segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dermatite Atópica (ou "chATÓPICA")


A dermatite atópica é uma desordem inflamatória, pruriginosa, crônica, de início comum na infância (em média aos 3 meses de idade) e que, como tudo que é ruim na vida, pode persistir até a idade adulta. Acomete todas as raças, tem forte componente familiar (é como eu digo, se fosse um olho azul, a pessoa não herdaria... você conhece a lei de Murphy da genética?) e pode se associar a outras doenças alérgicas.

Metade das crianças afetadas pode desenvolver asma, rinite alérgica ou urticária.

Essas doenças têm uma herança autossômica dominante com penetração incompleta. Segundo o livro Antony Du Vivier, a prevalência de asma, do eczema e do número de testes cutâneos positivos têm aumentado desde o início dos anos 70, e isso pode ser uma consequencia de fatores ambientais, mais do que genéticos.
Dermografismo: na primeira foto do post, podemos observar "coisas escritas" na pele de um paciente com dermatite atópica. Isso aconteceu graças ao dermografismo, que é o fato de a pele, após ser riscada, apresentar edema e eritema.
Em algumas pessoas, ao invés de eritema, existe uma linha branca (daí chamamos de dermografismo branco). Essa vasoconstrição pode ser entendida como um fenônemo semelhante à asma.
Os pacientes com dermatite atópica têm uma susceptibilidade aumentada a contrair infecções virais e fúngicas, por não terem habilidade de produzir uma imunidade celular satisfatória (imaginem a imunidade celular como uma "briga" corpo a corpo entre o vírus e a célula. Na imunidade humoral, onde lançamos anticorpos, imaginem os anticorpos como balas de revólver que a célula atira no "invasor". Entenderam a diferença entre imunidade celular e humoral?).
Por esse motivo, é comum que os atópicos contraiam com mais facilidade molusco contagioso, verrugas, herpes, fungos...
Há também maiores chances de se contrair doença bacteriana, principalmente por estafilo e estreptococos.
Deserto do Saara: em geral, os pacientes com dermatite atópica possuem pele seca, muito seca. Essa condição pode permanecer assim para o resto da vida. Essa pele xerósica é extremamente susceptível a substâncias irritantes como cosméticos, lã, muitas lavagens, detergentes...
Ao exame clínico, é notável a simetria das lesões. Verificamos um eritema (vermelhidão) com bordas pouco definidas, acompanhado de descamação. Em alguns casos, observamos vesículas ou crostas.
A dermatite atópica começa no rosto e se espalha para tronco e membros. As áreas de flexura costumam ser mais atingidas, especialmente pálpebras, pescoço, sulcos anticubitais, punhos, sulcos glúteos (o chamado "cofrinho), tornozelos, fossas poplíteas. Outros lugares também podem ser "premiados" como a perilabial (nas crianças o ato de lamber os lábios igual ao "Nerso da Capitinga" perpetua essa condição).
Complicações: como a coceira é exagerada estilo Lady Gaga, o ato de coçar repetidamente a pele , a deixa liquenificada. O que é isso? Ela fica grossa, estilo casca de laranja. Tem gente que coça com tanto desespero que forma cicatrizes, tornando até difícil a visualização da dermatite. A formação da cicatriz pode produzir alterações da pigmentação (ora manchas escuras, ora manchas claras).
Além dessas complicações, as infecções também podem piorar o quadro.
Tratamento:
Vários podem ser empregados. Como a causa da dermatite atópica ainda não foi completamente elucidada, ainda não se pode dizer que existe cura. Alguns sortudos, curam-se espontaneamente com o tempo. Muitas crianças melhoram por volta dos 3 anos. Mais da metade livram-se da DA por volta dos 13 anos. Pode haver recorrência na adolescência, mas a maioria se recupera até os 30 anos.
Entretanto, os menos desprovidos de sorte sofrem com essa doença por toda a vida. Por não haver tratamento específico, muitos estágios de severidade da doença e complicações, o tratamento não é simples.
É muito importante combater a secura da pele diariamente. Incansavelmente. O uso de hidratantes deve acontecer duas vezes ao dia: pela manhã e após o banho. O meu hidratante preferido para esses casos é o TriXèra da Avène. Não tem cheiro, não tem PABA, não tem corantes, não tem nada, fico até surpresa de que ele não seja invisível, de tão "livre de substâncias alergênicas" que ele é.
No Brasil não temos a versão embalagem pump no creme, somente no sabonete. Uma pena, pois é super prática.

Na hora do banho, eu gosto de prescrever o Cold Cream ou a versão sabonete em gel do TriXera. Evitar banhos muito quentes (pode ser morno. Morno é morno, não é frio) e demorados. Evitar limpar o corpo todo da criança, dar preferência a axilas, virilhas, região genital e pés.
Corte a unha da criança para que ela não se machuque ao se coçar.

Outros tratamentos: esses precisam ser prescritos e com o acompanhamento de seu médico. Muitas vezes, é necessário o emprego de corticóides tópicos, alcatrão, imunomoduladores, imunosupressores, anti-histamínicos, homeopatia (nesse caso, existem médicos ainda um pouco reticentes), tratamento psicológico*, entre outros. É o médico que vai classificar e propor o tratamento para cada estagio de gravidade (e a presença ou não de complicações) da dermatite atópica.
* Tratamento Psicológico / Apoio aos Pacientes e familiares no Rio de Janeiro:
O setor de Alergia e Imunologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, realiza reuniões mensais de apoio para pacientes e familiares.
Essas reuniões acontecem sempre nas últimas quintas-feiras do mês, no anfiteatro do Pavilhão São Miguel, entre 12:30-14:00Hs.


Outras informações sobre Alergia vocês encontram em um dos melhores blogs feitos por médicos que eu conheço. É o BLOG DA ALERGIA. Além de ser lindo, conta com informações científicas super atualizadas. Eu conheço alguns membros da equipe e sei que eles trabalham com muito amor.

Espero ter ajudado um pouco!

79 comentários:

Priscila disse...

Dra. Lu
Obrigada pelo post, minha filha hj tem 3 anos e desde nenê sofre com isso, hoje a pele dela fica levemente ressecada e ainda sofre muito com rinite, vou experimentar TriXera nela para idratação. ...tomara que um dia esse problema acabe.
Beijos e parabéns pelo Blog!!

Leticia disse...

acho q tenho isso!!!

mas eu sempre achei q era gerado por razoes emocionais! sempre q eu fico mt nervosa ou passo por situaçoes mt estressantes eu fico com isso na regiao das axilas!

Charlene de Albuquerque disse...

Dra. Princesa,
Há algum tempo, postei uma pergunta sobre depilação a laser e acabei comentando que estava com urticária solar.. então vc me desaconselhou e., pelo que eu entendi, vc tb já passou por isso...
Já fiz vários exames e meu dermato dissa q aparentemente não tenho nada... ele disse que iria pesquisar.
Vc conhece algum tratamento? Alguma coisa nova? Help! Não posso ficar 10 min no sol q fico vermelha e coçando... :(
Pode escrever sobre isso?
bjocas,
Obrigada!

Cinthia disse...

Meu filho tem não tão forte quanto meus irmãos que ficam como a segunda foto que vc postou... uso Cetaphil nele todos os dias e quando ataca mais alguma reação alérgica por picada de inseto, roupa ou o clima uso stiefecortil e polaramine mas graças a Deus só precisei uma vez Cetaphil e Epidrat estão dando conta. O que vc acha do Fisiogel para ele que ainda tem 1 aninho apenas?

Anônimo disse...

eu tenho eczame atópico nas maõs e nos pés...q saco....

Valeria disse...

Dra Lu
meu filho tem e já tentamos de tudo ele tem 20 anos agora foi indicado fazer fototerapia será que melhora?
Me disseram que um medico que tem consultorio em Ipanema está usando com resultados positivos o REMICADE,o que vc acha?

Roberta - curitiba disse...

Olá... adorei o post! Será que vc poderia fazer um sobre a Dermatite Seborréica?? Sofro com essa dermatite...
Bjos

- Andreia - disse...

Parabéns pelo blog, é a primeira vez que comento!
Você é muito bonita!
Muita saúde!

http://brechodacigana.blogspot.com/

Lidiane Rezende disse...

Obrigada pelo post Dra. Lú. Eu já tive a DA em várias partes do corpo e agora está concentrado nas mãos. As minhas pontas dos dedos estão super rachadas. Dói até pra escrever. Algumas unhas descolam por cauda da DA. Uso Saniskin e Cetaphil para hidratação e já usei todos os corticóides existentes. Até uma tal pomada chamada Protopic (que custa os olhos da cara. Acho que por causa do corticóide as minhas mãos são tão finas que cortam até com papel. Sem falar que tenho luva para limpeza, para lavar louça, para cozinhar e uma média uma vez me mandou usar luva para tomar banho (aí já é de mais, né) Tenho 26 anos e não fui uma das sortudas que se livraram da DA. Vou experimentar o hidratante que vc falou.
Beijos e boa semana.

Rose disse...

Dra, eu agradeço pela resposta no post anterior, mas o meu problema em falar com a médica, é q eu não tenho o nº do cel dela e ela atende no hospital de Aeronáutica de onde é o meu plano de saúde, daí q nos consultórios não tem telefone para falar com os médicos, eu teria realmente q ir no consultório na hora em q ela estivesse atendendo só pra isso... =/
Eu só escuto maravilhas sobre essa Loção Beatriz e pensei em alternar com o Vitanol A, tipo, um dia, um dia não. =D

Anônimo disse...

obrigada doutora! eu tenho dermografismo(que não sabia que era uma das "modalidades da dermatite atopica) e ri logo quando vi a primeira foto do post. Em mim fica igualzinho! fui na farmacia portuguesa ver quanto custa o da avene, o trixera, minha doutora tinha prescrito o epidrat ultra, que em relação á coceira é maravilhoso, passa, na hora para de coçar, mas a pele...se eu for para um ar condicioando por exemplo, a pele fica toda esbranquiçada (sou negra) como se eu tivesse usado hidratante vagabundo. Ai não curti muito pq tenho q esperar secar pra passasr outro por cima- aí uso um mais cherosinho e normalmente fica ok....

e como conciliar doutora cremes anti celulite, anti estrias e afins com os cremes da dermatite? posso usar meu anti celulite normalmente e depois passar o trixera? atópicas tb são vaidosas!kkkkk

engraçado, que minha pele do rosto é super oleosa, e só senti coceira nela 1 vez...já o corpo que é mega seco....

bjs, maurine

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaa eu faço tratamento com homeopata tb. Ele acha que a causa é emocional . Eu não concordo muito, pq tenho desde que me lembro por gente. Que problema emocional uma criança de 6 anos pode ter(ok, uma criança de 6 anos criada em um bom lar, amoroso)? sei lá, é estranho...

Anônimo disse...

de novo, eu maurine

encomnendei com uma amiga que foi para fora, o cetaphil. Muito muito mais barato que aqui. e enquando isso, estou usando esse aqui

http://www.advancedproducts.com.br/

por enquanto, tudo ok...mas fico com dor na consciencia pq foi sem prescrição! mas já tinha ouvido bons comentários na comu do orkut, resolvi investir...já que eu não tinha gostado muito do epidrat ultra , e olha q comprei por varios meses...

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Noossa ... adoro suas postagens mas essa foi especial, pois tenho 4 filhos e os 4 sofrem com Dertatite Atópica!!!! Eles são muito alérgicos ... além da DA eles tem Rinite, Sinusite, Asma e Dermatite Seborreica!!!! :(
É muito ruim ... a minha filha de 6 anos é quem mais sofre!!! A coceira é tanta que ela se machuca demais!!!! Já usei vários cremes para hidratação, vou ver se consigo achar esse da Avene no Paraguai!!!!
Muito obrigada pela dica!!!!
Beijos!!!

Cinthia disse...

Meu filho e minha irmã fizeram tratamento homeopático porém os resultados não foram muito satisfatórios, acho que o mais importante mesmo é controlar com hidratação e alimentação, evitar corantes e conservantes... um desafio para as mamães!

Anônimo disse...

dra Lu, estou no post errado mas preciso muito da sua ajuda. Você falou q ama Las vegas e tal e eu vou pra lá. Gostaria que me informasse qual hotel vocÊ gostou e qual ficou. Eu pensei no Bellagio, é bom? Me ajude, não sei qual escolher. Beijos, Dani

Pietra MA disse...

Eu tenho dermatite seborréica, asma e rinite alérgica. Meu esposo tem eczema atópico nas mãos, urticária nas pernas.... e minha filha nasceu com alergia alimentar a leite de vaca e soja. Graças a dieta de exclusão por mais de 1 ano hoje já conseguimos reintroduzir o leite de vaca com sucesso. Mas.... como a lei de Murphy é cruel.. ela desenvolveu a dermatite atópica. E infelizmente não estamos conseguindo controlar. Está bem feio nas pernas e braços e se estendendo p/ as costas.
Consegui uma consulta com uma médica do HC aqui de goiânia que faz parte do grupo de apoio à dermatite atópica.
Tomara Muuuuuito que dê certo e ela acerte um tratamento.
Amei seu post!
Onde acho esse creme da Avene p/ comprar?

Carol disse...

Dra. Princesa, tudo bem?
Eu adoro o seu blog e leio todo dia!! TODO dia!!!
Sou viciada em cosméticos e tenho até um blog sobre o assunto (Konfraria).
Desculpe se o comentário não tem nada a ver com o post, mas estou com uma dúvida cabeluda.
Fui ao dermato e ele me receitou o Roacutan devido a minha "acne da mulher adulta". Que eu odeio, óbvio, e com 30 anos elas estão com força total ainda, principalmente na região do maxilar/queio/pescoço.
Como estou terminando o tratamento de depilação a laser, decidi esperar pois não quero nem parar no meio e nem ficar toda torrada e machucada.
Porém, mesmo a última sessão se aproximando, fiquei com dúvidas quanto aos efeitos colaterais e aquele papo todo em torno de uma possível gravidez, quanto tempo depois pode ter filho...
Você poderia dar uma ajudinha nesse quesito?
Obrigada!!!!
BEIJOSSSSS

Pedro disse...

Conheço um médico recém formado pela FMUSP que hoje em dia não sai mais nem de casa, vive com ajuda de amigos. A D.A. dele é tão séria que hoje em dia ele não consegue mais viver, não só pela D.A. em si, mas pela depressão que toda essa situação causa nele. Ele já tentou de tudo, de tratamento baseados em evidências científicas até tratamentos para lá de alternativos. Nada funcionou.

Realmente espero que um dia ele melhore...

Dani disse...

Dra. Princesa:

Posso fazer um pedido? Gostaria de ler um pouco sobre desidrose (é assim que se escreve ou é disidrose? Achei as duas formas no Google).
Sofro com esse mal há uns cinco anos no dedo indicador da mão direita. Quando vou pra lugares frios o meu dedo fica todo ferido, com a pele rachada. Dói muito.

Anônimo disse...

Lu, esse produto é maravilhoso.... alivia o prurido, muito bom... acho que conheci por um post seu... e valeu a pena. Agora não estou usando, mas me ajudou muito. Queria te perguntar a sua opinião sobre o uso do Dmae via oral? Ah não sei se vc acha bom... mas tem um hidratante da La Roche... que está saindo muito barato em uma rede de drogaria aqui em SP....R$ 29,90.... até fiquei com medo... (esmola de mais... o santo....), mas mesmo assim comprei... não resisti a capinha vermelha com a palavra sale...rs.
Como sempre o Blog continua ótimo.
Beijos,

Vanessa

Tha Turcatti disse...

Oi Dra Lú!
adorei seu post sobre a dermatite! pois eu fui uma dessas "sortutas" e sofri com esse mal até uns 14 anos!
é horrivel e até os meus 7 anos ninguém soube explicar corretamente o que eu tinha!
Só depois de passar por muiitos médicos, eu achei algum que me deu "a cura" pra esse mal! (risos)
Hoje felizmente não tenho mais nada!
Beeijos

Anônimo disse...

Dra. Princesa, quando meu marido fica estressado ele se coça nos pes e maos. Vou comprar o hidratante pra ele...
Agora, mudando de assunto....encontrei uma marca que é um MUST HAVE... nao sei se vc ja viu a Goyard. Ja deve ter visto qdo foi a Paris.
Entra no blog e dá uma olhada naquela necessaire pra cosmeticos!!!! EEU QUERO!!!!!

mundodasmarcas.blogspot.com/2009/10/goyard.html

Pensei em vc na hora!!!! e só te "conheço" ha uma semana!!!!!

Beijos

Fabiola
a proposito, sou nova nesse negocio de blog. qdo vc entra no seu blog vc tem acesso aos meus dados, tipo e-mail?

Luana disse...

Lu, li no blog garotas estúpidas que nos EUA é comum as manicures usarem aquele aparelhinho de luz UV para secar o esmalte e fiquei encucada: o usso contínuo do aparelhinho não faz mal à pele das mãos?!

Luciana Leal disse...

Queridos amigos alérgicos!

Hoje, terça-feira, fiquei toda enrolada mudando o layout do blog e não consegui responder às perguntas de vocês.

Amanhã, sem falta, podem voltar aqui que estará tudo respondidinho.

Beijos!

Andressa disse...

Oi Dra Lu, td bem? Eu estou com 29 anos e tenho dermatite atópia desde os 20, mais ou menos. Já usei alguns hidratantes, mas não testei esse que vc recomendou. Vi em uma comunidade do orkut que algumas pessoas melhoraram com acupuntura. A dra. já leu algo a respeito?

Anônimo disse...

Nossa que incrivel! Eu ia perguntar pra Dra. Lu se ela nao podia escrever um post sobre isso e wow, ela leu meus pensamentos!

Bom eu sofro com essa doença ha 20 anos, ou seja, toda a minha vida!!! Tudo começou quando minha mae me levou a um homeopata aqui em SP pra tratar a minha asma quando eu era bebe. Fiz o tratamento, ou melhor minha mae fez em mim ne haha e me curei dos problemas respiratorios.

Porem, sempre tem um porem neh, como ele explicou uma reacao bastante comum dos que se curam da asma, ou bronquite eh que a alergia va para a pele.

Depois de anos convivendo com isso, adquiri um certo conhecimento. Nao sou medica nem nada, mas vou passar aqui o que tem me ajudado a lidar com essa chatice, espero que possa ajudar alguem. Dra. Lu me corrija se eu estiver falando alguma besteira.

- Stress/ansiedade pioram muiiiito. Incrivel, fiquei nervosa, irritada, estressada e a pele ja começa a coçar loucamente. O melhor a fazer quando isso acontece eh um banho morno pra frio. Esfria a cabeça e pele junto haha.

- Tem que hidratar sempre. Ja tentei milhoes de formulas de dermatos e estou curiosa pra experimentar esse creme que a Dr. Lu recomendou.Vou comprar amanha mesmo.

Meu atual ritual :
Banho - sabonete nutraplus. Nunca demorar demais no banho, agua muito quente ou esfregar a pele. Aplicar oleo nivea ou amendoas antes de sair do banho.

Em seguida eu misturo creme nivea da latinha + um pouquinho de oleo de amendoas. Parece overdose de oleo mas eu juro que faz diferença. Aplico sempre uma camada espessa nas regioes afetadas. No meu caso, atras do joelho, pescoço e na dobra do braço.

Pra quem tem na axila, desododante Dove, o tradicional ajuda bastante, acho que por conter hidratante na formula.A minha axila chegava a rachar e sangrar, um horror. Agora aplico o dove 2 x por dia e sarou, mas se eu troco de desodorante volta com tudo.

- Cortisona eh bem efeito cinderela, vc passa e no dia seguinte sumiu! Eu fazia isso direto quando tinha alguma festa ou queria que sumisse rapidinho. Com o tempo vai afinando a pele e o eczema volta, e mais forte.

Quando me sinto tentada a lascar um elocom, eu pego o Bepantol e mando ver. Nao espere milagre que nem a cortisona, mas devagarzinho vai diminuindo a irritacao.

Suplementos:

- omega 3 - nao tenho ideia pq, mas foi um medico nos EUA quando eu morava la que me mandou tomar.

- calcium stibium- isso eh manipulado, meu homeopata que me prescreveu. Aparentemente ele ajuda a regular os nossos ups and downs emocionais. Esse ajudou muitoooooo.Os primeiros dias nao sao legais, parece que piora, mas depois vai saindo.

Fico curiosa em saber se alguma dessas pilulas para pele, mesmo que maduras tipo Inneov possam ajudar. Vc teria alguma informaçao Dra. Lu?

Bom eh isso, desculpa pela falta de acentos, nao coloquei o teclado brasileiro nesse mac ainda.

Bjosss Marina

Anônimo disse...

Lu, qual a diferença entre serum, creme e loçao??????

bjs

Fabiola

Letícia disse...

nenhuma respostinha! :(
responde os comentarios antes dos emails!!!! :)))

Aromas de Gaia disse...

Lu!
Eu tenho 39 anos e tenho esta dermatite atópica e vivo me coçando e fico toda inchada parecendo que apanhei de chicote. Nunca me lembro de ter tido isto antes dos 35 anos, sou adotada e falei com minhas irmãs biológicas e elas também tem o mesmo problema. Também tenho dermatite seborréica facial que descama o nariz e as sobrancelhas, fazem cair meus cabelos e tudo pelo stress pois meu pai teve cancer a pouco tempo. To super perdida sobre que produto usar no cabelo. Vou experimentar esta linha nova que sitou. bjkas Raquel

Luciana Leal disse...

Pri: BOA SORTE!!!

Leticia: o estresse piora, com toda certeza a dermatite atópica.

Charlene: com o tempo, a minha urticária foi se atenuando...mas existem periodos de piora, com certeza. Cura não existe, só controle...

Cintia: pode usar sim.

Patricia: nas mãos e pés e importante diferenciar a dermatite atópica da dermatite por irritantes...

Valeria: o caso deve ser grave mesmo...existem bons resultados sim com esses dois tratamentos. Confie no médico.

Roberta: boa idéia!

Andreia: adoro ser chamada de bonita. Obrigada pelo carinho!

Lidiane: essa pomada é cara, mas é maravilhosa. Vale a pena o investimento.

Rose: então vai fazendo o que ela prescreveu e espere a próxima consulta com ela para iniciar a Beatriz...Beijos!

Maurine: não é legal misturar as coisas, porque o creme de estrias geralmente possui ácidos, que poderia piorar a dermatite. Se for só umectante não tem problema, desde que vc não tenha alergia aos componentes do creme.

Anônimo 1: o emocional certamente piora a DA. E olhe só, crianças de 6 anos podem ter vários "problemas" que os adultos não compreendem: ciúmes entre irmãos, paixãozinha não correspondida na escola, dificuldades em algumas matérias...talvez vc não se lembre, mas com certeza teve seus probleminhas aos 6 anos...

Adri: nessa idade, a homeopatia costuma ter bons resultados. Mas na hora da crise (de asma, etc) volte para a alopatia.

Cinthia: puxa, que chato...mas olha, homeopatia é um tratamento a longo prazo...anos....

Bia: esse da avene é legal pra ser usado fora da crise...

Dani: Bellagio é MUITO CHIQUE, MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Pietra: caramba, que super genética alérgica, essa de vocês!!!Torço por vocês!

Carol: teoricamente, você pode engravidar um mês após o término do Roacutan. Mas o seguro morreu de velho, e eu, por experiência própria esperei seis meses para começar a tentar engravidar. Mas eu sou medrosa e exagerada.

Oi, Pedro!
Saudades de seus comentários maravilhosos. Pedro, quando você se formar um dermato, e eu te dou muita força porque sei que vc vai ser um ótimo médico, quem sabe não poderá ajudar essa pessoa?

Daniela: ok!

Vanessa: não costumo usar DMAE via oral...

Tha: e eu sou sortuda por te-la como leitora.

Fabiola: boa dica, vou investigar melhor esse creme! Só temos acesso ao seu e-mail se vc permitir..

Luana: a manicure em si (usar esmalte, acetona, tirar cutúcula...) faz mais mal do que o aparelhinho..

Andressa: confesso que não..

Marina: maravilhoso o seu comentário!!!! Existe no exterior um inneov para pele seca que pode ajudar sim, se a pessoa não for alérgica aos componentes da´pílula.

Fabiola: vamos fazer um post sobre isso.

Leticia: tô tentando!!!:-)

Raquel: e o médico, já procurou????

CONSEGUI!!!!!
ALELUIA< MEU DEUS!!!!
RESPONDI A TODOS!!!!

Valeria disse...

Para quem usa Protopic a patente já foi quebrada e é possivel manipular em farmacia de manipulação com o nome de Tacrolimo ficando bem mais barato

Anônimo disse...

Para quem não tem essa doença, pode usar esse hidratante da Avene?

Especialmente Gaspas disse...

Que interessante :) Já tenho ouvido falar. Mas aprendi mais qualquer coisa :)

Aromas de Gaia disse...

Lu!
Eu fui na dermatologista e ela me indicou usar para dermatite o Protopic mas fica dificil manter com o preço e agora vou tentar manipular.
bjkas e obrigada
Raquel

Luciana Leal disse...

Não sei se o protopic manipulado tem a mesma eficácia do da farmácia.
Por exemplo, duas outras substâncias que não deram certo para mim ao serem manipulados foi o omeprazol e o fluconazol.

Anônimo disse...

Dra, vc não pode fazer um post especial p/ pele seca?
Tenho pele seca e acho que tem poucas opções realmente boas no mercado.
Ainda mais agora que não tem mais Ureadin 10 loção a venda, e as outras opções semelhantes tem aquele cheiro de remédio (sem perfume).
Beijos

Lidiane Rezende disse...

Lú ainda tenho uma perguntinha sobre esse tópico. A minha pele não suporta uréia. Fica ainda mais irritada. Tem alguma coisa a ver com a dermatite chatópica?

Anônimo disse...

Pedro, não sei se vc vai ler esse comentário porque o post já é antigo, mas olha só, eu conheço esta pessoa de quem vc está falando (o médico formado pela FMUSP que tem DA), sou bastante amiga dele e posso te dizer que hoje ele está MUITO melhor, voltou a trabalhar, a sair com os amigos, a malhar na academia, etc. Ele tem uma crise ou outra, está pegando leve no trabalho e na vida social, mas fique feliz, porque ele está retomando a vida! Vamos torcer!

Julio disse...

Tenho minha pele coçando toda vez que a minha temperatura corporal sobe, o unico geito que eu conheço de controlar o episodio, é com agua fria, ou gelada. Não sei se o que eu sinto é coceira ou Dor (FORTE, MUITO, FORTE!!), tenho somente 15 anos, e aguentar com isso até os 30 anos ja é ruim, mais a vida toda?....sem comentarios.

Até agora não sei se o que eu tenho é Urticaria ou Dermatite Atopica, não tenho muita coragem de ir fazer exames, por que, como eu disse, a minha pele doi tanto, que é quase impossivel controlar, depois do episodio, minha pele fica com umas bolhinhas vermelhas, que somem (antes sumia rapido, agora demorar uns 20 minutos pra sumir totalmente), eu parei de tomar banho quente, e parece que a dor que eu sinto, está pior, tem uma pomada que eu passo (parece que melhora...ou não), é meio desconfortavel....algum conselho pra mim? *-*

PATRICIA disse...

Tenho 25 anos e luto com isso a 5 anos, sao surtos loucos que ficam meses depois uma calmaria de um ano e volta tudo de novo, nao aguento as pessoas achando que e SARNA ja estou no limite alguem sabe de alguma pomada boa para isso ????
Me falaram ELIDEL mas e muito cara.
Bjuuu

Unknown disse...

Olá, Boa Tarde

Estava vendo os comentários de todos, achei muito legal.

Queria passar um resultado que está tendo ótimos resultados comigo.

Comecei a usar produtos de uma empresa líder em Aloe Vera, com eles estou usando desodorante, creme de propolis, suco, hidratante, conhecida aqui no Brasil como Babosa.

Essa planta tem uma penetração mais profunda de qualquer outro produto, vai até a 3ºcamada da pele, com isso as bolhas que tinha na mão, alergia que tinha nas axilas não podendo usar qualquer desodorante, irritações na pele por picadas, ao fazer a barba, manchas na pele por catapora, tudo isso acabou, estou muito satisfeito com os resultados seja por dentro e por fora, agora de cara limpa, mãos limpas, axilas limpas, tudo limpo.

Obrigado !!
Parabéns pelo Blog !!

Stela disse...

Ola Dra Lu,

Tenho 30 anos e vivo em Portugal e acabo de encontrar o seu blog depois de uma pesquisa sobre problemas de pele.
Nao tenho certeza se o que tenho e dermatite, eczema...
No inicio de 2009 notei o surgimento uma mancha rosada em um dos cantos inferiores da minha boca, ela descamava e coçava ligeiramente.
Nao dei muita atençao, mas quando voltei para Portugal com o frio ela começou a piorar, entao fui a um dermato. Como tb tinha algum problema de acne, ela me receitou Roacutan que passei a tomar na dose minima, em conjunto com outros produtos para acne e cremes da Bioderma, aquela da tampinha rosa que tem uma agua de limpeza maravilhosa.
Depois de um mes minha pele ficou maravilhosa, e inclusive essa mancha rosa desapareceu!
Terminei o tratamento depois de uns 6 meses e ficou tudo bem.
Agora nesse ultimo inverno europeu a mancha rosa voltou com tudo. Achei que fosse desaparecer com o tempo e o fim do inverno, e fui so hidratando. Acontece que piorou, e agora ja faz uns 4 meses que outras manchas começaram a aparecer. Uma bem grande por todo o queixo, outras mais suaves envolta do nariz e indo em direçao as bochechas. Uma pequena mancha começou a aparecer tb na minha testa, e vejo uma minuscula começando a surgir em cima do emu labio superior!
A mais antiga esta sempre a descamar, acredito tb devido a localizaçao pois estou sempre a contrair essa regiao. Mas a do queixo tb vive descamando. Se eu nao passo algum creme bem gordo, elas ficam com um aspecto ainda mais avermelhadas e secas.
Estou memso preocupada. Ja usei varios, cremes, inclusive um especifico para Eczema Atopico, que dá uma aliviada mas nao fez elas desaparecerem.
Agora cheguei a conclusao que devo mesmo voltar ao dermato, acho ate que ja demorei muito... Mas aqui as consultas demoram muito e ja nao aguento mais esperar.. esta atrapalhando ja a minha vida, pois nem maquiagem posso usar para cobrir pois piora. E alem disso o verao esta chegando...
Comecei hj a tomar um anti histaminico receitado por um farmaceutico. Começo a achar que posso ser alergica a alguma coisa que nao faço a menor ideia, e que por questoes emocionais tb posso ter desenvolvido isso. Pois nao me lembro de ter tido nada parecido antes assim na face.
Quando nova, la pelos 8, 9 anos tive duas reaçoes alergicas nas maos e no corpo comuns em crianças, mas que nunca mais voltaram a se repetir.
No meu desespero fazendo pesquisas pela net, cheguei ate a pensar na tal Micose Fungoide, que Deus queira que nao seja isso pois vi que e realmente muito seria!
Gostaria de enviar uma foto do meu rosto, para a Dra entender melhor o que esta acotecendo comigo. Para qual email posso enviar.
Agradeço muito desde ja sua atençao!! E espero que entenda que estou mesmo preocupada e angustiada, e ja nao posso mais esperar uma consulta que ainda pode levar um mes!

Muito Obrigada,

Stela

Anônimo disse...

Eu já fiz esses tratamentos e nao resulta. Inventam ir à lua e nao inventam a cura para o ECZEMA ATÒPICO Grave. Tenho muita pena que a medicina ainda esteja tao atrasada, pois voces médicos, nao sabem nem sonham o que eu SOFRO na pele todos os dias com esta doença. Assinado: Uma jovem de 22 anos

Gabriela disse...

Nossa!!!

Eu NUNCA havia lido nada tão bom!!

Tenho 2 filhos, um de 9 e outro de 1 ano. O primeiro NASCEU com dermatite (é NASCEU.. coisa de louco, nunca vi um bb com pele de jacaré na maternidade), só usava sabonete e baume lipkar, shampoo capel. Enfim.. um arsenal... a única coisa boa é que ele aprendeu a não coçar.. às vezes esquece, mas é raro. Também tinha refluxo (muito grave) e tem asma. Hj intercalo o trixera (avene)com o baume da lipkar (la roche). Isto é.. quando ele deixa passar, está na idade de não deixar mais nada.
Meu bb já nasceu lindinho, gorducho, não vomitava e só apresentava uma vermelhidão nas bochechas depois de mamar.. eu como já sou relaxada com o mais velho, imagine com este.. até que com uns 3 meses formaram feridas, primeiro nas pernas depois nos braços.. eu já usava sabonete liguido da mustela e cremes da mesma marca, passei a usar os especificos do mais velho, mas não adiantou!! O dermato passou um corticóide.. que tb não vi lá muito efeito.
Como ainda não acredito em emocional, afinal genética é uma coisa de louco.. mas como mãe atiramos para qualquer lado (meu mais velho foi para acumpuntura, homeopatia, ortomolecular, antroposofia e mais N alternativas malucas, até que por fim vai a um pneumologista) gostaria de saber se a terapia ajuda mesmo.. e se vc indica alguma instituição em SP.
Muitos beijos e desculpe o texto looongo!

Gabi

Gabriela disse...

Dra (eu não sabia que era médica só fui ler o blog depois, li só o tpc) Lu, sou eu (a Gabriela) novamente.

Estou indo para os USA agora em novembro, eu costumo comprar cremes quando viajo, pois aqui são muito caros, eu já compro a linha lipkar e a trixera, me recomendaram a aveeno tb, o que vc sugere??? Existe alguma outra tb boa?? Eu compro muuuuuito, para durar 1 ano para os 2, só os sabonetes que não, pq em creme parece que comem sabonete, o quanto compra é o quanto usa... em barra vai menos, mas eu não os acho tão bons.
Estou tentando não usar o corticóide no bb, mas a pele dele está bem ruim.. se não melhorar terei que apelar.
Beijos e obrigada!
Ah! existe alguma maneira de entrar em contato via email? Imagino que vc receba de montes... e eu não sou a pessoa mais vaidosa do planeta, vi que vc faz N tratamentos estéticos.. eu tenho arrepios só de pensar em botox, aplicações em vasinhos, tratamentos de celulite... ai, ai..

Beijos!! Obrigada!!

Gabi

Anônimo disse...

De criança já tinha nas dobras do corpo. E na fase adulta por volta dos 20 anos a DA atacou pra valer e até hj não consigo controlar. Já tentei até hipnose. Usei muito diprospan injetável na hora do desespero, crises gravíssimas. Ainda uso diprogenta e loratadina tb. Há uns 3 anos uso Avene, mas recomendo tb outras marcas tão boas qto esta que são Aderma e E45 (Lutsine). Tenho usado tb óleo de rosa mosqueta que passo na pele ainda molhada, mas um que é fabricado na Espanha, pois já experimentei os do BR e não é mesma coisa. Estes produtos eu compro diretamente de uma farmácia de Portugal: http://farmais.net (atend. é excelente, recomendo). Todos estes hidratantes tem me ajudado, mas é sempre a mesma coisa, qdo começa a melhorar, de repente volta o ataque de coceira e detona de novo. Porém, graças a Deus já não tive mais as crises de ficar na carne viva como há 3 anos atrás. Vejo que é muito difícil de entender o que a pele precisa em cada dia, pois nunca é igual. Aos poucos estou observando pra saber o que aplicar, pois creme demais faz mal, de menos tb, muito oleoso faz mal, pouco tb, é sempre uma surpresa. Agora estou pensando em terapia para ajudar no stress que acho que é mesmo o que mais desencadeia a minha crise, mofo tb (veneno), mudanças de clima, suor. Agora leite, ovos e frutos secos não me parecem desencadear crises. Assim espero. Bjos a todos que sofrem de DA, só quem tem pra entender o nosso sofrimento!

Simone disse...

oi Lu... eu sou atópica e tbm tenho essa "urticaria", q minha dermatologista diz ser demografismo... pode escrever na minha pele que fica tudo registrado...! td isso é horrível... meus eczemas concentram-se nas maças do rosto, esta controlado, mas e nunca estou com a pele lisa... sempre estao presentes "brotoejas..." tenho usado a pomada elidel mas mesmo assim tá dificil... só quem tem sabe o qto isso afeta emocionalmente a vaidade da mulher... sei que anda muito corrid p vc, ainda mais com nenem novo, mas se puder me responda falando sobre produtos atuais que posso usar... canso de procurar na internet sobre isso... obrigada, bjs

Simone disse...

oi Lu... eu sou atópica e tbm tenho essa "urticaria", q minha dermatologista diz ser demografismo... pode escrever na minha pele que fica tudo registrado...! td isso é horrível... meus eczemas concentram-se nas maças do rosto, esta controlado, mas e nunca estou com a pele lisa... sempre estao presentes "brotoejas..." tenho usado a pomada elidel mas mesmo assim tá dificil... só quem tem sabe o qto isso afeta emocionalmente a vaidade da mulher... sei que anda muito corrid p vc, ainda mais com nenem novo, mas se puder me responda falando sobre produtos atuais que posso usar... canso de procurar na internet sobre isso... obrigada, bjs

Thiago Tornado #789 disse...

Dra. Meu nome é Thiago, tenho 16 anos. Meu problema é um pouco diferente... Há duas semanas atrás eu fiz uma tatuagem de henna no antebraço, cujo desenho é uma moto e um nome embaixo, ela é pequena, uns 10cm talvez. O problema é que a tinta saiu, mas o desenho permaneceu na minha pele em forma de irritação, muito parecido com a primeira imagem que tem na postagem(L 5 0.3) coça às vezes, não arde quando banho ou pego sol, só está um pouco alto, vermelho... Eu já usei três pomadas... Primeiramente a DESENOL, depois a BEPANTREX-dexpantenol 50mg/g e agora por último estou usando a Neodex(acetato de dextametasona- sulfato de neomicina) A letra T do nome que eu escrevi no antebraço já está começando a sair, assim como o pneu traseiro da moto... O que a senhora acha disso? A medicação está correta? O que devo fazer? Desde já, agradeço. e-mail para contato: thiagoparente_10@hotmail.com

Thiago disse...

Dra. Meu nome é Thiago, tenho 16 anos. Meu problema é um pouco diferente... Há duas semanas atrás eu fiz uma tatuagem de henna no antebraço, cujo desenho é uma moto e um nome embaixo, ela é pequena, uns 10cm talvez. O problema é que a tinta saiu, mas o desenho permaneceu na minha pele em forma de irritação, muito parecido com a primeira imagem que tem na postagem(L 5 0.3) coça às vezes, não arde quando banho ou pego sol, só está um pouco alto, vermelho... Eu já usei três pomadas... Primeiramente a DESENOL, depois a BEPANTREX-dexpantenol 50mg/g e agora por último estou usando a Neodex(acetato de dexametasona- sulfato de neomicina) A letra T do nome que eu escrevi no antebraço já está começando a sair, assim como o pneu traseiro da moto... O que a senhora acha disso? A medicação está correta? O que devo fazer? Desde já, agradeço. e-mail para contato: thiagoparente_10@hotmail.com

sádia disse...

olá , tenho 20 anos e sofro com isso!
(Dermatite Atópica (ou "chATÓPICA")) é muito ruim , pois não posso nem encostar na pele que fica horrivel e tds ficam olhando .

Fernanda disse...

Olá Dra. Lu, boa noite. Eu tenho dermatite atópica também e comecei recentemente a escrever um blog sobre o assunto. É o http://eusoualergica.blogspot.com/ .
Não tem conteúdo médico, o objetivo é apenas compartilhar um pouco da minha experiência/visão pessoal com a doença e quem sabe trocar idéias com pessoas nas mesmas condições. É um blog simples e não tem absolutamente nenhuma vocação comercial.
Quando fui diagnosticada eu procurei vários sites com relatos pessoais e não achei nenhum em português (apenas muitos comentários em blogs médicos e alguma coisa no yahoo respostas).
Enfim, se achar válido gostaria que o sra. divulgasse o blog. Obrigada,

Unknown disse...

Oi! Eu infelizmente sou uma das desafortunadas que ficou marmanja e não se livrou da atopia... Vou tentar o Trixera ver se melhora a minha vida!!!!! Valeu!!! Adoro seu Blog!!!

Unknown disse...

Oi! Eu infelizmente sou uma das desafortunadas que ficou marmanja e não se livrou da atopia... Vou tentar o Trixera ver se melhora a minha vida!!!!! Valeu!!! Adoro seu Blog!!!

Anônimo disse...

Bem eu tenho 14 anos desde os 7 +/- começou... aos poucos nem desconfiava que isso existisse foi existisse até cerca de uns 11 anos piorou... Tenho a pele ressecada minha diz que como sou garoto cuido menos...e é verdade, infelizmente não tem um remédio para isso só cuidando mesmo, eu uso um creme hidratante aqui sei la o nome mas como estou na adolescência costuma dar uns "ataques" ja que minha mãe fica de TPM vira o cão,e enche o saco quando eu to de boa, fico nervoso e não posso nem diser o que to sintindo para aliviar o nervoso,de vez em quando, é bom saber que não sou o unico >.< , O bom é que não tenho riniti asma ... e tals, fora dermatite atópica sou saudavel...

Obrigado
Fernando

Anônimo disse...

Bem eu tenho 14 anos desde os 7 +/- começou... aos poucos nem desconfiava que isso existisse foi existisse até cerca de uns 11 anos piorou... Tenho a pele ressecada minha diz que como sou garoto cuido menos...e é verdade, infelizmente não tem um remédio para isso só cuidando mesmo, eu uso um creme hidratante aqui sei la o nome mas como estou na adolescência costuma dar uns "ataques" ja que minha mãe fica de TPM vira o cão,e enche o saco quando eu to de boa, fico nervoso e não posso nem diser o que to sintindo para aliviar o nervoso,de vez em quando, é bom saber que não sou o unico >.< .
Falando da herança de olho azul Não herdei o olho verde do meu pai mas sim dermatite atopica da minha madrinha .-.

Anônimo disse...

Dr. Me ajude!!
Desde criança sofro com a DA, tinha todo o corpo tomado por formatos circulares ásperos e esbranquiçados parecia que estava arrepiada permanente.
O problema que essa parte hj as 28 anos sumiu, mas estou enfrentando outros piores aderi herpes labial,meus cotovelos as x ficam ásperos que nem
casca de laranja e rachados e alguns anos atras as pontas de alguns dedos da mão começaram ficar com um leve ressecamento, não me preocupei resultado que hj estou com todos os dedos ressecados com rachadura,corte e sangramento e já esta afetando a palma... O que posso estar usando,me ajude!!

Camila disse...

eu tem alguns manchas na a pele e, com a ajuda de medicamento foi resolvido. sempre tem que ir ao médico e ver um especialista para ver qual é o problema. Eu fui a um especialista em alergia e imunologia e me deu uma escolha, mas eu tenho que tomar todos os dias. Espero que, se alguém tem um problema com a ajuda de médicos está resolvido.

Unknown disse...

Olá! Minha filha tem 4 anos e surgiu a dermatite atópica. Uma vez conversando com uma amiga que foi consultora dermocosmética me indicou o TriXéra (Avène)em seguida já sai a procura. Comprei uma bisnaga de 200 ml por 90,00 (MILAGROSO), usei outros produtos da Avène, inclusive o Água termal, mas não tem solução como o TriXéra. Uso também o Fisiogel que alivia, mas nada melhor que o TriXéra

Unknown disse...

Olá! Minha filha tem 4 anos e surgiu a dermatite atópica e me indicaram o TriXéra, usei e foi EXCEPCIONAL!!! Vale muito tentar, para minha pequena ajudou muuuuuuuuuito.

Unknown disse...

Ola para todos ,ME CHAMO IGOR E PRATICO- ATIVIDADES- FISICAS- ESPORTES- E MUSCULAÇAO REGRADA E DIETAS RIGIDAS !! E tenho problemas com dermatite tb (e DESCOMVIO QUE POSSA SER POR CAUSA DA NINHA ROTINA ENTENSA ) e gostaria de tirar algumas duvidas com alguns shampoos que nao detona sem os cabelos !"por que faso escova japonesa e cortes moderninhos estilos MANGáS - e tal rs "!.A minha ataca no couro cabeludo "QUE É UMA CROSTA DE SEBO MESMO ,so é visivel quando lavo a cabeça ou ela se acomula ! e que de vez em quando fica amarela"".E no rosto , que a pouco tempo começou a descamar e irritar a face com vermelhidões e oleosidade excessiva e com aparencia resecada ! e agora com algumas feridinhas que aparentam se espinhas como se estivesse sicatrisando .!A gora as descamações pararam so ficaram as :oleosidade excessiva ´ e vermelhidão e algumas crostinhas umidas no rosto seguidas com ardencia com aparencia resecada " coisas chata T.' RS"..!!
Usava para o comtrole de tudo isso alguns itens Os : shamppo clear anticaspa masculino "depois passei par o feminino de dizem ser mais fraco por ter ph 6.7 e nao irritar o couro cabeludo e na face para ri
retirar o esseso de sebo ou grosseiro - OMCILON-A "M POMADA para inflamaçao e que ajudava na cicatrização ,mas nao gosto de usar muito por que comten corticosteróide que nao é bom usar por muito tempo - E creme hitratante para face O Gel hidratante Control Shine (Nivea)-E creme clean e clear com acido salicílico - e para limpeza uso de vez enquando gel de limpeza Wash of gel (nivea )para retiram oleosidade excessiva " mas fico com rosto descativo com este gel ..!! E desconfio que fico com apele sensivel de usar so a espuma do shampoo anticaspa porque no dia seguinte o meu rosto vica muito oleoso" PASSO AMÃO NO ROSTO PARESE QUE PASEI AMÃO EM UM BIFE FIRTO CHEIO DE OLEO rs " mas sem os vermelhidões e de ves enquando uma leve ardencia !.E tive uma consulta com uma dermatologista que me receitou um gel de limpeza "Cleanance Gel de Limpeza Avène" para comtrole das gandulas sebáceas com ph 7.2 para o uso de 2 vez ao dia, que so me causa mais oleosidade e ela me cortou o uso de hidratantes " Por que ela dis que sao abase de oleo e ataca dermatite" E um shampoo klinse anti caspa que nao estou ussando com resei de medar agul efeito repote no couro cabelo do ou na face e uma poma Micolamina para aface 2 VS ou dia,SENDO QUE ELA NAO ME AVISOU QUE A POMADA MICOLAMINA CAUSA MANCHAS NA PELE SE VC É ESPOSTO AL SOL e nao uso por e medo mesmo " RESULTADO estou com TUDO acatado na face de NOVO E SEM RUMO T.' HOODÓ " !! Vou fazer o retorno com a DERMATO de novo , MAS como TINHA dito no top se alguEm poder dar algumas dicas a respeito dos shampoos , e alguma coisa para controlar a dermatite ate´eu dar o retorno com a dermato ("QUE ESTOU CANSADO DE SER ENGANDO RS ") E agradeço A qual quer DICA ou conselho ! obrigado e abç & bj atodos ^-'=

Anônimo disse...

Ola,eu tenho D.A,sofro mto com isso,tenho vergonha de sair de casa devido a ficae coçando,é incontrolavel nao coçar,e evito usar certos tipos de roupas devido as manchas que a D.A causam na pele,entao eu gostaria de saber se existem algum tipo de tratamento para as manchas,por favor me ajudem...Desde ja agradeço.
Obrigado,super beijoo.

Cláudia Gimenes disse...

Oi Luciana, gostei muito do post sobre a dermantite. Fiz um post no meu blog porque tenho visto em grupos maternos no Facebook muitas mãezinhas de primeira viagem falando de lesões na pele dos bebês e pedindo orientação para outras mães com o apelo 'alguém já teve esse problema com o bebê? O que vocês usam?'.
Acho temerário usar qquer tipo de medicação, ainda que uma pomada, numa criança sem antes passar em médico.
Tomei a liberdade de pegar um pequeno trecho e a foto para ilustrar, entretanto coloquei o link da sua postagem e o seu nome.
Gostei muito do seu blog e da forma como você escreve. Parabéns pelo trabalho tão esclarecedor.

Forte abraço!

Cláudia

Unknown disse...

Meu filho teve dermatite Atópica nas costas ,axila nas dobrinhas ,melhorou depois que comecei usar a pomada Therasona e o hidratante Cetaphil o resultado foi ótimo .Porem começou a descascar os dedos e ficar ressecado e achei esse site falando sobre a dermatite atopica que tbm dar nos dedos foi gratificante ,pois já tinha ate esquecido a possibilidade de ser isso novamente .Não sabia de dar tbm nas pontas nos dedos ,Nossa isso é horrível ...Hoje esta com cinco anos começou com uns 3 anos .

Cinthia Klinkowski disse...

Olá Dra.
Esse post me ajudou muito. Há uns três anos mais ou menos (tenho 17)começaram a aparecer pequenas manchinhas na minha pele que iam aumentando e escurecendo com o tempo. Começou com uma no pescoço, depois algumas pequenas na barriga, até que fui procurar um médico, que me pediu vários exames de sangue e mesmo assim não sabia o que era, chegou a sugerir que era uma doença sexualmente transmissível, o que no meu caso não poderia ser. Foi só através de uma biópsia que descobriu-se que era dermatite, eu nem sabia da existência dessa doença e nem o que era. Ele me recomendou ir a um dermatologista para fazer o tratamento. Acho que por o dermatologista ser da rede pública de saúde, ele me atendeu tão rápido que nem me falou como agia e o que era essa doença (aprendi o que era, os sintomas, e o que causava através da internet). Simplesmente me passou uma pomada, o que não ajudou em nada, como eu iria ficar procurando uma a uma as manchinhas por todo o corpo pra passar pomada? Tive que voltar, dessa vez ele me falou que não tinha cura (até então eu acreditava que tinha, pela falta de informação) e me passou corticoide, o que curou as já existentes mas que deixou as cicatrizes e me engordou um monte. Hoje em dia vivo com as cicatrizes e com algumas ainda "vivas", principalmente na nuca do couro cabeludo (único lugar em que elas apareceram em maior número, grandinhas e onde coça mais), próximo das aquixilas e nos braços ( aqui são pequenas bolinhas clarinhas que coçam de vez em quando), e a boca e a pálpebra do olho esquerdo formam uma pele bem ressecada às vezes. Quando necessário passo a pomada, e quando tem períodos em que elas coçam muito (geralmente quando passo por crises emocionais)tomo anti-histamínico, acho que só voltaria a tomar o corticoide em extrema urgência. E assim sigo a minha vida sem restrições (até porque não iria conseguir, já que quase tudo altera a "constância da pele" e provoca a dermatite)e com a esperança de que ela vá embora com o tempo.
Obrigada pela atenção, e se puder me ajudar de alguma forma agradeço. Beijos e continue assim!! :D

Thawalves disse...

Eu to MUIIIITO feliz por ter encontrado esse blog! Tenho dermatite desde 1 ano de idade, por 20 anos passei por inúmeros médicos, mas nenhum tinha me dito qual era o meu problema, diziam que a minha pele era ressecada e ponto! Até que resolvi pesquisar a fundo no santo Google e tive suspeitas da dermatite atopica. Logo depois tratei de procurar alguma dermato de boa indicação para verificar se era mesmo DA e se positivo, começar o tratamento quanto antes.
Minha pele é absurdamente seca, principalmente nos membros inferiores, com leves rachaduras, muita coceira, eczemas, manchas escuras... Não sei o que é lavar a mão, tomar banho, molhar qualquer parte do corpo sem depois passar creme, de preferência extremamente oleoso e cremoso. A abstinência de creme na minha vida é cruel e impossível.
Há dois meses atrás confirmei a dermatite atopica, e iniciei o tratamento. Os medicamentos variam de médico p médico e paciente p paciente. Estou usando Nutratopic Rx, Topison, nutratopic gel de banho, hydraporin e neutrogena fórmula norueguesa sem perfume. Bom, ta melhorando... Mas há dois dias surgiu novo eczema, dessa vez mais forte, escuro, áspero e coça muito! To desesperada, pois acabei de ler num comentário acima que devido a cortisona deixar a pele mais fina, pode voltar mais forte! Dra. Há algo que poderia fazer para amenizar?

A propósito comprei o oenobiol velouté, o que promete é ótimo! Vou ver na prática.

A respeito do bio oil, algum dermatoico já usou e tem opniao a respeito?

Dra. Lu, parabéns o blog é DEUSO! Hahahah

Beijos,

Thaw

marcia disse...

Tha Turcatti, vc disse que hoje (em 2010) não tem mais a dermatite, você pode me dizer o que usou?
Minha mãe tá sofrendo muito com isso e não sei mais o que fazer, a que médico levar, pq todos dizem a mesma coisa: vc tem isso desde que nasceu, mas está na fase aguda agora.
Precisa aliviar a coceira, inchaço e machucados das mãos.

Gina Harla disse...

Tenho mais que isso. Tenho a Síndrome de hiper igE e creio que muita gente tenha mas pensa que é so DA mesmo. Gostaria de encontrar mais pessoas com a Síndrome de Hiper igE.
Tenho um comunidade no face https://www.facebook.com/hiperige.

Gina Harla disse...

Tenho a Síndrome de Hiper igE.
Creio que muitas pessoas tenham esta síndrome e pensam somente que tenham DA.
Gostaria de conhecer outras pessoas com a Síndrome de Hiper igE.
Tenho uma comunidade no face https://www.facebook.com/hiperige
Abraços

Anônimo disse...

Poxa eu tenho D.A e estou sofrendo com isso e não sei como controlar!!!!

Anônimo disse...

Eu tenho dermatite atopica e estou sofrendo muitoo com isso

Unknown disse...

Dr:me chamo Karol sofro muito com a dermatose tópico nas palpebras, sou nova mas minha pele em volta dos olhos estão toda envelhecidas com sinais de expressão. Já usei a pomada pelo período pra curar, mas volta te de novo, estou com a alta estima baixa por causa do envelhecimento em volta dos olhos, minha pele tá fininha demais,o q passo em volta dos olhos pra tirar o envelhecimento e as linhas de expressão? Me ajude

Andreza Souza disse...

meu nome e Andreza,e eu tenho dermatite atópica,eu ja estive em crise ha uns dois anos atras,e voltou outra vez,no momento estou em crise.sou uma pessoa que me estresso facilmente,e alem disso as pessoas ainda me fazem mas estressada,ai sim minha pele fica mais irritada!!meu corpo fia horrivel!!muito manchado!! as vzs eu olho pra mim e da uma enorme vontade de chorar por me ver nesse estado..

8runo disse...

Tenho essa alergia a uns 8 anos começou quando eu estava com aproximadamente 18 anos. Passei por fases de crises de prurido muito forte, hoje tenho noção de como o fator emocional interfere nisso. Situações de stress desencadeiam reações alergicas, nao só dermatite como bronquite, rinite e sinusite... Hoje evito medicamentos a base de cortisona, devido ao grande risco de doenças hepaticas que isso pode causar devido ao uso constante. procuro tratar com chás e ervas, banhos com oleo de girassol (encontrado em farmacias) ajudam a manter a pele hidratada, os cremes da VASENOL tem sido muito eficazes e com preço acessivel, tambem tenho usado leite de colonia para aliviar a coceira. Essa combinação, junto ao controle da coceira (muito esforço mental para detectar o momento onde começa o stress na derme e evitar me machucar criando mais feridas) é uma luta constante para manter a pele saudavel e conseguir eliminar as feridas e marcas da doença.

Unknown disse...

Posso passa o cold cream toma 2minutos de sol?

Unknown disse...

Olá. Eu gostaria de saber aonde vende este creme ou a sua fórmula. Eu uso hydraporin na.pele.de.minha filha, ele e5 exelcelente , mais eu queria manipula lo como eu faço?

Anônimo disse...

CREME NUTRITIVO REPOSITOR DE ÁCIDOS GRAXOS

De: R$ 24,90

Formulado à base de óleos vegetais de macadâmia, Prímula, Rosa Mosqueta e Vitaminas A e E, este creme é ideal para devolver os nutrientes e a umidade natural da pele extremamente seca e sem vida.

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.anaterrashop.com/cosmeticos/creme-nutritivo-repositor-de-acidos-graxos.html

Anônimo disse...

E qual foi?

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???