terça-feira, 24 de agosto de 2010

Luto e mais livros



Vou ser direta: minha avó faleceu hoje.

Como consolo, temos o fato de que sofreu pouco tempo entre o diagnóstico e o desfecho.
Que porcaria de consolo.
Temos a impressão de estarmos preparados para esse dia, mas é pura falsidade.

Quando amamos alguém, e essa pessoa parte, é sempre cedo demais para os que ficam.

Estou triste por mim, por ela, pela minha mãe e principalmente pelo meu avô, pois estavam casados há mais de 60 anos, numa união feliz, de respeito.

Mas a vida é assim mesmo, não é o que dizem?

Ontem eu esqueci de colocar as fotos dos livros citados, desculpem. Ontem meu dia já foi meio confuso. E hoje estou disponibilizando as imagens e o nome da autora da trilogia de Cleopatra.

Engraçado, na última vez em que estive com minha avó, e os enfermeiros da ambulância vieram fazer a remoção para leva-la ao hospital, colocaram ela sentada numa cadeira de rodas com dois ferros, por onde eles carregavam a cadeira para descer as escadas da casa da minha mãe.

Quando eu olhei a cena, só conseguia enxergar uma liteira e não uma cadeira especial. Eu falei pra ela:" Vó, você está a própria Cleópatra sentada no trono, passeando pelo Egito."
Ela riu.
Os enfermeiros, super simpáticos e já com o fôlego no fim, disseram: "É, e nós somos os escravos".
Teria sido até divertido se ela não estivesse a caminho do hospital para morrer uma semana depois.

Obs. A única parte feliz do meu dia hoje foi ler os recadinhos de vocês naquele post em que eu disse que ia desacelerar. Me senti super amada. E hoje foi um daqueles dias em que eu estava precisando me sentir amada.

63 comentários:

Ana Carolina Cavalcanti disse...

Nao tem muito o que dizer a nao ser Força mulher!
Fique bem, beijinhos.

Jaqueline Coimbra disse...

Sinto muito!!!

Força e muita paz no coração.

Bjsss

Terapia à minha moda disse...

Muita Força! Compreendo pelo que passa! é um momento muito mas muito dificil de ultrapassar.
Já passaram 8 anos e ainda nao concretizei o que aconteceu com o meu avô.

Força!***

Vanessa - Anyway... disse...

Flor, tudo o que lhe desejo é paz e luz nesse momento. Pois não existe consolo, não existe palavra que amenize a dor. Sofra o que tiver para sofrer, sem medo, para depois seguir sua vida por inteiro!
Bjos

Carla disse...

Ai, Luciana, tão triste... saiba que todo mundo te ama, mesmo, aqui no blog, por dividir seu conhecimento com a gente sem pedir nada em troca. Um beijo, eu sinto muito.

Anônimo disse...

Guarde esse sorriso que ela deu ao ouvir o seu comentário com todo carinho em seu coração. Ela está muito bem, tenha certeza disso. Pelo que vc falou, ela amou muito no período em que esteve aqui. Então valeu muito, foi uma missão muito bem comprida. Muita paz! Sú.

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Meus sentimentos...
Nessas horas o que precisamos é de muito carinho e amigos por perto.
Só quem passa por essa dor sabe como é.Força e muito carinho para com o seu avô.
Beijos

Luciana Leal disse...

É, meninas, essa brincadeira de Cleopatra foi realmente a nossa última.

Estou muito triste mesmo. Minha avó foi tipo uma segunda mãe para mim.

E estou com tanta peninha do meu avÕ...

Lucia disse...

Sinto muito, Lu.

Dany Castro disse...

Lu... Sinto muito!!

Muita luz e muita força pra vocês...

Frequento um grupo de orações aqui em SP, toda 3° feira,daqui a pouco estarei lá...Durante as nossas vibrações,vou vibrar boas energias por ela!

Beijos

Alê Fialho disse...

Muita força e que Deus te ilumine e conforte seu coração!!! Sei bem o que está passando, perdi meu pai há 2 meses...
Bjss ; )

Anônimo disse...

Lú, tambem perdi minha avó agora e a dor , como voce falou, alem dela ter ido, é a dor que meu avô sente... isso corta o coração... mas enfim...eu sei que estou velha pra essas coisas, mas eu acho que devemos acreditar naquilo que nos traz alegria e conforto, entao passo a mensagem pra voce: sua avó com certeza esta iluminando voces, quando sentir saudades, olhe pro ceu e veja a estrela mais brilhante, é ela olhando voces...
força!
Bjsss

Anônimo disse...

Até num momento triste vc escreve com clareza sobre a realidade, sobre a vida. Já se deu conta que tem um dom? É o dom da palavra, o dom de dizer, o dom de escrever, e o mais importante: o dom de transcrever sentimentos. Aliás, se não fosse médica, essa poderia ser a sua profissão. Não fuja desse dom jamais, ele é especial.

Anônimo disse...

Meus pêsames!
beijos, ú&e =***

Alê Fialho disse...

Poxa, mesmo nesse momento difícil você foi uma fofa!!!!!
Obrigada pela visita!! Seu blog faz parte da minha leitura diária, adooooro!!!!!
Vi que vc tb faz parte do forum do 2beauty,o encontro anual aqui do Rio será no meu prédio, se vc participar será um prazer te conhecer.
Bjss ; )

Cris Donini disse...

Perdas assim deixam pra sempre um vazio, é mesmo bem difícil. Mas, alguém com sua energia, certamente saberá preencher esse vazio com as boas lembranças, com o legado que sua avó certamente lhe deixou e será essa vibração que irá ajudar a todo seu clã neste momento. Você tem presença de espírito! Use, e sua luz irá confortar e acarinhar todos os familiares que compartilham da mesma dor.
Você não terá mais a presença física de sua avó, mas a terá consigo sempre que reverenciar as lembranças com amor e respeito. A alma nunca morre!
Que a paz esteja contigo.
Bjs

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Oi Lu, qto tempo não comento aqui, mas hoje não poderia deixar passar, solidarizo com sua dor, sei pelo que está passando, perdi a mamãe com apenas 57 anos, só o tempo mesmo para amenizar sua dor, dê forças para seu avô, que Deus a ilumine sempre, bjs, Va.

Patricia Leite!! disse...

Oi Luciana,
Eu sei o que vc está sentindo, minha vó com 83 aninhos, ja sofreu 03 AVC, tem mal de auzeimer(não sei como escreve isso!!), enfim, parece um passarinho que "vive" a passar os dias numa cama..apenas passando o tempo e é como se despedisse de nós a cada dia que se inicia!Lamneto muito por vc, pela perda que significa p/ vc, sua mãe, seu vÔ..força viu, que Deus sutente vcs!Bjos Patricia

Carla Jaróla disse...

Lu,

É tão difícil saber o que falar nessas horas, mas me resta somente rezar e pedir para o Papai do Céu iluminar o caminho da sua avó e dar muita paz, força e calma para vcs.

Eu também perdi uma das minhas avós assim e no mês passado levei um susto com a outra.

Mas olha, conte conosco para o que precisar, viu? Estamos aqui!

Beijos!
Carla.
www.boyishngirly.wordpress.com

ST disse...

Meus sentimentos, de princesa para princesa!
Tbm perdi minha avó para um CA há mais ou menos 4 anos e foi um alivio ve-la morrer, pois o sofrimento era grande, principalmente por que ela gostava de ver a familia (enorme) ao seu lado e estava padecendo numa UTI, sozinha.
Quanto ao seu avô, eu pensei que era o fim para o meu tbm, pois tbm tinham mais de 60 anos de casados (quase 70), mas Deus é bom e consola os nossos coraçoes.
Muita força
bju

Unknown disse...

Lu, eu sei que ta sendo dificil pra vcs todos, mas vc tem toda razao, o vo (meu teclado nao tem acento) e o q mais precisa de vc agora... vai agarrar ele, e lhe de muita atencao nessa hora muito triste, foi como vc disse, mais de 60 anos juntos... vai ser barra pra ele, mas tendo uma neta como vc, acho q o coracao dele vai ficar um pouco menos machucado... de muitos e muitos beijos no seu avo... forca e guarde com carinho essa cicatriz que nunca mais vai sair do coracao... como vc mesma disse, a vida e assim...
Bjs

Anônimo disse...

Luciana, já faz um tempo que leio seu blog com mega prazer. Meus pêsames. Força para você e seus pais e principalmente para o seu avô.

Valéria disse...

Luciana,realmente este é muito muito difícil.Reze a Deus para que lhe dê mais força para ajudar sua mãe e seu avô,e com certeza será atendida.Um abraço apertado.

Daniela disse...

Luciana,
Tenho 34 anos, sou enfermeira e moro em Salvador...adoro ler seus posts, acho vc tão de bem com a vida...fico feliz sempre que 'te encontro' por aqui.
Hoje seu dia foi triste, procure ficar em paz, acalmar seu coração e chore quando sentir que é hora de chorar!
Fica com Deus!
Beijos
Daniela

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Meu comentario anterior saiu com erros. Desculpe, exclui.
Lu, quero te dizer que sinto pela sua avó. Desejo a todos da sua familia que fiquem com Deus. Palavras nao confortam muito nessa hora. A perda é irreparavel, mas as lembrancas nao somem nunca.
Bjs

Mirela disse...

Sinto muito..
Bj

Unknown disse...

Querida, visito seu blog todos os dias (mesmo vc falando que não vai postar, ou que vai desacelerar, etc), e é a primeira vez que comento. Sinto muito pela sua perda. Deus ilumine muito o caminho da sua família, seu avô. Não vou te dizer pra não ficar triste, mas vou te dizer pra não se deixar abater pela tristeza. Sua vózinha está em um lugar melhor agora. Pense assim. Um beijão no coração!

sonia disse...

Meus sentimentos pela sua vó !! Perdi meu avó o ano passado e minha vó continua muuito triste. Eles tinham 67 anos de união. Força !!!
Lu, qdo vc tiver um tempinho poderia dar dicas ou falar um pouco sobre creme para celulite? Obrigada !!

Luhana disse...

Princesa Lu, muita força nesse momento. Q Deus te ajude e ilumine você e sua família a superarem essa dor e saírem dessa mais fortes.
Chore um rio de lágrimas se preciso for, desabafe muito e ria muito com momentos felizes e divertidos como o "passeio da Cleopatra", afinal as lembranças são para sempre.
Um grande beijo.
Luh.

Carla e Álvaro disse...

Querida Luciana, nestes momentos não há muito o que dizer. O tempo poderá diminuir a tristeza, mas nunca a saudade! Tenha as pessoas queridas sempre em sua mente e elas estarão perto de vc.
Só gostaria de dizer que vc tem sido uma inspiração para muitas leitoras. Eu posso falar por mim. Isso é um elogio, mas não uma tentativa de aumentar a sua responsabilidade com o blog. Deixe acontecer de forma leve para você, pois essa leveza é transmita pelos seus textos. Tenho certeza que o carinho de todos será o seu grande apoio neste momento. Grande beijo

Luciana Paula disse...

Oiiinnn, Lú...

Meus sentimentos, do fundo do coração!

Eu sei o quanto é triste perder a avó. Realmente, a sensação que temos, é que foi cedo demais.

Ahhh, se desse pra aproveitar a companhia dela mais um pouquinho (umas décadas a mais).

Mas aos poucos, essa tristeza vai se transformar, você vai ver...

A saudade fica, não tem jeito. Mas o aperto forte no peito, de alguma maneira é amenizado. Esquecer, não esquecemos. Mas um dia tudo se acerta.

O tempo é sábio! Quando esse turbilhão passar, vão ficar as boas lembranças, o legado, a educação e as doces recordações que só as vovós sabem deixam às netinhas queridas.

Espero que Deus fortaleça seu coração, e de toda sua família, que necessita de muita força, nesse momento tão delicado.

Mas fique tranquila, pois agora ela descansa em paz, e não está sofrendo...

Bjusssss e fiquem com Deus!

Débora disse...

Que Deus ilumine sua família e sua avó. Muita força! Estamos rezando e torcendo por vcs. bjs.

Unknown disse...

Oi Luciana,
Sinto muito pelo que aconteceu.
Como vc mesma disse, a vida é assim mesmo. Uns Vão e outros vem. Ela cumpriu sua missão com voces e com certeza está em lugar muito lindo.
Meus sentimentos.
Ana Flávia

Unknown disse...

Oi Luciana...
faz muito tempo que leio teu blog e nunca deixei um comentário!!!
Sempre achei que todos as pessoas que comentavam estavam tirando as palavras da minha boca!!!
Mas hj não posso deixar de prestar minha solidariedade...
Sinto muito...
Queria contar uma coisa... há algumas semanas atrás meu marido ficou me olhando enquanto eu dormia, dando risada - garagalhadas mesmo - e logo depois acordei com o sorriso no rosto...
Ele perguntou com o que eu sonhava que estava tão engraçado...
Respondi simplesmente: Com a minha vó!!!!!!
Foi tão diferente... acredito que a gente estava ali, frente a frente, conversando e... rindo!!!!
bj

omg disse...

Lú, eu sinto muito. Nessas horas não sabemos nem o que falar. Há um tempo atrás tbm perdi minha vózinha, é muito triste! Só Deus para confortar seu coração e o da sua família.

Um grande beijo!

Anônimo disse...

Lu, as vezes não deixo post, mas passo todos os dias aqui. Você é uma pessoa maravilhosa e espero que Deus dê a você e a sua família um grande conforto depois do que aconteceu. E sua vó com certeza está bem. Fique bem!!! Estamos com você. Beijos, Dani

Carol - Be Dorothy - disse...

Dra. Lu...nada do que seja dito irá diminuir a saudade...só o tempo e Deus que nos tem gravados na palma de Suas mãos...
Beijinho

Nathalia disse...

Lú..força! admiramos voce mesmo de longe. Temos certeza que vc é uma pessoa maravilhosa, cheia de luz...o momento doloroso logo passará..mil bjos!!!

Luh Kloss disse...

Lulu querida!!!
Meus sentimentos...
Bjs
Luciana

Rô - Blog Consuma com Moderação disse...

Luciana, sinto muito pela sua dor.
Nada que a gente escreva pode amenizar o que você está sentindo, Te desejo muita força.
Beijos,

Daniela M. da C. R. disse...

Muita luz pra você, pro seu avô e pra todos os familiares. E pra sua vó também!

Unknown disse...

Querida Luciana,

Sinto muito por sua perda!

Sabemos o quanto é difícil, mas peça força a Deus para continuar trilhando seu caminho de luz.

Abraços fraternos em sua mãe.

Beijinhos, Lynn.

Unknown disse...

Querida Luciana, sinto muito por sua perda!

Sabemos o quanto é difícil, mas peça força a Deus para continuar trilhando seu caminho de luz.

Abraços fraternos em sua mãe.

Beijinhos, Lynn.

Anônimo disse...

Olá Lucian. Sou sua colega de profissão e leitora fiél há muito tempo mas nunca havia me manifestado. Contudo, hoje não pude deixar de escrever. Perdi minha avó há um ano. Era ûm pouco de mãe, amiga, confidente e exemplo de tudo na vida. Sei a dor que voc~e está sentindo e entendo perfeitamente quando disse que apesar da imensa dor é um alívio saber que elas não permaneceram por muito tempo sofrendo antes de partir. Desejo a você e sua família muita força, fé e paz no coração. Beijos, Soraya.

Euzinha disse...

Dra!

és uma pessoa especial, és uma médica, és uma escritora. Com o tempo essa sensação muda e se transforma em saudade, saudade bonita.

Obs: sugestão de post:
Aqui em SP estamos em situação dificílima devido ao ar seco e baixíssima umidade do ar. Não se fala em outra coisa, hospitais estão cheios. Pele e cabelo uma droga, nariz e boca são as principais vítimas do ressecamento. O que recomenda para nós?

beijo grande.

pri disse...

Oi Luciana,
É a primeira vez que visito o seu blog e me deparo com essa notícia. Sinto muito... Mais saiba que a recordação dos momentos felizes vão estar sempre com vc, ela te pertence e vc pode e deve usá-la como uma homenagem a sua avó, recordando sempre aos demais a pessoa que foi e seus feitos.
Abs e força.
Priscilla

Thaís disse...



Esse é um assunto complicado, pois todo mundo perde sempre alguem querido, mas ninguem por mais que tenha passado por essa situação sabe como fazer para amenizar essa dor....Além disso, é um acontecimento que ninguem sabe se preparar... A dor quem diminui é o tempo e com o tempo a tristeza vai sendo substituida por boas lembraças.... Então penso que o que vale da vida são os bons momentos e as alegrias que trazemos e transmitimos para os outros.

O que me consola é acreditar que a vida não acaba e que a morte é apenas uma passagem.

SUPER BEIJO E FIQUE COM DEUS!!!!!!

Hanid disse...

Lu,
Sofri muito com a perda do meu pai no ultimo ano. Foi uma parte de mim que se foi. Ate hoje ainda nao me recuperei e me vejo chorando pelos cantos da casa. Eu nao sei conviver com a perda de alguem.Sofro muito.
Sou solidaria com vc nesse momento e so quem conhece a dimensao da dor da perda eh que sabe. Portanto, acalme seu coracao e ore. Eh o que se tem fazer nesse momento.
Bjs

Duda disse...

Ahn Lu..
Sinta-se amorosamente abraçada e compreendida..
Todos meus beijos pvc e sua família.

Line =) disse...

So sorry, Lu... Sempre passo por aqui e nunca comento, mas hoje não podia passar por aqui em silêncio...
Muita força e serenidade pra vc e seus familiares nesse momento doloroso!! Realmente nós nunca estamos preparados pra esse dia, eu já perdi algumas pessoas importantes, entendo o que vc tá sentindo... Mande vibrações e pensamentos de muito amor e paz pra ela, pois com certeza fará bem a ela, seja onde estiver.

Um beijo muito grande,

Aline

Cassandra disse...

Dra Princesa,
Também perdi meu avô no último domingo. É o primeiro avô que perco.
Força pra nós, pois as saudades são mesmo infinitas.

Dany Castro disse...

Lu...

Espero que esteja melhor!!
Ontem,lá no grupo de orações,a energia das vibrações estava muito linda!Coloquei o pensamento na sua Vózinha, e pedi que ela fosse encaminhada pelos seus mentores de luz...

Força, fique bem!

Bjos (obrigada pela visita! ;) )

Anônimo disse...

Bola pra frente, e mta força pra continuar a luta. Deve ser uma dor mto grande, mas é a única certeza que temos. Boas lembranças é o que fica dos bons momentos. Guarde-os. Bjs

Luciana Leal disse...

Puxa, nem tenho como agradecer a tantas manifestações de carinho!

Vanessa disse...

Sinto Muito Lu. Que Deus de muita força a vc e sua família.

Bjs

Carolina disse...

Te cuida, Lu!

Beijo grande e fica com Deus!

Anônimo disse...

Primeira vez que comento aqui, mas já leio há um tempaa e adoro. Hoje não poderia deixar de comentar e lhe dizer: muita força nesta hora. Uma abrço bem grnade para vc e sua familia. Espero que seu vô aos poucos se sinta melhor. Um beijo e obrigada sempre,

Marie

Marianne Costa disse...

Força Lú!Estamos c/ vc!Q Deus t ilumine.Beijinhos

Anônimo disse...

Lu,

Só agora fiquei sabendo do que aconteceu. Que Deus ilumine vocês, especialmente o seu avô e que dê muita luz para a sua avó!!!

Beijos carinhosos,

Veronica

Leticia disse...

Dr Lu
Pensei muito em você desde terça feira. Não tem palavras para confortar a sua dor... e mesmo que fale que entendo, acho que a dor de cada pessoa é única. Um beijo para a sua família toda!
Falo que pensei em você, e foi até antes de ler este post, porque esta semana foi uma loucura. Me casei no sábado, a minha avó foi internada domingo, logo depois do casamento, fez exames no dia e na segunda e terça pela manhã, minha primeira ligação do dia foi: Lê, sua vó vai ser operada com urgência, ela tá com câncer. Lembro de todos os posts que li sobre a sua avó... pensem em comentar e não tive tempo. Foi tudo tão rápido. A minha avó está na UTI, tentando se recuperar... mas não sei muito sobre a situação dela.
Vou reler todos com carinho...
Fique bem! E cuide com carinho do seu avô!
Beijos
lelê

Ildete Pereira disse...

Força!

Que Deus a ampare e dê consolo!

Ildete
Mossoró-RN

mcoral disse...

POXA SOMENTE AGORA QUE VI..
RAIZES QDO VAO EMBORA..ABALA A ESTRUTURA.
BEIJOS E FORÇA
QUE O SOL ILUMINE MUITO A ARVORE QUE ELA DEIXOU

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???