terça-feira, 1 de maio de 2012

Sistema de Tratamento Skingen



Preparem-se, vocês vão começar a ler sobre o sistema de tratamento Skingen em revistas e blogs de beleza. Este vídeo explica direitinho todas as etapas do processo. Primeiro, vou explicar em poucas palavras e depois eu conto o que penso sobre isso.

Acontece assim:
O paciente vai à consulta, e o dermatologista realiza uma biópsia da pele com um aparelho chamado puch. O punch usado (existem punchs de diversos tamanhos) tira um pedaço de pele tão pequenininho, que muitas vezes nem precisamos dar pontos.
O médico envia essa amostra de pele para o laboratório, que fará a avaliação do seu grau de envelhecimento, e do nível de funcionamento de alguns gens, que podem influenciar na aparência da sua pele.
Feito isso, e levando em conta o exame físico feito no consultório, o médico determina exatamente o tipo de tratamento que a sua pele necessita naquele momento e faz uma formulação especial, específica para você. Que, inclusive, leva o seu nome no frasco. #detalhefofo

O que eu penso de tudo isso:
Bom, desde o início dos tempos, nós médicos prescrevemos nossos medicamentos e cosméticos para a pele, com base no que vemos. E isso nunca irá mudar, independente da evolução científica. Independente das análises de gens, e das triplonanotecnologias.
É claro que eu estou empolgada com tudo isso, e pretendo usar nos pacientes que desejarem. 
Porém, não acho que isso signifique que os pacientes que não fizerem a biópsia da pele, não terão um tratamento específico e individualizado.
Existe uma coisa chamada ectoscopia, e é por conta disso (e da ética médica) que não posso sair sugerindo cremes para as leitoras que me pedem por e-mail ou comentários. Ectoscopia significa olhar o paciente, examina-lo com os nossos olhos. E até agora, meus olhos nunca me enganaram em relação ao grau de envelhecimento de uma pessoa (para outras coisas ele já me enganou sim).

Então, resumo da ópera:
- A proposta de tratamento Skingen é super moderna e pretendo sim aplica-la nos pacientes que quiserem.
- Não tenho certeza se o laboratório cobra um valor para a avaliação da pele e outro para a manipulação do creme, mas acho que sim. Sendo assim, além da consulta e do creme, o paciente terá mais um custo com a biópsia.
- Depois que aquele médico de fertilidade inseminou mais de 600 mulheres com o seu próprio esperma, morro de medo de mandar minhas células para um laboratório. Eu sei que é bobagem da minha cabeça, mas já imaginaram se resolvem me clonar? O mundo não aguentaria duas Lucianas. Por outro lado, se eu ficar pensando assim, nunca mais poderei fazer um exame de sangue.
- Sim, eu morro de curiosidade de saber exatamente como andam os meus gens belezísticos. E quem não morre?
- Enfim, adoro presenciar a evolução científica, e esse sistema parece mesmo algo do futuro, mas com calma, um passo de cada vez. Assim que um paciente meu usar este sistema e aprovar, eu conto para vocês.

6 comentários:

Luciana disse...

Bom dia Luciana.
Parabéns pela qualidade do blog! E cá entre nós, mãe,médica e blogueira :D super mulher heim?

Gostraia de tirar uma dúvida, você conhece ou indica alguém que faz esse tratamento em Recife-PE?

Desde já agradeço a atenção,

Luciana Santos ;)

Luciana Leal disse...

Luciana, o laboratório recebe amostras de pele de todo país. Sendo assim, qualquer dermatologista pode fazer a biópsia e mandar para lá. Beijos!

maze disse...

maze fortaleza
adoro seu blog gostaria de saber quanto gusta esse exame.

Wilma disse...

Esse procedimento lembra a técnica do fio de cabelo para repor vitaminas, etc e tal. Nem sei se funciona, se realmente revolucionou alguma coisa.Enfim, a ciência tem que evoluir. Boas Férias!!!

Larissa disse...

Acabei de voltar da consulta com minha dermatologista e ela me propos fazer este tratamento. Custa R$ 500,00 o teste e aproximadamente R$ 500,00 o creme que será fabricado, industrialmente, após a análise, pela médica, do resultado do exame.
Ainda náo decidi se vou fazer ou náo. Fiquei de dar a resposta amanha. O laboratório e a indústria que elabora o creme ficam aqui em Curitiba.

Anônimo disse...

Olá Luciana!
Você já tem alguma notícia nova sobre resultados e eficácia deste tratamento?
Obrigada.
Andréa Maria

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???