domingo, 11 de março de 2012

A dor de ser linda...

A primeira coisa que o paciente pergunta quando propomos um tratamento é: "Doutora, isso dói?"
(A segunda é: "Doutora, quanto custa?")
Muito natural, nós também nos perguntamos isso quando aprendemos a fazer algo de novo. Afinal, em alguns casos, a dor pode ser determinante na hora da escolha de determinados procedimentos. Afinal, o paciente precisa tolerar aquilo.

A dor é algo individual. O que pode doer horrores para um indivíduo, pode nem fazer cosquinha no outro. Nós médicos, estamos sempre tentando arrumar formas de aliviar os desconfortos de nossos pacientes. Para tudo nessa vida existe uma solução. Se muitas vezes não conseguimos eliminar completamente a dor, podemos ao menos tentar alivia-la.

Definitivamente, os meus pacientes que mais toleram a dor, são aqueles que já passaram por doenças cruéis como câncer. Tenho duas pacientes que tiveram câncer de mama e ovário, que são duas guerreiras que não sentem dor com praticamente nada. Também, depois da batalha física e psicológica do câncer, sempre penso naquele ditado que diz que o que não nos mata, nos fortalece.
Agora vou dar alguns exemplos de procedimentos e o nível de dor de cada um - na minha opinião, claro. Afinal, eu já fiz tudo isso.


Preenchimento de lábios: com toda certeza foi a coisa mais dolorosa que já fiz na vida. E, se existe reencarnação, foi a pior coisa que já fiz em todas as minhas vidas. Mas ficou tão lindo, e meu marido aprovou tanto, que fiz novamente e farei num futuro próximo. Mesmo quando se usa anestesia de dentista, ainda assim dói ( a anestesia só torna tudo suportável). E para o meu desespero, cada segundo de agonia vale a pena.

Carboxiterapia: uma das melhores invenções da humanidade, não só para a beleza como para a saúde, não poderia deixar de cobrar o seu preço em termos de dor. A dor é diretamente proporcional à velocidade do fluxo de gás. Existem situações em que esse fluxo não precisa ser tão intenso, o que torna o tratamento mais confortável. Mas em determinadas patologias, como estrias ou cicatrizes, é a velocidade do gás que determina o sucesso do tratamento.
E eu, particularmente, não vi muitas vantagens no uso do gás aquecido.


Botox: dói sim, mas não é nada do outro mundo. Bom, é uma injeção na testa, pelo amor de Deus. Claro que a pessoa sente alguma coisa. Mas quando uso anestesia tópica, isso me alivia bastante. Dá para encarar tranquilamente.

Depilação à laser: a pessoa sente uma fisgada quente onde existem pêlos. Honestamente, quando a depiladora arranca 10 cm de pêlos de uma vez só, algumas vezes levando a nossa pele junto, acho que dói mil vezes mais. Nesse caso da depilação à laser, a aplicação de gêlo (antes, durante e depois) faz toda a diferença do mundo (já comentei isso aqui no blog). Chato é quando a pessoa sente desconforto com o próprio gêlo. Nesses casos, eu dou o gêlo para o próprio paciente aplicar, ao menos nos segundos iniciais. Ajuda muito.

Peelings de ácido salicílico, glicólico ou Jessner: aqui a sensação é de que você tem várias agulhas entrando no rosto. Ele pinica, arde... Mas isso é muito pessoal. Tenho muitos pacientes que não sentem absolutamente nada e outros que pulam na maca loucos para lavarem o rosto.


Peeling de Ácido Retinóico, Cosmelan ou Melanesse: ai, que delícia, a pessoa só sente o carinho do médico na hora de passar o ácido. Depois a pessoa sente um pouco de ardência e descama, mas na hora H não sente nada.

Peeling de Cristal ou Diamante: se a esfoliação for superficial (e geralmente é), você também só sente o uma espécie de vácuo varrendo as peles mortas do seu rosto. Quando fazemos uma dermoabrasão em estrias, por exemplo, aí sim você sente ardência na hora do procedimento.

Radiofrequência: depende da máquina, mas geralmente não dói. Você sente um calor local agradável. Muitos (muitos mesmo!!!) pacientes cochilam durante a sessão, de tão relaxante que é.

E você, já fez algum procedimento? Qual? Doeu? Valeu a pena?

37 comentários:

Anna Paula Viggiano disse...

Já fiz depilação a laser e quase morria de dor, depois eles começaram a usar um anestesico topico super potente, daí dei conta até de fazer virilha. Vc indica esse anestésico, depois que fiquei sabendo que várias pessoas condenam, é um anestésico manipulado que diz que usam para faser tbm co2. Fiz tbm luz pulsada no rosto, para manchas, achei uam dorzinha totalmente suportável

Anônimo disse...

O preenchimento nos lábios é feito com o que??botox?

Jaqueline Alves disse...

Laser de Co2 fracionado. Doeu tanto na segunda vez que fiz, que desisti de continuar. Uma pena, porque a pele fica linda depois.

Jaqueline Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Lu,
descupe se eu estiver enganada, mas acho que li em algum lugar do seu blog que vc nem sempre se sentiu bem com a aparência, e que ao longo do tempo foi aprendendo a se cuidar e a gostar de sua imagem. Sou adolescente ainda, e muitas vezes sinto-me como um patinho feio, e gostaria que vc compartilhasse esse processo de mudança pela qual vc passou, que cuidados com sua aparência vc começou a ter, se fez algum tipo de intervenção cirúgica, ou mesmo o que mudou em vc internamente para que mudasse de atitude perante sua imagem no espelho.
Desde já agradeço =)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francine disse...

Amanha farei novamante minhas agulhadas na testa..hehehe..minha médica tbem usa gelo..e aguento firme..nada que seje insuportavel.

parabens pelo blog, adoro seus posts..e ja indiquei pra varias amigas!

Bjs, Fran

carol disse...

fiz depilacao a laser no buco, doeu pouco mas o duro é que não resolveu nada! fiz com a dermato, 6 sessoes. doeu no bolso tb...acho que o mais dificil é doer e não resolver.
bjoooos

Carolina Sá disse...

O procedimento estético que mais doeu em mim foi depilação com linha! É super comum e eu costumo ser bem resistente para dor, mas, na única vez que fiz, chorava que nem uma louca na cadeira da moça, estava até assustando as outras pessoas. E minha pele reagiu super mal, então, não tive mesmo motivos para fazer de novo!

Débora disse...

Estou fazendo carbox... Até agora não fez muito resultado.. E a esteticista ainda me disse que mtas vezes a estria estagniza e não melhora mais..Imagina tanta dor pra nada?

Luciana Leal disse...

Olá, queridas!!!
Nossa, mulher sofre mesmo, não é????
Respondendo a perguntas:
O preenchimento de lábios é feito com ácido hialurônico.
O buço realmente é a parte do corpo em que a depilação a laser algumas vezes não é tão efetiva porque o pêlo é fino (eu faria mais sessões se fosse vc).
Carboxi com esteticista??? Eu não recomendo...
E Line, seu comentário pode virar post...Só preciso encontrar uma foto de quando eu era a patinha feia (e criar coragem de publica-la no blog).
Beijinhos a todas!

Rê disse...

olá, doutora!
bom, aparecerem estrias nas minhas últimas semanas de gravidez. sorte que não foram muitas. daí, quando meu baby tinha uns dois, três meses (hoje ele está com seis), fui à minha dermato e ela indicou um tratamento conjugado: carboxiterapia, peeling por dermoabrasão e peeling com ácido. já fiz umas duas sessões e o resultado foi excelente. estou usando o vitanol a na região e agora ela sugeriu que eu faça laser, porque as estrias estão mais esbranquiçadas. eu já tinha feito laser para pêlo (light sheer), eu achei que doeu, mas suportei, até porque usaram anestésico, bolsa de gelo... agora, a carboxi... jesus, como dói. e isso pq fiz também um pouco para gordura localizada, mas não faço mais, só se for para as poucas estrias e na cicatriz da cesariana, porque é uma região que não dói tanto. são mil abelhas picando, e parece que onde há mais gordura dói ainda mais.
se o preenchimento labial dói ainda mais, sinto muito, nunca faria! e para preencher rugas em torno da boca? é o mesmo procedimento? ai, ai... quem sabe eu ainda faça no futuro, hein?
abraços!

Anônimo disse...

Faço peeling de ác retinóico à cada 15 dias e de ácido salílico a cada 30 dias. Praticamente não sinto nada. Axo que já estou acostumado. rs

Abraços,
Roney

Carol Vitória disse...

Oi Lu, realmente ser mulher nao é facil, tudo doe e muito, mas acho q vale a pena cada dor, pq ficamos tao lindas,rsrs.
Tambem acho q vc deveria contar sobre sua transformação, afinal pelas poucas fotos q vejo vc é muito bonita.Nao acredito que fez preenchimento labial, pq todas pessoas que vejo fica muito feio, com a boca torta, queria ser o seu como ficou, deve ter ficado otimo, afinal uma dermato e ainda por cima linda nao iria sair por ai com a boca feia. bjusss

Anônimo disse...

SUGESTÃO:

Olá. Parabéns pelo seu blog, é muito bacana "ter" uma dermatologista tão acessível, e tão antenada com as dúvidas das pacientes.

Deixo minha sugestão, já que você falou da dor física, seria legal comentar uma média de valores para ver o quanto cada um dói no bolso!

Eu mesma nunca fiz nenhum procedimento e tenho medo até de perguntar o valor, seri muito bacana ter alguma ideia.

Obrigada e beijos!
Ass: Daniela

Anônimo disse...

SUGESTÃO:

Olá. Parabéns pelo seu blog, é muito bacana "ter" uma dermatologista tão acessível, e tão antenada com as dúvidas das pacientes.

Deixo minha sugestão, já que você falou da dor física, seria legal comentar uma média de valores para ver o quanto cada um dói no bolso!

Eu mesma nunca fiz nenhum procedimento e tenho medo até de perguntar o valor, seri muito bacana ter alguma ideia.

Obrigada e beijos!
Ass: Daniela

Anônimo disse...

Por falta de $, embora queira mil tratamentos, só faço depilação a laser, realmente em pelos finos pouco se nota a diferença, mas já houve uma melhora significativa nos q me incomodavam, qto à dor, completamente suportável, acho q só seria difícil suportar a recuperação de uma plástica, algo que só farei qdo meu peito cair. kkkk Beijão! Kaká

ReDerme! disse...

Lú preciso da sua ajuda urgente!!estou grávida e gostaria de saber se posso continuar a fazer fotodepilação, em pacientes e não em mim é claro!ajudaaa!

ReDerme! disse...

Lú, trabalho com fotodepilação e estou gravida, posso continuar realizando o procedimento nos pacientes?

Luciana Molina disse...

Parabéns! Estou sempre atenta ao seu blog! -
http://donnaderma.blogspot.com/

Anônimo disse...

Fiz laser fracionado Co2 no rosto, minha dermato usou anestésico tópico e não senti nadinha :)
Bjs
Lara*

Maria Fernanda disse...

Olá Lu

E quanto a luz pulsada, há alguma dor ou ardência durante a aplicação?
Minha dermato me receitou e eu ainda estou pensativa sobre.

Atenciosamente.

Anônimo disse...

Quase morri de dor com laser fracionado CO2 RSRSRSRSRSR

Unknown disse...

Hummm... Eu já fiz todos, com exceção do preenchimento de lábios, mas juro que morooooo de vontade de fazer. Mas, concordo em número e grau com o limiar de dor citado pela doutora princesa.
Assim que tiver coragem de fazer o preenchimento passo por aqui p/ contar.
bjs

Anônimo disse...

Olá, onde você fez sua residência, Dra. Luciana?

Unknown disse...

Dra Luciana:
Estou grávida de 7 meses e minha pele esta péssima, com muitas acnes, principalmente no pescoço e colo. Tinha problemas de ovários policísticos, mas com o anticoncepcional minha pele estava ótima. Quando resolvi engravidar, parei com o anticoncepcional e o sonho da gravidez foi realizado e começou o pesadelo da minha pele.
Existe algum tratamento ou produto seguro que posso utilizar durante a gravidez? Estou utilizando sabonete para peles acneicas sem ácido e protetor solar Minesol Oil Free. Beijos

sonia disse...

Lu, e o preenchimento do bigode chinês, dói ???? obrigada !

Luciana Leal disse...

Bigode chinês só dói a picadinha... O anestésico tópico dá conta do recado....

Anônimo disse...

Dra Lu,como e a dor da luz pulsada. E se melhora mesmo os vasinhos no canto do nariz e queixo. Bjos

Anônimo disse...

Oi, LU

Já fiz a depilação laser, na hora nao doeu tanto, mas depois tive a sensaçao que minha pele queimava.... fiquei quase três hora com sensação que minha pele estava queimada....doia horrores... e para piora fiquei com a pele cheia de pintinha... pois uma mulata... e médica uma intensidade maior.... já tem um ano e mnha pele nao voltou ao normal... m

Anônimo disse...

Dra. Lu
Fiz carbox com fisioterapeuta. Notei resultados. Mas com estava em outra cidade de férias, não continuei. Gostei do resultado.
É aconselhável fazer com fisio?
Outa grande dúvida, além de fechar a boca, andar como maluca, quais são os melhores trtamentos para gordura localizada e flacidez na barriga?
Help, please, bjs, o Gabriel continua um querido e a mãe linda,
Cláudia

Anônimo disse...

Já fiz quase tudo(exceto preenchimento labial, pq não preciso) e concordo com Dra. Luciana.Enstou querendo fazer termacool termage.´Tenho 44 anos e minha médica me aconselhou. Ainda estou na dúvida pq é caro. Gostaria de ouvir quem já fez, gostou??? E, vc Dra. Luciana recomenta???
Helena

Anônimo disse...

Dra princesa linda, vc é um arraso! Adorei o post...vou aguardar o post com a foto da "patinha linda", rs.

Bjos.

Carla Fernanda

Luciana disse...

fiz botox usando pomada anestésica e achei a dor parecida com uma limpeza de pele (como se estivesse espremendo cravos), super tolerável. Quando fui fazer a revisão com uma semana a dermato precisou aplicar mais um pouco em um ponto na testa e perguntou se podia fazer sem anestésico e eu não senti absolutamente nada, nem a furada da agulha!!! Bjs

Anônimo disse...

Dra Princesa, você pode fazer um post sobre sua experiência com o preenchimento labial ?

Cíntia disse...

Já fiz preenchimento de lábios com Restylane...levei varias anestesias dentro da boca...as anestesias doeram,o preenchimento doeu também.Bastante,mas,suportável.O resultado vale a dor!Um beijo Lu!

Anônimo disse...

Tenho uma aderencia no abdomem que adquiri depois de cesarea. Fiz a radiofrequencia no abdomem para flacidez e em cima da fibrose esta doendo muito quando abaixo e levanto e qdo toco. Sera q eh normal isso?

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???