sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dúvida da Leitora: quando iniciar a prevenção anti-envelhecimento?

Atenção: post gigante se aproximando...
Renata perguntou:
" Queria sugerir um tema de post (...) cuidados anti-idade para a pele mais jovem, pois é um assunto que pesquiso na net e ainda não não encontrei um bom dermatologista que esclarecesse, e eu que não sou da área acho muito controverso, explico: tenho 21 anos, já tenho os cuidados com filtro solar há algum tempo (...) enfim, acho que muitas meninas como eu ainda são novas, a pele tá ótima, têm como investir em bons produtos para um futuro promissor, rs, mas não sabe direito o melhor caminho.
Já ouvi dermatologista dizer que anti-idade agora não pode pq a pele pode "viciar" no efeito agora e quando for mais pra frente e precisar mesmo o resultado não ser tão bom, ou também que o único problema é estimular a oleosidade, enfim... é muito difícil saber o que é exagero de verdade e o que poderia ser feito, já que o que temos certeza mesmo é que é melhor prevenir do que remediar, então no que consiste essa prevenção?
Filtro solar somente, até que as primeiras marcas apareçam? Sei que cada caso é um caso, é claro, mas acho que deve existir pelo menos uma linha norteadora para a maioria, de o que pode ser excesso e o que pode ser feito de efetivo para a prevenção do envelhecimento da pele enquanto ainda somos novas :)"
Eu respondo:
Excelente pergunta, a da Renata. De fato, essa questão já apareceu aqui nos comentários, mas nunca fiz um post sobre isso. Como é um tema que interessa a muitas pessoas, aqui vai a resposta.
O processo de envelhecimento se inicia quando nascemos, e acomete muito mais do que a nossa pele (todos os nossos órgãos e tecidos passam por modificações celulares e moleculares, que culminam com a perda funcional dos mesmos, é deprimente).
Sendo assim, eu afirmo: devemos iniciar a prevenção contra o envelhecimento, Renata, muito antes dos 21 anos. É necessário tomar medidas desde o berço.
Durante a infância e adolescência, quando recebemos mais radiação solar do que todo o resto da nossa vida, o mais importante é promover uma proteção solar efetiva.
Isso não significa que vocês devam trancar seus filhos dentro de casa, como se eles fossem vampirozinhos mirims.
Ora, até o Edward pega um pouco de sol. Um pouco.
Dessa forma, procurem frequentar praias e parquinhos após as 16:00Hs ou antes das 09:00Hs. E usar corretamente chapéus e protetores solares (sol é importante na medida certa).
Nessa idade, os pais também devem investir numa alimentação saudável e em esportes, para que seus filhos formem músculos saudáveis, desenvolvam uma postura correta, enfim, sejam indivíduos ativos.
Aí, Renata, você termina a sua adolescência, e pensa: "E agora? Eu me protejo do sol, hidrato a pele, tenho uma vida saudável... existe mais alguma providência que eu possa tomar para prolongar a juventude da minha pele, ou seria cedo demais?"
É como eu sempre digo: cada médico tem a sua conduta pessoal, desde que isso não ponha a vida do paciente em risco.
Pessoalmente, eu acredito em prevenir o envelhecimento da pele a partir dos 20 anos.
Eu me prevenia aos vinte. E isso pode ser feito de diversas maneiras: usando produtos em casa, realizando procedimentos em consultório e mudando hábitos de vida.
O mais importante é marcar uma consulta com o seu médico.
Eu fico alarmada com a quantidade de pessoas que compra cremes sem o conhecimento de seu médico.
Elas lêem nos blogs e foruns e compram. Usam produtos que muitas vezes são incompatíveis, não sabem nem a ordem de usar os produtos. Quando eu posto sobre um lançamento de creme aqui no blog, eu acredito que se o leitor achar interessante, ele vai perguntar antes para seu médico se pode usar. Mas isso nem sempre acontece e isso me deixa preocupada.
Indo ao médico, ele vai montar um esquema de pele específico para prevenir o envelhecimento. Aos 20 anos, costumamos prescrever vitamina C, derivados suaves do ácido retinóico, séruns anti-oxidantes, protetores solares, hidratantes específicos para o tipo de pele e cremes de olhos também específicos para o problema do paciente (bolsas, olheiras, rugas finas...).
Usando os cremes prescritos, a pele não vai se "viciar" (o que ocorre é uma "tolerância" que a pele adquire aos ácidos, por processo adaptativo), e você não corre o risco de se encher de acne (alguns cremes são mais oleosos por serem específicos para pessoas de mais idade, que possuem a pele seca).
No consultório, podemos estimular o colágeno do rosto com sessões de radiofrequência. Como estamos prevenindo, a pessoa não precisa fazer seis a oito vezes por ano, duas vezes já resolvem o problema.
Outro procedimento que eu mesma já faço na minha pessoa há anos, é o uso da toxina botulínica preventiva. Como é isso? A toxina imobiliza as rugas de expressão, certo? Essas rugas de expressão, com o tempo, tornam-se vincos no rosto.
Porque esperar esses vincos aparecerem? Além disso, a toxina ajuda e muito a controlar a oleosidade da minha testa.
Minha mãe começou a me aplicar Botox quando eu tinha 25 anos, e por ser jovem, uma aplicação anual bastava.
Hoje, às vésperas de 32 anos, sinto a necessidade de receber botox duas vezes por ano.
Aí, você pode perguntar: mas não existe risco de formar imunidade contra o Botox? Existe sim, se você não respeitar o tempo mínimo entre as aplicações.
Mas isso é obrigação de seu médico saber, e não sua.
Para terminar, gostaria de dizer que existem peles e peles de 20 anos. Um conhecido meu se casou com uma moça de 24 anos, que morava numa cidade de praia e nunca se preocupou com a pele.
Ela está cheia de manchas e vincos no rosto, parece ter 40 anos. Em um caso como esse, claro que o tratamento será mais agressivo.
Cada caso é um caso. Consulte o seu médico, previna-se e seja feliz!
Leia aqui um artigo interessante sobre envelhecimento.

30 comentários:

Vanessa - Anyway... disse...

Adorei o post, Lú. Realmente a gente pensa que quando é mais nova não rpecisa fazer nada. Aí chega nos 30 e se desespera.
Comecei a usar o Anthelios AE por recomendação da minha dermato e estou adorando. Acho que é uma ótima juntar proteção solar e anti-envelhecimento. Como você disse, sempre, o melhor é consultar um médico.
Mas parabéns por trazer essas informações que nos estimulam a nos cuidar mais e sim, visitar o dermatologista, sabendo de tantas coisas maravilhosas no mercado!!!

Flávia Batista disse...

Então, Lu, resumindo: antes de sair por aí comprando cremes e mais cremes, procure um médico! é isso, não é?

Faz um tempo que procuro um bom creme para usar para rugas de expressão, mas como só tenho 23 anos, a maioria deles são apropriados para o uso a partir dos 25 anos. Resolvi esperar os 25 chegar e por enquanto ter só os cuidados básicos mesmo.

Mas depois que li seu post, pode ser que um médico me prescreva algo para usar desde já, né?!

Vou atrás!!!

beijosss
òtimo post!

RENATA CORDEIRO disse...

Acho que faz sentido algumas pessoas dizerem que eu pareço mais nova do a minha real idade. Cuido da minha pele desde cedo.
Protetor solar desde os 17, hj aos 30 uso retinoico no inverno e sempre que posso, uso vitamina C, agora só falta a toxina p/ uns retoques.
Moro proximo a praia, mas fujo do INIMIGO SOL.
Amei o posto Dr. Princesa.
RENATA CORDEIRO

Anônimo disse...

Oi Lu, ainda bem que vc falou tenho 30 anos e comprei alguns cremes sem ir ao médico, o que aconteceu tive uma alergia feia e depois tive manchas na pele e tentei novamente cremes sem indicação, ai sim o negócio ficou feio rsrsrs
Já fazem dois anos que faço tratamento, ainda tenho manchas e desenvolvi uma alergia que nunca acaba! por isso vá sempre ao seu médico meninas

beijos

Anônimo disse...

Aiiii como eu tô chic, sugeri um post pra doutora mais princesa que tem, adorei! :)

adorei o post Lu, só queria saber mais uma coisa: vc tem alguma indicação de dermatologista em Brasília? me mudei pra cá agora e ando numa dificuldade danada queria um/uma bom/boa nem que fosse por fora do plano, mas ainda acho difícil...se as leitoras tiverem indicação tb, gostaria mt!

ótimo post, Lu, vc num é princesa, é rainha ;)

:*** ótimo fds!

MICHELLI disse...

Maravilhoso este post.
Com certeza o negócio é prevenção!
Eu uso Botox desde os meus 26 anos com a finalidade de levantar sobrancelhas, acabar com rugas de expressão na testa e principalmente prevenir estragos maiores no futuro. Mas já fui alfinetada e chamada de louca, e já me perguntam, o que é que eu vou usar qdo tiver 60?
Taí, agora estou confiante de que estou mesmo fazendo a coisa certa! e para esses desinformados, vou mandar dar uma passadinha aqui para uma atualização dos conhecimentos.
A radiofrequência tbém, é ótima, faço o Accent e amo o resultado.
Cada vez amo mais e mais este blog.
Bjinhos,
Michelli.

szofi disse...

Dr Princesa

Passo aqui todos os dias e leio todos os posts! Raramente comento...mas hoje não podia deixar de dizer um obrigada! Afinal não sou louca! Sou Portuguesa, estudante de medicina e muito interessada em dermatologia/cosmetologia. Já consultei vários dermatologistas por aqui e todos olharam para mim como se eu fosse um alien quando disse que o meu motivo de consulta era a prevenção do envelhecimento! O máximo que consegui foi uma receita médica de PhotodermMax 100 (agora 50+ aqui na Europa). Por estar insatisfeita, comecei a criar o meu plano de cuidados! Lavar com espuma de limpeza suave, água termal, e depois hidratar com activeC da La Roche Posay no rosto e olhos. 3 vezes por semanas uso adapaleno à noite e faço 2 esfoliações semanais. Completamente auto-didacta, sinto que necessito de um bom dermatologista interessado em cosmetologia que entenda as minhas necessidades! Por acaso você não conhece nenhum que recomende aqui em Portugal? Obrigada

Anônimo disse...

Adorei o post !!!

Eu sofri de acne desde os 15 anos de idade e desde então cuido muito da minha pele seguindo SEMPRE orientações do meu dermatologista (que é um dos melhores de são paulo). Hoje os cuidados que tenho são: protetor solar Heliocare fator 90, rosto limpinho sempre antes de dormir e ao acordar, creminhos, ácidos e laser fraxel com sessões de peeling alternado.

Conclusão... apesar de algumas cicatrizes difíceis de tirar por conta da acne severa da adolescência, hoje tenho 27 anos e com a textura da minha pele que é uma maravilha e sem uma ruginha qualquer !!! rss...

Pois é meninas, aproveitem as dicas e informações da Dr. Lu e levem sempre para o seu dermatogista sem medo de ser feliz para perguntar e conversar a respeito !!!

Adoro seu blog !!! muitos dos posts que vc faz aqui eu reaproveito algumas dicas que penso que seria interessante pra minha pele eu sempre levo para o meu dermatologista e nunca compro nenhum medicamento por conta própria e, dessa forma, sempre estou bem informada e consigo sempre manter uma boa sintonia com meu dermatologista !!!

Parabéns pelo blog !! Bjos

Luciana Leal disse...

Fico muito feliz em saber que vocês sempre conversam com os seus médicos sobre os produtos que conhecem aqui!
Dessa forma, a saúde de vocês não corre riscos, e o seu médico também se sente valorizado.

Puxa, não conheço nenhum dermato legal em Portugal...acho que vou abrir um consultório aí pra atender às leitoras européias...(risos) De qualquer forma, tenho certeza de que vc será uma ótima dermatologista!

Em Brasília também não conheço ninguem....

E Michelli, relaxa, quando tivermos 60, provavelmente não precisaremos de nada... :-)

Natalia disse...

ADOREI o post! Gostaria, Luciana, de obter o contato do seu consultório. Estou passando por um pós-operatório e queria evitar ao máximo cicatrizes desnecessárias.
Obrigada e beijos,
Natalia

Laura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura disse...

dorei o post, principalmente pq não pego sol há mais de 15 anos! Foi o melhor que fiz por mim, pela minha pele. E as vezes qdo eu falo isso muita gente fica, mas como??
Como se eu fosse um ET.
E engraçado que començou a me concientizar foi meu pai, que via eu e minha irmã fritando na praia em busca daquele bronze, e passava falando," Quem quer pegar cancer de pele, quem quer pegar cancer de pele!", rs. E cedo entrei no mundo dos ácidos

Ah sim, qto a usar os produtos direitinho, depois de ler seu blog, crie vergonha na cara,voltei ao meu dermato, me enchi de coragem, e fiz um monte de perguntas, rs e tinha o Melora C e não usava direito. Ele me ensinou como usar e sim tá fazendo diferença!

Bjokas!

Unknown disse...

Boa madrugada Luciana! rs
Sou estudante de Medicina e seus posts me fizeram voltar a pensar com carinho na Dermato. Que delícia ler seus posts! Vc passa muito que faz o que gosta! Inspiradora! Tenho lido aos poucos, mas o que mais curti é que o blog eh voltado para o publico leigo, assim como tb eh aprofundado com o direcionamento para artigos! Muito legal mesmo!
Parabéns!

Yasmin, Isabela ☮ disse...

Dra, tenho a pele oleosa e luto há anos contra os cravos...que mantenho relativamente sob controle.Meu dermato é contra o uso de maquiagem. Homens!
Mas aos 49 anos, não aguento mais viver com a aparência tão branca.Apesar de sempre procurar maquiagem oil free, nunca acertei nas escolhas...Será que um dia você não poderia nos dar umas dicas sobre produtos de maquiagem que não agrave a acne?????Beijos

Mirian disse...

Olá Dra. Princesa,

Seu blog é uma delícia de ler! Parabéns!
Adoro o trabalho da minha dermatogista e ler seu blog é algo como uma segunda opinião médica. É ótimo, pois vejo que estou sendo muito bem atendida. Tenho 29 anos e estou tratando melasma. Minha dermato recomendou que eu usasse um filtro com cor, porque é um filtro químico e físico e me protegeria mais da luz do pc. O filtro que ela me receitou (Photoderm Max FPS 100 tinto) deixou minha pele um pouco oleosa e não gostei. Tenho consulta marcada e vou conversar com ela sobre outro filtro.
Gostaria muito de ler um post seu que falasse dos filtros com cor. Explico: usar filtro com cor é igual a usar filtro sem cor + maquiagem? Quais são as vantagens? Tem algum que vc usou e amou?
Grande beijo e obrigada pelo blog maravilhoso.

Anônimo disse...

Olá Dra. Princesa,

Seu blog é uma delícia de ler! Parabéns!
Adoro o trabalho da minha dermatogista e ler seu blog é algo como uma segunda opinião médica. É ótimo, pois vejo que estou sendo muito bem atendida. Tenho 29 anos e estou tratando melasma. Minha dermato recomendou que eu usasse um filtro com cor, porque é um filtro químico e físico e me protegeria mais da luz do pc. O filtro que ela me receitou (Photoderm Max FPS 100 tinto) deixou minha pele um pouco oleosa e não gostei. Tenho consulta marcada e vou conversar com ela sobre outro filtro.
Gostaria muito de ler um post seu que falasse dos filtros com cor. Explico: usar filtro com cor é igual a usar filtro sem cor + maquiagem? Quais são as vantagens? Tem algum que vc usou e amou?
Grande beijo e obrigada pelo blog maravilhoso.

Mirian disse...

Olá Dra. Princesa,

Seu blog é uma delícia de ler! Parabéns!
Adoro o trabalho da minha dermatogista e ler seu blog é algo como uma segunda opinião médica. É ótimo, pois vejo que estou sendo muito bem atendida. Tenho 29 anos e estou tratando melasma. Minha dermato recomendou que eu usasse um filtro com cor, porque é um filtro químico e físico e me protegeria mais da luz do pc. O filtro que ela me receitou (Photoderm Max FPS 100 tinto) deixou minha pele um pouco oleosa e não gostei. Tenho consulta marcada e vou conversar com ela sobre outro filtro.
Gostaria muito de ler um post seu que falasse dos filtros com cor. Explico: usar filtro com cor é igual a usar filtro sem cor + maquiagem? Quais são as vantagens? Tem algum que vc usou e amou?
Grande beijo e obrigada pelo blog maravilhoso.

Mirian disse...

Ihhhh... deu erro no pc e o meu comentário ficou repetido. Desculpa!

Caroline disse...

Adorei o post! Eu costumo ir na minha dermato e sempre pergunto se tá correto vira e mexe compro um creme novo e acho q tô fazendo certo e ela me avisa que os produtos não funcionam como eu imaginava. Depois que comecei a seguir a risca minha pele ficou ótima heheheh Bjos

Anônimo disse...

Oi Luciana, gostaria de uma orientação sua, pq meu dermatologista não soube me ajudar. Eu faço usao do Clinique 3 passos e adoro. Minha pele melhorou muito, porém, ele não é antiidade e como tenho 29 anos, gostaria de começar a usar um antiidade. Vc saberia me dizer se posso usar um, tipo o Melora C na sequência, após o uso dos 3 passos à noite?
Desde já, obrigada!

Anônimo disse...

Ótimo post!!
Tenho 27 anos e minha primeira ida à Dermatologista foi semana passada, pasme.
Como morava na Europa, trouxe um estoque de Genifique e os levei para ela dar uma olhada. Pela cara ela nunca tinha visto :/
Perguntei se a ardência que dava ao passar na região dos olhos era normal, ela disse que ''achava'' que sim...
Imagina a cara que saí de lá (e os reais mais pobre, pois a consulta foi uma facada).

Então Dra, enquanto não acho a Dermato dos meus sonhos, poderia me dizer se esta ardência que sinto na região dos olhos assim que passo o genifique eyes é normal??

Ficaria super agradecida se pudesse me responder.

Beijos,

Carolina

Anônimo disse...

Oi!
Adoro seu blog, moro aqui no Rio de Janeiro e, definitivamente, preciso de uma dermatologista.
Gostaria de saber o endereço de seu consultório e telefone.
Meu e-mail é:
carolina.abranches@yahoo.com.br
Obrigada!
Carol

Maryane disse...

Nossa Lu, amei esse post demais!
Já estive aqui várias vezes pensando em perguntar justamente sobre isso, mas não queria que vc pensasse que eu estava tentando uma "conculta online" rs

Tenho 20 anos e há mais ou menos 1 ano, comecei a cuidar da pele (sabonete facial, tonico, esfoliação, hidratante, demaquilante.. essas coisas!)

Mas todos meus produtos precisam ser daqueles achados em supermercados e que caibam no meu bolso. É triste, mas imagino que seja melhor do que não cuidar.

Anônimo disse...

Dra. Lu: Incrível essa história dos astros se alinharem e nós, mulherezinhas, termos as mesmas dúvidas cruéis, como essa do uso dos cremes antiidade. Mas o chato é outra dúvida minha que não quer calar toda vez que vou passar o creme pela manhã: Tenho a pele com rosácea, oleosa, e se passo algo para esse fim, sempre me sinto em débito como meu amigo colágeno, e permissiva com os radicais livres!! Ajude essa alma angustiada( tipo, isso soou meio deseperado, mas é mais ou menos por aí...)

Unknown disse...

Oiii Dra., :)
Eu tenho 26 anos e costumo passar o chronos 25+ da natura antes de dormir no rosto... você acha uma boa idéia?
Abraço!

Unknown disse...

Oi Luciana!

Eu tenho uma dúvida. Tendo o histórico da minha família (tanto por parte de pai como de mãe) que aparentam ser + jovens que a idade real, sem falar que nunca tive grandes problemas de acne e sempre tratei religiosamente a minha pele todos os dias até agora....

Eu tenho 25 anos, mesmo assim é necessário começar a usar cremes anti-idade?

Por que cada creme anti-idade é recomendável para cada idade? Se alguém acidentalmente usar um creme recomendado acima da idade dele essa pessoa terá uma reação alérgica?

Obrigada pela atenção! :D

Anônimo disse...

Esqueçam, ela não vai responder...

Anônimo disse...

Oii Lú!!!

Estou conhecendo vc hj, gostei mt dos textos que vc escreve.

Então quer dizer que estou certa em previnir o envelhecimento com protetor solar e creme antiidade com meus 16 anos? Se sim, fico mt aliviada, e confiando mais no meu médico.

Ju

Anônimo disse...

Olá doutora,
Não conhecia seu blog até semana passada. AMEI! Eu também sou viciada em pele perfeita rs, até o meu dermatologista acha q sou exagerada. Enfim, eu também tenho 31 anos (quase 32) mas todo mundo acha que eu tenho 24, 23 anos. Mas confesso que até os meus 14 anos eu não cuidava da pele, me TORRAVA no sol o dia inteiro todos os dias quando era crainça sem filtro solar. Além disso, nunca fui muito adepta da malhação e de dieta regrada. Mas eu tive acne aos 13 anos e foi aí q conheci o ROACUTAN. Usei uns 7 meses e tive q parar de tomar sol. Como adorei o resultado, nunca mais fui à praia, NUNCA MAIS!(e olha q moro há 1 quadra do mar). Depois, aos 24anos, repeti a dose de Roacutan por uns 8 ou 9 meses(minha pele deu uma 'boa' piorada). E agora, esse ano, acabei de fazer um tratamento de 7 meses. Antes eu NÃO usava filtro solar pq ficava tudo oleoso e eu detestava. Agooooora com novas fórmulas, bem mais leve, eu tô usando todo dia.
Eu acho q o fato da minha pele ser tão boa é pq eu tomo muita água, nunca tomo sol e usei Roacutan 3 vezes. Nunca usei botox e só vou usar depois dos 35 (acho q ainda não preciso, sinceramente). O q achei interessante foi a radiofrequência 2x ao ano. Tb quero incluir o uso tópico de ácido retinóico 2x na semana e já tô tomando DERMAVITE.
Agora q contei minha vida, fiquei preocupada com os meus verões do passado! Será q isso ainda vai refletir na minha pele ou os cuidados posteriores q tive vão neutralizar esses (des)cuidados?
Abraço doutora princesa, seu blog é SHOW!!!

ana karina disse...

Seu blog é tudo de bom!
PArabéns!!!!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???