domingo, 10 de março de 2013

Irritando Luciana: Pontualidade


Se vocês perguntarem para algum dos meus alunos, eles vão confirmar que eu não ligo se eles:
1) Colarem nas provas (quem não cola, não sai da escola, rs).
2) Errarem nos diagnósticos (eles estão lá para aprender com os seus erros).
3) Esquecerem o jaleco em casa (desde que usem um descartável, que o hospital oferece, e que não é fashion).
4) Escolherem um tema chato para as suas monografias (mesmo sendo eu a orientadora).
5) ______________________________  (dificilmente alguma coisa me irrita).

MAS....
Repito, MAS...
Quando eles chegam atrasados, não encontram uma professora. Eles se deparam com o próprio demônio fazendo peelings. 
Eu não aceito nenhuma desculpa de um aluno que se atrasa. Pode culpar o trânsito, a falta de ônibus, a enchente, o pneu do carro que furou, nenhuma dessas explicações procede.
Sabem porque?
Estou formada há dez anos. E nunca na minha vida eu me atrasei para nenhum compromisso profissional.  NUNCA.
Seria mágica? Ou será que eu tenho um helicóptero que me leva de um lugar para outro, num passe de mágica? Teria eu, poderes para me teletransportar? Nada disso. 
EU ACORDO CEDO. Muito cedo.
Eu me programo para chegar aos meus compromissos com uma hora de antecedência. O meu pneu já furou, sabem? Duas vezes. E eu já me perdi a caminho de um hospital que ficava lá onde o vento fazia a curva. Um dia, meu carro não ligou porque a bateria havia arriado. E no outro, devo confessar, tive um problema intestinal daqueles. Inacreditavelmente, nenhum desses dissabores conseguiu me fazer chegar atrasada nos meus compromissos. Um dia, eu cheguei no consultório faltando cinco minutos para a primeira consulta e esse foi o meu record de atraso. 

Estou falando de alunos, mas minha irritação com atrasos vai muito além da sala de aula (no nosso caso, consultório de aula, rs).
Quando um paciente se atrasa (às vezes é inevitável, eu sei), ele está condenando minha agenda ao atraso pelo resto do dia. Isso significa que vou passar o resto das horas me desculpando com todos os outros pacientes a respeito do atraso do primeiro. A não ser que eu consiga reverter essa chateação, o que pode ser uma arte. Isso é comum de acontecer nos dias de laser. Acho muito deselegante um médico se atrasar.

Outra situação irritante, é quando marcamos um encontro com um grupo de amigos, chegamos na hora marcada, e tem sempre um engraçadinho que chega quando todos já estão se preparando para ir embora. Aí fica aquela situação chata, e acabamos nos demorando mais tempo, mesmo que a hora tenha avançado, e o nosso glúteo esteja achatado e dormente de ficar sentado. E geralmente precisamos acordar cedo no dia seguinte (pelo menos, EU preciso).

Também acho difícil aceitar que nossos prestadores de serviço (entre eles, nossos empregados domésticos) cheguem atrasados. A desculpa de morar longe não funciona comigo. Eu pegava quatro ônibus para chegar à faculdade e, novamente, nunca me atrasei para nenhuma aula em toda a minha vida. O meu percurso durava em média três horas, e eu sempre cheguei pontualmente às oito da manhã. Sim, eu acordava de madrugada e nunca morri por isso. E carregava livros pesadíssimos de anatomia.

É muito raro que as pessoas que contratamos cheguem na hora combinada. Se você compra um sofá, ou está esperando as compras, o cara da NET, o técnico de informática, o bombeiro, o senhor que vai colar o seu papel de parede, lamento informar, mas o provável é que você passe um dia inteiro esperando esse povo chegar. Aliás, se eles chegarem você pode se considerar uma pessoa de sorte.

Quando uma pessoa se atrasa, a mensagem que ela me passa é:
" Meu tempo vale mais do que o seu"
"Eu não te respeito"
" Eu me acho muito mais esperto que você"
" Você não merece nenhum sacrifício da minha parte"

Imprevistos acontecem, e costumam me acometer direto, pois sou uma pessoa pontual, mas nem por isso deixo de ter os meus muitos defeitos (muitos mesmo!). Mas quando os "imprevistos" passam a ser diários, alguma coisa está acontecendo, pense nisso.



Queridos leitores novos, que ainda não me conhecem.
Calma, gente, eu sou boazinha, juro. Não se deixem enganar por esse post. 
Aliás, vocês chegaram aqui numa ótima hora! Tomara que gostem do blog, e se marcarmos algum encontrinho de leitores, sejam gentis comigo e...
CHEGUEM NA HORA!!!!
:-)

23 comentários:

Unknown disse...

Adorei o post! Me fez repensar como me atraso por pura displicência!

Cecília disse...

Meu projeto 2013 é ser masi pontual! dee toda forma, realmente, imprevistos acontecem mesmo... ainda que raramente!

Mas querida Dra Luaciana, envie um email e como ainda não tive resposta e já que o tema é pontualidade, hihihihihihi (sei que vocÊ é bem ocupada e deve receber muitso emails, talvez ainda nem tenha visto o email que enviei, não tem problema algum, eu entendo perfeitamente), Vou só aproveitar este post pra perguntar por aqui, como faço pra tentar agendar uma consulta com você?

Beijos, Cecília

Luciana Leal disse...

Queridos e queridas, com e-mails a coisa muda de figura mesmo! Mês passado eu respondi a e-mails do ano passado, acreditam? É muita demanda e pouco tempo, mas mesmo que demore, um dia a resposta chega.
Cecilia, o site do consultório é www.lintervento.com.br
Um abraço!!!!

Anônimo disse...

Doutora, calma você não está só!Ser pontual no nosso país, infelizmente é exceção, sofro muito por ser pontual. Crianças que chegam atrasadas na escola, certamente serão adultos que não sabem o que é ser pontual.:(

Magda Michelle disse...

ffeSou pontual como você, mas parece que ninguém mais é pontual nesse mundo ;(

Anônimo disse...

luu..marca encontrinho!!! eu sou doida para te conhecer! e leva o fofo do gabriel p gente apertar as bochechas dele!

Anônimo disse...

Dra. Princesa Lu, ainda bem que tem alguém que me entende!!! Rsrs... Como a Magda e a Anônima acima, tbm sofro por ser pontual, parece que ngm sabe o que é isso no Brasil. Fico irritadíssima!
Uma vez cheguei a esperar uma amiga para um encontro por 1h, só não fui embora pq era em um shopping e fiquei passeando, mas achei uma tremenda falta de respeito!
Beijos e uma ótima semana,
Lara*

Carol Pestana disse...

Eu odeio esperar e por isso me esforço para nunca fazer ninguem esperar por mim...
muito comum são os atrsos nos consultorios, muito por conta das consultas encaixadas, marcam mais que podem atender num dia... ja fiquei quase 3 horas esperando pra ser atendida por uma otorrino. E pediatra, acho um absurdo eles atrasarem, criança não tem paciencia de esperar, a sala de espera vira um chororo, uma reclamação só...

Beatriz disse...

Precisando muito de uma Dra competente, querida, sincera e pontual na minha vida! Vem morar em Sampa, Dra Princesa!

Beijos!

Evandro disse...

Ainda bem que todas as pessoas proximas a mim sao pontuais. Quando marco um compromisso, eles sempre estao la na hora marcada.

Evandro disse...

Ola dra. Preciso de ajuda. Esses dias li na net um creme otimo feito con veneno de abelha. To pensando em comprar mas nao sei se sou alergico a abelhas. Tenho medo de comprar e passar mal. Como saber se sou alergico? Ja li sobre esse creme aqui no seu blog tbm. Tenho 17 anos. Quero esse creme pq minha pele é um pouco flacida e li que é uma alternativa natural ao uso do botox. Obrigado.

Anônimo disse...

Dra Lu

Fico feliz em saber que há pessoas que se preocupam com pontualidade, principalmente médicos! Moro em Brasília atualmente, mas quando morava no Rio era a mesma coisa, de forma que acho que independe da cidade, e costumo mofar nas salas de espera dos consultórios médicos. E olha que eu costumo ser pontual, logo meu sofrimento e irritação são maiores, já que faço todo um esforço para chegar na hora.
Vou divulgar sua publicação pelos consultórios que frequento, para ver se a coisa muda, rsrsrs...

Beijinho,
Sandra.

Carla disse...

Eu JAMAIS fui atendida por um médico no horário marcado. Quando marco consultas, considero a tarde e a noite perdidas para outros compromissos. Mas eu, paciente, não tenho o direito de me atrasar...

Luciana Leal disse...

Carla, entendo completamente a sua raiva! Uma vez eu fui numa gineco, cheguei lá as 15 hs e saí as 21hs.
Detalhe, eu estava sem carro, morava na zona sul, e essa médica ficava na Tijuca.
cheguei em casa absurdamente tarde!

Carina Lopes disse...

Sou pontual e detesto pessoas que não é por puro costume ou mania! Fico inconformada quando a gente marca um horario com alguém e a pessoa atrasa mais de meia hora, mas fazer o que né...

Fanny Lee disse...

Com certeza Dra vc eh unica, minha dermatologista ja se atrasou (pasme) uma hora e meia e nem ao menos se desculpou! Tbm odeio atrasos e acho que vc esta certissima! Beijos!

Helena disse...

O problema é que brasileiro não tem respeito. Digo isso porque já vi diversas etnias terem compromisso com sua palavra. Depois querem cobrar respeito! Tenho muita raiva de atraso e de quem me atrasa.

Anônimo disse...

Vc é uma em um milhão. Esperei duas horas para a endocrinologista chegar no consultório e me atender. Eu era a primeira. E nem pensar em pedir desculpas. Pq esperei tanto? Necessidade, tinha que levar o resultado do exame ao trabalho.
Ser pontual é ser educada e tudo mais que vc já citou.

Lu disse...

ODEIO que as pessoas se atrasem!!! Acho uma total falta de consideração com o próximo! Sempre morei longe e nunca me atrasei para as aulas no colégio ou na faculdade.
Fico tão revoltada quanto a Dra. Lu com tamanho desrespeito e já cansei de ir embora de consultório médico e dentário por conta disso. É incrível como as pessoas são complacentes com os atrasos desses profissionais!
#desabafei#
Beijos,
Luanda

Anônimo disse...

Costumo ser pontual. Por necessidade, marco o primeiro horário ou o último, com os profissionais, em 100% eles se atrasam. Não pedem desculpas, com mau humor, atendem apressadinhos. Se eu estiver com muita sorte, mas muita mesmo, eles não incluem outras pessoas na frente, neste caso, a secretária cara de pau, dá um sorriso e diz que é um minutinho de 1 hora no mínimo.
Eles costumam dizer que sou uma cliente responsável, disciplinada, que é bom estar comigo e outras firulas..., imaginem, não acredito no que falam.
Tenho uma amiga que tem PEQUENAS modificações para fazer na casa, mas, não faz, para evitar o povo da reforma seus atrasos, desculpas etc..., sempre estão certos, os estressados, errados, malvados e tudo de ruim são os contratantes, o marido dela não quer nem saber.
Tenho outra que deixou de comparecer aos encontros com o marido, optaram por outros passatempos, ela diz que está cansada de esperar, a escova se revolta, a maquiagem se aborrece, os pés começam a brigar com os sapatos, a roupa rebelde se desalinha, a fome e a sede aumentam, a elegância vai para o brejo. Antes que perdessem a educação, desistiram.
Sentiram que estou revoltada, pois para completar ainda tenho síndica e porcaria (vulgo portaria)abaixo do nível suportável.

Anônimo disse...

Eu sofro pelo motivo contrário, faço terapia cognitivo comportamental com o objetivo de melhorar meu atraso crônico, hábito que tenho desde a infância, juro que os atrasados crônicos não desprezam o tempo alheio, é extremamente difícil controlar o tempo, sou médica e mesmo quando começo pontualmente gasto o tempo sem perceber e termino fora do horário. A minha incompetência nesse campo é impressionante. Além da questão cultural brasileira existe a dificuldade individual e os fatores externo. Então vamos odiar o atraso, lutar contra esse hábito horrível, mas por favor perdoe a pessoa atrasada.

Danielle disse...

haha Luciana, depois de velha eu dei pra ser chata com pontualidade, chego sempre pelo menos 15 minutos antes em tudo!!

Mas tenho uma pergunta a fazer, que acho besta, mas vou fazer do mesmo jeito!! Sou viciada em make e raramente saio de casa sem, e tenho uma consulta com dermato por esses dias e queria saber se devo ir sem maquiagem!!

Beijos

Raquel disse...

Se eu morasse na mesma cidade com você ia marcar uma consulta urgente!! Porque nunca encontrei um médico pontual. O desrespeito com o paciente geralmente é tão grande que eu costumo pensar que falta médico nesse país. Isso porque se houvesse concorrência por pacientes, a gente não ia ter que esperar tanto.

Agora, eu sou diferente de você em um ponto: considero que cola é abominável! Pior até do que atraso! É um desrespeito com os outros que estudaram. E qual é a desculpa para colar? Não estudou o suficiente, não organizou o tempo de estudo.

Gosto muito do blog!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???