terça-feira, 19 de outubro de 2010

Não precisa esfregar!!!


Aconteceu na semana passada.
Uma pessoa chegou ao hospital com uma rodela vermelha sobre a sua mancha de melasma.

Estava usando um ácido em casa e foi orientada por mim a passa-lo somente sobre a mancha, pois esta era super bem delimitada e a moça era morena (fiquei com medo de deixa-la com o rosto branco, diferente do corpo).

Para mim estava claro que aquela pele havia sofrido algum tipo de atrito. Ao ser perguntada sobre como estava fazendo uso do creme, ela pegou seu dedo indicador e começou a esfregar loucamente a mancha, como se estivesse tirando uma mancha de um lençol branco com água sanitária.

Mas não pensem que os pacientes do consultório também não se confundem a respeito de como passar seus cremes. Quando contei o episódio para minha mãe, ela me disse que teve um paciente (inteligentíssimo, por sinal) que chegou para a consulta com o rosto mais vermelho que um tomate.

Conversa vai, conversa vem, quando ele pergunta para ela, onde nós compramos nossos pacotes de gaze, pois como são grandes, costumam ser mais econômicos do que os vendidos nas farmácias.

"Mas porque o senhor precisa de tanta gaze? Alguem sofreu algum acidente?"

"Não, doutora, é que eu gasto muita gaze para aplicar meu protetor solar."

Resumo da ópera: ele passava protetor na gaze e esfregava a mesma em todo - TODO - o rosto.
Com todo esse talento para esfregar, quase que ele poderia ter ido trabalhar no filme Karatê Kid.

Então, vamos combinar assim: na hora de passar seus produtos, basta aplica-los suavemente, fazendo um carinho na pele. Até mesmo o seu scrub deve ser aplicado delicadamente.

13 comentários:

Anônimo disse...

Dr, a ignorância me assusta, a inteligencia tem limites, a burrice não.

Ontem, na minha aula, meu professor estava falando sobre uma pesquisa da Universidade Federal da minha cidade sobre os hábitos de higiene dental das pessoas.

As pérolas: Pessoas "escovando" os dentes com bombril, usando ÓLEO DIESEL como enxaguante bucal, algumas usando sabonete quando acaba a pasta de dentes, pasme, algumas usando FIO DE CABELO como fio dental e apenas 7% dos entrevistados (dos 1000), sabiam o que era cárie.

ALGUNS dos entrevistados achavam que se "curava" cárie com CACHAÇA, eOUTROS usavam ANADOR no buraco do dente ao invés de tomá-lo.

Dentre outras pérolas.

Ignorância me assusta e não tem classe social

30% dos odontologos que fizeram a pesquisa usavam fio dental regularmente. Os outros 70%...

Na minha cabeça, tem que vestir a camisa.

Nutricionista gordo? Pra mim nunca que eu me consultaria.

Dentista com dentes horríveis? Jamais vai me ver num consultório.

Médico que fuma? Perdeu a paciente.

E assim vai.

Beijos!

Eliana disse...

kkkkk
Que desperdicio de protetor.
É ótimo ter alguém para orientar, pois quando se trata de uma área que não conhecemos as vezes ficamos perdidos mesmo e não tem como advinhar.
O problema principal não é a ignorancia, pois ninguém nasceu sabendo, mas é que as pessoas têm vergonha ou preguiça de buscar ajuda.

Daniela disse...

Como farmacêutica posso dizer que já vi várias barbaridades.
Mas não é burrice. É ignorância a respeito do assunto mesmo.
O legal é sempre partir do pressuposto que a pessoa não sabe NADA sobre o assunto e explicar detalhadamente cada passo. Inclusive como aplicar o produto.

Nutri Bobagens disse...

hahahaha
é só ignorância mesmo, mas existe muita gente inteligente por ai que faz o mesmo ou até pior. falta de informação faz isso também.

Dr. Marcas de cicatrizes de sutura, no rosto (que mais fica exposto aos raios solares) por mais perfeita que tenha ficado, saí usando apenas filtro solar e evitando exposição ou neste caso somente o uso de um bom produto vai ajudar?
Obrigada!

Vivian

Laço Dourado disse...

Nossa, o pior é que todos nós conhecemos ou já cometemos um erro em relação a nossa pele, sorte que nem todos os erros deixam marcas para a vida toda.
Mas sobre essa questão de passar creme, minha mãe sempre me ensinou a não ficar puxando o rosto pra baixo e pra cima com força na hora de passar o protetor solar, segundo ela, teremos mais chances de ficar com o rosto todo caído quando estivermos mais velha se fizermos desse jeito.
=)

Unknown disse...

Ola Luciana!! Meu nome e Erica, sou recem formada em medicina e apaixonada por dermatologia! Gostaria de um email de contato seu para poder tirar algumas duvidas que pairam em minha cabecinha sobre a residencia e /ou especializacao. Se puder, manda um email pra mim com seu endereco, ta? (ericanupes@hotmail.com) Bjos e A-D-OR-O o seu blog!!!

Willma disse...

minha nossa, mas que coisa não
o pior é que não posso nem rir deliberadamente, mas já fiz cada experiencia com minha pele de causar arrepios!!!kkk
mas nada parecido com passar protetor com gaze!!!

Anônimo disse...

Drª Luciana,

Meu comentário não está relacionado ao post de hoje, é apenas um desabafo por um tema já tratado aqui.
Hoje fui consultar com uma dermatologista que eu não conhecia, fui pelo convênio. O consultório era lindo, ela me parecia muito profissional, mas tive uma imensa decepção no decorrer da consulta. Eu fiz a famosa listinha com minhas perguntas para que eu não esquecesse nada. Sabe, não era nada complicado, queria um esquema de pele, indicações de shampoo e um fortalecedor de unhas. Enfim apenas assuntos belezísticos. Ela gostava de conversar (ótimo), falou sobre vários protetores solar, viu algumas pintas e de repente pareceu querer encerrar a consulta. Eu, percebendo que ela não tinha falado nem um terço do que eu havia perguntado, disse a ela q. ainda faltava falar e prescrever sobre os outros assuntos, imaginando que talves ela tivesse esquecido. Sabe o q. ela me disse? para eu marcar uma consulta outro dia pq. a sala de espera estava cheia. minha vontade era dizer q. ela estava recebendo por isso, afinal o convênio paga. E diga se de passagem, meu convênio é caríssimo. Não importa se paga pouco. O profissional qdo aceita o credenciamento é ciente disso.
Enfim, tive que sair mesmo a consulta não tendo terminado para mim e muito decepcionada. Hoje, eu cheguei a uma conclusão, dermatologista só particular mesmo. Sei q. sua maneira de atender é bem profissional e diferente dessa maioria. Assim q. puder marcarei uma consulta com vc, sei q. é só particular.Tenho certeza q. serei bem atendida. Valerá a pena.
Desculpa o comentário longo e parabéns atrasado pelo dia do médico.

Bjs

Vanessa P.

Anônimo disse...

http://universo-marykay.blogspot.com/
Entre lá, se gostar me siga!
Adorei o blog!
Bj

Anônimo disse...

"Na minha cabeça, tem que vestir a camisa.
Nutricionista gordo? Pra mim nunca que eu me consultaria.
Dentista com dentes horríveis? Jamais vai me ver num consultório.
Médico que fuma? Perdeu a paciente.
E assim vai."

Concordo plenamente!

Minha dermato tinha mais cravos no nariz do que eu... Pele feia.. Não consigo confiar 100%.
Cabeleireiro com cabelo feio também não me convence.

ana disse...

Bem aí posso dizer que depende, meu dermatologista indicou que eu pegasse em algodão, e com o gel de limpeza esfregasse bem a zona onde tenho melasma, bem como a testa e o queixo que tê mais oleosidade. Exemplificou e tudo, para que não tivesse erro na percepção.

Ouvir bem os conselhos e perguntar cada dúvida, acho que é o mais importante

Anônimo disse...

Drª,
Gosto muito do seu blog. Mas, façamos um movimento pela valorização da nossa língua, tão bela, pouco valorizada no "mundo da moda". Há moda no Brasil também!!
Scrub, por favor, não. Esfoliante todo mundo sabe o que é!
Parabéns pelas matérias.
Att,
Bel

Rachel Rezende disse...

Sempre leio o blog e adoro, já conversei com minha dermatologista sobre vários produtos indicados, e até já usei alguns e também amei como você. Mas minha atual angústia é o meu melasma, super profundo e resistente que surgiu há um ano não sei de onde, já que uso muito protetor, ácidos,etc. Já fiz dois peelings esse ano sem sucesso e queria muito fazer algum procedimento com laser, mas minha médica acha muito arriscado. Queria sugerir um post sobre laser e suas indicações para tratamento de melasma.
Beijos e parabéns pelo blog. Sempre muito informativo e divertido também.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???