segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tudo, tudo, tudo sobre melasma...


São tantas as dúvidas sobre melasma... qual o "melhor" creme? Qual o "melhor" tratamento? Como fazer para evitar reicidivas? Melasma tem cura? É genético? Tem influência hormonal? Homem pode ter melasma? Laser é infalível contra melasma??? Qual tipo de laser? Dúvidas e mais dúvidas... E nesse meio tempo a sua mancha clareia, depois piora, como um iô-iô dermatológico.
Eu acredito na informação. Acho que pacientes precisam ser informados exatamente sobre as taxas de sucesso que um tratamento pode promover, bem como possíveis complicações. Até para poder decidir se vale a pena investir tempo, dinheiro e o seu bem estar psicológico.
Pensando nisso, decidi dividir com vocês alguns artigos médicos sobre melasma.
Esse aqui, onde a autora principal é a Dra. Denise Steiner está ótimo! Ele é um "resumão" sobre os tratamentos mais empregados no melasma.
Esse outro , maravilhoso, explica a fisiopatologia do melasma (esse é mais complicado de se entender, mas vale a pena tentar).
Aqui você vai entender como os melanócitos se comportam na pele sadia e nas manchas de melasma.

33 comentários:

Ana Carla disse...

Oi Princesa
Gostei, vou repassar!
bjos

Luciana Leal disse...

Que bom!!!
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Dra Luciana (Princess), venho todos os dias visitar seu blog, sempre acompanho e algumas vezes até utilizo de suas dicas quando acho que devo. Tenho um probleminha com queda de cabelos, e nos ultimos meses tem piorado um pouco, descobri deficiencia de ferritina e já tomei providencias, mas queria mesmo uma dica de um OTIMO profissional na área, o melhor se puder, sou de MT - Cuiaba e me proponho a ir ou a SP ou RJ, vc me ajudaria? Um grande beijo e obrigada pelas dicas diarias! (como arranja tanto tempo???) meu e-mail é vanessacarla@gmail.com

Luciane disse...

Oi Luciana...
Acho muito legal seu blog, estou sempre atenta a suas dicas.
Hoje gostaria de perguntar algo...sobre a Psoriase, aonde posso encontrar informações e tratamento. Na verdade, já fizemos um tratamento e não teve muita resposta estamos pensando em trocar de médico, mas gostaria de ter mais informações sobre algo eficaz e linha de tratamento.
Agradeço sua atenção...obrigada Luciane

Iza Vieira disse...

não tenho problemas com Melasma mas fiquei encantada com a sua iniciativa de informar bem.

Milena disse...

Oi, Doutora, será que voçê poderia postar algo sobre Acne Rosacea, eu tenho no nível bem inicial, mais já fico com o rosto esquisito (vermelho nas bochechas), nem uso blush para não ficar parecendo uma palhaça e uso todo dia um bloqueador solar e por cima o pó da Shiseido e disfarça muito. Queria usar um hidratante mais não sei se posso.
Obrigada.

Milena disse...

Oi, Doutora, será que voçê poderia postar algo sobre Acne Rosacea, eu tenho no nível bem inicial, mais já fico com o rosto esquisito (vermelho nas bochechas), nem uso blush para não ficar parecendo uma palhaça e uso todo dia um bloqueador solar e por cima o pó da Shiseido e disfarça muito. Queria usar um hidratante mais não sei se posso.
Obrigada.

Anônimo disse...

Oi Dra Princesa, também gostaria que você escrevesse mais sobre acne. Eu estava usando Tetralysal mas como estava gastando muito não só com ele mas tbm com outros cremes, sabonete, etc, estou pensando seriamente em usar o tão falado Diane 35. Se for perigoso, por favor, me coloque medo pra ver se não faço burrada, rs. P.S.: Estou sem plano de saúde e sem grana pra dermo por enquanto e a situação das minhas espinhas está CRÍTICA.

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Olá!!
Gosto muito de seu blog e suas maravilhosas dicas.Tenho melasma e isso é uma chatice.Estou em tratamento e já estou me conscientizando que será sempre assim.
Uma ótima semana!!
Beijos..

Lu disse...

Xará,
estou tratando com minha dermato uma manchinha no buço super chata. Já usei Triluma e agora Hormoskin. Hoje reparei uns vasinhos minúsculos perto da boca. Uma coisa tem a ver com a outra? O creme pode estar causando os vasinhos?
Eu sei que tenho que perguntar pra minha médica (acho uó o povo querer consulta de graça via blog), mas como minha próxima consulta demora, fico com medo de continuar usando até lá e a coisa piorar.
Beijinhos

Flavia disse...

Olá Dra,
Achei muito interessante esse post e gostaria de perguntar se você sabe de algum tratamente bom para quem tem vitiligo.
Muito obrigada.
Beijos.

Luciana Leal disse...

Oi, gente!

Vanessa, vou te escrever!

Psoríase, se não me engano, já escrevi sobre ela...mas caso eu não tenha escrito, um post virá no futuro.

Milena, várias pessoas querem ler sobre rosácea!Aguarde!

An^nimo na situação crítica: porque você não procura um serviço público? O atendimento demora mas chega. Beijos!

Rosana: boa sorte!

Lu: pode ser que sim, pode ser que não...porque não vi sua pele antes, fica difícil opinar. Telefone para ela e pergunte.

Flavia: depende da idade da pessoa, do tempo de doença, das áreas acometidas...

Flavia disse...

Dra Luciana,

Sempre vejo seu blog e nunca comento, mas não pude deixar de comentar quando vi o post sobre melasma. Um mês atrás fui na dermatologista e ela me disse que eu tinha um melasma na testa. Eu tinha percebido uma manchinha beeeeeem clarinha, e percebia tb que quando conversava com algumas pessoas elas olhavam para a minha testa! Acho que elas viam a tal manchinha bem mais do que eu, pode! Visão de raio x, pq ela é realmente muito clarinha. rsrsrsrs
Fiquei feliz com o post e estou me informando bem sobre esse assunto!

Obrigada pelo blog!!!

Flavia

Milena disse...

Obrigada, Dra.
Estou aguardabndo ansiosamente, o assunto Acne Rosácea.
Beijos,

Lu disse...

Obrigada, Lu!
Bjs

Piscianas Caóticas disse...

Luciana,
adorei as dicas de artigos.
Desisti de Dermato, mas continuo apaixonada pelo assunto... rs!
Bjs,
Chayanne

Ana B. silva disse...

Dra. Princesa,

obrigada pelo post sobre melasma!
eu sofro deste mal, infelizmente.
vou ler tudo e se tiver alguma dúvida volto.

beijos!!!

Ana

Tatiana Mascarenhas disse...

Dra. Luciana, gostaria de compartilhar minha primeira boa experiência em matéria de pele. Tenho melasmas extremamante resistentes, envelhecimento precoce (uma mal na família), e visitas à dermatologista são mensais. Pois bem: meu esforço tem sido recompensado. Dia desses estava conversando com uma amiga quase 10 anos mais nova e pensando: MINHA PELE É MELHOR QUE A SUA. Era um sonho!!!!! Estou mega feliz, já que todo mundo tinha uma pele melhor que a minha. Obrigada por suas dicas, adoro o blog. Um grande beijo.

Arlete disse...

Olá! Acabei de conhecer seu blog "fuçando na net" rs.. e adorei. Vou visitá-lo sempre.Adoro tudo sobre cosméticos e dermatolologia. E sofro cuidando de melasmas leves que tenho e que vão e voltam. Gostaria de uma opinião sua e, se possível, que escreve um tópico sobre o assunto: protetores solares com cor de base. Eu adoro, acho que protegam mais. Uso um da dermatus - fps 50. Gostaria que nos desse mais dicas de produtos desse tipo. Bjoss!

Anônimo disse...

Boa tarde Dra. Luciana, adoro seu blog!
Tenho melasma ha pelo menos 3 anos, e isso é um verdadeiro pesadelo na minha vida, acaba com a minha auto estima.
Já fiz "N" tratamentos para acabar com elas, o pior é que elas não vão embora, acabam piorando, com a hidroquinona então... um horror, a minha pele alem de ficar mais escura, parece que envelheceu aonde foi tratada com a pomada (poros mais abertos).
Alias, não posso fazer nada no local aonde tenho melasma, se eu tentar uma esfoliação, a "bendita" escurece do dia pra noite.
Passo todos os dias creme Nivea (o unico que não dá coceira no meu rosto) e spectraban T, fora isso, qualquer coisa que tento passar no rosto, o melasma piora.
Se voce puder... esclarece algumas dúvidas por favor:
Pode ser alguma problema no figado o aparecimento do melasma?
Ou, quando surge o melasma na pele é porque temos uma disfunção hormonal?
E essa disfunção hormonal é o aumento ou diminuição estrogênico e progestogênico?
Acho que deve ter alguma coisa relacionada com hormonios, porque quando fico menstruada as manchas pioram, fico com uma coceira danada no local (parecem até meio inflamadas) ficam mais escuras e depois de 10 dias da menstruação... como num passe de mágica, elas ficam mais claras, não coçam, ou seja, justamente quando estou em período fertil elas melhoram (não somem, mas melhoram).
Ficarei muito agradecida se voce puder responder as minhas duvidas.
Beijos e obrigada
Eliane

Karoline Gonzaga disse...

Oi Luciana!
Como é bom ter encontrado um blog com tantas informações importantes,e o melhor,de alguém que realmente entende do assunto. Sempre procuro informações sobre beleza,saúde da pele...mas sempre fico um pouco receosa de seguir alguma dica. Agora me sinto bem mais segura!O seu trabalho é bastante importante e válido! Abraços!!!

tecendo-arte disse...

Olá Doutora Princesa?!
Gostaria de esclarecer uma dúvida...se vc puder me ajudar ficarei muito agradecida...comprei um produto chamado SKIN FADE CREAM da DERMISA(www.dermisa.com),na bula dele diz que contém hidroquinona 2%,vitamina C e tbém filtro solar e fala que de ser usado de manhã e de noite,mas tenho uma dúvida:o HIDROQUINONA não mancha a pele se exposto ao sol?
Desde já agradeço sua atenção...beeijos.

Karoline disse...

Olá Luciana!!!
Li a matéria que vc indicou sobre melasma da doutora Denise,e lá fala que cosméticos derivados do petróleo podem desencadear as manchas. Gostaria de saber quais são esses cosméticos,se possível.
Obrigada!!!

T. disse...

Olá Dra!
Gostaria muito de saber a sua opinião sobre o creme para manchas com a seguinte composição:
3% hidroquinona
2% acido kojico
6% acido Glicolico
3,5% acido ascorbico
0,025% hidrocortisona
50g Base Beeler

Obrigada

Lorena disse...

Ola!!!!!!!
O seu blog e simplismente MARAVILHOSO!!!!!!!
Entao....Alem de ter a pele mega oleosa.....alguns cravos....e espinhas.....estou com melasma.....ta no começo e corri para a dermato....
Ela passo eucerin fluido clareador, vitacid plus, sabonete actine, e minesol 30 para pele oleosa........to usando todos os dias conforme orientaçao...mas notei que minhas espinhas estao almentando.....:Ha e o que voce indica para tratar cicatriz de acne.........bjokas

Ana Patricia disse...

Oi, Luciana!
Adorei o modo como vc se disponibiliza p ajudar as pessoas.
Tenho pele morena clara e melasma na face, sendo no buco, nariz, na buchecha e na testa. Ja foi na dermat ela prescreveu klassis emugel pela manha e triluma a noite(iniciei o tto em agosto/11), c o tempo ela foi fazendo o desmame e prescreveu o eucerin fluido clareador. To a mais de um ano s ir a praia e evitando a exposicao solar c sombrinha. Ela pediu q desse um descanso de abril ate junho, voltei a ela e pediu p reiniciar o tto, porem fui adiando por conta da rinite atacada. Percebo q a mancha da testa aumentou e as outras estao voltando aescurecer apesar do cuidado q tenho e uso o protetor anthelios ac de 40 c cor, decidir suspender o tto apos ter reiniciado a uma semana. Marquei c outra dermatolog de uma amiga p ver. O q vc acha, fiz certo? Aguardo sua opiniao.
Obs uso clarite p olheiras. Bj
Obrigada!

Anônimo disse...

Melasma, existe cura para este pesadelo.

Unknown disse...

Tive umas manchas de gravidez e resolvi passar no dermatologista, ele me receitou ácido, passei por muito tempo mas sempre as manchas sumia e aparecia novamente.
Mas essa semana o dermatologista me receitou "Solúvel e ionax scrub, estou passando mas meu rosto está todo esticado parecendo plastificado, estou com medo porque minha pele está toda enrugada e além disso os medicamentos são para espinhas e cravos e não para manchas! Alguém já passou esses medicamentos antes?

Anônimo disse...

Pessoal tenho melasma há uns 6 anos e já gastei muito dinheiro, fiz vários tratamentos, até melhorou no ultimo com um creme manipulado, mas logo as malditas voltaram com força total....estava pesquisando e encontrei um laser lancado recentemente no Brasil, esse laser é americano e foi criado exclusisamente para combater o melasma, chama-se laser spectra, façam pesquisas e verão pessoas que já utlizaram, são necessário dez sessoes para o resultado e promete acabar de vez com as maleditas, e o melhor de tudo NUNCA MAIS ELAS VOLTAM!! pelo que pesquisei cada aplicação custa de 300 a 500 reais, mas se realmente cumprir o que promete valera cada centavo ne meninas.. bom pesquisem e depois comentem, alias se alguem já utilizou esse laser? bjs queridas

Anônimo disse...

Oi doutora, td bem?
Aconteceu uma tragédia comigo, estou tomando roacutan há 15 dias e fui á praia nesse fim de semana , passei protetor heliocare 90, varias vezes, guarda sol e chapéu e quando voltei pra casa, vi um bigode gigantesco. Fui em uma derma super renomada, me passou uma formula com beta white, syn white e lumen white. Ja a minha dermato, passou klassis. O que fazer? Me ajuda, nao tenho nem saído de casa de vergonha.
Obrigada
Bjo
Vc eh demais

Renata disse...

Oi Dra Luciana!! Adoro o seu blog!! Tenho 2 dermatologistas em cidades diferentes(onde moro e trabalho) e eles me receitaram cremes diferentes. Tenho 38 anos e também tenho melasma, qual desses cremes vc gosta mais:
1- Clareadores: Clarifiant da Roc, Melani D da La Roche ou Azelan?
2- Anti -idade área dos olhos: Agecare olhos da Mantecorp ou Sublime da Roc.
3- Vitamina C: Complexo vitamina C da Payot, Improve da Dermage ou Vitamina C da Helena Rubinstein? Desculpe o interrogatório, mas é que confio muito na sua opinião! Abraços.

claudia disse...

tenho a pele horrorosa e piora na mestruaçao porque? gostaria de saber

Fátima disse...

Oi Luciana! Sei que o post é antigo, mas o tema é muito atual e também sempre venho aqui no blog tirar algumas dúvidas, por esse motivo vou pedir tua ajuda em dois casos: Conhece alguma base Nacional com cobertura muito boa para excelente, para pele com melasmas como a minha? Tenho ciência do uso dos corretivos, mas preciso comprar uma base boa para um casamento...
Minha outra dúvida é que li em algum lugar que para prevenção dos melasmas o filtro solar tem que ter PPD acima de 12, isso é verdade?
Fico grata em me ajudar!
Bjs

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???