segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Hospital de Princesas: Branca de Neve e os Sete Melanomas





Caramba, eu fui severa com a pobre da Branca de Neve. Escolhi para ela a principal causa de morte em dermatologia (três vezes maior do que as mortes de todas as outras neoplasias cutâneas agrupadas, segundo Azulay). E o que é pior: sem direito a "beijo de ressuscitação" do príncipe. As princesas que não recebem um diagnóstico precoce da doença, possuem um prognóstico mais sombrio devido a precocidade das metástases.

Por outro lado, se o tratamento for iniciado logo no início da doença, a sobrevida pode chegar até quase 100% dos casos. Daí a importância de visitar o seu médico periodicamente e também de fazer um auto-exame da pele em casa. Se perceber que alguma pintinha antiga resolveu "mudar de cara", corra para o consultório.

Agora vocês podem estar se perguntando: porque eu fui escolher justamente a coitada da Branca de Neve para ter essa doença terrível. Teria eu alguma coisa contra ela? Muito simples. A Branca de Neve é a princesa que possui o menor fototipo (descubra o seu na tabela acima). Gente, prestem atenção: a mulher é branca-como-a-neve, praticamente um bacalhau de coroa.

E pior: deu o azar de ter nascido numa época em que não existia protetor solar, nem roupas com proteção UV, barracas de praia, e mesmo se todas essas coisas existissem, a madrasta não compraria para ela.
Reparem na madrasta. Ela queria ficar jovem para sempre (nem ligava para a saúde, queria era permanecer linda). O que fazia então? Poções mágicas embelezadoras e vivia dentro do castelo, especulando com o espelho mágico. Ela não torrava a pele ao sol no bosque, como a Branca de Neve fazia. Não ficava cantando junto ao poço dos desejos exatamente ao meio-dia, sem usar nem um chapéuzinho. E quando ela saiu do castelo para fazer o delivery da maçã envenenada, procurou usar um capuz.

A madrasta poderia ter ficado quietinha, na dela, sem se queimar com o público ao mandar mandar matar a Branca de Neve, que com o tempo, ela ia sim se tornar mais jovem que a Branca de Neve. Existem pessoas com vinte anos, que se expuseram muito ao sol, que possuem a pele infinitamente pior do que uma pele de quarenta que pouco tomou sol na vida.

O melanoma ocorre em todas as raças. Todas. Mas é raro nos negros (embora possa acontecer, e é um diagnóstico bastante difícil). Na raça branca, ele é mais comum conforme aumenta o grau de brancura da pele.
Muita brancura -> pouca melanina, que absorve e dispersa os raios uv -> danificam o DNA dos queratinócitos (células da pele).

Pessoas de olhos claros também têm maiores chances de desenvolver a doença.
Em geral, ocorrem depois da puberdade.
Locais mais frequentes, segundo Chamg e col. (1998): pele (91,2%), olho (5,3% -sim, pode existir melanoma no olho), sítio ignorado (2,2% - bexiga, nervos periféricos, meninge, pulmões, parótidas e outros), mucosas (1,3% - que podem ser oral, anal, uretral ou vaginal).

Causas de melanoma: genética, exposição solar, pequenos e repetidos traumatismos no mesmo lugar, vírus, posição geográfica, idade de início à exposição solar (quanto mais precoce, maiores são as chances), doenças subjacentes de pele.

O melanoma pode surgir de uma pequena pintinha pré-existente (que pode começar a coçar, mudar de cor, aumentar de tamanho, ulcerar ou sangrar), ou pode aparecer "do nada", na pele aparentemente sã (que foi o caso da Branca de Neve, pois não me lembro de ter visto alguma pinta naquela pele).
Fiquem atentos a estes sinais na pele de vocês!!!

Aprenda o ABCDE do Melanoma:
A - Assimetria da lesão
B - Bordas irregulares e denteadas
C - cor variada
D - diâmetro maior do que 0,6 cm
E - elevação, aumento da espessura

O motivo maior desse post é alertar aos meus leitores que o câncer que mais mata na dermatologia pode ser evitado.
Isso mesmo, evitado, já que nós, príncipes e princesas do mundo real, não podemos contar com a magia de um beijo de amor para nos livrar dessa enrascada.

A segunda imagem mostrada nesse post foi retirada da revista VEJA. É muito boa e ilustra bem como cada fototipo se apresenta na prática.

24 comentários:

Aninha disse...

o post veio a calhar, tenho consulta essa semana na dermato e já sei que tenho duas pintas colocando as asinhas de fora.

besos ótima semana!

Anônimo disse...

Eu sei q vc não fez por mal, mas só quero dar um toque, não existem raças humanas!

Bjss!

Unknown disse...

Fiquei analisando a minha família:

Me identifiquei como sendo fototipo 2, meu pai 1 e minha mae 4.

Tenho dois tios que tiveram melanoma e preciso mesmo ficar de olho!

obrigada e mil beijos!!

Lílian disse...

Dra, princesa, sou muito branquinha e moro em sao luís/MA, MUITO SOL, já uso protetor no rosto todos os dias, mas comecei a notar que meus braços estão começando a ficar c manchinhas de sol, embora eu sempre evite o sol.... qual protetor solar para o corpo (braços) a sra. me indica?!! de preferência sem cheiro e q não fique "melequento".

Adoro o blog!! é muito louvável a pessoa dedicar uma parte grande do seu tempo (q já deve ser bem corrido) pra informar e ajudar os outros!

Obrigada.

Daniela disse...

Existe algum protetor p/ braços/pernas sem cheiro e que não meleque tudo??? Odeeeio proteto´r solar que fica grudando na roupa.
Sou fototipo III, minha mãe I (e já teve um câncer no lábio), os irmãos dela tb já tiveram câncer de pele, o pai e a mãe dela tb.

Dra. consultei com a dermato semana passada, e foi um imensa decepção (mais uma para minha coleção). Caramba, pq não consigo achar uma dermato legal? E olha que nem sou exigente.
Ela disse que eu já estava usando produtos de ponta (minesol, effaclar, vitanol) e que não precisava mudar. Falei do meu melasma na bochecha, e ela mudou o vitanol p/ o vitacid plus.
Mas não vi preocupação dela com as minhas preocupações. Tenho a pele muito oleosa, poros imensos, cravos e as vezes espinhas (c/ 33 anos).

Sobre o minha AAG (alopecia) ela disse p/ eu usar o avicis. Mas expliquei q já usei algum tempo atrás e não fez efeito algum. Aí ela disse p/ eu continuar c/ o minoxidil mesmo. Tipo, eu tô quase sem cabelo, mas ela disse que posso ficar tranquila que mulher não fica totalmente careca. :/

Eu juro que eu tento, mas tá difícil.

Luhana disse...

Dra. Lu, que medooo!!!
Quando eu era pequena sempre era selecionada para ser a Branca de Neve no teatro da escola. Para vc ter uma idéia, nas minhas fotos de formatura da facul uma amiga perguntou pq eu estava usando meia-calça branca com vestido preto. Detalhe, eu não estava, era o meu bronzeado de castelo mesmo.
Aproveitando o gancho (esse post veio suuuper a calhar) sou bem coruja, por ter astigmatismo o sol me encomoda demasiadamente, porém esse fim de semana me aconteceu a temível tragédia suco de limão e sol (imagina a Branca de Neve com bigodes!!!). Clariderm Clear é eficaz para esse caos???
Beijos Princesa.

Raquel disse...

Dr Lu,
Meu professor de dermato me ensinou uma outra letra no ABCDE, é o F!!!
F= feelings
Olhar para a lesao e sentir o feelings é igual BIOPSIA!!!
bjoooo

Danielle disse...

LÚ,GOSTARIA DE PEDIR A VC SE PUDER É CLARO,PARA FAZER UM POST SOBRE OLHEIRAS. GOSTARIA DE SABER NOVIDADES, POIS USEI HILEXYN E NÃO FUNCIONOU,SEI QUE MEU CASO É MAIS INDICADO O LASER, MAS GOSTARIA DE SABER DAS PESSOAS SE TEM ALGO PARA AMENIZAR.MINHAS OLHEIRAS SÃO BEM ESCURAS,PORQUE SÃO HEREDITÁRIA.AHHH,DESCULPE POR SER TÃO LONGA!O QUE VC ACHA DO TIOGLIC STICK DA NATUPELE, FUCIONA MESMO?UFA!!! BEIJOS, OBRIGADA!!!

jéssica disse...

Dra Luciana, eu tenho uma pequena dúvida: eu diariamente uso no rosto um protetor solar com fps 40, com ação hidratante e vitamina E. como minha pele é oleosa com tendência a acne eu comprei um produtinho que se dá muito bem com minha pele e resolve o problema: a base hidratante com FPS 15 da linha clearskin, da avon. só que agora eu sinto necessidade de usar um fps maior do que o 15 no dia-a-dia, apesar de eu ser morena. normalmente, eu aplico meu hidratante diário, espero uns 10 minutos e coloco o protetor, só que como esse novo hidratante tem textura de base em que ordem eu devo aplicar o hidratante e o protetor?

Anônimo disse...

Oi Lu, td bem? Faz tempo que nao escrevo no seu blog, mas nao deixo de ler!
Adorei a Lara preocupada com o esmalte...rs
Tenho uma pinta ao lado do nariz que sempre controlo na dermato. Ta indo bem. Uhu.

Agora, uma consultinha....eu procuro, procuro, procuro, mas nao encontro um creme para as ruguinhas que ficam embaixo dos olhos. Os cremes sempre sao pros pes de galinha. Minha dermato, que é minha prima, diz "Ah, Fa, fala serio, vc nao tem nada ai." Mas eu enxergo, fazer o que??? kkkkk Bom, se vc ja conheceu algum que seja bom pra esse lugar....ja tentei o Vermelhinho da Roc, um da boticario e um que comprei na Sephora.
Beijoooooooo

Anônimo disse...

Ah, esqueci de falar. As olheiras eu controlo com hipoglos. De tudo o que ja experimentei, foi o que mais gostei. O que vc acha?
Bjooooo

noneyo disse...

Ola Luciana.

Encontrei o seu blog por acaso. E adorei. Muito obrigada por escrever :)

Anônimo disse...

Dra Lu,me socorra! To com 32 anos de idade e entrando para o 5 mes de gestaçao e com muitas olheiras e linhas embaixo dos olhos.Qual creme vc acha melhor? Pelo amor de Deus,tire esta duvida. Bjossss.Carmem

Viviane Nogueira disse...

Amei seu post bem legal!

Passa lá no meu e me segue também!

Anônimo disse...

Bonjour Luciana,

Meu comentário nada tem a ver com o post de hoje.
Menina, eu sonhei com você !
Sonhei com a renovação dos votos do seu casamento (10 anos).UMA LINDA FESTA AO AR LIVRE.
Bem não sei(obviamente) a quanto tempo você está casada, mas desejo que o amor,o respeito,a amizade e o campanheirismo se RENOVE a cada 10 MINUTOS !
Foi um sonho romântico,pois como toda PRINCESA,VOCE É MUITO ROMÂNTICA....

Amor,
Beatriz da Costa.

Adriana disse...

Olá Dra. Luciana, por favor, veja se pode me ajudar.

Tenho 18 anos, e tenho a pele do rosto e das costas extremamente oleosas. Já usei diversos cremes, adstringentes, sabonetes, esfoliação,e nada adianta. No começo, até dá certo, mas depois volta tudo de novo. Fui ao meu médico (geral), e ele disse que meu problema é estético e que teria que fazer aplicações com gelo seco (nunca ouvi falar). Enfim, ele não fazia este tratamento, mas que, na minha opinião, não seria adequado, talvez para as manchas, mas para o problema da super oleosidade em si, acredito que não resolveria.
É triste passar um protetor solar e ficar com a pele bem mais oleosa, e cheia de acne... =\

Meu e-mail para contato é adriana.scl@bol.com.br

Obrigada!

Unknown disse...

Anônimo que comentou sobre as raças:
a Drª não falou em raças humanas, e sim fototipos, o que é bem diferente.
Me identifiquei com o tipo III. Gostei de saber que tenho algo em comum com a Giselle Buncdhen... rerere...
Gosto de me bronzear, mas tenho medo do fotoenvelhecimento... Drª, será que tomar sol uma vez por semana para manter a cor envelhece tão significatvamente a pele? (no corpo, pq no rosto não tomo sol de jeito nenhum... só autobronzeador!).
Um beijo, sou sua fã!

Vicky MundoAfora disse...

Sempre tive orgulho de ser chamada de "Branca de Neve", embora as vezes a intencao fosse debochada.

Nasci e cresci na praia em Niterói, e o protetor solar só apareceu pela primeira vez quando eu tinha uns 13, 14 anos, numa loja Boticário ou Água de Cheiro. Até entao, já tinha ido parar no hospital por insolacao algumas vezes, com a pele do corpo toda inchada pelos banhos de água extra-salgada da Regiao dos Lagos, na infancia. E muito Rayto de Sol, que adorava o cheiro!

Quando vi o primeiro protetor solar na frente comprei logo, e usava todos os dias, inclusive para ir a escola. Hoje com quase 40, as pessoas me perguntam o que eu faco para ter a pele de porcelana. E é principalmente o filtro solar diário.

Anônimo disse...

POR FAVOR NOS INDIQUE ENTÃO UM BOM AUTOBRONZEADOR , PARA O ROSTO E CORPO.
IVONE

Natália Nascif disse...

Hahahahaa..adorei amiga..estou começando a acompanhar seu blog e amando..eu faço medicina to no 5° ano e pretendo me especializar em dermato..até queria saber se vc vai no congresso internacional em salvador? se vale a pena ir? to fazendo um trabalho para levar..sobre carcinoma basocelular..vc poderia falar um pouquinho sobre ele tb..

Luciana Leal disse...

Anitas: Boa sorte!

Anônimos: de fato, existem fototipos.

Zic: Te cuida!

Lílian: se é muito branquinha, qualquer um com FPS >60.

Luhana: é só esperar e usar protetor solar.

Raquel: Concordo com ele! Ótima dica!

Dani: é complicado opinar assim sem ver...

Jessica: hidratante antes e protetor depois.

Fa: não fique triste, mas não posso sugerir produtos pela internet. Bjs!

Bang: de nada!

Beatriz: que fina, você!!! Bonjour pra vc também! E que sonho delicioso!!! Eu fiz 4 anos de casada, mas espero chegar aos 10 firme e forte!

Carmem: espere o seu herdeiro nascer, amiga! Esses meses não vão fazer taaaanta diferença assim...

Vivi: valeu!

Adriana: porque não procura em dermatologista? Seria bom ter uma ajuda mais específica....

Leticia: lamento dizer, mas sol é sol. Pouco ou muito, ele vai te envelhecer (em maior ou menor grau). horrível isso, né?

VICKY: PARABÉNS!!!! Acabou de ser promovida a Branca-de-neve-que-se-protege do blog!

Ivone: você já tentou fazer jet bronze? Fica super natural, se fizer num lugar legal.

Top: claro que vale a pena ir!!!Aproveite que estudante paga menos, amiga!!!

Natália Nascif disse...

ééé..estudantes está apenas 200 reais..adorei..vou aproveitar esse ano..pq acaba! hahaha...vou levar um trabalho sobre melanoma..
e adorei a historinha da branca de neve..achei super criativa..rs
obrigada flor!

Aline Simões Pires disse...

Oi, lady!
Eu adorei o post...
É de utilidade pública, e a forma de brincar com a história da Branca de Neve achei fantástica!
Realmente temos que ter muitooo cuidado com as manchinhas que aparecem em nossa pele.
E mais importante! Usar filtro solar sempreeee!
Já dizia Pedro Bial, né?! hehe
Beijinhosssss

Mara disse...

Oi Boa tarde gostaria de uma receita pois um infeliz dia caí de moto no asfalto e ralei minha perna que depois de sarado fiquei com aquela marca horrível e ela é bem grande começa no joelho e termina um puco acima do tornozelo, já fiz muita limpeza de pele com o bem conhecido leite de rosa mas nada, e agora estou num dilema que, fui chamada para ser madrinha de um casamento e quero ir com um vestido que deixa essa parte de fora, por favor quem puder me ajudar, obrigada!
meu email é: aramxela@hotmail.com

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???