quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hospital de Princesas: Cinderela e sua dermatite de contato

Percebam o que uma mente insone e insana consegue imaginar numa madrugada. Estava eu "fritando bolinho na cama", ou seja, me virando pra cá e pra lá, com a mente a mil por hora, quando decidi fazer uma série de posts relacionando as princesas da Disney com suas possíveis doenças dermatologicas.

Hoje vamos começar com uma das minhas prediletas, a Cindy, também conhecida como Cinderela.

A Cindy levava uma vida sossegada quando seu pai era vivo, não precisava passar horas com as mãos enxarcadas de detergente, lavando o chão de seu castelo.

Mas depois que seu pai morreu e sua madrasta assumiu as rédeas de sua vida, tudo mudou. Aquela criatura com as mãos tão delicadas, foi posta para trabalhar, e trabalhar pesado. lógico, sem perder a pose, conforme vocês podem conferir no vídeo abaixo. E também sem usar luvas, que teriam ajudado a evitar a formação da dermatite de contato por irritante primário, que vou explicar em seguida.

A dermatite de contato por irritante primário pode ser aguda ou crônica (como é o caso da Cindy) e se caracteriza pela exposição repetida da pele a ácidos ou bases. Com o tempo, essas substâncias rompem a barreira protetora da pele e provocam eritema, vesículas, dor e ardor nas áreas afetadas.

No caso dos produtos de limpeza domésticos, essas substâncias (ácidas ou básicas) são mais brandas, porem o contato diário acaba provocando a chatíssima dermatite das mãos.

Leia mais sobre isso aqui. Não confundir essa doença com a dermatite de contato alérgica.

Existem diversos tratamentos para isso, mas o principal é se afastar dessas substâncias irritantes. No caso da Cinderela, isso só poderia ser feito de duas maneiras:
1) Protegendo-se com luvas
2) Casando-se com um príncipe para voltar a ter uma vida de princesa (opção preferida por ela)

Outros tratamentos incluem o uso de corticóides tópicos, imunomoduladores, inibidores da calcineurina, e uma novidade que vi no congresso!!!!

Ainda não chegou ao Brasil, mas foi desenvolvido um novo retinóide oral chamado de "alitretinoína".

A alitretinoína é o ácido 9-cis-retinóico, ajuda a regular a queratinização da pele, porem com o benefício de haver uma mínima modificação na produção de sebo. Portanto, não resseca a pele (por outro lado, não terá muito valor para ser usado na acne e na rosácea). Efeitos colaterais incluem alterações leves dos hormônios tireoidianos e do colesterol.

Cinderela, vá fazer faxina lá em casa!

Pronto, falei!

27 comentários:

Charlene disse...

Ótimo, Dra. Lu!! Adorei!!!
Tenho uma sugestão... a bela princesa Jasmine que vive lá naquele calorão de repente qdo pega sol fica td vermelha e se coçando... urticária solar! Essa sou eu!! Fala um pouquinho disto pra mim? bjinhos

Karina Francis disse...

Drª Lu, adoro seu blog e acesso diariamente. Sou jornalista e acho que vc tbm tem vocação para ser ( pois seu texto é leve, divertido e muito gostoso de ler). Suas pautas também são muito boas. Recomendo seu blog em todas as redes sociais do qual participo. Hoje gostaria de sugerir uma matéria. Não sei se vc já falou sobre isso no blog, mas acho que seria bacana falar sobre pessoas que tem muitas pintinhas. É o meu caso, no último ano ganhei mais de 100 pintinhas na região do colo. Fui ao dermatologista e ele disse que algumas são verruguinhas e que terei que queima-las. O que não entendi é o motivo do surgimento delas na pele. Ele disse que pode ser emocional. Eu não sei, só sei que estão se multiplicando em uma velocidade assustadora. Por isso, gostaria de sabe se é possível ter um post sobre esse problema e quais os ricos.
Desde já agradeço.
Um beijo
Karian Francis

Anônimo disse...

Babe, tenho teu blog nos meus favoritos há tempos, será que podemos nos divulgar nos links, eu divulgo o teu e vc o meu, vivo em Lisboa e gostaria muito, beijos.
http://www.makebafonica.blogspot.com/

Carla e Álvaro disse...

Amei o post! super criativo e além de divertido é informativo (até rimou!!!). Faço coro para Karina Francis, pois também tenho esse probleminha das pintinhas no colo. Já foram tratadas, mas gostaria de saber mais sobre a sua causa. Bjinhos

Magdala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Magdala disse...

ja tive um problema com uma alergia ao adapeleno e o medico do pronto socorro me perguntou se eu queria tomar uma injeção , ou tomar o HIXIZINE ( corticoide oral) em casa por cinco dias, metade de manhã e a outra metade de tarde. eu optei por tomar o remedio em casa, tomei uma metade de noite e nunca mais tomei, parecia que meu coração ia sair pela boca,de tão acelerado, imagina se a injeção fosse desse hizine tudo de uma vez eu acho que eu tinha morrido.

Anônimo disse...

Oi Drª Lú!

Seu blog é ótimo!!! Passo por aqui todos os dias..

Meu comentário não está relacionado ao seu post...

Gostaria de saber se vc conhece o produto "Renew Clinical Tri-Laser Corretor" para estrias da Avon?

Vi ótimos comentários na net..

Bjos

Tendencias disse...

Oiii, tem selinho para voce no blog :)
beijooos

Daniela disse...

A Branca de Neve sofria do mesmo mal. Tb esfregava o chão no castelo da madrasta. Pobres princesas! hahahah
Eu, como uma princesa assalariada, tb tenho que esfregar o chão e lavar louça e roupa, mas pelo menos sobra um dinheirinho p/ luva e um creminho. Ah, e protetor FOREVER!

Marquei consulta com dermato para dia 30/09. Estou ansiosa para despejar um milhão de perguntas na coitada! hahahah
Dra, já estamos no verão (pelo menos aqui em Goiás, que nem inverno tem), será que posso fazer algum procedimento para diminuir minhas manchinhas (tipo peeling) sem acabar com a pele por causa do sol?

Profano Feminino disse...

Muito bom esse post... voce foi bem criativa, Adorei!
Quem imaginaria as princessar com problemas tao reais .

Paula disse...

Muito bom esse texto!!!
É incrível como vc consegue se superar!
Devia fazer jornalismo mesmo!

Simone Makeup disse...

Muito legal essa história e bem didática! Nada como uma mente insone para bolar historinhas que ensinam, informam e divertem!
Parabéns pelo post!

Sofro desse mal e mesmo usando luvas, se lavar a louça um único dia, depois de umas 24hs meu dedão da mão direita abre fissurinhas super dolorosas...
O único detergente que não me fazia mal foi retirado do mercado: O " I love my hands" da Mahogany. Meu marido está tão triste...KKK!

Simone,
www.tutorialmakeup.blogspot.com

Isa disse...

Eu AMO seus posts Dra Princesa...

Sou Ac. de medicina da Universidade Federal de Roraima... Far Farway Kigdom, e minha vida de cuidados comigo mesma simplesmente foi revolucionada por seus posts. Descobri seu blog na semana passada e passei o feriado vendo os posts passados, obviamente com todo aquele peso na consiência que estudantes de medicina tem, especialmente por ter prova de hemato na sexta, mas, resumindo, me sai bem na prova e acabei com a minha vida de desleixo... resolvi voltar a ser a princesa que já fui um dia... Um grande abraço, depois eu escrevo com mais carinho sobre todas as coisas que me fizeram amar esse lugar, dentre elas a falta de tempo e o horror a salões de beleza... Mil beijos de princesa...

Mi Satake disse...

Oi Lu, curto pacas seu blog, apesar de não acessar td dia.
Sorry, pela minh a ignorancia, mas eu sinto uma coceira, nas costuras das roupas, ou em qquer regiao do corpo onde há contado com outra coisa. Explicando: por ex: o bumbum no celim da bicicleta. Isso é o que? Drmatite tb? Já me disseram q é prolbema de circulação. É correto?

Um beijo.
posso deixaer meeu email caso possas responder:) ?
é: michellecsatake@gmail.com

Grata, Lu
Teu blog é td!!

Thais Mittmann disse...

Menina, não é que eu estou sofrendo disso? Primeiro de ter que arrumar/limpar casa. Nunca tinha pego num balde, depois por que minhas mãos e os antebraços empolados!!!! Mas eu usei luva (outra coisa inexistente no meu passado recente). Só que estou aqui empolada, sem saber o que fazer, pois não existe um médico dermatologista em Niterói, pelo menos que eu conheça, que me atenda de emergência!!!! Aff... bjs

Line =) disse...

Luuuu, adorei a idéia, muito boa! =) Vc escreve super bem, sabia?!

Beijos!

Analice disse...

Dra Lu,

Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog. Desde que o descobri, acesso-o quase que diariamente. Você escreve muito bem!
Devo dizer que esse post tocou exatamente em meu problema! Há treze anos sofro com a dermatite de contato nas mãos, mesmo usando luva, ela sempre aparece.
No momento, após vários tipos de medicamento utilizados, estou em uma fase mais "controlada". Tenho usado a pomada protopic, quando necessário.
Peço, por favor, que coloque mais informações sobre esse medicamento novo, assim que possível.
Bjs e fique com Deus

Analice

Luhana disse...

Adorei a idéia das princesas, Lú. Tadinha da Cindy...hehehe, ri bastante, ótimo texto como sempre.

Dra., estou com uma dúvida sobre hidratante corporal, minha pele do corpo é bem seca e estou usando o Isu-Urea da La Roche que é ótimo, mas ele deixa um cheiro desagradável nas roupas, acredito que pela uréia. Estou querendo trocá-lo pelo Cold Cream emulsão corporal da Àvene, mas tenho medo da hidratação ser inferior. Qual sua sugestão Lu???
Desde já agradeço.
Beijos Princesa!!!

Daniela disse...

Luhana, desculpa a intromissão, mas já Lipikar da La roche? É uma beleza!

Lílian disse...

Dra. Princesa (devia ser Dra. Rainha p nos sermos as princesas seguidoras!hehhehe|)... sobre pó facial c boa proteção solar, o q vc acha do sun protect da shiseido?!! é bom?!! combina c peles oleosas?? uso o da adcos, mas tava querendo mudar... o q vc acha?!!

bjos

Luhana disse...

Oi Daniela.
Eu uso o sabonete Lipikar, AMO, mas o hidratante eu nunca encontrei para comprar, tem alguma sugestão online???
Obrigada pela intromissão...hehehe

Anônimo disse...

Oi Dr.ª Lu, preciso muito da sua ajuda, é um assunto diferente do posta, mas se puder, me ajude!!!

Eu tenho 25 anos e há 1 ano comecei a ter espinhas, a dermato mandou eu tomar anticoncepcional (Selene), um sabonete manipulado com ácido salicílico e um creme também manipulado com 3% de ácido lactobiônico toda noite, eu não encontrei nas farmácias da minha cidade esse ac. lactobiônico, tive que encomendar na capital (eu moro no inteior de MT), mas sei lá, olhei na internet sobre o creme, não achei nada falando sobre ele ser usado prá espinhas, não tenho muita opção aqui p/ poder procurar uma segunda opnião, você acha que essa receita está certa?? :/

Me ajudaaaaaa!!
Bjinhos,
Leila!

Aline Pozzan disse...

Drª. Lu. Sensacional... Amei a sua história. Vc tem talento de escritora.

Luciana Leal disse...

Charlene: ok, posso fazer um post sobre isso, mas não sei se a Jasmine vai ter essa doença especificamente....hehe...

Karina: fiquei toda orgulhosa por saber que vc acha que tenho essa vocação oculta...Obrigada! Claro que é possível pazer um post sobre pintinhas. Aguarde!

Make: vou lá espiar seu blog!

Carla: ok, mais uma na torcida das pintinhas!

Magdala: acho que vc confundiu as medicações...de qualquer forma, espero que tenha melhorado!

Anônimo: nunca pesquisei a respeito...

Tendencias: obrigada!

Dani: com certeza!!! Mas a Doença escolhida para a coitada da Branca de Neve é o temível MELANOMA...ela é muito branquinha...

It Girls: claro, afinal, as princesas tb "são gente"...hehe

Paula: obrigada!

Simone: que chato, hein??? Vida de princesa é fogo!

Raísa: Vê lá, mulher! Hemato é importante! Quase tão importante quanto a nossa beleza!

Mi: acho que seria interessante procurar um médico para ele ver isso pessoalmente...

Thais: eu conheço duas ótimas, a Dra.Michelle Bussade e a Dra.Lorena Marques.

Line: muito obrigada!

Analice: vc deve ter também a tal da dermatite alérgica. Deve ser alergica ao latex. Tente comprar luvas de nitrilo!

Luhana: Dificil opinar sem saber a real necessidade da sua pele, mas posso afirmar que adoro o cold cream.

Lilian: adoro!

Leila: sim, essa substancia é otima para peles oleosas. A neostrata tem uma linha inteira contendo essa substancia.

Aline: estou me sentindo!

Anônimo disse...

Olá Drª amadaaaaaaa, aproveitando que estão falando sobre pintinhas as minhas são brancas nas pernas (leucodermia pontuada ) isso tem tratamento ? ando escondendo minhas pernas com vestidinhos longos e calças comprida ..ngm merece rsrs, é a segunda vez que te mando recadinho sobre isso , me ajude por favor.Bjs saúde e sucesso... Izabel

Karina Francis disse...

Vou aguardar! Obrigada por ter respondido..
Bjosss

Drica disse...

Dra. Princesa,
Amei o video ilustrando o post.
Aliás, bateu uma saudade tão gostosa dessas histórias que fizeram parte da minha infância...Fui direto ao youtube e assisti os demais videos da Cinderela...hhehehehe
Aff...um encanto!
gde bjo

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???