quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pedro usou e amou: Sofina Perfect UV Lucent FPS 50


Os leitores que costumam ler os comentários aqui do blog, assim como eu, adoram os comentários do Pedro.
Eu não conheço o Pedro pessoalmente (uma pena), nem tenho o e-mail dele, mas sou apaixonada pelas dicas que ele socializa. Há anos, por sinal.
Essa última foi demais, precisei transformar em post!
O danado descobriu um protetor solar japonês que é extremamente matificante.
Tipo, matificante ao cubo.

Leiam o primeiro comentário a respeito do produto:

"Interessante. Mas se eu falar que conheci um protetor solar FPS 50 UVA +++ que é extremamente matificante (tão matificante que muitas pessoas usam o produto como matificante, e não como protetor solar), vocês acreditam? Infelizmente não é vendido no Brasil nem nos Estados Undos (é de uma grife japonesa), então tenho que ficar comprando o produto pela Internet..."

Fiquei curiosa e perguntei mais informações sobre o protetor. Aí o Pedro nos deu uma "aula" sobre o tal Sofina. Confiram!
(e agora, acho que eu só vou conseguir relaxar quando experimentar esse treco)

" Sofina Perfect UV Lucent SPF 50 PA (UVA) +++

Compro pela Bobodave, que é uma loja que não cobra frete. Nunca me taxaram.

Aqui tem uma resenha excelente sobre o produto:

http://www.scform.com/2009/04/sofina-perfect-uv-lucent-review.html

Como tenho preconceito contra marcas pequenas, antes de comprar eu pesquisei sobre quem era o fabricante e tal. E descobri que esta Sofina no Japão é uma concorrente da Shiseido. E que é produzido pela Kao Corporation, uma empresa japonesa que está entre as 10 maiores empresas de cosméticos do mundo. E a Kao investe muito em pesquisa (só no PUBMED ela tem quase 400 artigos publicados - para efeito de comparação, Estée Lauder não tem nem 50). No ocidente infelizmente a Kao não comercializa a Sofina, só algumas de outras marcas que pertencem a ela, como John Frieda e Bioré.

Bom, depois que comecei a experimentar estes protetores japoneses (não só o Sofina), confesso que não estou mais me adaptando a nenhum protetor ocidental. Salvo um da Chanel, que também é FPS 50 e foi inspirado nos protetores japonses. É incrível como é matificante a textura dos protetores japoneses. E todos costumam proteger muito bem contra os UV-B e UV-A, por terem uma alta concentração de "filtro físico" (o da Sofina, por exemplo, tem aproximadamente 15% de óxido de zinco). Ainda por cima eles não deixam white cast, mesmo tendo muito "filtro físicos" (pelo menos em mim, que tenho pele clara, em pele muito morena talvez eles deixem).

Voltando ao protetor da Sofina, não uso maquiagem, mas uma amiga minha que usa e mora no Rio, comentou que ele deixa o blush intacto o dia inteiro.

PS: não estou ganhando nada para elogiar o produto. Juro. haha

Beijo."

156 comentários:

Ludmila disse...

Dra. Lu,
Qual a diferença entre filtro solar químico e físico? Poderia classificar alguns dos filtro que você já citou aqui no blog?
Um beijo e obrigada

Iza Vieira disse...

Nossa! Parece lindo!
Moro em Salvador e usar protetor solar é terrível. Durante o verão Inevitavelmente eu vou suar e ele vai derreter e vai ficar melequento.
Durante o inverno vai me deixar brilhante.
Os orientais gostam muito de protetores solares e produtos para clarear a pele, não me admira que eles tenham os melhores.
Depois desses elogios todos quero MUITO experimentar esse!

Futil Pero No Mucho disse...

Gata, good news..Tem na COSME-DE

http://www.cosme-de.com/en/product/product_page.html?pdid=5139

Entrega no Brasil e o Frete eh Gratis ;)

Ficadica =)

Pedro disse...

Cheguei aqui e fiquei surpreso em ver meu comentário transformado em post. hehe Obrigado! ;)

Futil Pero no Mucho, obrigado pela dica. Mas a versão do teu link chama-se Perfect UV White Protect (parece que a proposta é clarear manchas, além de proteger). Pelo que li, também é mate. Porém não sei se é mesma versão que experimentei, que se chama Perfect UV Lucent. Sendo assim, não se são iguais em relação à textura.

Pedro disse...

Acabo de ler no site da Sofina (usando o tradutor do Google, porque é em japonês) que o Perfect UV Lucent - que é o que tenho - foi descontinuado recentemente e substituído pelo Perfect UV White Protect. E como estou lendo mais resenhas sobre este White Protect, IMAGINO que a textura dele seja a mesma do Lucent. Quase todo mundo que experimenta a versão White Protect continua afirmando que ele é matificante.

Mas vou contar mais uma coisa: existe um protetor FPS 50 UVA +++ que é ainda mais matificante que o Sofina. E também é produzido pela Kao. Mas este produto eu nem citei porque, na minha opinião, é exageradamente matificante. Acho que ninguém precisa de um protetor tão matificante, nem quem trabalha em um poço de petróleo no Iraque. De toda a forma, se alguém se interessou, chama-se Bioré UV Perfect Face Milk SPF 50+ PA +++ Informações em inglês sobre o produto: http://www.kao.com/my/biore/bio_perfect_milk_00.html

Pode ser comprado pelo Ebay ou por estes vários sites que entregam no mundo todo.

Pessoal, é claro que ninguém precisa ficar importando protetor para estar bem protegido. Mas citei estes produtos porque o sonho de quase todo brasileiro que usa protetor solar é encontrar algum que realmente tenha textura seca e ofereça alta proteção - e eles existem, ainda que sejam produzidos do outro lado do mundo. :)

Pedro disse...

O último link que passei não funciona porque links grandes não cabem nos comentários, mas basta digitar no Google "Biore UV Perfect Milk SPF50+ PA+++" (assim entre aspas). A primeira página que aparecerá será a da própria marca do produto, e está em inglês.

Pedro disse...

Desculpem eu aqui de novo, é tanto protetor e tanto nome que fiz confusão no meu último comentário. O nome correto para o protetor ultra matificante da Bioré é "Biore UV Perfect Face Milk SPF50+ PA+++". Correção feita, continua válido meu comentário anterior.

Ana Luísa disse...

Pedro, na sua opinião ambos são para a pele oleosa, certo? O Perfect UV White Protect e o Bioré UV Perfect Face Milk? Mas você acha que o Perfect Milk também tem protetor físico? Obrigada pelas dicas!

Gabrielle disse...

Meu Deus, preciso desse protetor pra ontem!!!!
Faltou dizer o preço, Lu..
Ando tão feliz com o meu Minesol Oil Free, será q esse supera?
Bjão.
Gabrielle

Camila B. disse...

Dra Lu (ou Pedro),
Você sabe me dizer se este protetor é fotoestável?
Obrigada

Rubi.K disse...

preciso desse protetor pra ontem *-* +1
Mais uma razão pra eu amar o Japão xD

Pedro disse...

Ana Luísa, sim, ambos são para pele oleosa. E sim também, o da Bioré também tem protetor físico (tanto um quanto o outro tem quase 15% de óxido de zinco). A fórmula do da Bioré é bem parecida com a o do Sofina. E ambos são produzidos pelo mesmo fabricante.

Gabrielle, estas percepções são um pouco subjetivas e, portanto, podem variar um pouco de pessoa para pessoa. Mas pessoalmente, no quesito matificação, eu achei que supera bastante o Minesol O.C. Todos as pessoas que conheço que já usaram tanto o da Sofina quanto o Minesol O.C. também. E ainda por cima tem a vantagem de o da Sofina ter o FPS bem maior do que o do Minesol O.C.

Camila B., em teoria, para ter certeza de que o produto é fotoestável, só testando em laboratório. Mas como o Kao é uma empresa muito confiável e o protetor tem uma alta concentração de substâcias físicas, eu apostaria todo o meu dinheiro que sim, que ele tende a ser bastante fotoestável. Há milhares de resenhas sobre estes produtos espalhadas pelos blogs estrangeiros, e todo mundo comenta que a proteção fornecida por estes produtos é muito boa.

Luhana disse...

Adorei o pedro tb, tem uma maneira bem divertida de escrever. Antigamente eu tinha certo preconceito com as empresas japonesas, mas depois q eu descobri q os produtos q uso nos cabelos são fabricados pela Shiseido, passei a ter um olhar diferente. Só continuo msm é com preconceito de empresas pequenas, assim como o Pedro..hehehe.

Bjs.

Luhana disse...

Ah, Dra. Lu, ja faz tempo q keria perguntar e sempre esqueço. Com a surpresa do baby em sua vida, vc conseguiu continuar a experiência com o Latisse ou teve q suspender o uso???

Gisele disse...

"Como tenho preconceito contra marcas pequenas, antes .."..

Essa frase representa bem a mentalidade da burguesia da zona sul carioca.Ao ver uma marca "pequena", "pouco divulgada", a Dra desdenha dos produtos sem ao menos conhecer, como que somente as marcas grandes fossem boas... quanta hipocrisia, fico imaginando vc Dra Luciana atendendo os seus pacientes no hospital da Lapa indicando produtos de "marcas pequenas" com seu tamanho preconceito.

Pedro disse...

Gisele, antes de comentar, poderias ter lido o texto. Se tivesses lido, terias percebido que ele não foi escrito pela Dra. Luciana, mas por mim.

Eu nem deveria responder a uma "crítica" feita por uma pessoa que não se deu ao trabalho de ler o que estava escrito lá, mas lá vai: enão tenho simplesmente "preconceito" contra empresas pequenas. Eu tenho EVIDÊNCIAS para afirmar que elas não tendem a colocar produtos tão seguros no mercado quanto empresas grandes. Quem já viu uma Unilever, uma Shiseido, uma L'oréal (apenas alguns exemplos) ter de retirar algum produto do mercado por ele não ser seguro? Nunca ou quase nunca. Por outro lado, de tempos em tempos a ANVISA tem de retirar algum produto do mercado por estar contaminado, por estar com rotulagem incorreta etc. E se a gente for verificar, é justamente com empresas pequenas e desconhecidas que isso ocorre.

Recentemente, o FDA divulgou uma lista de cosméticos que estão contaminados com bactérias e fungos potencialmente perigosos à saúde. Quem for ler a lista, concluirá que não há nenhum produto de uma grande empresa nela, somente produtos de empresas pequenas e relativamente desconhecidas:

http://www.accessdata.fda.gov/cms_ia/importalert_136.html#main

Todos os químicos que conheço e que trabalham para a indústria cosmética comentam que, em geral, não dá para comparar a quantidade de testes a que um produto de uma grande empresa com a a quantidade de testes a que um produto de uma pequena empresa é submetido.

Isso significa que todo produto de uma empresa pequena não é seguro e de uma grande é? Evidente que não, nunca diria uma coisa dessas. Mas se verificarmos odos os cosméticos que por algum problema tiveram de ser retirados do mercado por alguma agência reguladora, chegaremos a conclusão de que a maioria é produzido por empresas pequenas e desconhecias.

ST disse...

Adorei o Pedro.
Adorei a dica.
Adorei a resposta a Gisele.
kkkkkkkkkkkkkkkk

le-mds2505 disse...

Sem querer criar polêmica ou discussão,eu acho que cada um compra o que quizer e onde quizer e acho que não devemos julgar nimguém por querer e poder comprar o que há de melhor,porque na verdade todos nós queremos o melhor sempre e daí?E se o comentário tivesse sido feito pela dra.ou não o comentário da colega áí em cima ficou meio desrespeitoso.

le-mds2505 disse...

Pessoal,peço desculpas pelo meu erro ortográfico, pois QUISER grafa-se com S, e não com Z como ficou aí postado ok? rsrsr.

Anônimo disse...

Já comprei a amostrinha do Sofina no BoboDave, e tambem a amostrinha do Bioré no Ebay!!! Vamos ver quem chega primeiro e qual eu vou amar mais!! eheheh brigada pela dica Pedro, e Dra Princesa, você é minha inspiração!! Sonho ser como você um dia (dermato) mas eu não suporto sala de aula/estudar, então esse sonho vai ficar pra outra vida né!? Beijos e sucesso!ente

Pedro disse...

Anônimo, quando chegar, não esquece de voltar aqui para compartilhar a tua opinião com a gente. :)

Ana Luisa disse...

Pedro, super obrigada pelos esclarecimentos! Abraços,

Luciana Leal disse...

Ah, Gisele, só para esclarecer, eu não trabalho em nenhum hospital na LAPA.

Bem que eu gostaria, pois poderia sair do hospital à noite e ir sambas no Carioca da Gema...

Camilinha disse...

PEDRO,

Você deveria ser condecorado como PRINCIPE COLABORADOR-MOR do blog da dra. Princesa.

Adoro seus comentários, pena que você andou ausente!

Cíntia disse...

Oi, Pedro!
Adorei as dicas!

Puxa, peço que sempre compartilhe conosco suas experiências positivas com produtos.
Você tb é médico? Pois parece, é tão científico...

VALEU!

Vania disse...

Gente, aprendi e me diverti tanto hoje aqui que perdi até a hora....

Thau, beijos a todos e bom dia!

Luciana disse...

Oi Lulu e Pedro!
Primeiro, Lu, parabéns pelo Baby! Estava afastada da leitura habitual do Blog e fiquei super feliz com a notícia. E que venha um Baby lindo e cheio de saúde!
Sobre a dica do Pedro. Adorei! Mas adorei tanto que corri pro ebay e comprei. Comprei pq com esse calor insuportável tá difícil de encontrar um protetor com FPS alto como esse e que tenha boa cosmética pra minha pele (oleosa, claro!). No inverno uso o Minesol Oil Control, mas, devido aos melasmas, no verão passei a usar o Heliocare 90, e notei a minha pele bem “oleosinha” e começando a obstruir os poros. Uma pena, por que o protetor é maravilhoso. Estou ansiosa pra experimentar esse, mas, agora é esperar.
Então Pedro e Lulu, obrigada por mais uma dica bacana!
Beijos
Lu Kloss

Viviane disse...

Lúu, você é linda! Adoro seu Blog! Você poderia fazer um post sobre o Clarisonic e sobre produtinhos que fecham os poros!! Q vc acha?? bjsss

Melissa disse...

Por favor, Dra Lu, Pedro, me salvem, me colocaram uma tremenda pulga atrás da orelha! Ontem vi uma entrevista da Gisele Bunchen no GNT Fashion, falando sobre a linha de cosméticos que ela está lançando. Tudo natural, sem "material sintético". A polêmica veio qd ela disse que não permitiu filtro solar em nenhum produto, e pior, disse que NÃO USA filtro solar, apenas evita o sol entre 10h00 e 16h00!!!! E mais: disse que existe um creme de cenoura que protege a pele dos danos do sol e que em breve esse produto entrará na linha. Nesse momento eu já estava abismada, quando a Lilian Pacce disse que também não usava e que para substituir o filtro usava um creeme de maçã... Pirei gente, me ajuda! Qual seria o problema do filtro solar?? Porque é imcompatível com "produtos naturais"? Filtro solar faz mal???? E esses cremes de cenoura e maçã? Que cremes são esses? Substituem o filtro? Por favor, não ignorem esse comentário, eu e TODAS as minhas amigas (são muitas, viu) estamos sem saber o que faazer!!!!
Desde já, agradeço demais!
Beijinhos pros dois!
Melissa

Pedro disse...

Meu comentário anterior não apareceu, vou dividi-lo para ver se aparece:


Cintia, não. To até querendo fazer vestib. pra med., mas só vou ter tempo para isso na metade deste ano.

Melissa, não estou querendo ser preconceituoso, mas modelos vivem em um meio em que não há incentivo ao estudo, ao conhecimento. E várias delas, são máquinas de dizer bobagens. Não existe nenhuma evidência científica de que o uso correto dos protetores solares possa causar danos à saúde (fora alergia ou irritação, o que qualquer outro produto aplicado na pele pode causar). Até existem estudos sugerindo que a substância X possa causar algum dano, mas são estudos que, até o momento, são irrelevantes por vários motivos: foram feitos com uma quantidade muito maior da substância X que está no mercado, não foram feitos em ser humanos etc. Infelizmente a mídia leiga pega um estudo que no máximo pode sugerir alguma coisa, e em cima disso faz o maior sensacionalismo e até terrorismo.

Todas as agências reguladoras do mundo (FDA, ANVISA, COLIPA etc) do mundo analisaram - e continuam analisando - as evidências científicas atuais sobre os protetores solares. E os cientistas destas agências, baseados no conhecimento científico atual - concluíram que é seguro o uso de protetor solar. Ora, então por que, a Gisele Bündchen, que não tem nem o ensino médio completo, concluiu o contrário? Talvez porque ela tenha lançado uma nova marca mercado, uma marca pequena e ainda desconhecida. Marca com tão poucos recursos financeiros, mas tão poucos, que não teve nem condições de pagar por um revisor de português para corrigir os erros ortográficos que estão nos rótulos dos produtos. E marcas pequenas não têm dinheiro para fazer tanta publicidade como as fazem as marcas grandes. Então, qual é a estratégia de marketing de várias marcas pequenas? Fazer terrorismo contra ingredientes comumente usados por grandes marcas. Sempre que vocês ouvirem alguma declaração muito boa ou muito ruim sobre determinado ingrediente, podem apostar que existe uma grande chance se existir algum conflito de interesse por trás desta declaração.

Pedro disse...

Acho muito perigoso que vocês passem a guiar suas condutas pelo que a Gisele Bündchen diz ou deixa de dizer. No caso do específico do protetor solar, vocês não acham mais sensato seguir os conselhos e afirmações que os dermatologistas, oncologistas, toxicologistas e cientistas que formulam estes produtos fazem?

Aqui tem um post muito bom, escrito por uma média pediatra, sobre as declarações da Gisele (leiam a legenda da foto que ilustra o post):

http://saladamedica.wordpress.com/2011/02/04/22/

Caso link não apareça inteiramente aqui, digitem no Google "Salada Médica", vai aparecer o blog dela. Aí leiam o post do dia 04/02/2011.

Pedro disse...

A, mais uma declaração tola da Gisele: que ela teria criado uma marca de cosméticos à base de ingredientes naturais porque ela estaria preocupada porque soube que "já está comprovado cientificamente que tudo o que é aplicado na pele vai para corrente sanguínea em 30 minutos". Se for assim, então as mulheres não precisariam gastar com produtos para remover maquiagem, porque após 30 minutos toda a maquiagem aplicada já estaria na concorrente sanguínea. eheheh Na verdade, este tipo de marketing que ela está fazendo, que é insinuar que os produtos dos concorrentes não são seguros, é desonesto. A marca de cosméticos que ela lançou faz as alegações mais ridículas que já vi:

"The result? A revolutionary skincare line that protects and supports your skin's natural radiance, while also protecting the health and beauty of our environment."

Skincare puro como a terra? Que ela quer dizer com isto? E saber que eu achava que a terra era uma mistura de animais e plantas decompostos, fungos, bactérias, diversos minerais etc...

"Driven by the desire to develop a line of pure (...) ingredients"

Nossa, e as outras marcas desejam desenvolver cosméticos com ingredientes podres?

"Using all-natural ingredients (...)"

O fato de os ingredientes usados nos produtos serem de origem natural em nenhum momento significa que eles sejam mais seguros ou menos nocivos ao meio ambiente do que outros cosméticos. Maconha, por exemplo, é natural, nem por isso seu consumo é saudável. De qualquer forma, a uns 80 km aqui de casa tem uma aldeia de índios Mbyá-Guarani. Se for para usar all-natural ingredients, não é mais fácil eu ir à aldeia deles e pedir umas dicas? Esta história de "cosmético natural" pode funcionar - e funciona - como marketing, mas do ponto científico está mais para piada.

Para terminar: muitas vezes a ciência produz ingredientes sintéticos que são muito mais seguros e eficientes do que os produzidos "pela natureza". Imaginem se a gente fosse depender apenas da natureza... Não estaríamos mais aqui! Imaginem como seria ter de sobreviver nu, sem acesso a medicamentos etc. Nem os índios dependem apenas da natureza, todos eles desenvolveram ferramentas (que não deixam de ser inovações tecnológicas), métodos para produzir e controlar o fogo e por aí vai. Aliás, hoje eu fui levar alimentos para uma aldeia de índios. Chegando lá, sabem o que vi na mesa deles? Um pote de creme Davene e um pós-barba de uma marca da qual não me recordo.

Conclusão: até os índios já perceberam que os cremes produzidos pela ciências são melhores do que as plantas que eles usam. Menos a Gisele.

Pedro disse...

Ps: desculpem pelos erros de digitação nos meus comentários anteriores (Ex.: "pela ciências). Digitei muito rápido, mas vocês entenderam.

Luciana Leal disse...

Achei perigosíssima essa declaração da Giselle.
E vai me dar um trabalho dos diabos ficar explicando tudo isso que o Pedro falou, vinte vezes por dia para todos os pacientes.
Acho que vou imprimir o comentário do Pedro e vou levar sempre dentro do bolso.
Quando tocarem no assunto, eu entrego o papel pra pessoa e pronto.

Luhana disse...

Pedro,
li todos os seus comentários hoje e achei bem interessante o que você diz sobre a Gisele.
Minha mãe é italiana e por duas vezes encontrou a Gisele em saguões de aeroportos internacionais. Ela não inspira simpatia, muito pelo contrário, inspira uma insegurança enorme e a pele dela, por ainda ser uma mulher jovem, está bastante danificada.
Infelizmente aqui no Brasil é muita fama e pouca grana, minha mãe é psicóloga e só viaja de primeira classe, enquanto a Gisele viaja pela Europa de classe econômica. É algo para se pensar, neh?!

Grande Beijo.

Bismarque disse...

Pedro, amigo, vc não está sozinho por aqui entre essas garotas. Tb adoro protetor. Moro em Recife-PE, aqui tudo vira suor, com excecao de alguns.
Vi outro dia que protetor bom mesmo eh do oriente. Lendo esse post confirmei. POR FAVOR, faÇa uma lista de tudo o que vc conhece de protetor orientall peloamordedeus!!! Acabei de comprar o sofina na cosme!

meu email Ç bismarquefernandes@hotmail.com

Lis disse...

Eu comprei o protetor lucent pela bobodave assim que vi o post com a dica do Pedro!
Estou curiosíssima pra testar, sou uma louca do protetor solar. Testo quase tudo que aparece por aí para peles oleosas, mas quase sempre quebro a cara. Estou por enquanto usando o Ada Tina, que não deixa minha pele mega brilhando. Mas não é o matificante, pois esse dá um mate esquisito, sabe? A pele pode até não brilhar, mas fica opaca, sem viço.
Concordo que é jogada de marketing isso de cosmético natural. Ora, tudo vem da natureza. Mesmo medicamentos tópicos para a pele, são substâncias extraídas da natureza e purificadas (ou mesmo se sintetizadas, são de alguma forma provenientes da natureza, não é?). A natureza é cheia de substâncias químicas, boas e ruins. Da mesma forma, fabricam-se em laboratório substâncias com finalidades benéficas para o corpo. Muitas vezes são aubstâncias purificadas a partir da natureza. Etiquetar como "natural" é jogada. E produtos comercializados precisam de estabilizantes e conservantes, óbvio.
Isso de que as substâncias vão parar no sangue é uma generalização perigosa. Elas variam muito quanto à absorção pela pele. Fosse assim tão simples, não precisaríamos de medicamentos orais ou venosos!

Lis disse...

Pedro, uma coisa que me preocupa em questão a protetores é a eficácia em horas. Não entendo como não é mensurada e descrita a eficácia (in vivo) após algumas horas de uso. A gente sempre vê a orientação genérica de reaplicar a cada 2 horas.

Alê Fialho disse...

Lu!!
Amei o post!!!!

Pedrooooooooooooooo!!!!! Amei a dica e já fui correndo comprar!!!!!!!!

Muita irresponsabilidade da Gisele falar isso! Eu odeio protetor solar e a verdade é que se eu não estivesse sentindo na pele os estragos de muitos anos de sol sem proteção, continuaria sem usar. Adoro rosto vermelhinho de sol mas, é claro que não vou ficar falando para as pessoas fazerem isso e que não tem problema nenhum. Ela então, que deveria ser exemplo para milhões de mulheres...

Bjs = )

Pedro disse...

Lis, concordo contigo! Deveria vir uma informação mais precisa na embalagem em relação ao tempo de duração. Na prática a gente sabe que alguns protetores protegem por mais tempo e outros por menos. Mas realmente deveriam constar informações mais precisas e objetivas nas embalagens. Acredito que daqui a uns anos a rotulagem dos protetores solares estará bem mais aperfeiçoada. Principalmente se os consumidores exigirem isso e começarem a questionar os SACs das empresas.

Pedro disse...

Bismarque, bom saber que não estou sozinho aqui. ahahha

Bom, destes orientais os que eu já experimentei foram os Anessa (Shiseido), Sofina, Bioré e AmorePacific (uma outra marca oriental muito respeitada e que investe muito em pesquisa e desenvolvimento).

Todos têm algo em comum: textura seca - alguns mais outros menos, claro -; alta resistência à água e suot (tanta resistência que às vezes eles nem saem facilmente com sabonetes líquidos mais suaves); e alta proteção contra os UV-A e UV-B.

O mais seco que já experimentei foi o da Bioré (Perfect UV Face Milk SPF 50 PA +++) - tão seco que nem quis citá-lo anteriormente. Logo em seguida e quase empatado vem o Sofina UV Perfect Lucente. Depois os da Shiseido (linha Anessa) e por último o da AmorePacific. O da AmorePacific, por sinal, é vendido nas principais lojas americanas, como a Sephora. Mas como tudo, também pode ser comprado por estes sites internacionais. Lembrando que estes produtos se comportaram assim em MIM, evidente que não posso garantir que em outra pessoa eles se comportarão da mesma forma. Cada pessoa é diferente.

No blog Skin Care for Men há um mini guia sobre protetores japoneses e por onde comprá-los (copiar os links e colar acrescento o "www" no início).

Japanese Sunscreens – Why to use them, where to buy and my top 5:

scform.com/2010/04/japanese-sunscreens-–-why-to-use-them-where-to-buy-and-my-top-5.html

P.s: o próximo da Bioré que estou para experimentar é este, que é uma espécie de creme que após sair da embalagem vira mousse. E após virar mousse ele derrete e fica meio líquido durante a aplicação:

musingsofamuse.com/2010/06/kao-biore-aqua-rich-watery-mousse-water-base-spf-50-pa-review.html

Julia disse...

Falar em protetor em mousse vocês conhceram um novo protetor solar da FMQ chamado Bloq mousse FPS 50?? Diz que tem toque seco...
Se alguem já usou ou sabe maiores informações, por favor compartilhe conosco!
Abraços,
Julia

Melissa disse...

Pedro, muitíssimo obrigada pelo esclarecimento. Em nenhum momento pensei em abandonar o filtro solar (que uso 365 dias por ano), só porque Gisele disse... a questão é que a declaração dela (que foi reforçada por outras pessoas na mídia) gerou uma dúvida com relação a isso. Porque, confesso, alguns dias, a vontade que dá é de tomar uma "pílula de filtro solar", uma "injeção de filtro solar", que durasse tipo um mês pra ficar esse tempo sem me preocupar em aplicar e reaplicar. Seria genial um milagrezinho desses... Ok, mas não existe, então, o fato de existir filtro solar é uma dádiva. Eu não sou nem branca, sou transparente mesmo, então, mesmo com filtro tenho muito cuidado com sol. E na correria do cotidiano, é chatinho parar tudo pra passar filtro. Mesmo assim, faço. Desde muito nova. E aplico nos meus filhos até para levá-los pra escola, pois sei que vão fazer aula de educação física na quadra, ao ar livre, enfim... Dra. Lu poderia até transformar isso em post, pois não é todo mundo que lê os comentários, e principalmente no caso desses comentários que não estão no post mais recente do blog. Blog maravilhoso por sinal! Muito abrigada a vocês dois, por dedicarem o tempo de vcs para esclarecer essas dúvidas.
Um beijo!
Melissa

Anônimo disse...

Ah, e li sim o post no Salada Médica! Realmente, isso precisa ser divulgado. Pensei até em fazer uma daquelas enormes correntes via email, até chegar ao email da Gisele!

Anônimo disse...

Gisele B nem sabe o que diz... em pleno século XIX não usar protetor solar por questões não comprovadas não me convence. Melhor seguir as recomendações de quem estudou pra indicar ou não certos produtos!

Eu uso o 50 da Bioré, da embalagem rosinha. É bem matificante e trago do Japão qndo viajo (pq tenho família lá)... só não descobri ainda se é "à prova d'água".

Dr Princesa Lu, o Latisse só serve pra cílios ou pode passar na sobrancelha tbm?

Bjs
Lara

Pedro disse...

Anônimo, dizem que o da embalagem rosa não é TÃO matificante quando o da embalagem branca (Face Milk)...

O rosa é para quem quer ficar com a pele "iluminada":

http://www.kao.com/sg/biore/bio_bright_facemilk_00.html

michelli disse...

Oi pedro qual seu blog ou site, estou super interessada para ler todas as suas dicas. Beijos e muito obrigada pelo super protetor!!! Eu amo protetor solar moro no Acre, mas sou Catarinense então já viu sou branca que doi kkkk!!!!!

Anônimo disse...

Pedro, pra mim o da embalagem rosa é suficiente, matifica sim. Já testei o da embalagem branca e a minha pele ficou com aspecto de ressecada, acho que deve ser ótima para peles beeem oleosas!
Lara

Anônimo disse...

Ooooops, século XXI e não XIX... hahahaha!
Lara

Pedro disse...

Micheli, não tenho blog.

Lara, que bom que o da embalagem rosa deu certo para ti. :) Até eu, que gosto de produtos muito matificantes, também achei o da embalagem branca excessivamente matificante.

Luciana Leal disse...

Os comentários deste post estão MUITO bons!

Eu tenho os leitores mais inteligentes e bem informados do mundo!!!

Laís disse...

Pedro, o que vc acha do UltraSheer Dry-Touch FPS 70 da Neutrogena? E do Sun Max Fluid FPS 60? São bons?

Lis disse...

Quem tem pele MEGA oleosa sabe o que é ficar testando tudo quanto é protetor que aparece. Em 90% das vezes é decepção.
O ultrasheer da neutrogena e o sunmax fluid ficam oleosos em mim. Vejo muita gente satisfeita, mas deve ser quem tem pele mista ou um pouco oleosa.
Outros que me decepcionaram: Minesol Serum (não fica aquele briiiilho, mas não tem toque seco não), o gel da Dermage (deixa a pele amarela, escrevi pro sac reclamando e não me responderam) e o Episol SEC (podia ser mais seco como o nome promete).
Agora, quesito decepção máxima é o Heliocare fluido, parece que eu esfreguei o rosto na frigideira pra sair de casa.
Uma coisa bem bacana pra matificar, se o protetor ainda deixa um brilhinho, é o pó com FPS 30 da Maybelline. O melhor é aplicar com um pincel grande, o que dá um efeito bem natural. Se usar a esponjinha acumula-se muito pó em áreas pequenas de pele e fica com cara de "passei pó".
Claro que essas opiniões são de como estes produtos se comportaram na minha pele.

Bismarque disse...

Leitores do Nordeste e todos os de peles oleosas leiam o que Pedro disseÇ ...excessivamente matificante. Corram, comprem todo o estoque de tal produto, vamos fazer essa industria crescer rsrsrsrs
o meu chega em poucos dias!!! Tomara!!!

Aline disse...

Oiii Pedro, tudo bem?
Também sou apaixonada por filtro solar. hahaha
Estava lendo os comentários do blog da Dr. Lu e achei você um máximo. Querido amigo, gostaria de saber como faço pra ler suas dicas sobre isso. Você escreve onde? Tem algum Blog? Ou é médico? Beijos

Fernando disse...

Olá Dra e Pedro,

Adorei ler este post, pois sofro diariamente com o calor do Rio e sou consumidor voraz de filtros solares.

Eu uso filtro solar há quase 20 anos!! Só vou á praia no final da tarde, quando não preciso reaplicar mais filtro, pois logo escurece..
naquela época que não exista nada de matificantes ou filtros leves como atualmente. O máximo era ser livre de óleo e a pele brilhava muito!! Tinha que manipular meus filtros para aceitar melhor. Outros pareciam pasta d'água, pois os filtros físicos não eram tão micro-onizados.

Pedro, dos nacionais que você já testou - vc citou o Minesol OC - esse da Kao é bem mais matificante para quem tem a pele muito oleosa? Você já usou o Ada Tina Matte?

Meu sonho era encontrar bloqueadores em forma de pílulas!!

Hoje uso o Ada Tina Matte 50, é mais matificante que o Minesol, mas ainda não é 100%.. acho que isso nem vou achar!! rs...

Analiso hoje o filtro da seguinte forma: ele não pode intensificar a oleosidade natural da minha pele. Se minha pele leva 1 hora para ficar oleosa, um filtro que a deixe assim antes, já descarto!! Se o filtro conseguir segura após isso já faço uso. E apenas o Ada Tina e depois o Minesol são eficientes deste modo.

Como esse filtro tem 15% de filtro físico, msm reaplicando várias vezes ao longo doa dia, vc notou se a pele fica muito pesada, mancha?? Pq já na segunda aplicação, já noto - quando o filtro tem dioxido ou oxido de zinco - que esfarela ou mancha de pigmento na hora de espalhar.

Abraços!! Compartilhe mais sobre filtros.. acho que é a grande dúvida dos consumidores de produtos de beleza nacional!! rs

Viviane disse...

Gente, venho aqui contar minha experiencia com Protetores que se dizem Matte!
1º Roc Minesol Oil Control FPS30 - pra mim não funcinou nada pele oleosa e pegajosa em 30min
2º Adcos Fluído com Cor FPS40 (base-protetor) - pior ainda! pele super oleosa... não sei qq acontece com esses produtos que dizem controlar oleosidade... esse produto, primers e base DiorSkin Forever, passe um pouco na palma da mão e coloque um pouco d'agua, vocês vão ver que é super gosrduroso!!!! nunca entendi isso!
3º AdaTina Matte FPS25 - um dos que menos me decepcionei... não fica 100% matte, dou nota 7 pra ele!

Agora estou depositando minhas esperanças nesses dois que o Pedro indicou! Aaah só um adendo, eu paguei frete no Bobodave sim! Foi uns U$3.50 +/-

Dra Lu, eu tenho uma dúvida! Qual a diferença dos tratamentos Normaderm da Vichy: Pro-Mat FPS15, Anti-Imperfeições Noite, Anti-Imperfeições Tri-Activo Dia, Concentrado Anti-Imperfeições e o Tratamento Hidratante Anti-Imperfeições??? Muito obrigada!!!

Célia disse...

UAUUUU, acabei de receber a dica do blog e já li - quase - tudo sobre o benfadado filtro solar..aliás meu companheirão dia e noite.
Adorei o PEDRO também, nome lindooo (igual do meu filho srrs).
Bom, já que estão tirando dúvidas lá vai a minha.
Eu sou alérgica a sol...affffff...
e minha reclamação é a mesma, SUOR, SUOR, SUOR...
uso o Photoderm max fps 100 e gasto uma embalagem por semana.
Pedro, por acaso esses maravilhosos filtros japoneses tem fator de proteção mais alta?

Celia disse...

Gentem, desculpa ai mas... O que e' matificante.

Fernando disse...

Célia.. me barrou! Eu gasto dois em um m^s e meio! pq uso um p rosto e outro p corpo! rs
matificante = contém algum ativo que ajuda a absorver o óleo.. mas é mt promessa p pouco milagre!! rs... oq matifica melhor são os pós - filtro em pó compacto, por ex; Por isso acredito que a indicação do Pedro deve ser boa, pois ele tem mt oxido de zinco.

Viviane já usei todos esses e a msm coisa, hoje uso o Ada Tina Matte 50, mas se vc achou o 25 mediano.. o 50 deve ser a msm coisa p vc!!

O problema é reaplicar morando no Rio... não há matificante que dre no calor, a pele fica suada, nem é por oleosidade!!

Célia disse...

HÁ Fernando, é ruim que alguem gaste mais filtro solar que eu....rs.
voto de apoio a vc; eu adoraria também que existissem pílulas de FPS 100, 150, 200%.
Diferente de vc não posso sair no sol hora nenhuma - ainda bem que existe a noite rsrs.
Infelizmente to vendo que não vou poder usar essas maravilhas. Proteção 100 já é pouco, menos que isso então....
e vamos suar....

Anônimo disse...

Gisele B se desmentiu o que havia dito... diss que tudo não passou de um mal entendido. Sei... hahaha!

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=27620517

Lia B. disse...

Olá Pedro!
Acabei de comprar o Sofina Perfect UV White Protect SPF 50 PA+++ pelo Bobodave e estou um pouco apreensiva. NUNCA comprei nada no meu cartão em sites estrangeiros. Será q é totalmente confiável? Quanto tempo demora, em média, pra chegar?
Comprei o Anthelios AE Velouté FPS 30 e o RoC Minesol Antioxidant FPS 70. DECEPÇÃO TOTAL! Os dois deixam a pele engordurada e bem oleosa, uóh! O minesol Oil Control é o melhor q já usei em termos de texturas e toque seco, mas é FPS 30, não é antioxidante e seu PA (proteção UVA)um mistério...
Pedro, qual é o seu blog? Deixa o link dele aqui pra nós!
Dra. Princesa, adoro o seu blog!!!
Bjokas, Lia.

Lia B. disse...

Ahhh, também quero deixar um comentário acerca da base Normateint FPS 20 tonalizante, da VICHY (q diz ser ultra secativa).
A base é levinha sim, deixa aspecto natural, mas sequinha NÃO é! Outra decepção!
Não aguento mais esses produtos que prometem mundos e fundos e na hora do 'vamovê'...
Estou apostando no Sofina, chega de jogar dinheiro fora!!!
PS Alguém aí viu a entrevista do Dr. Lais Ribeiro sobre filtro solar ENGORDAR e provocar CÂNCER.
Fiquei MUITO assustada!
No blog 'Arrase e Case' tem tuuudo tim tim por tim tim.

Viviane disse...

Pra quem perguntou de fotoporteção em cápsulas, tem uma da Heliocare marca super reconhecida e confiável, mas eu não sei até que ponto uma cápsula por dia vai proteger dos raios UVB e UVA... bem mais cômodo, mas eu não arriscaria minha pele!!! Pra quem quiser tem na sweetcare: http://www.sweetcare.pt/heliocare-proteccao-solar-capsulas-p-SA0083HE.aspx

E sobre Gisele... eu acho que ela viu que falou merda ( só pra promover os produtos naturebas dela) e agora está querendo contornar a situação. Mas não adianta, todos que estava na sala de imprensa ouviram e muito bem oque ela disse “Eu não posso usar este veneno na minha pele..." isso basta. E o pior que tem muita gente desinformada e fã incondicional que segue o que ela fala... só lamento!

E sobre a entrevista do Dr. Lais Ribeiro eu li tbem!!! E fiquei um pouco assustada =[
Dra Princesa será que essa informação procede??
Link da entrevista: http://arraseecase.blogspot.com/2010/11/filtro-solar-engorda.html

Fernando disse...

Celia..

Nossa... eu tbm n pego sol há 20 anos.. mas morando no Rio e impossível.. por isso só meto a cara com bloqueador.

E praia?? Só no final da tarde quando o sol tá se pondo..a dor banho de mar noturno!! rs
Lia B, por quanto que ficou comprando o filtr lá fora??

Vc comentou do Minesol.. vc já usou o Ada Tina Matte 50?? Eu antes usava o Minesol, mas depois do Ada Tina.. só troco agora por outro melhor... até agora é o melhor bloqueador solar nacional.. não é 100% no efeito mate, mas eu já nem espero mais..rs... quem sabe esse da kao resolve meu sonho!!

Fernando disse...

Olha eu uso proteror solar há uns 20 anos e numa época que tinha tudo isso q o Dr lair fala.. nunca engordei! rs.. pelo contrário..

Quanto a informação dos filtros não protegem dos raios UV, essa é velha!! faz tempo que já levantaram essa bola e atualmente quase todos os filtros recomendados usam filtros foto-estáveis para proteção UVA como tinosorb e mexoryl.. eu até fui ver a data do post achando que era de 2005 ou algo assim!!

Quando eu li sobre isso há tempos, tbm fiquie mt chocado em saber que msm com todos os cuidados por naos eu devo ter exposto minha pele involuntariamente ao sol sem proteção efetiva. É pq a radiação UVA está presente o tempo todo.. e o povo se preocupava mt com a queimadura ou escurecimento da pele para avaliar se o filtro funciona ou não.

Outra: há pesquisas sobre o suo de filtro solar e a absorção de vit D.. existia a crença que usando filtro, sua pele fica impedida de receber essa vitamina tão essencial para a pele e os ossos.. mas verificou-se que morando um pais como o nosso.. a luz solar está presente o ano todo.. e impossível vc n ficar exposto a ela. Só se vc morar numa gruta, ou se trancar totalmente dentro de casa o dia todo.. msm assim, sem ter janelas ou portas... tanto que protege a pele ou não protege recebe a vit D essencial. Isso seria mais p povos de países nórdicos que nem tem sol direito p curtir. Dá para ter toda a energia do sol bem protegido.. oq mata é o calor...rs

O dr Lair Ribeiro é sensacionalista.. não seria surpresa se no final ele anunciasse um livro dele de auto-ajuda ou desse o endereço da próxima palestra dele..

Ele mesmo indica filtros assim, e se alguém ficou com receio, a linha Ada Tina não usa o tal ativo que engorda e tem dois ativos de tinosorb!

Georgia disse...

Poxa, pessoal, o sofina já acabou na Cosme. Vcs compraram demais!

Georgia

Lis disse...

Também já comprei o do ADCOS e o Heliocare velouté e achei os 2 oleosos.

Georgia, eu comprei nesse site bobodave que a luciana indicou, dá uma conferida lá.

Pedro disse...

Laís, infelizmente a linha Ultra Sheer irrita muito a minha pele. Mas isso é bem pessoal. Tem gente que se dá bem com ela, tem gente que não.

Pedro disse...

Aline, não tenho blog e não sou médico. O máximo que tenho é Twitter: @ceticodosul (o nome é estranho, eu sei).

Pedro disse...

Fernando, sim, pessoalmente achei o da Sofina mais matifica do que o Minesol O.C. (ainda por cima com a vantagem de o FPS dele ser bem maior).

Eu confesso que raramente reaplico o protetor solar, então não sei responder isso.

Quanto a ficar branco, isso varia muito de acordo com o tom de pele da pessoa. No meu caso, que sou bem claro (mas não extremamente), todo resíduo branco some em aproximadamente 10 minutos. Já em peles mais morenas talvez fique alguma coisa notável.

Anônimo disse...

Célia, até onde sei (posso estar enganado), no Japão a legislação só permite que os fabricantes aleguem que o protetor tenha FPS no máximo 50. Quando for maior que FPS 50, os fabricantes podem dizer que ele é 50+, mas não especificar o valor. PARECE que é para os consumidores não acharem que estão "super protegidos". O mesmo ocorre na União Europeia.

Pedro disse...

Lia B., eu já comprei diversas vezes pela Bobodave e nunca tive problemas. Meus amigos que compraram também não. Quanto ao tempo de esperar, isto varia muito da nossa Receita. Ao Brasil ele chega bem rápido, mas às vezes a Receita demora MUITO para liberar, e outras vezes é BEM RÁPIDA. Em geral, demora uns 15 dias no total. Mas isso é uma média, pode ser maior ou menor.

Pedro disse...

O último anônimo (para a Célia) sou eu. Esqueci de colocar o nome.

Fernando disse...

Oi Pedro,
Eu tbm tenha pele clara e sem marca de sol, mas quando o filtro tem mt dioxido/ oxido.. na 2º reaplicação já marca o rosto.. na 3º começa a esfarelar..rs. principalmente nos cantos.

Outra: a linha é só para praia ou há linha tipo urbana? deve ser mais leve ainda...

Pedro disse...

Fernando, acho que os dois... Mas aquele da Bioré sobre o qual comentei aqui nos comentários, é mais para uso "urbano" (Perfect UV FACE Milk). Bom, se a tua pele é clara eu ACHO que vai ser tranquila a reaplicação.

Célia disse...

Pedro anônimo..rsrs, obrigada pela resposta.
mas devo confessar que apesar da chatice do suor, minha pele ficou SUPER clara, sem NENHUMA mancha com o
Bloqueador que uso. Já perguntaram ate' se usei botox..rsrs. Rejuveneci.
Não uso o creme, uso o fluido que não deixa a pela branca e espalha super bem.

Anônimo disse...

Dra. Princesa e Pedro, que muito têm contribuído com o blog,
Que tal vocês falarem um pouqinho a respeito do filtro solar oral que fora recentemente lançado?
Eu sei que ele, de maneira alguma, substitui o próprio protetor solar, mas de fato ele ajuda?
Mulheres grávidas podem usar? Se sim, será que ajuda na prevenção de manchas?
Carol

Fernando disse...

pedro, vc paga em media quanto por esses importados?? sai mais em conta??

Pedro disse...

Fernando, depende de qual... Mas costuma sair mais em conta, o mesmo preço ou ligeiramente mais caro do que os nacionais. O da Sofina, por exemplo, (que aqui no Brasil seria o preço de um Shiseido) eu pago o mesmo que eu pagaria por um Minesol.

Tania_Nara disse...

Lia B, so hoje li os comentários desse post e pelo que você escreveu: "Acabei de comprar o Sofina Perfect UV White Protect SPF 50 PA+++ pelo Bobodave" vi que você não comprou o mesmo que o Pedro falou: "Sofina Perfect UV Lucent".
Não conheço nenhum dos dois, mas pode ser que o resultado não seja o mesmo. Vamos esperar, pois tambem fiz o pedido pelo "bobodave".
Embora minha pele não seja oleosa, mas mista, estou bem curiosa pra ver o resultado.

Pedro disse...

Pois é, Tania. O White Protect eu também não testei. Pelo que comentam nos sites de resenha, ele PARECE ter a mesma textura do Lucent, mas não testei.

P.s: a proposta do White Protect é basicamente a mesma do Minesol Actif, que seria uniformizar o tom da pele. Para isso o Minesol Actif conta um extrato de soja, e o White Protect com um extrato específico de camomila. NÃO estou dizendo que extrato de soja ou de camomila vá fazer alguma coisa, estou apenas repassando as promessas de ambos os fabricantes.

Lia B. disse...

Ei Pedro e Tania,
Eu comprei o Sofina White Protect porque parece ter uma fórmula mais completa e nova, já q ele substitui o Sofina UV Lucent (descontinuado).
Enfim, também tive o cuidado de ler algumas resenhas e o White Protect parece ter o mesmo efeito matte do Lucent. Enfim, espero acertar dessa vez no filtro e parar de 'brilhar' por aí rs.
Obrigada Pedro.

PS. Tentei fazer o meu cadastro na Cosme e não consegui. Na hora de verificar a imagem, eles pedem um número que aparece no quadro (embora não apareça NENHUM) e o código é 'ase-sensitive'(eu acho q só JESUS sabe o q é isso).
Adorei esse post mesmo, acho q o Sofina é a salvação da Lavoura!

Lia B. disse...

Ah desculpe, é 'case-sensitive' code (aff).
O site da Cosme tem muitas marcas que o Bobodave não tem, por isso queria MUITO conseguir fazer o cadastro lá, mas é uma luuuuta!
Assim q chegar o meu Sofina White, prometo postar aqui.

Pedro disse...

Lia B., já tentaste mudar de navegador? Eu uso o Safari e comigo está dando certo.

Lia B. disse...

Segundo o site Cosme, a resenha do produto.
- Descrição:
Sofina UV Perfect White Protect SPF 50 + PA + + +
É um protetor solar leve, que oferece proteção completa contra os danos da exposição ao sol, sem deixar uma película gordurosa na pele.
Sofina UV Perfect White Protect contém ingredientes clareadores, que melhoram o resultado do clareamento obtidos de outros tratamentos - produtos do cuidado da pele. Assim, ele ajuda a melhorar o tônus da pele sem brilho e desigual.

Nenhuma fragrância na formulação, resistente à água e incolor, o que cria um acabamento natural para proteger a pele dos raios UVA e UVB.
Bjins,
Fui.

Lia B. disse...

Vou tentar Pedro, obrigada mais uma vez!

Anônimo disse...

Acabei de comprar este protetor na loja indicada pelo Pedro. Gostei pq tem paypal!

Gostaria de saber se o querido Pedro tem mais alguma dica de produto japonês como esta que amei.

Beijo grande para tooooodos!!!

Georgia disse...

Oi Pessoal, acabei de comprar o Bioré no ebay. Quero comprar o sofina tb mas a pag do pay pal está out. Beijos

Georgia

Pedro disse...

Pessoal que está comprando o Sofina ou Bioré: não esqueçam de voltar aqui para contar o que vocês acharam. :)

Lu disse...

Pedro e Dra. Princesa, sou leitora e fã do blog há muito tempo!

Apesar de muito blogs darem muito mais enfase a imagens, prefiro os textos e reviews, como este do Pedro. Alias, Pedro... POR FAVOR: Faça um Blog logo!!! Ou como outras leitoras sugeriram nos comentários do "Vote for Pedro", tente participar com mais frequencia aqui no Blog da Dra. Princesa.

Como disse previamente, sou leitora do blog e não visitante. Leio tudo mesmo! Dos posts aos comentários.

Não pude ignorar o "bafafa" que gerou um comentário de uma menina um tanto preconceituoso e sem fundamentos em relação a sua declaração sobre empresas pequenas.

Seu comentário sobre empresas de pequeno porte X qualidade dos produtos foi um pouco infeliz e generalista, porém houve uma retratação parcial no restante de seu texto. Lembre-se de que muitos dos grandes players deste setor (cosméticos e higiene pessoal) tercerizam seus produtos e linhas com essas "empresas pequenas". E que o rigor a que elas são submetidas são os mesmos das grandes fabricantes pois estas passam por enumeras fiscalizações e auditorias. Sem contar nas pequenas que são contratadas pelas grandes pois as grandes não possuem autorização para fabricar determinados produtos devido as RDCs da Anvisa e de outros orgãos regulatórios como PF e Exercito.

Então, meu conselho é sempre olhar o rotulagem: "Fabricado por:..." "Envasado por:..."

E outro conselho é este que vc deu na sequencia da frase sobre seu preconceito com empresas pequenas: PESQUISAR!!!

Não estou defendendo a pequena, média ou grande industria e sim que toda regra tem suas excessões e acredito sim a Anvisa não deve abrir mão de suas exigencias em relação as BPF. Acredito que o maior problema hoje, indiferente do porte da empresa é a falta de fiscalização e monitoramento das atividades e é por isso que tem "empresarios" fazendo os absurdos que vc citou.

Em relação a testes, te garanto que as exigencias para as empresas são exatamente as mesmas, e dependem muito mais do tipo de produto a ser registrado ou notificado do que da empresa em si (até pq os principais testes precisam ser realizados por laboratórios externos e homologados pelo agente regulatório.

Bom, é isso. Espero que minhas pelavras não tenham ofendido você ou a Dra. Princesa.

Beijos!!!

Pedro disse...

Imagina, Lu, de forma alguma ofendeu! (Nem teria o porquê). :)

Anônimo disse...

Dr. Lu comprar na bobodave, demora em média quanto tempo pra chegar ao Brasil? Fiquei muito interessada nesse protetor solar, se puderes me ajudar fico muito grata.
Para comprar nesse site, é necessário cartão internacional?
Att

Pedro disse...

Anônimo, para chegar ao Brasil demora uns 10 dias. Mas para chegar a tua casa, pode demorar uns 15, 20, 30 dias ou até um pouco mais. A média seria uns 20 dias. Depende da Receita...

Sim, é necessário cartão internacional.

Évelyn disse...

COMO FAREMOS PARA COMPRA-LO...

Pedro disse...

Évelyn, isso está no próprio post. :)

Luciana Leal disse...

Acho que esse foi o post mais participativo do blog!

Pedro disse...

Minha amiga está escrevendo uma resenha sobre ele para colocar no blog dela. Quando estiver pronta eu aviso.

Tania_Nara disse...

Foi não Luciana, ainda ta sendo... rsrsrs

Bem vou postar aqui mesmo, não sei se 'e o melhor local mas fiquei de voltar e falar o que achei.

Meu "Sofina Perfect UV Lucent" chegou na quarta-feira passada 16/02/11.
Como falei antes, minha pele 'e mista e não tenho a experiência de vocês com tantas marcas diferentes, mas adorei.
A textura da minha pele ficou bem macia e acetinada. Não ficou seca nas regiões secas, nem oleoso nas regiões oleosas. A pele ficou uniforme.
Eu não sou branca, então tinha medo que ficasse "mascarada", mas não aconteceu. Ficou um pouco branco logo quando passei mas quando espalhei ficou transparente.
Aqui ainda 'e inverno. So vou testar no sol de Recife em junho, então não sei ainda como reage com suor.
Mas gostei tanto que ja quero comprar outro pra guardar! O danado 'e que não sei por quanto tempo posso guardar, pois TUDO 'e escrito em japonês. rsrsrs
Valeu mesmo pela dica Pedro!!!

Tania_Nara disse...

Gente, fui ler depois (com óculos) e vi que alem do que esta escrito na frente do protetor: Perfect UV SPF 50+ PA+++ Lucent - Sofina 60ml, na parte de trás também identifiquei alguns dados legíveis: as informações da frente se repetem e aparecem alguns numeros #103 8210, algo em Japonês seguido de 14-10 e um numero de telefone 03(5630)5040. Dessas informações deduzi que a validade do protetor que comprei 'e ate outubro de 2014.
Não sei se estou certa...

Tania_Nara disse...

Também tem Kao Corporation e made in Japan. ☺

Pedro disse...

Tânia, é que infelizmente cosméticos importados da União Europeia, Estados Unidos e Japão não vêm com data de validade mesmo.

Porém, se não estou enganado (posso estar) protetor solar deve ser usado em até seis meses depois de aberto. Mas repito que não sei se é isso mesmo.

Minha amiga também fez uma resenha dele:

http://bit.ly/f1uf2P

Anônimo disse...

Eu já usei esse protetor, e posso afirmar que deixa Roc Minesol e Anthelios no chinelo !!! Nunca imaginei que existisse um protetor solar tão matificante, estou nas nuvens genteee e muuuito satisfeita com o produto!!! Vale a pena

Vou deixar aqui uma dica: quem gosta de dermocosméticos, produtos p/ cabelo (moroccanoil) e quer um Clarisonic, dêem uma passadinha no meu blog! beijoos

Georgia disse...

Lu, Pedro, pessoal

Adorei o Bioré. Matificante mesmo. E depois a pele ainda fica com a textura de Prime.
Obrigada. Beijos

Anônimo disse...

Recebi o meu, estou usando e adorando! Obrigada Pedro e Dra. Princesa!!!
Fiz um post sobre ele no meu blog e linkei o do Pedro aqui no "Minha pele é melhor que a sua", espero que não se importem:
http://www.chriscares.com.br/2011/03/protetor-japones-sofina-perfect-uv-fps.html
Beijos...

sandra ribeiro disse...

Boa noite! Será q alguém pode me ensinar o passo a passo pra comprar o "bendito" Sofina Perfect pela bobodave. Tentei de tudo e não consegui. Pedro, socorrooooo!!!

Débora disse...

Comprei o meu Bioré no Mercado Livre e estou adorando.
Obrigada pela dica Pedro e bjos Dra Princesa.

Débora

Anônimo disse...

Pedro, você acha o Bioré que é semelhante ao sofina seguro para quem está usando ácidos?
Não sei mais o que fazer, não encontro um protetor certo para minha pele. Quando não fica óleo puro, fica um espelho. Estou usando o heliocare gel 90, mesmo aplicando o normaderm anti inperfeições antes do protetor solar, fica puro brilho.
Obg

Segue a composição.

Biore Pefect Face Milk SPF50+ PA+++

Ingredients:

Cyclopentasiloxane, Zinc Oxide, Alcohol, Water, Dimethicone, Lauryl Methacrylate/Sodium Methaxcrylate Crosspolymer, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Talc, Styrene/Stearyl Methacrylate Crosspolymer, Glycerin, Methicone, Polysilicone-9, PEG-12 Dimethicone, PEG-32, Titanium Dioxide, PEG-3 Dimethicone, Phenoxyethanol, Aluminum Hydroxide, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Silica.

Débora disse...

Eu também uso ácido 8% e estou usando o Bioré. Ele é fps 50, estou adorando. A minha pele é super oleosa, eu estava usando o Ada Tina, mas o Bioré coloca ele no chinelo. Já estou pensando em encomendar outro para guardar. Só espero que não acabe muito rápido.

Débora

Anônimo disse...

Oi Débora,
Obrigada. Fico mais segura sabendo que você está usando o bioré e está dando certo. Comprei no bobodave. Mas acho que vai demorar + uns 20 dias para chegar. Comprei 2 unidades. Ficou R$ 64,00 os 2, com frete gratis.
Bjs

Débora disse...

Compensa mesmo. Eu estava com tanta vontade de experimentar que comprei logo. Depois diz o que voce achou.

Débora

Edilene disse...

Oi Debi, menina até hoje meu Bioré não chegou. Estava tentando encontrar o PPD do Bioré e do Sofina e encontrei este comentário:
Dizendo que ele tem PPD 8, como todos os protetores japonese indicando PA+++.
Segue um trecho e o link. Tem vários comentários do bioré.
Não vou usar somente as duas embalagens que comprei e não vou comprar mais. O PPD 8 é muito baixo para minha pele.

Bjs

"For outdoor activities, European sunscreens like La Roche Posay, Bioderma and Avene are recommended instead because they offer high UVA and UVB protection options. The Japanese PA index only indicates up till PPD 8 (PA+++), which is not exactly sufficient for high sun exposure. To present a stark contrast, Cetaphil SPF 50 sunscreen has a PPD of 28, Avene SPF 50 sunscreens have a PPD above 17 and Bioderma Photoderm Laser SPF 50+ has a PPD of 38."

http://rougedeluxe.blogspot.com/2011/03/neutrogena-ultra-sheer-dry-touch.html

Sandra disse...

Oi Edilene, eu já sabia que o sofina e o bioré tem o PPD baixo, tinha vista num site. Minha dermatologista disse que com nosso clima o PPD precisa ser no mínimo 17 para peles morenas e maior para peles mais claras. Ela falou que o PPD é responsável por proteger a pele da hiperpigmentação e manchas como melasma. Estou usando o ADA TINA normalize 50, deixa a pele seca aveludada e hidratada, não fica totolmente sequinha, mas é o melhor que já usei, se comprarando com heliocare, ansolar sunmax e anthelios.

http://www.skinacea.com/products/sunscreens.html

ofina Branco UV Perfect Protect SPF 50 PA + + + *

FPS: 50
PPD: ~ 8
Filtros: Óxido de Zinco, Octinoxate, Dióxido de Titânio
Preço: $ 32


UV Biore Leite SPF rosto perfeito 50 PA + + + *

FPS: 50
PPD: ~ 8
Filtros: Óxido de Zinco, Octinoxate, Dióxido de Titânio
Preço: $ 10

Fernando disse...

Boa tarde,

Algueme stá suando o Biore? Queria saber se após a reaplicação o produto deixa o rosto pálido.. e se continua espalhando bem.

Eu achei tão estranho esse PPD tão baixo dos produtos japoneses.. pq pela avaliação de UVA japonesa, o UVA +++ seria alta proteção, mas pela avaliação da Colipa, PPD 8 é baixa proteção. Um filtro FPS 30 deveria ter em média um PPD acima de 10. Incoerente isso.. :-(

Oq eu uso, tem FPS 50, UVA +++/ PPD 17.

Fernando disse...

ops.. eu quis dizer PA+++ e nao UVA +++..

Fernando disse...

gente, boa noite.

Alguém que está suando o Sofina ou Bioré poderia relatar como está retirando o produto?
Comecei a usar o Bioré milk.. realmente ele fcia ótimo.. só que como aplico 3X ao dia.. no final do dia não sei se ele realmente saiu todo da pele: passo sabonete barra Normderm, enxaguo.. aplico loção tônica Normaderm, o algodão sai até branco.. mas sabe que ainda fico em dúvida? Um aloção Cetaphil será eficiente p isso?
Agradeço.

Pedro disse...

Sobre o PPD dos protetores japoneses: PA +++ significa alta proteção contra os UV-A (de acordo com o método) e que o PPD do produto é do mínimo 8, mas não necessariamente 8. Pode ser maior. No momento não tenho fonte, depois procuro e posto para vocês. De qualquer forma, a proteção UV-A não é padronizada na maioria dos países, porque os cientistas não chegaram a um consenso sobre qual seria o melhor método para se proteger contra os UV-A. Portanto, é complicado comparar métodos. Não significa, necessariamente, que o método PPD seja melhor do que o PA e vice-versa, uma vez que essas coisas ainda não estão reguladas. Apenas o método para medir a proteção UV-B (FPS) é padronizado no mundo todo.

Roney Ferreira de Proença disse...

Fernando,

eu estou usando o bioré e assim que passei pela primeira vez ví o quão difícil é retirar o produto.

No meu caso faço assim: à noite antes do banho limpo o rosto com a loção Beatriz e em seguida lavo com um sabonete receitado pelo médico. A pele fica mto mais limpa do que vc lavar primeira com sabonete e passar uma loção depois. Já lí relatos de que o cetaphil loção de limpeza retira perfeitamente o produto. Abç

Pedro disse...

Roney, pela minha experiência pessoal o Cetapil não retira bem estes protetores. Eles saem com facilidade se usares antes do sabonete ou do limpador usual um demaquilante que consiga remover maquiagem resistente à água. Há vários até em supermercados.

Karla disse...

Fernando, tbem uso o Bioré e retoco a cada 3 horas. Para retirar uso o sabonete espuma da premisse, coloco espuma até ficar +- do tamanho de um ovo e fica completamente limpo.
Quando passo o algodão com a loção tônica sai limpinho. Tbem uso loção tônica normaderm.
Já usei sabonete em barra, eles não retiram todos os resíduos do rosto, a não ser que você passe umas três vezes. Foi por isso que deixei de usar em barras. Você pode usar qualquer sabonete líquido facial, com certeza sua pele vai ficar completamente limpa...experiênica própria.

Anônimo disse...

BOA NOITE!!! SE O PROTETOR É TÃO BOM ASSIM SERÁ QUE OS CREMES PARA OLHOS E FACE TB NÃO SÃO TÃO BONS QTO O PROTETOR??? PQ AS JAPONESAS TEM A PELE MARAVILHOSA!!!! ALGUÉM JÁ USOU ALGUM CREME DA SOFINA???
BJS A TODOS...

Anônimo disse...

ESTOU INDO PARA A ITÁLIA, SERÁ QUE ENCONTRARIA POR LÁ?!?!? ACABEI DE FAZER UM PEELING E ACHO QUE SERIA ÓTIMO MAS MINHA PELE.AGUARDO RESPOSTA COM URGENCIA. OBRIGADO

Pedro disse...

Não encontras o produto na Ítalia, SU.

thalitta disse...

ja encomendei meu sofina,mas gostaria de saber se vcs estao usando essa linha para o corpo,ja que as embalagens sao bem pequenas

Anônimo disse...

boa tarde! por favor, alguém que ja usou o bloqueador sofina perfect white fps 50, pode me informar se ele deixa o rosto branco como a maioria dos protetores que tem filtro fisico, pois estou interessada em comprar mas gostaria dessa informação. e também quanto ao PPD deste bloqueador, alguém sabe me informar?
desde ja agradeço!

Pedro disse...

Anônimo, apenas pessoas muito morenas ou negras costumam conseguir notar algum resíduo branco. Ainda assim, não é nada comparável aos protetores físicos que costumam ser encontrados aqui no Brasil.

Pedro disse...

Quanto ao PPD, no Japão não se usa o método PPD - e sim o PA. E o PA dele é +++, o que significa que seu PPD é de no mínimo 8.

Eduardo Soares disse...

Será que esse filtro fica mais matte que o da Roc minesoll oll control e o ada tina matte? Adoro seu blog, depois passa no meu pra ver: http://vaidadederme.blogspot.com/

Abraços!

Pedro disse...

Sim, Edu. Fica muito mais mate que o Minesol O.C.

Isa disse...

Pedro, cade o cetico do sul no twitter?
Adorava suas dicas!

Gabrielle Botelho disse...

Pessoal, comprei o protetor da Sofina, indicado pelo Pedro. Maravilhoso!
A pele alem do efeito mate, fica com uma maciez e uma textura incrível e sem cheiro o que e ainda melhor.
O site e super legal, assim, aproveitei e comprei outros produtos: BB Cream, que já estava desejando há um tempo e uma mascara para os pés que promete ser revolucionária, pois faz um peeling profundo, eliminando todas as rachaduras. Depois conto como foi!
Ate breve!

Gabrielle Botelho disse...

Pessoal, comprei o protetor da Sofina, indicado pelo Pedro. Maravilhoso!
A pele alem do efeito mate, fica com uma maciez e uma textura incrível e sem cheiro o que e ainda melhor.
O site e super legal, assim, aproveitei e comprei outros produtos: BB Cream, que já estava desejando há um tempo e uma mascara para os pés que promete ser revolucionária, pois faz um peeling profundo, eliminando todas as rachaduras. Depois conto como foi!
Ate breve!

Pedro disse...

Continua lá, Isa. É que mudei de usarname: agora é @caocetico

Anônimo disse...

Pedro em quais sites vc costuma comprar os produtos japoneses.
Podes indicar?

Yozinha disse...

Estava navegando pela net quando entrei, por acaso, neste blog! Adorei os comments!

Também tenho problema em comprar protetores aqui no Brasil. Simplesmente não me adapto, pois deixam minha pele grudando, parece que está sempre oleosa, principalmente no verão. E olha que em SP nem é tão quente assim se comparado com outras partes do Brasil!

Minha dica de protetor: Sofina Alblanc Medicated UV Protection SPF 50+ PA+++, para os tipos de pele I a IV (eu uso o type II para peles mistas). É disparado O MELHOR PROTETOR do mundo! A textura é super fina, absorve super rápido, a pele fica seca. E para quem tem pele sensível e alérgica como eu, o produto é uma benção! Não tem cheiro! Super recomendo! Só tem um problema, é meio caro! No Japão custa 5.000 yen (cerca de USD 50). Ahh, e no Ichibankao tem, é só pedir pelo email, pois não está disponível no site! Sai por uns 6.400 yen, por volta de R$ 100 dependendo do câmbio. Mas vale cada centavo, pois o produto é bom! E dura muuuuito! Era o meu protetor favorito quando morei no Japão. Quando voltei ao Brasil dei um jeito de continuar usando!

Espero que tenham gostado!

Pedro disse...

Anônimo, Ichibankao, Mihokoshop ou com a Vania: vaniasousil@gmail.com

Yozinha,brigado por comentar. Já estava de olho no Sofina Alblanc. Agora vou comprar... O problema de escolher um protetor japonês é que é um melhor que o outro. E há há milhares. hehe

Shaiene disse...

Eu comprei e também amei.
Sempre passo pelo blog pra dar uma espiadinha e quando vi o post do Pedro em fevereiro me apressei pra comprar o Sofina pois tenho a pele super oleosa e mesmo sabendo que tenho que usar protetor, acabava deixando de lado, pois sempre sentia minha pele grudenta com os produtos nacionais.
Comprei pelo Bobodave e não tive problemas, o produto chegou rapidinho. Estou usando desde março e estou adorando o produto, realmente o efeito matificante é surpreendente.
Agora quero experimentar o Bioré, pois se é mais matificanete que o Sofina, com certeza eu vou adorar. Odeio ficar com a pele brilhando.
Pedro, obrigada pela dica.

Wanessinha Barbosa disse...

Oi, Pedro e Dra. Lu fui procurar o Sofina para comprar no bobodave, mas o Sofina Perfect UV Lucent já havia se esgotado, havia apenas o Sofina Perfect UV White Protect onde há uma especificação de que pode clariar a pele, sabem dizer algo sobre ele? de alguém que já o tenha usado? se dá alergia, enfim compará-lo um pouco ao lucent :)
Beijos

Pedro disse...

Wanessinha, aqui há uma resenha sobre o versão White Protect que talvez te ajude (não foi feita por mim):

http://belezaesaude.dae.com.br/bloqueadores-solares-asiaticos/

Ainda mais matificante que os da Sofina há o Bioré Perfect UV Face Milk SPF 50+ PA+++ (o fabricante é o mesmo).

miss m disse...

Gente, como assim torcer para que o protetor dure muito?Ainda que seja o protetor japonês, a gente não tem q usar os dois ml do rosto, 2 no pescoço?Dá 4ml por dia.Em muito menos de um Mês vai embora!Ou como tem protetor fisico a gente usa bem menos?Alguém sabe sobre isso?

Pedro disse...

Miss, tanto faz que o protetor seja japonês ou "ocidental". A quantidade necessária para que se obtenha o FPS declarado no rótulo é a mesma aqui ou lá. Inclusive muitas embalagens japoneses mostram esta quantidade, o que ajuda bastante a pessoa ter uma ideia na hora da aplicação.

Anônimo disse...

Pedro,

Fiquei curiosissima acerca de alguns aspectos que pude perceber em seus comentarios. Sem querer ser abusiva, gostaria de saber simplesmente, em nivel de curiosidade, qual a fonte de tantas informacoes? Seria algo ligado a sua profissao?

Estou emitindo este comentario porque gostei muito do teor de suas respostas.

Desculpe-me se soei como abusiva em minhas indagacoes.

Grata.

Juliana del'Trono Almeida.

Pedro disse...

Juliana, escrevi muita coisa. Teria que saber para quais informações mais especificamente queres fontes.

Anônimo disse...

O filtro solar está mais que aprovado!
comprei pela bobodave, demorou 20 dias mas chegou :)

Anônimo disse...

PEDRO, preciso de um filtro urgente. O meu acabou hoje. Já usou o FILTRUM ULTRA SECO DA LIBBS? FPS 30. dRª LU... TBM CONHECE ESSE?

BJS PESSOAS E OBRIGADA.

SE PUDER, PEDRO, ME PASSE SEU CONTATO.

SHEILA

Anônimo disse...

Pessoal... achei no mercado livre um dos filtros que o Pedro comentou. Bioré. Pra quem tiver com pressa como eu... visto que acabou ontem, acho uma boa opção.
Além disso, comprei o ULTRA SECO da LIBBS. É ÓTIMO! Mas ressalto que não usei ainda o Sofina e o Bioré.

Bjs a todos. Sheila.

Pedro disse...

Não conheço, Sheila. Mas confesso que nem compro mais protetor solar que não seja japonês. Porque sempre acabo me decepcionando por algum motivo com os "nossos"... De qualquer modo, se experimentares, venha contar para nós o que achaste dele! :)

valeria disse...

quanto que custa em reais esse protetor sofina?

Pedro disse...

Saiu de linha, Valeria. Mas lendo os comentários, vais ver que há opções ainda mais matificantes.

Anônimo disse...

olá pedro. tenho a pele super oleosa e além disso algo que me incomoda demais, é que quando uso protetor solar (já testei inúmeros) fico com a pele muito branca. nesse caso, vc acha melhor eu usar o sofina ou o bioré? joão paulo

Pedro disse...

Oi, João Paulo. O da Sofina mostrado saiu de linha...

Zelia disse...

Oi Pedro, qual a cor do protetor? Já que li em uma comunidade que ele pode ser uma base, ele é branco ou tem uma cor, tipo bege, sei lá... Rsrs. Obrigada

Pedro disse...

É branco, Zelia. Mas especificamente este do post saiu de linha (protetores solares japoneses trocam de nomes, embalagens e fórmulas praticamente todos os anos).

Clarissa Corrêa disse...

Quero compartilhar a minha experiência com vocês. A minha pele é mista e fica bem oleosa no queixo e testa. Já usei todos os protetores para meu tipo de pele da La Roche, Roc, Adcos, Ada Tina. Minha última aquisição foi o Episol. Pois bem: todos, sem exceção, deixavam minha pele esquisita. Sentia a pele pegajosa. Pior ainda se eu passasse o filtro e fosse praticar alguma atividade física: o suor escorria melado, pois era suor + filtro solar. Um nojo. Então, li o que o Pedro falou a respeito dos filtros japoneses e resolvi experimentá-los, mas confesso que não levei muita fé. Encomendei pelo ebay dois Sofina Perfect UV White Protect. Eles levaram um mês e meio para chegar. Assim que abri a caixa, lavei o rosto e apliquei o filtro. Amor à primeira vista. Ele é líquido, tem um biquinho para aplicar, a embalagem é menor que as nossas, perfeito para andar na bolsa, não tem cheiro. Acordo, lavo o rosto, aplico o protetor, vou para a academia, suo e ele não desliza pela minha pele. É matificante, não deixa minha pele melada, pegajosa ou oleosa. Amei muito, demorei 32 anos para achar o filtro perfeito. E mais: disse para meu marido, que tem a pele bem oleosa, experimentar. Ele adorou. Viramos fãs. Minha dúvida é: pode usar este filtro na gestação?

Anônimo disse...

Olá... Por favor me ajudem!!! Estou grávida e não sei qual protetor solar usar!! Tive que descartar o meu que usava diariamente por ter na composição um elemento proibido para grávidas. Quando começo a pesquisar os protetores e suas composições vejo que nenhum é 100% seguro. E só consegui consulta com meu dermato mês que vem... Alguém sabe me indicar qual é o mais indicado? Que não é prejudicial para gestantes? Estou na duvida do SUM MAX FPS 60 Fluid ou o NETROGENA SHEER FACE 70 ... Desde já agradeço!! E adorei o blog! :)

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???