terça-feira, 16 de março de 2010

Sobre as perguntas que não querem calar...

Estou escrevendo o post de hoje com muito carinho porque quero falar de um assunto muito delicado: "porque algumas perguntas não são respondidas aqui no blog?".
Ontem recebi o seguinte comentário (discretamente grosseiro, com erros de português e anônimo, claro, como costuma acontecer nestes casos):
"PORQUE VOCE NAO PODE RESPONDER AS PERGUNTAS DAS PESSOAS. PUXA E ESTRANHO. PARECE SER POUCO CASO. E SO RESPONDER. NAO VAI DOER."
Em um primeiro momento, fiquei um pouco chateada. Depois, parando pra pensar, se essa pessoa me fez alguma pergunta que ficou sem resposta, isso também pode ser considerado um tipo de grosseria de minha parte. E como vocês, leitores, são uma parcela importante da minha vida, resolvi escrever justamente sobre isso.
A melhor parte de se ter um blog são os comentários que recebemos. Quem tem blog sabe a alegria que é ver que alguem "te leu" e ainda se deu ao trabalho de deixar um recadinho. Fazemos muitas amizades com nossos leitores, e muitas vezes até nos encontramos pessoalmente e partimos para uma amizade no mundo real.
No início, quando comecei com o blog, eu recebia três comentários, no máximo! E já era a glória! Agora, meus leitores aumentaram em número (OBA!) e consequentemente, os comentários também (OBA! OBA! OBA!)...
Mas... como nada é perfeito, atualmente o meu dia não tem horas suficientes para atender a todos. Triste e simples assim.
Como vocês sabem, eu trabalho no consultório e em um hospital. Tenho que responder e-mails e ligações de meus pacientes, preparar aulas para alunos e congressos, corrigir monografias, ler revistas científicas e não-científicas (se a revista NOVA mostra um creme novo e minhas pacientes me perguntam sobre ele, eu preciso conhecer), escrever no blog e ter uma vida pessoal.
Existem perguntas que já foram respondidas em posts anteriores, basta perder um tempinho e dar uma pesquisada básica.
Além da falta de tempo, existem determinadas perguntas que não podem ser respondidas aqui no blog, porque seria uma falta de ética e responsabilidade da minha parte se eu o fizesse.
Vamos aos exemplos:
Muita gente tenta fazer uma "consulta virtual" com a desculpa de que não existe um médico competente no lugar onde moram. Nesse caso, minha sugestão é fazer uma viagem para uma cidade próxima, e procurar um profissional em outro lugar. Se parar para pensar, só vamos ao dermato uma ou duas vezes por ano. As pessoas precisam necessariamente passar por uma consulta "ao vivo".

Esse é o tipo de pergunta mais comum aqui no blog! O caso é que existem tipos diferentes de manchas, de tipos de pele, de tratamentos, de histórico pessoal, antecedentes médicos, tempo de duração da doença... Ou seja, não dá mesmo para fugir da consulta.


Quando recebo esse tipo de pergunta, a resposta é uma só: depende!
Depende da mancha, da idade da paciente, da origem da mancha, dos tratamentos realizados anteriormente...novamente volto a bater na mesma tecla: só o seu médico pode escolher o melhor tratamento para o seu caso. E o seu bolso.



Se só confia em mim, deveria ter feito o peeling comigo! (risos)
Brincadeiras à parte, é muito comum que as leitoras tirem suas dúvidas a respeito do procedimento que fizeram...COMIGO. Na realidade, a pessoa mais indicada para isso, é o profissional que cuidou de você. Ele é que fez o preparo da sua pele, que conhece cada cantinho do seu corpo, que sabe o tipo de peeling ou de laser que usou em você...



Depende do caso, depende da causa...
O que funciona maravilhosamente para determinada pessoa, não necessariamente fará maravilhas para você. E em algumas situações é preciso fazer uma bateria de exames antes de se iniciar o tratamento. Isso evita desgastes e gastos desnecessários.



Pior do que tentar "ganhar" um esquema de pele pela internet, é tentar se consultar pela mesma. É perigoso, é ilegal, é anti-ético... coloca a sua saúde em risco. Nunca aceite receitas milagrosas que circulam livremente sobretudo em foruns pela internet. Tomem muito cuidado com essas coisas.

Nunca usem nenhum creme, mesmo que seja um protetor solar, sem o conhecimento do seu médico.

E por favor, não se sintam tolhidos de perguntar as coisas depois desse post gigante sobre o que não deve ser perguntado. Recebo muitas perguntas ótimas, algumas servem de inspiração até para eu fazer posts. E, lógico, vou permanecer respondendo às perguntas à medida que meu tempo permitir, porque eu realmente ADORO fazer isso. O objetivo maior do blog é essa troca: eu ensino um pouco, vocês me ensinam muito...

Além disso, sintam-se livres para responderem às perguntas de outros leitores nos comentários.
Prestem muita atenção nos comentários do PEDRO, que são sempre bastante pertinentes. Nossas leitoras internacionais também são de grande ajuda para nossas questões cosméticas.

Lembrem-se: eu sou uma só. Não tenho colaboradores no blog. Tenho uma só mão que "cata milho" no teclado, porque não sei digitar com as duas (patético).

Algumas vezes, as perguntas ficarão sim sem resposta. Mas eu leio todas e guardo todos vocês no coração!



66 comentários:

Danni Fernandes disse...

Não posso deixar de comentar..
Geralmente pessoas maldosas tem esse tipo de atitude, e fazem isso pra nós deixar pra baixo. Então comentam anonimo, e conseguem nos tirar do sério! Vc tem muita dedicação e amor ao seu trabalho, conta que atende muita gente carente, e acredito que faz isso com muita etica e profissionalismo. Tendo atendimento diferenciado para pessoas diferentes.Mas atendendo a todos de forma igualitária e humana.Parabéns a vc pelo blog, eu já aprendi muito, como hidratante que deve ser passado logo apos o banho!Cremes indicados e tudo e nem por isso esqueço da minha dermato!!Claro, vc é uma só, e um pouco de paciencia das leitoras não faz mal! Bju Dra. Princesa!!

Anônimo disse...

concordo com você. Acho que não tem mesmo como responder todas as perguntas e se a pessoa ler o blog inteiro (como eu já fiz rsrsrsrs) vai obter ótimas dicas. Eu tenho uma dermato ótima, adoro ela, tudo que ela passa funciona bem, mas adoro passar por aqui, deixar recadinhos, ler os seus posts e pegar novas dicas (até porque não vou na médica ficar 200 horas pegando isso tudo). Acho que acaba virando um bate papo de mulherzinha que adoramos e é muito legal. Fora isso tudo, você é uma pessoa maravilhosa e só merece elogios. Esqueça aqueles que só querem atrapalhar, é gente que não deve ter absolutamente nada pra fazer e tem muita, muita inveja no coração (que pena). Aliás, eu já me cadastrei, fiz o login e agora não consigo voltar lá pq esqueci a senha.hahhahaha.Desculpa aí! Beijos, Dani

dani disse...

consegui! eeee! beijo,

Anônimo disse...

Dra, minha testa é oleosa, porém o resto do rosto não. Devo usar creme para pele oleosa ou normal?

Obrigada desde já,

Carolina.

Anônimo disse...

Pois é, te entendo perfeitamente pq as vezes tb tem gente que faz esse tipo de pergunta no meu blog, mas com certeza no seu é bem maior rsrsr

engraçado é que eu tava conversando sobre isso com uma blogueira uns dias atras, pq eu respondoo no meu proprio blog e tem gente que responde no blog da pessoa que escreveu ( o que eu acho até melhor, mas acho q tb n tenho mto tempo pra isso) tem gente que vive na net online no blog, e pra quem trabalha, tem casa, e marido pra cuidar já é dificil, piorou se tiver filhos né rsrsrsr

fique tranquila nós te entedemos ok bjinhos

Anônimo disse...

Amo esse blog!!!

Adriana Melo disse...

Olá!!!

Quando eu encontrei seu blog, eu li todos os posts anteriores que me interessavam, está muito bem organizado.
Achei ótimo o esclarecimento que você deu, é realmente arriscado fazer "prescrições" assim pela internet. Não tem como mesmo fazer uma consulta on line.
Obrigada pelas ótimas dicas, vou começar a comentar mais.

Bjos

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Blog é muito bom, mas sempre dá esse tipo de problema. Tenho 2 e em 1 deles tive um problema ridículo recentemente. Até fiz um post falando sobre isso.

Vc está certíssima! Como médica, vc não pode fazer consultas online. Até mesmo porque cada é um caso e cada pessoa responde ao tratamento de maneira diferentes. Tem que existir bom senso.
Adriana

Graciela disse...

Lu.adorei o que falou. Na verdade o seu blog não é uma consulta,mas o que nos ensina e maravilhoso. Vc nos ensina a sermos mais mulheres mais vaidosas. Como o post de ontem que foi uma lição maravilhosa para nos refletirmos. Adoro vc. Vc é maravilhosa. Gra

Rô disse...

Olá!!! Foi muito pertinente esse post, assim deixa claro o porquê de muitas vezes algumas perguntas ficarem sem respostas... Eu já deixei duas perguntas q não foram respondidas aqui, mas tudo bem, eu entendo, talvez eu devesse fazer uma consulta ao vivo com a minha demato, né?? =) Só q às vezes a gente acaba pegando o gancho de um post do blog e aproveita... =/
Críticas são sempre bem vindas, o problema é a maneira como são feitas, muitas vezes de forma grosseira ou mal redigidas, o q acaba por levar a uma má interpretação.
bjux e obrigada por criar esse espaço, desde q conheci o seu blog, nunca mais deixei de dar uma passadinha, adoooro, está nos meus favoritos! Se morássemos na mesma cidade, com certeza vc seria a minha demato!! =D

Unknown disse...

Eu entendo você 100%!! Sou veterinária e com muita frequência as pessoas aparecem no meu orkut, ou mesmo amigos no msn, para perguntar a respeito do que o cachorro pode ter e qual o remedinho vai resolver...
Até mesmo aqui no consultório as pessoas aparecem querendo muitas e muitas olhadinhas, e ficam bravas quando explico que precisam de uma consulta pra avaliar direito cada caso.

Anônimo disse...

Olá Dra, tudo bem?

Gostariamuito de saber onde é seu consultório, telefone, para que eu possa marcar uma consulta!
Como faço????
meu email é anaclaudia_guima@yahoo.com.br, e eu moro no brooklin, zona sul
grata

Luciana disse...

Dra Princesa, nem vou entrar no assunto comentários no blog e sim no sucesso que é seu blog!!!

Desde que descobri seu blog e seu jeito super divertido de escrever, mesmo sobre assuntos mais sérios, seu blog está nos meus favoritos! (P/ falar a verdade, como sempre acesso usando o "meus favoritos", nem sei se sou seguidora do blog! hehehehehehehhehe...)

MAS, o mais importante de tudo: vc é super autentica e por isso faz o sucesso que faz!

Perguntas do tipo "consulta on line" não deixarão de acontecer pq muitos(as) leitores(as) estão insatisfeitos com seus dermas e/ou não tem em sua cidade e por isso recorrem a você!!!

Comentei poucas vezes no seu blog, mas é leitura obrigatoria!!!
ADORO os posts princesas, os pessoais, as dicas de cosmeticos, os casos de doenças dermatologicas, enfim... o BLOG!!!

Beijosssssssssssss!!!

PS1: Infelizmente enfrentamos grosserias todos os dias e muitas vezes sem nem saber o pq!!!

Luciana Leal disse...

É por isso que amo vocês!!!

Bianca disse...

Lu, gostei muito deste post. Também sou médica, e apesar de não ter um blog, enfrento problemas semelhantes no meu dia a dia. Pessoas querendo se consultar pelo telefone e por e-mail, por exemplo.Admiro muito a sua posição ética de não fazer consultas online. Mas olha, provavelmente vai continuar acontecendo viu? Liga não...é assim mesmo! Leio seu blog sempre! Bjos, Bianca

Anônimo disse...

Acho que isso acontece com outras profissões também! Eu sou Engenheira Civil e as vezes vou na casa de conhecidos que logo me chamam pra ver a rachadura na parede do banheiro ou o reboco do teto do quarto de visita que tá caindo...
Esse post serviu pra mostrar o quanto você é boa profissional e não fica dando "palpites" pra resolver os problemas das outras pessoas!
Beijos, adoro seu blog!

Unknown disse...

Entendi tudo, porém, às vezes, gostamos de saber apenas qual procedimento, nos seus pacientes, obtiveram um resultado melhor.. Tipo,você preferir "primeiro tentar um tratamento com ácidos para melasma, do que arriscar na luz pulsada". Evidentemente, só queremos saber da sua experiência, no geral, e nao se pode pode considerar que suas opiniões sirvam para substituir uma consulta, para casos específicos e individuais...De qualquer maneira, agradecemos seus posts, sempre ótimos, principalmente os ligados à saúde da pele, meus preferidos..

Iza Vieira disse...

Ai... Queria tanto uma dermatologista patricinha assim! kkkkkkkk
A minha é sóbria demais... acho que vou mudar... Quero uma que troque dicas de maquiagem comigo kkkkkkkkkkkkkk

Caroline disse...

Adoro passar aqui e ler seu blog é uma terapia! Bjos

Hanid disse...

Lu,
Concordo plenamente com vc. Se quiser uma consulta va ao medico que e mais seguro. As pessoas as vezes confundem as coisas. Ao meu ver e muito perigoso consulta pela internet. Eu mesma ja fiz algumas perguntas e vc nao respondeu. Entendi perfeitamente . Moro nos EUA aparentemente aqui e um paraiso em medicina estetica mas tive dificuldade de encontrar um BOM DERMATOLOGISTA. Precisa de de referencias. Nao sei se vc sabe, mas e comum enfermeiras fazerem aplicacao de botox aqui. Ja imaginou meu panico????

Flávia Capelli disse...

oláa
claroo vc ta totalmente certa.
é indiscutivel.nem precisa dizer mais nada , é bem isso que vc disse mesmo .
bjo até mais
flavia do blog luxo básico

Rosa Mônica disse...

Claro que vc tem razão no que diz, blog c/ várias dicas é uma coisa, consultas é necessário ser ao vivo e a cores.
Adoro vim aqui...
Bjos.

Unknown disse...

Dra Princesa! Nem liga! Seu blog é um sucesso! Entro quase todos os dias p/ ler as novidades e espero um dia tmb conhece-la! Qdo for ao Rio, faço questão de agendar uma consulta com sua secretária!
Beijinhos e muito, muito mais sucesso!!!

Isabela disse...

Lu,
Adoro teu blog!
Tens toda a razão!
Entro sempre e comento de vez em quando, mas hoje fiz questão de vir aqui deixar um Beijo!!
Boa semana!!
Isabela

Gaby disse...

Ola,adoro seu blog, e todos os dias dou uma passadinha,sempre indico para minha amigas,adoro sua forma sincera e objetiva de escrever,o texto pode ser enorme mas não cansa de ler não é um texto enjuado de ler porque é original e além do mais você é um doce de pessoa por compartilhar conosco o que você sabe...bjinhos,Gabi

Vanessa disse...

Lu

Nem precisava se explicar mas é por essa e outras que eu AMO seu blog

bjo

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Sem demagogia, VC É O MÁXIMO!
Não se sinta mal por não conseguir dar conta de todos os comentários. Vc faz o que pode e dentro do seu tempo.
Sou sua fã! bjs

Erika disse...

Que coisa mais chata esses comentarios maldosos, fiquei ate com vergonha...como ja foi dito muitas perguntas sao respondidas se vc ler todos os artigos antigos, como eu fiz. Gostaria de saber se no Brasil os dermatologistas ja ouviram falar no Vi peel do Dr. Kalil que e o maior sucesso aqui nos EUA...

bjs

Erika

Erika disse...

Alguem me responde uma duvida???
O correto e:
"Se voce ler" ou "Se voce le" (meu teclado nao tem acento)

thanks!!!!

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Oi Lu,sou nova no seu cantinho, tanto como leitora qto como aspirante a blogueira,qdo leitora, ficava ralmente ansiosa pelas respostas, em qualquer blog que eu deixava comentários(nunca como anônima rsrsr),mas independente de qualquer coisa, existe uma coisa que se chama educação, e respeito, que temos que ter em relação ao outro, hoje entendo bem o que é isso, e olhe que os meus comentários são .....3,4 hahaha. Acontece que temos uma vida extra blog, no seu caso, médica, muito mais complicado né?Mas a vida é assim mesmo.Sucesso.Bjks!!!

Unknown disse...

Oi Lú, não liga p/ isso não!!! Vc é sempre muito gentil e carinhosa com as suas seguidoras! Eu pergunto bastante...as vezes sou respondida e as vezes não, NORMAL!!!! Vc já faz coisas demais!!! Lú, qdo vc tiver um "tempinho", faz uma matéria sobre bolsas embaixo dos olhos, por favor!!!! Estou abusando, né?! bjossss,Cris

Anônimo disse...

Dra. Lu....amo o seu blog entro sempre embora comente pouco...acho q vc já presta um serviço bastante importante apenas por esclarecer sobre muitos produtos ou tratamentos q as vezes desejamos e não sabemos nada sobre eles e muitas vezes alguns médicos desconhecem! Enfim acho q além de legal seu blog é uma verdadeira prestação de serviço ( e o melhor é de graça...rs)aí o povo abusa mesmo.
Agora sabe o q é pior ? É q tá cheio de "doutores" internet a fora fazendo consultas virtuais...gente q claramente não entende nada de nada e ainda fica dando conselhos errados !!!

Carla Sampaio disse...

Vc é uma fofa.

Jeferson Cardoso disse...

Olá! Sou Jefhcardoso e costumo sair visitando os blogs de todo mundo, ao acaso, a fim de conhecer mundos.
Num desses passeios encontrei os blogs femininos e achei interessante a grande quantidade de seguidores ou seguidoras e todo o trabalho muito profissional.
Pensei aqui: _Será que moças vaidosas curtem literatura?! Afinal muitas são blogueiras e quase todas são leitoras constantes.
Decidi então entrar em contato com as seguidoras, seguidas pelas seguidoras e contatos, a fim de descobrir se meu blog de contos, poesias e crônicas é capaz de agradar essas moças vaidosas e tal.

Unknown disse...

Infelizmente várias pessoas querem respostas para os problemas em tempo record e SEM consulta, né? Esse pessoal vive no mundo da lua mesmo, mas adorei a parte do 'catar milho no teclado', foi o melhor! haha
parabéns pelo blog :)

Fabíola disse...

Oi! passo aqui quase todos os dias, mas é a primeira vez que deixo um comentario hehehe Adoro o blog, acho que vc informa, esclarece muita coisa, dá dicas é muito bom , parabéns! bjuss

Renata Francesconi disse...

Lú,
Realmente não dá pra agradar a todos! Vc já se dedica bastante ao blog, deixa rolar! Precisamos viver.
bjk

Bianca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Areana disse...

Dra. Luciana, sigo seu blog faz tempo. Sofro com acne desde os 15 anos, tenho 23 agora. Minha pele está bem melhor, mas não consigo achar o protetor ideal para a minha pele que é muito oleosa, mas como uso ácido, fica um pouco ressecada nas laterais da testa e das bochechas. Minha dermatologista me indicou o Episol Watergel FPS30 e o Anthélios AC FPS40. Estou usando o Episol, mas não me adaptei, deixou minha pele oleosa, brilhando e melequenta. Li muitos bons relatos sobre o Anthélios AC, ele oferece proteção UVA E UVB ou somente UVA? E o Anthelios AE é mesmo uma boa opção para quem tem pele oleosa?

Bjs

Dermatologista em pele negra disse...

Adorei este seu post...è assim mesmo que ocorre no consultório.Parabéns pelo seu blog.
Visite o meu:dermatologiapelenegra.blogspot.com.
Beijos e Sucesso!!!Katleen.

Mara disse...

Não poderia ser mais pertinente este post, e de tão bom tom. Explicou de maneira clara (e bem-humorada, por que não?) que tipo de dúvidas não teeeem como serem respondidas assim, através de uma simples perguntinha e SEM ver o paciente, que é o principal. Adorei! Acompanho o blog e acho muito legal :) Bjos e parabéns!

Anônimo disse...

Desculpe, mas acho uma grosseria alguem escrever isso!
Vc eh super gentil e atenciosa!
Gentiiiii, isso eh um blog e nao um consultorio online!ALOUUU?!?
rs
Bjimmm

Luciana Leal disse...

Hanid, enfermeiras aplicando Botox???? CARAMBA!!!
Botox não é uma simples injeção não!

ESTOU BEGE!!!!

Anonima do Bem disse...

Olá,

Sou médica também e concordo plenamente com seu post. Muitas vezes as pessoas esquecem que a saúde é uma coisa individual e delicada, não podendo ser tratada de forma genérica e com receitas-de-bolo. Portanto, esforços como o seu, de educar a população nesse sentido, são valiosíssimos.

Pelo outro lado, nunca deixo de me surpreender (tanto na minha prática clínica quanto naquilo que observo "por aí") com a falta de noção de determinadas pessoas, que tendo acesso a planos de saúde, consultas facilitadas, etc., e muitas vezes até tendo realizado um tratamento com um profissional qualificado, MESMO ASSIM tentam extrair opiniões ou "consultinhas relâmpago" em situações totalmente inapropriadas e corriqueiras, como festas, por exemplo! Chega a ser inacreditável, às vezes.


Se a pessoa do seu exemplo indaga se "dói" responder a pergunta feita, minha respota seria: e dói tanto assim você procurar um profissional em seu consultório e valorizar a sua própria saúde??

Incrível como são as pessoas, às vezes.

E parabéns para você e sua iniciativa de educação no blog.

Abraços!

PS: sou médica e nem por isso deixo de ter a minha dermatologista.

Hanid disse...

Lu,
Vc ficou bege??? Eu fico vermelha de raiva e medo.
As enfermeiras e Paralegal Esthetician podem fazer aplicacao de Botox e outros procedimentos com a supervisao do medico...isso acontece em alguns SPA`s. Mas mesmo assim nao confio.
Depois de quase 3 anos finalmente encontrei um bom dermatologista aqui em Atlanta.Sou muito criteriosa com relacao a medico.
Beijos
Hanid

Vanessa disse...

Lu

Eu sou enfermeira mas jamais faria aplicação de botox com uma colega pq cada tem que ficar no seu "quadrado" rs.. Mas no EUA a formação das enfermeiras é diferente por isso elas fazem vários procedimentos que as enfermeiras daqui não fazem embora acho que esse tipo de procedimento mesmo nos EUA teria que ser feito por um médico. Aqui no Brasil isso acontece sempre, semana passada, me ofereceram depilação a laser com uma fisioterapeuta sem supervisão médica lógico que recusei né.
bjo

Anônimo disse...

Só uma coisa, dra., a sra. também cometeu vários erros de português no seu post.
Um exemplo: colocou acento grave (aquele que representa a crase, que é a junção do "a" artigo com "a" preposição) no "a" que antecede "todos", uma palavra masculina e plural, duas hipóteses que, individualmente, já proibiriam o uso do acento grave.
Além de não responder à grande maioria dos comentários, ainda é um exigência que estes sejam feitos sem erros gramaticais, ao passo que você mesma comete inúmeros (sério, são muitos) erros desse tipo?

Anônimo disse...

oi, acompanho seu blog todos os dias e adoroooooooo tudo que "vejo e leio".tenho uma perguntinha se vc puder me ajudar vou ficar muito felizzz.tenho tendências a ter estrias e quero engravidar,tem algum produto que posso usar uns tres meses antes para preparar a pele para receber essa elasticidade?se tiver algo que posso fazer e vc puder me ajudar vou ficar muito felizzzzz,bjusss e obrigadaaaa.

Carla Querci disse...

eu sou sua fanzoca!!! Desde que conheci o blog ja devorei ele todo, passei o endereço para muitas amigas e vc ja me ajudou muuuuuuuito!

Levo questões que leio aqui para minha dermato e ela me diz se posso ou não usar pq conhece minha pele né?! Esse blog é pra ficar nos favoritos e não sair mais. Ja aprendi e aprendo muito por aqui!
bjos princess :))

Anônimo disse...

ô anônima chata, vai procurar outro blog pra expressar toda a sua infelicidade tá? Mulher mal amada é uma merda né? Sai daqui urubu! BEIJOS DRA LU!

Luciana Leal disse...

Hanid, fico feliz por você ter finalmente encontrado um médico legal aí em Atlanta! Eu sei como você procurou!!!

Anônima das estrias: durante a gravidez, só use óleo de amêndoas doces! Ácido retinóico, NEM PENSAR!!!


Areana, acredita que eu não me dei muuuito bem com o anthelios AC? Mas conheço gente que gostou...enfim, cada pele responde de uma maneira...

Vanessa: legal ouvir a opinião de uma enfermeira sobre esse assunto do Botox...Saiba que valorizo DEMAIS a profissão de vocês!


Beijos a todas!!!

Babi disse...

Luciana
Assim, concordo com muito do que vc falou. De fato é imprescindível uma consulta. Eu mesma vou quase todo mês ao dermatologista, primeiro pq adoro a minha médica, segundo pq gosto de reservar um tempinho por mês para dedicar ao profissional que cuida do maior órgão do meu corpo. Masssss é inegável que esse blog nos traz muitas utilidades. Já cheguei à consulta pedindo mais informações sobre produtos que conheci aqui...
Nunca fiz uma consulta virtual com vc ( e nem pretendo! rs), mas já fiz perguntas simples e que não foram respondidas (a exemplo do post sobre protetores solares), isso me frustrou um pouco pq não foi a primeira vez, e era uma opinião que eu queria, sabe, pq aqui nao consigo encontrar tester ou amostras do Heliocare, então fiz a pergunta (que nao foi respondida). Triste é ver que outros comentários foram respondidos, e o meu, não. Fico sem saber qual o critério que vc usa para responder ou não.... Tipo, já vi comentários só elogiando o seu blog (e vc respondeu). Já vi perguntas simples não serem respondidas...Daí, por mais que vc nos diga que todos os comentários são lidos, fica parecendo (como a anônima destemperada falou) descaso com algumas pessoas. É chato e eu sempre fico em dúvida se deixo ou nao um comentário pq a chance dele ser respondido tem sido zero.
Entende?
Em relação à pessoa que te criticou, acho válida a crítica, mas a estupidez foi desnecessária e descabida.
Mas concordo com o que a Camila falou.
bj

Luciana Leal disse...

Oi, Babi!

Ah, fiquei triste por eu não ter respondido às suas perguntas. Quero que saiba que não é nada pessoal, viu?
Eu não tenho nenhum critério para responder às perguntas (só não respondo mesmo às tais "consultas virtuais", o que não me pareceu ser o seu caso).

Mas de fato, eu tento fazer uma leitura dinâmica (sou lerda para catar milho, mas rápida para ler) e responder aos comentários quando dá.
Claro que perguntinhas simples são mais rápidas e fáceis de serem respondidas. Depois da leitura dinâmica, quando respondo às perguntas aleatórias, acontece de eu pular sem querer alguma pergunta.

Muitas vezes essas perguntas são respondidas às 5:30 da manhã, é mole? Eu nem enxergo direito o teclado...

É fácil responder à elogios porque é só agradecer. É só dizer "obrigada pelo carinho" ou algo do gênero. além disso, eu consigo agradecer à várias pessoas ao mesmo tempo, o que é ótimo. ;-)
Além disso, positividade atrai positividade, então, sei lá, acho que me sinto atraída para elogios. Adoro (todo mundo adora).

Muitas perguntas necessitam de uma explicação fisiopatológica ou farmacêutica, o que demanda bastante tempo. E transformar informações científicas em algo que o leigo de fato entenda, é difícil.

Mas eu tento.

Fico muito feliz por você ser fiel à sua médica, é assim que tem que ser!

Acho que a tendência é eu responder cada vez menos as perguntas, uma pena. vou ter que filtrar mesmo. Só esse post já está com 53 comentários. Imagine se eu fosse responder à todos? Teria que ficar um dia inteiro na frente do computador.

Estou feliz por contar com o apoio de vocês.

Espero ter me redimido contigo em relação aos seus comentários sem resposta. E quero me adiantar nas desculpas por comentários sem resposta no futuro (não será algo premeditado, mas se já aconteceu várias vezes, as chances são altas de isso se repetir).

Agora, sem brincadeira, qual era a sua pergunta mesmo?
Essa eu faço questão de responder!

FOI MAL!

Beijos!

Cris Sanchez disse...

Muito ética você, com extremo bom senso.Parabéns pelo bom-humor ao pontuar tamanhas chatices de alguns internautas. Espero que as pessoas se toquem de que NÃO DÁ PARA FAZER CONSULTA VIRTUAL. Quem apela p/ esses tipos de perguntas, nao respeita você, quem dirá a si mesmo.
Adoro seu blog, parabéns pelo seu profissionalismo!

mcoral disse...

ah doutora diga pra pessoa estressada que voce é uma maravilhosa doutora com mil atividades, compromissos e obrigaçoes... e que por 1 alguns momentos vem compartilhar todos os bons segredos e conselhos com suas leitoras.de livre vontade..q nem sempre se é obrigada a dar as info....vale consultar sempre 1 profissional.....eita
beijos e boa noite..me poupem aos comentarios infantis...dessa pessoa que te deu uma bronca.
voce é maravilhosa e uma fofa..por isto assim como eu..todaas todos te amamos...

Babi disse...

Luciana,
Eu entendo o que é não dar conta de responder pq já tive blog, e chegou uma época que ele virou um hit da net e eu nao consegui dar conta de fazer todas as minhas coisas reais e ainda dar conta de responder às coisas virtuais, então como eu gostava mesmo de postar eu postava, mas desativei os comentários, pq eu sabia que se respondesse a um estava sendo atenciosa/fofa com um e injusta/bruxa com os outros, entao EU preferi essa atitude (radical! ne?). Mas com o tempo fui me desligando... enfim....
A pergunta que te fiz era tao boba... acho que era sobre o Heliocare Gel, que vc falou q era o melhor para peles oleosas. Minha dúvida era se ele serviria apenas para peles oleosas ou poderia ser usado por uma pessoa de pele mista, sem ressecar. Pq geralmente os protetores para peles oleosas sao bemm secos e este ainda é gel.
Claro que eu poderia procurar um tester, e já procurei, mas aqui em Salvador, A Melora é vendida em poucas drogarias, e nao possuem tester a nao ser do pó compacto, e minha dermato disse que os representantes estao voltando de férias coletivas e ainda nao apareceu nenhum da Melora... Era uma dúvida banal, como pode perceber. E na verdade nem era uma pergunta que precisasse ser respondida por uma profissional, mas por qualquer pessoa que já tivesse usado esse Heliocare Gel. As resenhas que leio sobre ele são sempre dizendo "minha pele pingava óleo, ele foi a solução", minha pele nao pinga óleo, ora bolas!!! E agora? rs....
Consulta virtual "sucks", mas acho que o que pedi era mais uma opiniao entre mulherzinhas (no bom sentido) compartilhando experiências com determinado produto.
Uma vez vc falou que estava usando o Melora C e amando, falou sobre ele, sobre o cheiro, textura... ali foi a SUA opinião como consumidora, nao como médica, eu nem precisei testar, comprei e nao me arrependi.
Acho que o que algumas pessoas, e aqui me incluo, querem é saber o que pensa sobre determinado procedimento/ produto uma pessoa que já entrou em contato com ele, mas talvez elas estejam se expressando mal nas perguntas feitas. Sei lá...
Comentários com elogios sao gostosos de receber, sim, claro, mas um comentário pedindo a sua opinião considero tão lisonjeiro quanto receber um elogio, pois eu, particularmente, não pediria a opinião a alguém que nao julgasse qualificada.
Não defendo a pessoa que agiu com grosseria ao cobrar uma resposta ( foi feio, sem força e baixo astral), mas também acho que foram grosseiros alguns comentários aqui que condenavam justamente esse tipo de grosseria. Meio irracional querer dar exemplo a um estúpido sendo mais estúpido que ele.
Todas aqui somos princesas, néam????
rs
bjos

Luciana Leal disse...

Babi:

Pode comprar esse protetor sem medo porque embora esteja escrito que ele é em gel, não é aquele gel clássico que resseca e algumas vezes solta uma pelezinha.
Na verdade, ele é um gel-creme, ou seja, um creme branquinho e tudo, porém muito fininho.
Tenho certeza de que você não vai se arrepender, vai por mim!
A não ser que você não goste de cheirinhos de fruta. Mas se gostou do Melora C (que tem cheirinho) acho que são grandes as chances de gostar deste.
Mas não é que o Heliocare vá seca completamente uma pele muito oleosa. Ele só não vai agravar o problema, o que é muito diferente.

Em relação aos comentários, tenho pensado muito nisso, você não imagina o quanto. Pensei inclusive em desativar os comentários.
Mas se eu fizer isso, vou estar me desligando da parte que mais gosto: conhecer as leitoras, aprender com todas elas, trocar informações, SER ELOGIADA (amo!)...daí qual o sentido em se ter blog? Escrever para as paredes?
Ter uma relação unilateral?
Da mesma forma, moderar comentários está fora de cogitação, porque não posso clicar 50 vezes para aprovar os comentários um a um...não, as pessoas vão ter mesmo que se convencer de que o blog de hoje não é o mesmo do blog de dois anos atrás, mesmo que eu tenha que bancar a bruxa para alguns (embora prefira ser princesa).
É isso ou abandonar o blog de vez.

Beijos!

Luciana Leal disse...

correção:

Vá secar


faltou o R.

dani disse...

Pois é dra lu,mas como tudo na vida, nada é completamente perfeito, infelizmente. Acho que sempre vamos ter que aturar essa gentinha que só entra aqui pra atrapalhar um blog tão legal e tão útil para todas nós. Espero que você nunca desista por causa disso, senão vai estar dando ouvidos ao lado "negro" da força (hehehe). É melhor ignorar e seguir em frente, porque com certeza você tem muito mais gente aqui que te admira do que quer te atrapalhar (inclusive as que querem atrapalhar, também te admiram, senão não entrariam aqui certo?) beijos, Dani

R.S disse...

Lu, adoro seu blog e vivo lendo. Aliás não perco nenhum post. Eu queria que depois se possível vc comentasse sua opinião sobre adstringente. Eu procurei em posts antigos e não encontrei. Tenho a pele oleosa, moro em Recife que é quente e úmido, nunca tinha usado esse produto. Agora comecei a usar e estou amando, porém acho sempre suas opinões sobre os produtos interessantes. Faça um post depois sobre isso! Beijos

Babi disse...

Obrigada pela resposta, Luciana!

bjo

Anônimo disse...

Oi Dra Princesa,
ADORO o teu blog, essa é a segunda vez que escrevo algo aqui (na primeira vez, meu nome apareceu num post para os novos leitores:)
Esse post só prova mais uma vez a seriedade do teu trabalho, parabéns! Eu entro todos os dias no teu blog, anoto as novidades, compro alguns produtos e converso com minha dermato (consulto duas vezes ao ano). Hoje sou muito mais antenada e minha pele melhorou muito (a minha luta por um protetor solar perfeito foi vencida graças às tuas dicas). Agora, fica complicado né, alguém não entender qual a funcionalidade do blog, de ter uma médica assinando por ele, de forma séria e profissional. Cada coisa tem seu lugar, dá pra aprender e melhorar muito sem esse tipo de questionamento.
Beijos e sucesso.
Deise

Anônimo disse...

Oi!
Queria saber onde fica seu consultório?
Bejos!
Luana

Karol disse...

É, Lu, entendo esse ponto. E Eu sou uma leitora que já fiz perguntas assim e tal... =/

Mas, é até sem querer. ahuhaua
No meu caso, na adolescencia eu tinha acnes,mas aí fui a dermatologista e melhorou bastante. Daí, agora tenho 20 anos e apareceu um monte de acne na lateral do meu rosto que se transformaram em manchas e eu estou usando o remedio que a dermatologista passou e tal e não está melhorando. Recentemente fui a alergista para saber se era alergia e ela falou que era acne. Pedi a alergista indicação de um hidratante facial e ela passou um para o corpo todo que não sei se pode ser usado na face. A dermatologista tinha passado um hidratante caro para mim e eu tinha tentado falar com ela para mudar e não consegui falar.

Eu tenho depressão e minha aparencia me incomoda muito, principalmente meu rosto. Sempre vou à dermatologista, sempre uso filtro solar, sempre peço para passar cremes. Mas parece que nunca passam um programa completo, e não percebem que as vezes alguns cremes não são acessiveis a todos. Isso me causa profunda tristeza, e eu já estou com vontade de parar de procurar médicos e usar cremes que vejo pela net. A dermatologista que vou é boa, mas não sei o que acontece que não está funcionando. Essas consultas acabam sendo uma perda de tempo, dinheiro e medicamentos. Vou tentar pela ultima vez essa dermato, se não der certo mudo, se não der certo desisto.

Por isso, as vezes fico com vontade de recorrer ao blog para algumas perguntas, mas sei que não devo.

lipstick disse...

new brands of lipstick?

Anônimo disse...

Ai toh cansada horasssss lendo o blog e não acho nenhum contato....aahhhhhhhhh vou ter um troço hahahahaahah...

Dra. gostaria muitissimo do contato p uma consulta futura, a Dra me parece bastante completa p solucionar todas as minhas duvidas....q não são poucas....e com certeza tb não são comuns...hahaha

Fico no aguardo ansiosa....

Segue novamente meu email, pela terceira vez no msm dia, hahahah....a louca né?!?! De uma forma ou de outra a DRa tem q ver meus recados...rs

patricia_regina_andrade@yahoo.com.br

Abs e bejus

Patricia

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???