domingo, 29 de maio de 2011

Cuidados com a pele no inverno


Eu adoro inverno! Acho que as pessoas ficam mais bem vestidas, a maquiagem não escorre, a escova no cabelo dura mais tempo, o sol não nos castiga tanto quanto no verão...

Porém, nem tudo são flores. Durante as estações mais frias, a pele fica mais ressecada (e consequentemente mais enrugada), as mucosas sangram com mais facilidade, a dermatite seborreica piora em muitas pessoas, isso sem falar nas alergias e doenças que se beneficiam com a luz solar moderada, como a psoríase por exemplo, podem piorar.

Por isso, aproveite seu inverno tomando as seguintes precauções:

- Evite banhos demorados

- Evite banhos muito quentes (não precisa ser gelado, basta ser morno)

- Evite banhos nas horas mais frias do dia, porque com isso, você evita usara água muito quente.

- Tome somente um banho por dia

- Use sabonete neutro

- O sabonete não precisa ser usado no corpo todo, somente pés, axilas, virilha e regiões genital e anal

- Procure usar óleos de banho para repor o manto lipídico que o sabonete retira

- Use hidratante duas vezes ao dia (e não se esqueça das mãos)

- Aproveite o inverno para fazer peelings e lasers

- Consulte seu médico para que ele altere seu esquema de pele (no inverno, podemos usar ácidos mais poderosos)

- Não se esqueça de hidratar a pele por dentro, ingerindo líquidos em quantidades adequadas

- Algumas pessoas necessitam de suplementação vitamínica, que ajuda na manutenção da pele atópica ou intensamente fragilizada

- Já que você vai usar mais maquiagem, pois o tempo permite isso, não fique com preguiça de retira-la corretamente quando chegar em casa

- Cuidado com as roupas de inverno que não deixam a pele respirar e costumam reter a transpiração

- Botas... AMO botas e sapatos fechados de inverno... Lamentavelmente os fungos que invadem a sua unha/ pele também costumam se esbaldar lá dentro... o pé fica tão suadinho e quente...

- Cuidado para não engordar muito comendo no inverno... o aumento de peso pode provocar estrias

- O protetor solar de uso diário pode ser de um FPS mais baixo, tipo 30... a não ser que você sofra com melasma ou outras condições que exijam um cuidado maior e específico.

OBS. Estou respondendo a um monte de e-mails! Se você me escreveu até 22 de Maio, pode ser que ainda não tenha tido uma resposta. Mas você não foi esquecido, ok????

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Dra. Lu!!
Será que vc poderia indicar alguns blogs sobre gravidez?!
Estou pensando em engravidar nos proximos meses e além do acompanhamento médico, gostaria de ver alguns blogs legais também!
bjosss

Lucilene disse...

É no meu caso que sofro de melasma, o filtro continua o mesmo do ano todo! Mas com o uso do ácido já posso ver nítida melhora na minha pele! Amo o inverno só por isso! =)

Cris disse...

Oi Luciana!! Adorei seu blog. Eu tenho melasmas leves, que estão sob controle depois de muito esforço. Tenho 33 anos, quase nenhuma marca de expressão e pele oleosa, na zona T. Demorei a usar filtro solar e não uso muitos cosméticos, só vitamina C (da Bel Col)ha pouco tempo, o Inneov Fermete ha sete meses e muuito filtro solar - uso o Photoplus, da Dermartus (FPS 50-cor de base). Já experimentei vários, mas esse foi o que mais se adaptou a minha pele que é bem clara, e não deixa oleosa. Também uso a base Normaderm Teint e sempre pó com filtro solar. Gostaria que falasse, por favor, sobre o filtro da Dermatus, sobre o Inneov e indique um clareador que possa ser usado no dia-a-dia. Obrigada!! Cris.

Cris disse...

Oi Luciana!! Adorei seu blog. Eu tenho melasmas leves, que estão sob controle depois de muito esforço. Tenho 33 anos, quase nenhuma marca de expressão e pele oleosa, na zona T. Demorei a usar filtro solar e não uso muitos cosméticos, só vitamina C (da Bel Col)ha pouco tempo, o Inneov Fermete ha sete meses e muuito filtro solar - uso o Photoplus, da Dermartus (FPS 50-cor de base). Já experimentei vários, mas esse foi o que mais se adaptou a minha pele que é bem clara, e não deixa oleosa. Também uso a base Normaderm Teint e sempre pó com filtro solar. Gostaria que falasse, por favor, sobre o filtro da Dermatus, sobre o Inneov e indique um clareador que possa ser usado no dia-a-dia. Obrigada!! Cris.

Magdala disse...

nossa eu odeio o inverno, tenho ictiose e a pele resseca demais, o pior é que eu adoro um banho quente do tipo queimando.

Dani Cano disse...

Minha dermatite seborreica tá fora de controle! Uso cetoconazol shampoo, mas não está fazendo nem cócegas nela. E o pior, o plano de saúde restringiu a 6 consultas anuais!!! Tipo, nem posso ir na dermato, pq se surgir alguma emergência eu fico sem consulta.
Será que o Kerium DS seria melhor?? Tem algum antiinflamatório tópico que não seja corticóide que posso usar no couro cabeludo??
A dermatite atópica da minha pequena de 4 anos também tá uó.

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fashion fitness and others disse...

Gente!
Descobri esse blog há pouco e já virei fã! Posso vir todo dia??

beijos,

Roberta
fashionfitnessandothers.blogspot.com

Fernanda Silva Santos disse...

Oi Lu, como sabe, acompanho seu blog há um tempo... sigo suas dicas e já indiquei para todas as minhas amigas. adoro! comecei meu blog esse mês para dicas e novidades em gineco/obstetrícia. Me faça uma visita! peço sua licença para meu jabazinho... toqueginecologico.blogspot.com
beijo! Fernanda.

Dani Cano disse...

Fernanda, obrigada pela dica!*-*

Anônimo disse...

Oi Dra. Vc já ouviu falar na Paula Begoun? E os produtos dela? O que acha? Obrigada, Elisa.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???