desisti. Tudo relativo a lápis de olho e produtos para retirar o lápis em mim não funciona. Já tentei de tudo. Dei até uma passada na Vic Ceridono tentando o melhor lapis para não borrar e comprei uns indicados, mas nada....Quando eu passo lápis de olho, pode ser uma mínima quantidade, meu olho em menos de uma hora borra pra baixo (fazendo uma big olheira e uma cara de maluca gótica) e me deixa com cara de filme de terror por uma semana. Mesmo eu passando de tudo depois pra tirar, ele nao sai. E vai saindo aos poucos durante a semana e me deixando toda borrada e péssima. São dois problemas aí, um o lápis e outro o produto pra tirar o lápis (eles se uniram contra mim). Pra tirar é pior ainda, porque nada tira direito. Já tentei lápis Lancome, Boticario, Borjouis, Make up Forever, Sephora, MAC (esse borrou em meio segundo) etc, etc..a prova dágua, sem ser a prova dágua..Não tem jeito, eles não param no meu olho (é meio que um enigma daqueles do mestre dos magos, se alguem souber uma solução, por favor me avise pois são anos e anos de tentativa). Bom , é isso, se puder mais uma a tentar me ajudar, eu agradeceria MUUUUUUITO. Sou uma pessoa que só consegue usar sombra e rímel, snif. Beijos, Dani

Cris disse...

Olá Lu!!!
Tem muitos oftamologistas que indicam o shampoo para ser usado nos cilios, tenho uma amiga q ela tem tipo caspa nos cilios e o oftamologista indicou que ela lavasse pelo menos 1x ao dia com o shampoo.

Anônimo disse...

Olá dra princesa... gostaria de saber se vc ou alguma das meninas q frequentam o blog conhece algum creme para a área dos olhos que ao inves de diminuir bolsas, funcione "inchando" as pálpebras. O meu problema é o oposto de bolsas, tenho os olhos totalmente fundos.. é terrível, me deixa 10 anos mais velha, com aparencia doente.. e eu durmo bem,alimento bem,nao fumo nem bebo...

Obrigada e amo seu blog

Cristin disse...

Amei seu post!!!!
Tirar dúvidas e conhecer produtos novos é td de bom!!!
Bj bonita

Vanessa disse...

Lu, estou com uma dúvida e acho q vc pode retirar !!
Ganhei de uma amiga de presente o Shiseido Sun Portection Compact foundation e queria saber se ele pode ser usado por peles oleosas, li em algum lugar q várias dermato receitam ele, mas não sei se vc conheçe o produto !
Obrigada

Anônimo disse...

oi Dra.Lu,
fui apresentada ao GENTLE EYE MAKEUP REMOVER da Estee Lauder ano passado e me apaixonei, pois ele retira toda maquiagem dos olhos de verdade. Vale cada centavo!

Segue site da Estee Lauder com foto: http://www.esteelauder.com/product/mpp.tmpl?CATEGORY_ID=CAT656

Flávia Capelli disse...

olá
Ah eu gosto bastanbte da dupla óleo jhonsons e shampoo jhonsons baby para tirar a maquiagem dos olhos para mim é perfeito não existe nada melhor , pois tira completamente ,o que não acontecia com os demaquilantes que ja testei , e não irrita meus olhos .
gosto muito principalnte do óleo jhonsons , inclusive dizem que o shampoo é indicado por oftalmologistas , eu prefiro do que os demaquilantes.
bjo

Anônimo disse...

Oiiiee
Lu, o que vc acha das maquiagens a prova d´agua, comprei um rímel mas me arrependi, acho que devia ter comprado um ser sem a prova d´agua mas como só tinha os comuns, resolvei experimentar...
Mudando de assunto, vc sabe algo a respeito do oleo de prímula pra evitar estrias e sobre o uso da vitC oral?(minha dermato me receitou)
beijos

Anônimo disse...

Oi Lu!
Eu gosto muito do Bi-Facil da Lancome...Agora, eu tenho o roxinho da MAC e vou te falar, o negócio para arder!

Vc é dermato?

Bjs

Anônimo disse...

Oi!! Gostaria de saber mais sobre tricotilomania e se essa doença causa alopecia. Se der, pode fazer um post... Desculpe a chatisse!!!

Mayara.Oliver disse...

Diga olá para sua nova seguidora, doutora !

Eu acompanho esse blog tem um bom tempo já !
Adoro tudo tudo tudo
À começar pelo nome.
Não lembro onde eu vi, mas quando vi não resisti à curiosidade.

Só não tinha paciência pra ficar num blog meu.
Pois agora eu tenho! E sigo esse blog aqui com muito orgulho!

Fernanda disse...

eu uso xampú infantil que não arde nos olhos. já usei removedor cremoso da Avon e irritou meu rosto TO-DI-NHO. com o xampú está tudo ótimo.

fernanda disse...

ammmeeeeiiiiii....estava faltando mesmo!!!! adoro seu blog!!!! tenho a pele súper sensível e sempre sofro na hora de retirar o bendito rímel(que eu nao vivo sem).... bjos Fer.

Anônimo disse...

Luciana, muito obrigada pela atenção e por responder tão rapidamente à minha indagação!
Tenho certeza de que foi um post muito útil para todas!
Agora, realmente, o shampoo da Johnson`s baby até alguns dermatologistas indicam pra lavar os olhos no banho, além de oftalmologistas...
obrigada e até mais!!

Luciana Leal disse...

Bom, realmente na medicina cada médico tem a sua conduta, temos que respeitar a todos.

Pessoalmente eu não indico lavar os olhos com shampoo, prefiro usar Blephagel, inclusive para quem sofre de seborréia nas pálpebras.

Beijos a todos e adorei as dicas extras de vocês!

lise disse...

ola, ola,
ta , tudo bem, mas que tal uns produtos nacionais de preço beeeeeeeem camarada, eu moro em uma cidade perdida la no fiofó do brejo, não encontro essas marcas internacionais e pobre, c sabe, não tem cartão para comprar na internet, então, please, simplifica, fale português, por favor, tipo , o bifásico do Boticário é muito bom, da panvel(R$ 10,00) é excelente, pra que complicar, vamos valorizar o nacional

Studio Bucal disse...

Lu, eu uso um da Vichy que eu AMO...chama- se Purete Thermale. è uma água que remove a maquiangem super bem. Simples assim, sem óleo e sem irritar. Parece até uma água termal.
Aqui vai minha dica. Para mim ele é muito muito bom. É um demaquilante para rosto e olhos que vale a pena.
Um beijo,

Flávia

Srta Young disse...

Luciana, estou procurando uma dermatologista e como acompanho seu blog lembrei de vc! :)
Já deixei outros 2 comentários mas não tive resposta.
Vc tem consultório no Rio de Janeiro? Se não, tem alguém para me indicar na zona sul?
Me mande a resposta por e-mail!
julia.morales@bol.com.br
Obrigada! Beijos,
Julia

Rô disse...

Eu amo o removedor bifásico da Lâncome, é perfeito, fica um pouquinho oleoso, mas vale muito a pena pq não precisa esfregar, basta passar e a maquiagem sai... Recomendo pq uso!!
bjux

Unknown disse...

Amei o post.
Oiii querida amei seu cantinho, passando pra dar uma forcinha bjkas
Dá uma passadinha no meu cantinho tb .
Iris http://makeuptudodebom.blogspot.com/
Estou te seguindo bjkas

Aline disse...

Eu uso e gosto muito do Toleriane da La Roche-Posay. Ele não irrita os olhos e tira toda a make. Quando uso um rímel mais potente, demora um pouco a sair, mas o bom é que não vai deixar minhas pálpebras irritadas.
Tentei usar o shampoo de bebê para limpar e não gostei pq deixou minhas pálpebras secas.

Beijos!

Grazielly disse...

Oi Luciana, seu blog é fantástico, amo todas as dicas. Estou me mudando do Brasil para um país mega frio, no inverno é comum -40°C e o verão não passa de 15 positivos. Preciso de altas dicas de produtos para minha amada pele e meus lisos cabelos suportarem essa mudança radical. O bom pelo menos é que os produtos sairão por mais da metade do preço vou me esbaldar de tanto comprar rs! Minha pele tem tendência a oleosidade, sou muito branca e meu cabelo é liso de doer e com tendência a quebra! Se vc puder fazer um post com dicas de produtos eu iria amar. Um beijo e sucesso pelo blog!

Vivi ;) disse...

Muito bom o post, parabéns ;)

Eu uso um removedor bifásico para olhos e rosto, da Avon, muito bom também *-*

Mariana disse...

Oi Dra Lu,

Por que vc não faz um oscar da beleza com creme de olhos? O da Dior hydractive é bom?

Anônimo disse...

Lu querida, adorei o post, muito esclarecedor! Vim dar a minha opinião sobre o demaquilante que uso... eu usava o Bi-Facil da Lancôme, e por causa do preço no Brasil, passei a usar esse da Clinique e amei, achei tão bom quanto o da Lancôme e mais barato (embora não tanto né). E como vc mesma diz, cada produto reage de modos diferentes em diferentes peles. Eu amo esse demaquilante da Clinique e não troco por nada! Sou muito alérgica e em mim ele funciona perfeitamente! Fica a dica para estiver pensando em comprá-lo!
Agora a parte do Shampoo da Johnson... adorei vc ter comentado sobre isso! Fiquei sabendo dessa história de usá-lo como demaquilante pelos blogs... aí fui que nem tonta testar... ardeu muito o meu olho e não é nem um pouco eficiente, sem contar que meu rímel continou nos cílios!
Não sei quem inventou essa "moda"... só sei que é uma idéia de "girico" hahahahahaha não podemos dar ouvidos para tudo que dizem na internet galera! Não tentem isso em casa! hahahahaha

Bjs Lu.

Anônimo disse...

Olá! Adoro o seu blog e acompanho sempre. Vou dar dois "pitacos" se vc me permite.
1. o demaquilante da Contém 1g (azul) é maravilhoso para retirar maquiagem dos olhos quando a prova d'água. O melhor que já usei, até do que o da Lancôme.
2. A leitora Vanessa perguntou sobre o Shiseido Sun Portection Compact foundation, tenho a pele mega oleosa e foi o único protetor solar que consigo usar diariamente.
Continue alimentando nossa beleza com seus conhecimentos e testes.
Bjs

Luciana Leal disse...

Lise, amore!

Cetaphil tem em qualquer farmácia, até no fiofó do brejo!
Vai na fé!

Beijos!

Roseane disse...

Querida Luciana,
sou sua colega, e tenho título de Especialista em Oftalmologia. Adoro seu blog porque acho que você escreve muito bem e sabe equilibrar informação com ética e a "purpurina" que todas nós, Princesas, precisamos no nosso cotidiano.
Quanto a questão do shampo neutro infantil ( é assim que costumamos prescrever), seu uso é bastante aceito e incentivado por nós, para os pacientes portadores de Blefarite seborreica e/ou estafilocócica, além de outras medidas se e quando necessárias, por três motivos: custo, praticidade e bons resultados. O Blephagel e outras soluções de limpeza dos cílios obviamente são excelente opções, porém, como a blefarite se trata de uma entidade crônica e a limpeza específica dos cílios deve se tornar um hábito diário em muitos casos, boa parcela das pessoas não consegue arcar com os custos ou não acha o produto com facilidade em alguns bairros, o que contribui para baixa aderência ao tratamento e ocorrência de recidivas. Então, sim, o uo do shampoo tem se mostrado uma excelente opção e eu costumo prescrevê-lo em uma determinada diluição com SF 0,9% na maioria dos casos. Claro, devemos levar em conta vários aspectos da história clínica e social dos pacientes e orientá-los muito bem, mas reitero que o uso largamente difundido do shampoo para limpeza diária dos cílos ( não para retirar maquiagem!!) é muito bem aceita pela comunidade oftalmológica.

Adorei seus posts sobre gravidez e estou chegando a 39 semanas de gestação sem nenhuma estria nova (rs) ou acne, em grande parte por ser "súdita leitora" fiel da Dra Princesa!!

Beijos e parabéns por tudo!!!

Carla Querci disse...

oi Dra..

Adorei o post, mas eu tb já faz tempo uso o shampoo jonhson por indicação de oftamologista! Limpa tudinho, eu gosto!
bjsss

anne makeup disse...

a fran me deu esse demaquilante da sephora e eu adorei tb ;)
bjo dra lou lou, ehehe

Jaqueline Araújo disse...

O Demaquilante da Mary Kay é Maravilhoso!!! Adoro o seu blog!

Anônimo disse...

E sobre o lapis de olho? Eu tenho um demaquilante da Clinique para a area dos olhos, mas nao o trouxe, Tenho um demaquilante muito bom da Quem disse Berenice? e tem ajudado, mas nao consigo tirar a linha d'agua, que seria o lapis de olho. Tenho que usar cotonete, mas ontem tava muito cansada e so lavei o rosto com um creme da Neutrogena, depois uma espuma da L'Oreal, uma esfoliante da Soap & Glory e tirou tudo, menos o lapis de olho, agora vim trabalhar com isso no olho... tem alguma dica?
Curtam a pagina Beleza & Maquiagem no facebook. Clicando em curtir voce recebe dicas como as desse blog! www.facebook.com/beleza0

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???