sábado, 16 de março de 2013

Oba! Época de preparar a pele para peelings!


Ainda bem que esse verão está chegando ao fim! Detesto verão! A pessoa perde a dignidade quando fica suada. Muitas vezes bronzeia a pele mesmo que se cuide (e da-lhe radicais livres!), e no fim, o resultado é um só, pele mal tratada, sem viço, desidratada, oleosa, tudo de ruim...
Mas já estamos quase no final de março, e esta é aquela época do ano em que eu sempre lembro os leitores  de agendar uma consulta com seus dermatologistas, afim de repararem os danos provocados pelo verão.

Algumas vezes não precisa nem fazer nenhum procedimento. Basta trocar seus ácidos, geralmente no outono e inverno, a pele tolera formulações mais intensas.
Para os que precisam fazer algum tipo de tratamento adicional, preciso dizer que, embora existam lasers maravilhosos, tecnologia de última geração, os peelings continuam desempenhando um papel muito importante na saúde e beleza da nossa pele.

Como vocês sabem, eu atendo pessoas de todos os níveis sociais, pois trabalho em um consultório lindão na zona sul no Rio, e em um hospital popular na zona norte carioca. O pessoal de Ipanema faz peeling sim, mas se tiver um laser maravilhoso, com todas as promessas que essas máquinas carregam, eles preferem o laser.
No hospital, eu acabo fazendo mais peelings (principalmente pelo custo, porque, mesmo num consultório da zona sul, ainda é um dos procedimentos menos caros em dermatologia). Tem dia em que eu faço 20, 30 peelings, e com toda essa experiência, posso afirmar para vocês que a pele das pacientes do hospital não deixam nada a desejar em relação às do consultório que preferem laser. Morro de orgulho delas. E quando mostramos alguns desses casos em congressos, alguns colegas nos abordam após as aulas e perguntam "em off" se realmente consegui aquele resultado só com peeling. 

Portanto, é um procedimento barato, com ótimos resultados, extremamente seguro (estou falando de peelings superficiais seriados), e com pouco sofrimento para o paciente (hoje em dias temos muitos ácidos que não ardem).

Mas para ter um resultado legal é necessário fazer um preparo da pele. Marque uma consulta com o seu médico para ele prescrever os produtos ideais para você. Esse preparo pode levar de 15 dias a dois meses, dependendo da profundidade do peeling, do fototipo do paciente e dos produtos que ele já vem usando em casa.
Tenha em mente que:

1) Se você tem MELASMA, o peeling não é garantia de que todas as suas manchas irão sumir. Isso vai depender da profundidade delas. Mas a pele melhora como um todo, então, mesmo que suas manchas clareiem, mas não sumam, lembre-se que seu colágeno foi estimulado, a oleosidade estará sendo controlada, o viço aparece, etc, etc, etc.
Se você tem melasma, é preferível fazer peelings suaves, para a sua condição não piorar (sim, isso pode acontecer com qualquer tipo de peeling).

2) Embora os resultados apareçam logo na primeira sessão de peeling, se você fizer peelings seriados, vai ter um resultado final muito melhor do que as pessoas que fizeram somente um. Já foi provado que peelings seriados superficiais, além de serem mais seguros, se feitos a longo prazo, correspondem aos resultados de peelings mais profundos, sem os riscos envolvidos nestes casos. Eu costumo propor entre 3 e 6 sessões mensais de peelings. Algumas vezes a pessoa precisa até de mais.

3) Todo peeling tem os seus riscos, seja ele superficial, médio ou profundo. Um dos mais comuns é a alergia. Outros envolvem cicatrizes, eritema persistente, reativação de herpes, piora das manchas, hipercromia.

4) Os cuidados pós-peeling precisam ser rigorosamente observados.

5) Se você não quer aparecer descamando no seu local de trabalho, recomendo que faça seu peeling numa quarta-feira. Eu explico o porquê. Geralmente a pele começa a descamar dois dias após o peeling, portanto, na sexta-feira. Sábado e domingo serão os dias com maior saída de pelezinhas (não arranque as benditas, peloamordedeus!).
E na segunda, mesmo que ainda esteja vermelha e com pele saindo, com certeza o pior já vai ter passado. a dupla hidratante + maquiagem vai ser suficiente para disfarçar a sua condição.

6) Se tiver uma festa ou viagem em que deseje estar maravilhosa , é bom agendar o peeling quinze dias antes do evento (isso se você fizer somente um peeling).

16 comentários:

disse...

Gostei! Pena que só atende no Rio...

Anônimo disse...

vc poderia me dar uma ideia do custo de cada sessao para o paciente? Ou vc faz um "pacote"?

anne makeup disse...

preciso marcar minha consulta e encarar o peeling de novo. tá na hora! :P
beijos

Renata disse...

Vou salvar o post para reler perto do mês junho (1 mês depois do fim do meu tratamento com o roacutan), quando vou começar meu tratamento para acabar com as manchas de acne.
Ainda não conversei com a minha dermatologista sobre qual procedimento vamos adotar (ela quer esperar o fim do tratamento com roacutan para decidirmos), mas sempre pensei que com o laser os resultados seriam mais rápidos. Foi bom ler aqui que posso ter bons resultados com o peeling (meu bolso agradece).

Anônimo disse...

Olá Dra.,
poderia me passar o contato do consultório.
Obrigada,
Juliana.

Marília disse...

Doutora, adoro seu blog! Parabéns pelo trabalho!
Gostaria de saber se o peeling resolve o problema de joelhos encardidos. Eu sou bem branquinha, mas o joelho é escuro!!! Até fazer algum tratamento sério, há algum produtinho para ir clareando essa região, tipo la roche ou vichy?
Obrigada!!!

Luciana Leal disse...

Olá, meninas!
vem pro Rio, Marcella!
Anonimo, o preço é algo que varia muito de bairro pra bairro, mesmo em consultórios particulares.
anne, minha amiga, sua pele é linda! Não deixe de cuidar da pele!
Renata, você e sua médica estão fazendo certinho!
Juliana, o site do consultorio é wwww.lintervento.com.br
Marilia, o peeling não resolve o problema do seu joelho, que pena!
Beijoas a todas!

Anônimo disse...

Dra. Luciana,
Qual o hospital que você trabalha!!!
Adoro o blog... bjos

Marília disse...

Doutora princesa, obrigada!
O peeling não funciona para o joelho encardido, mas há algum tratamento que resolva?
Abraços!

Anônimo disse...

Lu,

agendei um pelling dia 10 de abril e vou para cancun dia 02 de maio... tem algum problema? Dá tempo da minha pele ficar boa?

Abs

Rebeca disse...

Olá, Doutora!
Gostaria de saber se que esta amamentando pode fazer peeling.
Bjo, Rebeca

Sílvia disse...

Dra,
Tenho lupus eritematoso sistêmico ( controlado), posso fazer peeling ?

Obrigada,

Sílvia.

Letícia disse...

oi, Doutora Lu! :)

fiz 2 sessões de laser caríssimas pra clarear as manchas da pele! ficou ótimo... clareou bastante! aí chegou o verão, fui pra caldas novas, peguei um sol (odeio) e agora to cheia de pintinha de novo!!!!! :( estou arrasada! será que vale a pena fazer outro laser ou é melhor fazer as sessões de peelings? os resultados são os mesmos ao final?

Maikelli disse...

Ai Drª... eu pre-ci-so ser atendida por vc... urgentemente!rs
Mas vamos combinar que pra alguém que está aqui no MT fica meio fora de mão! :(
lidou com problemas de acne desde os 12 anos... agora com 26 (e 3 vezes tratamento com roacutan) restaram somente as cicatrizes - digam-se profundas de passagem!
Já fiz "n" pellings... os mais intensos possíveis... parti pro laser de CO2 fraccionado... o qual me deixa de-for-mada por pelo menos 4 - 5 dias.
Enfim, ainda sinto que estou longe do meu 'feliz com meu rosto'!
mas a luta continua... amei seu blog! serei assidua na leitura! pode te mandar fotos do meu rosto? gostaria tanto de uma opinião!

Anônimo disse...

Olá Dra Luciana!! Fiz um peeling químico na "Clinica de Pele" e não gostei e por isso não recomendo.Há um tempo atrás eu tinha feito mas com a minha médica, sei que na época ficou vermelho e eu estava doida para tirar aquilo do rosto. dessa vez e Dra. passou e eu achei super fraco. Tão fraco que dormi com ele. Acordei , lavei o rosto e vi que gastei dinheiro a toa. Paguei R$ 142,00. Ou seja joguei meu dinheiro fora.O barato saiu caro porque vou ter que fazer outro em outro lugar já que minha médica esta viajando.Não posso esperar.rsrsrs

Anônimo disse...

Olá Dra Luciana!! Fiz um peeling químico na "Clinica de Pele" e não gostei e por isso não recomendo.Há um tempo atrás eu tinha feito mas com a minha médica, sei que na época ficou vermelho e eu estava doida para tirar aquilo do rosto. dessa vez e Dra. passou e eu achei super fraco. Tão fraco que dormi com ele. Acordei , lavei o rosto e vi que gastei dinheiro a toa. Paguei R$ 142,00. Ou seja joguei meu dinheiro fora.O barato saiu caro porque vou ter que fazer outro em outro lugar já que minha médica esta viajando.Não posso esperar.rsrsrs

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???