domingo, 13 de fevereiro de 2011

Hospital de Princesas: Pocahontas e seus pés selvagens

Vocês já pararam pra pensar em como devem ser os pés da Pocahontas, a nossa princesa descalça?
A criatura vive na floresta pisando em galhos, terra e pedras vinte e quatro horas por dia. A pele dos pés dela deve ser mais grossa do que o solado de uma bota de andar na neve.

Ela, pelo menos, tem essa desculpa de viver na floresta, curtir um estilo de vida natureba e não ter absolutamente nenhuma farmácia para tentar ao menos amenizar esta condição.
Mas nós que moramos na cidade grande temos um enorme arsenal de ferramentas para deixar os pés mais macios e sedosos.


Primeiro algumas considerações. Porque a pele dos pés fica grossa? Por defesa. Quando a pele percebe uma agressão repetitiva, que no caso é o atrito sofrido pelos pés, ela aumenta a sua espessura para evitar fissuras, que poderiam facilitar por exemplo, a entrada de microorganismos no corpo.

É por isso que determinados sapatos causam o espessamento da pele, algumas vezes de forma localizada. São os chamados calos. Determinados indivíduos possuem uma tendência, determinada genéticamente, de sofrer estes espessamentos com maior ou menor gravidade.

Sabendo disso, você já tem a primeira arma para eliminar os seus calos: parar ou diminuir a mania de lixar os pés para afina-los, pois agora você entende que, num primeiro momento, a pele vai sim ficar mais fina. Mas depois este processo tende a deixa-la cada vez mais grossa. Então vamos combinar assim: só lixar as solas dos pés 1 vez na semana, isso se a sua situação for periclitante.

Procurar calçados adequados deve ser a sua prioridade se quiser ter pés mais macios. Outro paliativo que ameniza bastante a situação são aquelas tirinhas e almofadinhas de silicone que existem para amortecer a região dos calos.


Diariamente, as pessoas que sofrem com pés ásperos, devem usar um creme de uréia nos pés logo após o banho. Qualquer um dos sugeridos neste post vai servir muito bem. Alguns deles existem em diversas concentrações, como por exemplo o Ureativ, que existe em 3%, 10% e 20%. Diante disso, você deve escolher o mais concentrado, de acordo com a gravidade da sua situação. Se eu fosse a Pocahontas, escolheria o 20%.

Mulheres grávidas NÃO devem usar cremes de uréia com mais de 3%, porque a uréia atravessa a barreira placentária. Isso é o que está escrito na literatura. Na prática, eu nunca prescrevo creme de uréia para as grávidas (mesmo sendo aceito que se prescreva até 3%). É aquela história: "Vai que..."

Acredita-se que a uréia a 3% não consiga penetrar tão profundamente na pele quanto as de 10 e 20%, e com isso não consiga chegar à circulação da paciente e consequentemente ao feto. Mas e se ela tiver uma pele muito fina? Como é que eu vou jurar que não está chegando uréia aonde eu não gostaria que chegasse?

Eu não tenho a Grandmother Willow da Pocahontas para me dar todas as respostas da vida.


Uma vez por semana, você pode fazer um tratamento mais intenso, colocando uma quantidade generosa de creme de uréia nos pés e depois envolvendo a região com um filme plástico por uns 20 minutos (grávidas Não devem fazer isso, pelos motivos já explicados). Fazer um escalda-pés alguns minutos antes também ajuda bastante.

Isso aumenta a penetração da uréia na pele. A uréia faz uma descamação química, ou seja, promove o descolamento das camadas mais externas da pele, promovendo o afinamento progressivo.

Toda área áspera do seu corpo merece um cremezinho de uréia, não só os pés, mas cotovelos, joelhos...
Confira como a Pocahontas ficou com os pés ásperos:
(Atualização: mudei o título do post porque achei a palavra "cascorenta" um pouco feia para denominar uma princesa)

47 comentários:

Belita disse...

Adorei a dica, Drª Lu!
Estava comentando com minha mãe e minha irmã exatamente sobre lixar os pés (na ocasião, elas estavam fazendo as unhas) e que eu mesma já havia lido que não era legal faze-lo. Agora vou mostrar o seu post como base dos meus argumentos, hihihi!
Bjinhos!

Luciana Leal disse...

Que bom que o post chegou na hora certa!

Paty Molina disse...

Esse post foi pra mim Lu, há tempos tenho lutado contra "os pés Pocahontas"rs.
Obrigada Dr. Princesa!
bjkas da Paty

ana disse...

Dra Lu,adorei o post! Eu estou com uma calosidade no calcanhar e tenho usado o nutraplus 10 % e parece que não tá funcionando. Parece que só absorve quando eu passo o filme plástico, mas não tenho como passar todos os dias. Andei lendo que ácido glicólico e ácido salicílico principalmente também ajudam bastante, mas não sei em quais concentrações eles seriam seguros. Tentei não usar a lixa também, mas só com esfoliante e esponja parece pouco... Tou muito infeliz com meus pés, tá tão feio... :(
Adoro o site também, acho que é a primeira vez que comento, mas acompanho há bastante tempo já. Um beijo

Unknown disse...

Dra. amo a sessão dos post's das princesas.
Excelente!
Bjs

Patrícia disse...

Já uso uréia há um bom tempo e o resultado é ótimo!
Vou aproveitar para pedir um post sobre a eficácia, prós e contras das escovas de limpeza facial: Pro X Advanced Cleansing System (da Olay)e a Clarisonic.
Bjos

Luciana Leal disse...

Oi, Ana!

Se a situação é crítica, muitas vezes é necessário manipular um creme com concentrações mais altas de uréia, e eventualmente associar outras substancias como acido salicílico, por exemplo.
Pode ficar tranquila que, se for o caso, seu dermato saberá manipular concentrações seguras para você!
Beijos!

ADRIA disse...

Dra. Lu,
Amei o post, sofro com o problema pois tenho tendência ao ressecamento dos pés, e uso muita sandália, o que agrava o problema, já usei e gosto muito dos cremes citados no texto e outros, mas para mim o creme IMBATÍVEL na solução do problema é o LIPIKAR PODOLOGICS da la roche posay (foi melhor que o de uréia da mesma marca), esse creme foi o único que solucionou meu problema, e pelo que eu li no rótulo, ele não possui uréia. Tenho feito assim: deixo um pouco os pés de molho na água e depois lixo (acho que a lixação promove uma absorção mais eficaz do creme), mas só faço isso uma vez pro semana, depois uso o creme a noite diariamente, ao deitar. Acho complicado usar creme nos pés pela manhã, pois na correria diária, ninguém tem tempo de esperar o creme secar, e não adianta colocar o calçado com os pés escorregadios, então, à noite é melhor. De tudo o que já tentei, essa foi sem dúvida a melhor solução. Beijos

Pimenta e Cerveja disse...

Lu, há tempos descobrimos um creminho para os pés, que vende em toda farmácia aqui do interior de SP, chamado Pé Feito, segue o link http://www.fisiostore.com.br/product.aspx?idproduct=FLOR-PEFTO
Ele é mágico, afina a pele do pé, que fica uma seda, em coisa de 15 dias!!
A sensação é maravilhosa!!

Daniela Pereira disse...

Olá, boa noite, eu ja sou seguidora do teu blog, podias seguir o meu?
http://365ideiasdiferentes.blogspot.com/

beijos, obrigado

Giovanna disse...

Esse post foi muuuuitoo bom, me ajudou bastante. Não perco um post seu, esse blog esclarece muitas das minhas dúvidas..claro que nao podemos abandonar a ida a um dermatologista so por ler o blog, mas mesmo assim esclarece nossas dúvidas que vão surgindo ao longo do tempo. Está de Parabéns.

Letícia disse...

Luciana, descobri seu blog há pouco tempo e estou amaaaaando! Passso horas olhando os posts antigos. Parabéns pela inicitiva de esclarecer nossas dúvidas e nos colocar em dia com as novidades do mundo dos dermocosméticos com uma linguagem fácil e divertida!

Marilia disse...

Oi Lu.
Seu post veio em ótima hora. Tava até pensando em te sugerir um post sobre isso, e qnd entro aqui hj me deparo com ele. Melhor impossível! hahaha.
Pesquisando na net vi uma receita caseira pra pés mt secos que usava comprimidos de Melhoral + agua oxigenada 20%. Isso procede??

Outra dúvida minha: uso o epiduo, receitado pela minha dermato. Mas, recentemente comprei, por conta própria, o hidratante Normaderm nuit (da VICHY). Estou usando em dias alternados pq nao sei se pode usar os dois juntos. Tem algum problema usar simultaneamente? Se nao tiver problema, qual devo usar primeiro?

Beijos Lu!

Léia disse...

Olá Dra.gostaria de saber se cremes a base de ureia podem ser usado no rosto já que dá uma refinada.Minha pele do rosto é meio seca, e fica às vezes com aspecto envelhecido sabe?Um grande abraço.

Anônimo disse...

Olá Luciana, diariamente dou uma espiada no blog prá saber das novidades e, desde que esse hábito se inseriu em minha vida, me sinto mais confiante na hora de escolher alguns produtos e até de discutir com minha dermato a melhor solução para minha pele que é mega oleosa!
Bem, o que eu gostaria de dizer é que adorei usar o Normaderm Teint da Vichy - é um creme anti-imperfeições com textura de base maravilhoso. Ele uniformiza a pele e não a deixa com aspecto oleoso. Muitas vezes só uso ele, um lápis e um batom e me sinto ótima.
Um abraço,

Maria Adriana

Luciana Leal disse...

Léia, no exterior existem (poucos) cremes a base de ureia para o rosto, mas a concentração é baixinha. Eu não recomendo que se use ureia no rosto no Brasil ainda que a pessoa tenha a pele seca.

P disse...

Luciana, não sei se é impressão minha, mas qdo meus pés estão mto secos eu capricho num creme mais forte de noite, antes de dormir (com pé limpo, néam?). Em uma semana qqr feiura de descascamento vai embora e a planta do pé fica lisiiiinha...
Mas eu gostei da dica!

Fernanda Corradi disse...

Oi Lu!
Falando em pés, queria te pedir um post falando sobre onimicoses!
Eu tenho uma e ta dificil de sarar viu...mesmo usando aqueles esmaltes caros...
Ja ouvisse falar em laser para tratamento de micoses? Quais as novidades nessa área?
Aguardo seu retorno!
Um grande bjo!

Nelle disse...

Oi Dra. princesa,
adorei o post, mas gostaria de saber qual creme das dicas tem o menor cheiro possível? Já usei o iso ureia e o lipikar, que é maravilhoso e funciona mesmo, mas não aguento o seu cheiro forte, usava a noite com meia nos pés. Tem outra cousita me deixou cismada esse seu comentário de cremes de ureia pro rosto, pode me esclarecer se faz mal? (minha dermato me passou o ureadin pro rosto, estou gostando, no início achei que aumentou a oleosidade,mas com 2 semanas normalizou)Já reparou q o fabricante tampou os diseres não comedogênico e oil free na embalagem?

BJS
NEllE

Nelle disse...

corrigindo.....no Ureadin gel creme hidratante pele mista
eles tamparam com uma etiqueta os dizeres hipoalergênico e não comedogênico, fiquei cismada!! será que eles avisaram aos médicos?
BJS
Nelle

Léia disse...

Oi Dra.agradeço pela resposta e dica.Beijos.Deus a abencoe.

Marianne disse...

Oi Lu,
você é do RJ ?
adoro o blog :)

Dos Pés a Cabeça disse...

Gostei, isso me lembrou que preciso tratar melhor dos meus pezitos. Beijos.

Dá uma passada no meu blog?

http://dospescabeca.blogspot.com/

Dri

Anônimo disse...

Vocês conhecem algum creme para os pés que não tenha um cheiro forte de cânfora, menta? Os cremes para os pés que já comprei sempre me dão dor de cabeça.

Anônimo disse...

dra lu, adorei o post, o pé realmente é um problema né? Queria te fazer uma pergunta..Eu sempre tive o nariz perfeitinho e empinado, mas agora estou reparando que ele está com a ponta caindo...já não está tão arrebitado como antes..Li que isso é normal no nariz e que o botox pode ajudar. Como é o procedimento? É saudável ou pode dar problemas? Outra coisa é a boca caída nos cantos, sinto que estou começando a formar aquela marca de expressão pra baixo q mostra que a boca está ficando caída..como fazer neste caso? Tenho 34 anos...beijos Dani

Bruna Andrade disse...

Dra. Princesa! Primeiramente, seu blog é lindo e me chamou atenção pela forma profissional que escreve seus posts. Dra. gostaria de uma dica de uma dermatologista especializada em estética em Salvador. Espero que possa me ajudar. Beijo grande e saúde para o baby!

Anônimo disse...

E o post para as gravidinhassss!! bjos Vanessa

Ana Beh disse...

Adorei o post!
Atualmente não posso usar creme com ureia porque também estou esperando bebe!
Então o que usar nos pezinhos?
Estou usando creme normal...

Maria Eugênia disse...

oi Lu!
gostaria de saber se glicerina líquida também é indicado para pés ásperos.
Adorei esse post.
bjs

Kelly disse...

Como bom ouvir (ler) quem sabe as coisas da vida (rss). Aqui, eu me informo, me divirto e aprendo a ficar mais bela.
Adoro seu blog! Vc é ótima, chiquérrima!
Ah! Agora eu tenho um blog tbm...Se vc quiser acessar é: http://amenidadesdekelly.blogspot.com, ainda está no início, mas eu vou levá-lo adiante! Na postagem de hoje, recomendei seu Blog. Beijos!

Bárbara disse...

Oi dra. Luciana!
Gostaria de saber se aquele creme hydra mag stick, da Vicy Homme é tb indicado para mulheres. Atualmente uso o Hydraphase Yeux e não percebi gde mudança nas minhas bolsas... Obrigada

Alê Fialho disse...

Eu tenho o péssimo hábito de passar a lixa nos pés umas 2 vezes por semana, pelo menos. Vou tentar um creme a base de uréia e ver se consigo me livrar da lixa.
Bjs = )

Giovanna disse...

Dra. Lú adorei a dica, o meu marido está com os pés muito asperos e eu lixo,lixo e não estava adiantando. Vou hoje mesmo na farmacia comprar esse creme de uréa. Adoro seu blogger.
Um Beijo.

Unknown disse...

Dra. Luciana, sobre os perigos da uréia para mulheres grávidas, o creme Homeopast pode ser usado por gestantes? 'brigada, bjs!

Dermatologista Fernando Bezerra disse...

Excelente iniciativa seu blog, parabens, otimas orientações numa linguagem bem coloquial. Abs Fernando Bezerra

As Luluzinhas disse...

Adorei o post!! Não sabia que poderia lixar os pés com frequência!!
Bjus.

http://asluluzinhass.blogspot.com

Rafael disse...

Dra gostaria de saber se quem está amamentando pode usar esse creme para os pés, pois tenho uma bebezinho de 3 meses e dizem que o que não pode na gravidez nao pode na lactação, será????

Rafael disse...

Ops siau com email do meu maridinho, meu nome é Verônica

Lara Tôrres disse...

Amei o post, sou louca pela disney mas nunca tinha pensados nos sofridos pés da princesinha indígena ;D os meus estão começando a engrossar já aos 15 anos D: tenho que usar tudo que você indicou no post ;x Tenho um blog sobre o universo feminino, o www.pointdasmenininhas.blogspot.com dá uma olhadinha lá, e se gostar quital uma parceiria de publicidade e troca de ideias uma pro blog da outra? topa? caso sim me passa seu e-mail em um comentário que apagarei logo que ver para que possamos conversar com frequencia! ;D
Beijinhos ;* Lara Tôrres

Belita disse...

Eu me esqueci de perguntar se pode esfoliar os pés antes de passar o creme e enrola-los no plastico ou não é preciso.

Bjinhos!

Lalá disse...

muito bom msmo essse post sobre os pés, muitas vezes tão esquecidos, nossos pés são tão essenciais!
vou da uma dica tbm.. a granado pink é otimaaaaaaaa!! tanto o esfoliante para os pés(cheirinho maravilhoso), como a pomada!! vale a pena testar meninas!!

Unknown disse...

Pode usar uréia durante a amamentação?

Unknown disse...

Estes cremes podem seu usados durante a amamentação?

Unknown disse...

Estes cremes podem ser usados durante a amamentação?
Obrigada!

Boa de Conversa disse...

Também quero saber se pode usar durante amamentação

Anônimo disse...

Também quero saber se pode usar durante amamentação

ALARIANA disse...

Também gostaria de saber se pode usar na amamentação e ouvi disse que e bom para estrias poderia me ajudar estou sofrendo tanto com elas e estou amamentado e ainda estão vermelhas

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???