sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como se proteger da luz visível?



PERGUNTA DA SILVIA:
"Doutora qual protetor a senhora gosta de usar no dia a dia?

Momento curiosidade: como vocês dermatos se protegem da luz visível (lampadas, computador)?
Já que os protetores comuns não dão esse tipo de proteção.

Vocês usam filtro solar também a noite?"

RESPOSTA:
Oi, Silvia!

Boa, maravilhosa pergunta, a da luz visível!
De fato, a luz visível pode causar manchas na nossa pele, e tem a capacidade de gerar radicais livres. Resultado: envelhecimento precoce. Claro que esses danos são infinitamente menores do que os das radiações solares UVA e UVB(oito horas de luz artificial equivalem a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão, e isso, a longo prazo, é coisa pra caramba).

Mas, o que é considerado LUZ VISÍVEL?
A luz visível é um tipo de radiação emitida pelo sol, pelo computador e pelas lâmpadas fluorescentes.

E como eu faço para me proteger, já que a os protetores solares só protegem contra UVA e UVB?
Procure bloqueadores solares, os chamados filtros físicos, porque eles refletem e dispersam a energia da luz. É como se você tivesse com milhares de micro-espelhinhos que não deixam a luz penetrar na sua pele. Nas minhas aulas, eu explico para os alunos que o bloqueador solar é parecido com a pele de Eduard Cullen (mal comparando, claro).

Alem do bloqueador solar, lance mão de usar uma boa base, com ótima cobertura (tipo Dermablend da Vichy) e pós faciais (do tipo que você preferir, eu estou usando o pó bronzeador da Maybeline, por exemplo).

Você pergunta se nós usamos filtro durante a noite.
Silvia, eu não gosto de radicalismos. Eventualmente eu indico. Por exemplo, eu tenho uma paciente, que é instrumentadora cirúrgica e dá plantões à noite. Ela fica de 8 a 12 horas embaixo do foco cirúrgico, recebendo uma quantidade absurda de luz visível. Para ela eu indico bloqueador + base. Mas para a maioria das pessoas não. Atrizes e modelos também deveriam usar sempre.

Por fim, vou responder qual o protetor tenho usado no dia a dia.
Como você sabe, eu ganho muitos produtos e preciso testa-los. Mas aqui entre nós, neste momento, estou adorando usar o Minesol Serum 30 e depois aplico a base Normateint da Vichy ou a base Toleriane da La Roche-Posay.

32 comentários:

Carol Pestana disse...

Eu tb tenho usado o serum da Minesol e adorado! Bom saber q essa tb é a sua escolha, me dá mais confiança no produto.
Bjs

Anônimo disse...

Excelente post. Também uso a base da Vicky e aprovo demais.
BeijO* Priscila

Anônimo disse...

Dra. Princesa, poderia citar exemplos de bloqueadores físicos? Utilizo o heliocare 90 e o heliocare 50 cor de base por cima. Às vezes tenho a impressão que um tira o efeito do outro.
Obrigada,
Ludmila

Anônimo disse...

Doutora, tenho uma dúvida. Eu testei o Minesol serum 30 e tb gostei, porém ainda não comprei porque vi que existe 0 Minesol serum 40 e Minesol serum 70. Você sabe me dizer se estes dois também ficam sequinhos na pele, sem deixar oleosa, como o Minesol serum 30?
Estou curiosa para saber, pois assim compro com um fator maior.
Bjus... Ana Lúcia

silvia disse...

Doutora que emoção a minha pergunta virar poster!

O caso é o seguinte, já fui em vários dermatos e peregrino diariamente noas blogs dos dermatos e entendidos no assunto a fim de achar uma resposta.

Eu não tinha manchas no meu rosto, depois que coloquei internet na minha casa (cerca de dois anos) elas começaram a parecer e (principalmente pintas) e não pararam mais, MESMO eu usando Minesol oi control DIRETO.

Já recebi a dica de uma Médica abençoada de um blog, de que esta se usando a Luteína oral para esse fim.

As 2 ultimas dermatos que eu fui me recomendaram protetor com cor de base, a cada trés horas.

o problema é que meus poros inflamam com excesso de produto, o que eu faço? Qual o método ideal de se proteger também deste mal?

silvia disse...

Doutora a dermato me indicou essa base Dermablend, sei que ela é ótima,
Mais como usar uma base que custa quase 100 reais 30g (eu acho) para usar de 3 em 3 horas?

Outra opção que ela me deu foi o pó da Adcos fps 30, mas num país tropical como o nosso, dá para confiar na proteção de um pó?

Agora algo que ela me indicou e que foi um achado, foi o protetor Ensolei oi control fps 30, ele tem Luteína, custa apenas 30 e poucos reais, vem 60ml (mais do que a maioria), não tem cheiro, não é matificante, mas também não é seboso, AMEI!

Luciana Leal disse...

Amigas, o Dermablend não precisa ser aplicado acada 3 horas, só o bloqueador!

Thalita Cunha disse...

Olá! A respeito do Minesol, o que a senhora usa pode ser usado por quem tem pele oleosa? Pq tenho medo do Minesol de pele oleosa ficar brilhando hehehehehehehehe Ou de usar um cremosinho e piorar as espinhas...

Beijo e obrigada!

Thalita Cunha
AsBriselas
www.asbriselas.blogspot.com

silvia disse...

Doutora a pessoa querendo usar apenas um produto, um protetor com cor,como o Anthélios ac com cor, ele sozinho dá conta do recado?

Se sim teria que aplicar ele de quantas em quantas horas?

Esse tipo de produto precisa ser usado demaquilante a noite para retira-lo?

Queria sugerir que a Doutora fizesse um poster falando das diferenças entres os fps dos protetores, há ainda muita dúvida com relação a isso entre os leigos (eu).

A maioria dos dermatos dizem que eu tenho que usar fps 50 porque sou muito branquinha, mais um fps 30 reaplicado várias vezes não é equivalente a um fps 50 usado só 1 ou 2 vezes ao dia?

E quanto a Luteína, a doutora tem alguma coisa a dizer?

silvia disse...

Preciso falar também que acompanho o seu blog a muito há tempo (caladinha),e gosto muito das matérias, e lhe admiro muito por ser tão atenciosa, sei que tem filho pequeno e que não dar para responder a todos, eu sou mãe de 3 e sei como é, mas a senhora merece o título de Doutora Princesa que que tem!

Anônimo disse...

amo tb o serum, fiz um peelng de tca agora, e to usando muito praticamente viciado no efeito dele

Laura disse...

Dra. Lu, aproveitando o gancho gostaria de saber se FPS acumula ou o maior aniquila o menor, por exemplo, eu uso o Redermic com FPS 25 e uma base da Chanel com FPS 10, no final eu estou com uma proteção 35 (vamos dizer assim) ou o FPS 25 aniquila o FPS 10??? E essa aplicação se eu não for me expor ao sol é suficinete, pra um shopping, por exemplo???

Bjs. Laura

Gabriela disse...

Princesa, tenho uma dúvida sobre protetor solar matificante. Minha pele está suuuuper oleosa nesse verão e estou pensando em comprar um matificante (Anthelios AC 60 da La Roche), porém me disseram que não é legal passar na área dos olhos pq o efeito matificante evidencia marquinhas de expressão e rugas, podendo piorá-las com o tempo de uso. Essa informação procede?

PS: O Gabriel tá lindo, mto gostoso, parabéns!!!!

Beijos.

FelixCatus disse...

Normalmente, aplico o Melora C com fps 15 + um bloqueador fps 50 + base sem fps + pó fps 50 da Dermage. Pra não reaplicar o bloqueador e fazer meleca, retoco só o pó fps 50. Espero que isso funcione rsrs.

Anônimo disse...

Dra Lu, td bem? Gostaria de saber se vc conhece o tratamento tsr para estrias? Será que funciona mesmo? Beijos! http://www.acessemed.com.br/v1/2010/07/20/tsr%C2%AE-a-solucao-definitiva-contra-estrias/

silvia disse...

Gente eu também já usei o Minesol sérum fps 30, ele é bem levinho, absorve muito bem e pelo menos em mim não ficou nem um pouco oleoso, porem a minha pele ficou brilhosa, mas não foi de oleosidade, foi tipo um viço, acho que por causa do anti oxidante que ele tem, acho que uma maquiagem em cima resolve o problema.
Também achei o cheiro maravilhoso, tipo coisa verde (mato).

Anônimo disse...

Bom dia! O Lu,uma curiosidade que tenho,seu cabelo caiu no pos parto,pois o meu despencou da cabeça. Bjos.Renata

Rô Moiana disse...

Lu, tb tô usando e amando esse protetor Minesol Serum, mas fico com uma dúvida. Não sei é só comigo, mas quando o protetor primeiro e depois a base, ele meio que "descasca", sabe? Esfarela na minha pele e aí eu não sei se saiu todo o protetor! Estou passando errado, na ordem errada? A base que eu uso é da Clinique (Anti blemish), mas o protetor tb esfarela no meu rosto se passo o serum pra diminuir poros, blush em creme, corretivo... QUALQUER COISA em cima do protetor =(

Fabiana disse...

Olá!

Pois bem, leio tudo sobre bloqueador e nao consigo uma conclusão. Tenho melasma que tá controlado, mas se descuidar já viu né? A dermato q vou falou q tenho q usar fps de 60, menos q isso nao. Já usei antelios 60, minesol 60 e 70 e todos deixam meu rosto "preguento". Pele mega oleosa. Vai cumprimentar uma pessao com bjinho e cola no rosta da pessoa. ah nem! Nao posso usar esses mais matificantes na casa do fps30 e então? Usar pó por cima nao vira uma meleca? Esses da adcos, dermage, possuem fatores altos que nao grudam? Reclamei coma a médica q nao to suportando andar com o rosto brilhoso e colando, ela me prescreveu o Anthelios Unifiant que é 50. Já li alguns relatos sobre ele. tem gente q falou q é seco, outros que deixa a pele grudando também.Ai li que tem o anthelioa ac fps 40 fluide com cor. Nao seio o que fazer. Preciso de alta proteção, mas sem sensação de cola no rosto.

Gerusa disse...

Oi Dra. Lu.

Adoro o blog. Acompanho sempre. Tenho uma pergunta que não quer calar. Os filtros fisicos, precisam ser reaplicados a cada 3 horas como os filtros quimicos? Qual seria a "duração" deles, com o uso diario normal, da casa pro trabalho e não na praia, piscina ou praticando esportes ao ar livre?

Anônimo disse...

DOUTORA, POR FAVOR, ME TIRE UMA DÚVIDA QUE ME ATORMENTA HÁ ANOS!!!!! (RS)

Luz incandescente também mancha a pele?

Obrigada!
Amanda (RJ)

Rubia disse...

Olá, Dra. Princesa
Primeiro gostaria de dizer que adoro o blog e que o Gabriel a cada dia que passa ta mais fofo!!!

Mas deixa eu te perguntar...
Vc poderia me indicar um protetor para o corpo (pra usar no dia a dia - trabalho por exemplo) que não tivesse aquele cheiro característico de protetor? Os protetores de rosto, geralmente não tem esse cheirinho, mas passar um de rosto no corpo fica meio caro... vc pode me indicar algum?

Anônimo disse...

KKKKKK Fabiana ri muito de colar com beijinho no rosto porque comigo acontece tbem qdo uso protetor que não seja os asiaticos tipo sofina. Vc conhece? São maravilhosos entra no blog do Pedro ou Fernando p/ vc conhecer melhor, seu rosto fica sequinho pode comprar sem medo.

Natália - Kutiz Beauté disse...

Realmente o post ficou muito bom...
Muitos se protegem do sol e esquecem da luz visível que também agride a pele!

A questão de utilizar os produtos com FPS e mais um protetor solar, não soma seus fatores de proteção. Não é mesmo?

O interessante do Minesol é que ele é destinado para peles oleosas por ser uma formulação oil free, assim protege e não deixa a aparência oleosa!

Como a Luciana disse, a Dermablend não precisa ser aplicado de 3h/3h pois é uma maquiagem corretiva e tem alta durabilidade (até 16h)...

Bjos,
Natália - Kutiz beauté
kutiz@kutiz.com.br

*Participe do Sorteio de um Sublime Energy Olhos no @kutizbeaute.

Jossane disse...

Oi Lú.
Queria o contato do seu consultório.

Mandei um email para minhapele@ig.com.br, mas não sei se vc vê esse email.

Bjos

Jossane disse...

Oi Lú.
Queria o contato do seu consultório.

Mandei um email para minhapele@ig.com.br, mas não sei se vc vê esse email.

Bjos

Jossane disse...

Oi Lú.
Queria o contato do seu consultório.

Mandei um email para minhapele@ig.com.br, mas não sei se vc vê esse email.

Bjos

Anônimo disse...

Olaaa, minha dermato passou photoderm 100 na cor creme tinto e eu to amandoooo! Ahhh, uso ineov solar tbm.

Bjimmmm

Charlene Albuquerque disse...

Dra. acho que não entendi... para a lluz visível nós temos que passar protetor normal e colocar uma base? O pó da shiseido (akele com refil azul) serve?

Obrigada!

Fabiana disse...

Olá Anônimo!
Então. Vi por alto as dicas do Pedro aqui no blog. Mas pensei que é caro e difíl adquirir estes produtos. Mas vou estudar o caso.
Muito desagradável rosto colando ao cumprimentar as pessoas. Valeu!

Rubia disse...

Olha Fabiana, eu comprei o anthelios ac 40 e achei oleoso... mas isso vai de cada um!

Ana Biana disse...

Doutora, por favor, gostaria apenas de uma opnião profissional... O Protetor solar LOreal Expertise 60 é bom? Protege bem?
Comprei por causa do resultado do Pro-teste. Gostaria da sua opinião!
Obrigada!!!!!
Beijos

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???