sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Depilação a laser nos homens


É fato: os homens estão se rendendo ao laser! Eu já trabalho com o light sheer há muito tempo e posso afirmar que hoje eles são uma parcela de 20 a 30% dos meus pacientes de laser.
Os motivos variam: alguns fazem para agradar a esposa, outros porque acham higiênico, outros para se livrar da obrigação de fazer a barba diariamente, e tem aqueles que acham bonito e ponto final.

Em relação às mulheres, as opiniões se dividem quando se trata de depilação masculina, independente do método.
Pessoalmente, eu acho que cada caso é um caso.

Por exemplo, meu marido. Eu tirei a barba dele com o laser. Mas a barba dele pedia isso. Parecia a conhecida barba de vagabundo, com os pêlos crescendo em diferentes direções, sem contar que era totalmente falhada e cheia de foliculite. Resultado: ainda que ele gostasse de usar barba (não era o caso), jamais teria uma barba potentosa, de pirata, como a do Rodrigão do BBB11.

Eu tenho um paciente masculino que deseja tirar todos os pêlos do corpo porque faz natação e não tem mais paciência de ficar se raspando inteiro quase todos os dias. Ele me dá um trabalhão, mas está muito satisfeito com o resultado, parece que passou por Chernobyl e ficou todo despelado.

Não vou me demorar contando a particularidade de cada homem que me procura, mas vou contar aqui algumas sutilezas relacionadas à depilação a laser em homens.

1) É fato, os homens sentem mais dor que as mulheres nesse procedimento, e isso nada está relacionado com a coragem da mulherada. É que os pêlos dos homens são mais grossos e numerosos, absorvem muito mais a energia do laser, e consequentemente o procedimento dói mais.
Muitos homens precisam usar inclusive pomadas anestésicas (nas mulheres, eu reservo a pomada anestésica somente para a virilha), além de uma poderosa aplicação de gêlo (na minha opinião, o gêlo ajuda muito mais do que a pomada). Conheço médicos que precisaram fazer anestesia local para o indivíduo suportar a sessão.

2) Por outro lado, embora haja mais dor, os homens têm um benefício que as mulheres não desfrutam quando fazem laser na face. Sim, aposto que a mulherada já estava até rindo e pensando "bem feito, se deram mal nessa!". Mas reparem bem, pensem comigo. Se o laser aquece mais a raíz dos pêlos dos homens, qual outro benefício eles ganham com isso?

Rejuvenescimento. É quase como se eles fizessem uma sessão de Thermacool. O calor do laser aquece o colágeno e provoca uma contração deste. Dessa forma, além de se livrar dos pêlos desagradáveis, os homens ainda ganham uma pele mais firme.

3) Um aspecto chato em relação ao sexo masculino é a maior quantidade de testosterona circulando no corpo. A testosterona induz o crescimento de pêlos no corpo. Dessa forma, os homens necessitam de mais sessões do que as mulheres para completar o tratamento (geralmente o dobro). E após a alta, precisam de mais sessões de manutenção, pois há mais crescimento de folículos novos do que no sexo feminino.

4) Uma coisa que precisa ficar clara é que não existe mesmo esse negócio de depilação definitiva. Ok, os pêlos que morreram, que fizeram a passagem desta pra melhor, de fato, estes não voltam mais. Mas a pele é um órgão que forma folículos novos e a manutenção existe para liquidar justamente esses folículos novos.

5) Os homens ficam com a pele mais irritada no pós laser do que as mulheres. Meu marido, por exemplo, ficava vermelho como um pimentão, e só sentia alívio colocando o rosto em frente ao ar condicionado do carro, quando saía do consultório.

6) Os homens são ótimos pacientes: ao contrário do que eu imaginava, reclamam pouco de dor (também com a quantidade de gêlo que eu coloco...), estão sempre animados e muitos se preocupam em agradar. Eu tenho um paciente que sempre leva jujubas para todo mundo no consultório. Não preciso nem dizer que ele é tratado a pão-de-ló.

30 comentários:

Li disse...

Ola Luciana
sempre acompanho seu blog mas nunca comentei. Em primeiro lugar, parabéns pelo bebê, desejo tudo de bom para vocês!!
Sobre o laser, queria comentar que já me prometeram que Luz Pulsada depilaria, paguei e não obtive nenhum resultado. Nenhum. Então ouvi falar do Light Sheer, mas os comentários que eu ouvia era de que provocavam muita dor. Foi então que conheci o Soprano. Eu não sinto nada, nada de dor. Já estou na 3ª sessão (prometem que 6 bastam), não sinto diminuição da quantidade de pelos ainda, mas vejo que eles crescem muito mais lentamente. Antes eu depilava axila todo dia, agora 1x semana, pernas a cada 20dias (com lâmina apenas). Você saberia dizer se esse aparelho é mesmo tão bom no pós depilação? Digo, se o efeito é duradouro mesmo? Obrigada, Li.

Luciana Leal disse...

Oi,Li!

Falou e disse: também não gosto de indicar luz pulsada para depilação. Tem gente que se dá bem sim, mas já vi muitos resultados insatisfatórios.
O Light Sheer dói um pouco, mas está longe de ser insuportável. Os casos de relatos de pessoas que sentiram muita dor geralmente ocorrem quando o médico não usa gêlo.
Em relação ao Soprano, a maioria das pessoas que usa, gosta. Com o light sheer os pelos tb demoram mais a nascer.

Ana Beh disse...

Oi Dra. Lu,
Fiz eletrolise nas axilas há 10 anos e até hoje meus pelos não voltaram a crescer.
Há uns cinco anos fiz laser ligth sheer na meia perna e virilha e também deu super certo.
Recomendei para uma amiga que tem muuuuito pelo, inclusive na face, mas ela foi a uma clinica e a médica desaconselhou dizendo que não adiantaria porque o problema dela é hormonal.
Procede?

AnnaJulia disse...

Precisamos de garotas blogueiras!
Olá meninas, estou aqui para divulgar que o blog Garotas-Anônimas quer recrutar novas garotas! Essa é a sua chance de se destacar no que você realmente é boa!Literatura, moda, maquiagem, cinema, música e mts mais! http://garotas-anonimas.blogspot.com/2011/01/procura-se.html E faça sua inscrição! Vamos lá, espero você garota! E para os novos autores, blogueiros e pra quem gosta de fotografia, fique ligado e faça uma parceria!

Flávia Santos disse...

Olá, Luciana!
Estava pensando em fazer uma fotodepilação, mas não conheço bem o método e não sei se seria o melhor! Gostaria de sugerir um post com um comparativo entre os diferentes métodos de depilação "definitiva"! Que tal?

Bjos

Dee disse...

Meu maior medo na depilação à laser é manchar a pele. Sei lá, por mais que o médico me tranquilize, eu SEMPRE vou achar que as coisas vão dar errado comigo e vou ficar pensando, "por que não deixei quieto?".

Venesa disse...

eu não sabia que tinha mais tipos de depilação, meu marido fez 6 sessões no rosto porque ele tem muito pelo encravado, e não deu diferença nenhuma.Acho que foi essa Luz Pulsada que chamam. quero fazer tbém vou tentar em outro especialista. Adorei as dicas

Anônimo disse...

Dra Lu,

Em média quantas sessões uma mulher precisa pra depilar as axilas e virilhas com o Light sheer?
Obrigada,

Lilian

Luciana Leal disse...

Lilian, depende...
Geralmente, entre 3 e 9 sessões. Cada caso é um caso.
Depende da idade da pessoa, da cor da pele, da grossura do fio, do estado hormonal e fisiológico...

T. C. G. disse...

Dra Luciana, agora uma pergunta de paciente. :P

Já fez depilação na nuca? Sim, aqueles pelinhos não-cabelo que tem de ser aparados regularmente, senão, mesmo com o penteado ótimo, ficamos - nós homens, principalmente - com jeito de desleixado.

Como adoro minha barba... E não posso garantir que algum dia não vá querer fazer o estilo "caminhoneiro peludo" (hahaha!), é o único lugar que eu vivo cogitando depilar. Mas nunca ouvi ninguém, médicos, pacientes, palestrantes de congressos... Falando sobre essa área.

Enfim, você já fez?

Dinael Vagner disse...

Olá!
Visite meu blog
www.dinaelvagner.blogspot.com
Obrigado!

Luciana Leal disse...

TCG: Já fiz sim! Mas essa área necessita de manutenções mais frequentes.

le-mds2505 disse...

Olá dra,achei ótimo e muito engraçado seu post.Você escreve de uma maneira bastante natural e engraçada.Beijus.

Anônimo disse...

Ola, dra. Luciana!
Há mais de um ano fiz fotodepilação com o Light Sheer com minha dermatologista, 6 sessões na virilha e 6 nas axilas. Não fiz manutenção, pois queria começar a tentar a engravidar. Ela me convenceu quanto ao uso desse laser, pois disse que o resultado da luz pulsada, que ela já havia usado, era menos duradouro, apesar de ela ser menos dolorosa. Hoje, mesmo sem manutenção, quase não depilo as axilas. A virilha ainda precisa de mais sessões, mas agora desconfio de que estou esperando um bb tb!
Sugestão: faça posts sobre o que as grávidas podem ou não podem usar, ou o que devem usar, dermatologicamente falando!
Obrigada,
Re

bibi move disse...

lu- vc poderia fazer um post sobre os depiladores elétricos? p que tipo d pelo sao indicados e tal?

Anônimo disse...

Oi, Dra Princesa, tudo bem?
Parabéns pelo príncipe que está a caminho!!!
Tenho pelos clarinhos pelo rosto e gostaria de saber qual tipo de depilação da um melhor resultado p mim... sou bem branquinha e eles me incomodam muito.
obrigada.
PS: Adoro o BLog, leio quase que diariamente, apesar de nunca ter comentado!
um beijo!

Anônimo disse...

Oi, Dra Princesa, tudo bem?
Parabéns pelo príncipe que está a caminho!!!
Tenho pelos clarinhos pelo rosto e gostaria de saber qual tipo de depilação da um melhor resultado p mim... sou bem branquinha e eles me incomodam muito.
obrigada.
PS: Adoro o BLog, leio quase que diariamente, apesar de nunca ter comentado!
um beijo!

Juliana disse...

Olá Luciana,

Se a mulher fizer Light Sheer no buço e no queixo tem que necessariamente raspar os pêlos antes? o laser não pode apenas ser aplicado diretamente sobre a àrea. Fico com receio de raspar e como a ponteira é fina não acabar atingir toda àrea raspada. Outra dúvida: depois de umas 3 seções de light sheer na axila por exemplo, e para a quarta marcada em 30, 40 dias depois os pêlos não nasceram ou nasceram meia duzia finíssimos, deve-se fazer ainda sim a aplicação mesmo sem pêlo aparente? Por fim, qual a diferença do Light pro Milesman? Grata.

Greice disse...

Adorei o post..faz mais um de depilação a laser pras meninas..to pensando seriamente em fazer esse investimento..

Anônimo disse...

FLor novidades pra ti guria passa lá no blog pra vc ver os sapatos lindos que estou vendendo e ver o escandalo de preços baixos e pra quem me segue tem desconto na loja virtual.

Te Espero lá

Beijos

Dri Zancanaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dri Zancanaro disse...

Olá Lu. Tudo bem?

Bem interessante esta matéria.

Uma ótima semana.

Beijos

Adri

Mirllene Rocha disse...

Amei a matéria!
Bjs...

Dani Abdalla disse...

Oi Luciana! Sou seguidora faz tempo, e decidi comentar! Adoro o seu blog!!! Passe no meu tb!!! Espero que goste... Beijos!
http://dsa-universal.blogspot.com/

Olívia Benjamin disse...

Oi Dra.!
Gostaria muito de dicas de depilação a laser para meninas,quero muito fazer este investimento,mas ainda tenho dúvidas. Seu blog é muito válido!!! Obrigada1

Dâmaris disse...

Nunca tinha parado para pensar nesta questão: depilação para homens.... Eu os acho mais sensíveis mesmo.

Sei que tens mil coisas a fazer, mas queria te convidar para conhecer meu bloguito inciante ainda, o
www.quebela.blogspot.com

Vou colocar o teu como link no meu como sugestão para leituras!

bjos
obrigada pela visita! .)
Dâmaris

Anônimo disse...

Gostaria de saber mais a respeito da luz pulsada, apesar dos resultados serem inferiores acho que vale muito pelo preço
Juliana

turma fechada disse...

muito obrigado por divulgar minha foto pela sua rede.....

Anônimo disse...

Lu,fiz 4 sessões com o laser milesman premiun,e na quinta eu desisti,Foi uma dor indescritivel.Mesmo com lidocaina,eu não segurei.Mas também,tem o fato,que fiz com esteticista,não fiz com médico especialista.Até agora não vi diferença alguma ,mesmo com 4 sessões.Vc costuma passar algum anestésico forte nos seus pacientes?Tipo uma injeção poderosa?Comigo não rola,sou muito sensível a dor,sem anestesia das brabas,eu não encaro o laser,na potencia necessária para dar resultados.

Mary disse...

Olá,

muito interessante, muito obrigada por compartilhar. Eu estou fazendo um blog sobre depilação a laser e sua explicação ajudou.

muito obrigada.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???