terça-feira, 15 de abril de 2014

Cancun Com Crianças: Tulum

Desde que os leitores descobriram que levei o Gabriel para Cancun, tem chovido um monte de perguntas pedindo dicas. E eu, que não me canso de falar sobre essa viagem, não me importo nem um pouco de contar aqui.

Esse é um ótimo passeio de um dia.
Se estiver hospedado em Cancun, acorde bem cedo e tome um café da manhã reforçado. Se estiver em Playa Del Carmen, pode dormir mais uns minutinhos.

Vamos começar o passeio por Tulum.

Nós alugamos carro em Cancun (recomendo com força!) e levamos mais ou menos 90 minutos para chegar em Tulum.
Tulum ("barreira" ou "parede") é um sítio arqueológico correspondente a uma antiga cidade muralhada maia. Fica situada em frente a um mar lindo, fenomenal, e é um passeio interessante para fazer com crianças, desde que você siga algumas dicas que vou te dar.



Como você pode ver pelas fotos, Tulum é um sítio arqueológico. É um ótimo lugar para as crianças correrem, pois situa-se em um lugar amplo, gramado, com muitas coisas que chamam a atenção. Eles também gostam de observar as tarântulas (sim, lá tem muitas!), os pássaros típicos(quiscal mexicano)e as inúmeras iguanas (que ele chamou de jacaré até o fim da viagem).



O passeio começa animado, pegando um trenzinho que vai te levar para o local onde se compram as entradas. Gabriel adorou esse trem, se é que podemos chama-lo disso (é um trem bem tosco, na verdade). Mas serviu para diverti-lo.

Agora, uma dica importante. Não deixe de levar pesos mexicanos para comprar a entrada. Eles não aceitam dólares lá. Nós tivemos que encontrar uma boa alma para trocar o nosso dinheiro, senão teríamos que pegar novamente o trem, voltar para a região onde deixamos o carro, e tentar trocar o dinheiro lá.

A próposito: se não tiver trazido do hotel o seu lanche (principalmente líquidos), não deixe de comprar antes de entrar no trem. Por ser uma área de preservação, nada é vendido lá dentro. E o lugar é quente!!!

Outra dica: coloque chapéu em você e no seu filho. Lá, o sol reflete nas pedras e te frita inteiro. Se possível, leve óculos escuros também. Use sapatos confortáveis, você vai andar muito.



É muito fácil perder o seu filho lá dentro. Ele conseguiu escapolir duas vezes para entrar dentro das ruínas, enquanto tirávamos fotos nossas. O cara-de-pau passava por debaixo das cordas de isolamento e ia se esconder lá dentro. Consegui até flagrar um desses momentos. Hoje eu rio disso, mas fico imaginando o desespero de ver o seu filho sumir dentro de um lugar tão cheio e grande.

Geralmente eu identifico o braço dele (depois tem post disso) ou então uso coleiras de criança. Mas como eu não tinha noção de como era o lugar, não levei. Reparem nessa foto:


Onde está o Gabriel?
Perceberam como é fácil perder uma criança aí dentro?
E o lugar enche lá pelas 11 horas da manhã. Por isso é bom chegar logo na abertura do parque.
Depois de andar feito um camelo no deserto, chega a recompensa! As ruínas terminam bem em frente a um mar espetácular. É possível tomar banho nele (leve roupas de banho, se for seu interesse). Mas a água nesse local é um pouco agitada, então preferimos nos guardar para...

AKUMAL !!!!!
Tema do nosso próximo post!

21 comentários:

Anônimo disse...

Lu,
Que lindo passeio.
Ótima dica.
Um abração para vocês.

Anônimo disse...

Parabéns pela linda família Dra. Deus abençoe vocês sempre.

Anônimo disse...

Ótimas dicas.
Despertou minha curiosidade.
Pretendo conhecer Tulum. Com certeza chegaremos cedo.
Beijos.

Anônimo disse...

Luciana

Desejo um feliz dias das Mães, também, para a tua mamãe e todas as mamães.
Beijos.

MARCIA disse...

OI LUCIANA

PARABENS PELO BLOG E PELA SUA POSTURA EM RELACAO AO DIAGNOSTICO DO SEU FILHO.
A FILHINHA DE MEU AMIGO TAMBEM E AUTISTA,E AGORA DEPOIS QUE ELE CONSEGUIU ACEITAR O DIAGNOSTICO E CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO,COMENTEI SOBRE SEU BLOG.ELE JA LEU E DISSE QUE NAO SABE BEM O PORQUE,MAS SE SENTIU MAIS LEVE...
ACHO QUE VC JA DEVE TER OUVIDO FALAR SOBRE UM TRATAMENTO COM UMA MEDICACAO A BASE DA VITAMINA B6, QUE ALGUMAS TEM FEITO NOS EUA.
VI ESSA MATERIA EM UM BLOG HA 2 ANOS ATRAS, QUANDO PESQUISAVA UM TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA O MEU PAI,POR ISSO NAO LEMBRO A FONTE NEM DETALHES.
ESPERO QUE VCS TENHAM MUITOS,NUITOS MOMENTOS FELIZES COMO ESSE,POIS ISSO E FELICIDADE,NOSSOS MOMENTOS DE ALEGRIA,E A VIDA E A SOMA DESSES MOMENTOS FELIZES COM ALGUNS 'CHATINHOS'. COM CARINHO MARCIA

Juliana Oliveira disse...

Oi Luciana, quanto tempo. Estamos com saudades!!!

Juliana Oliveira disse...

Oi Luciana, quanto tempo. Estamos com saudades!!!

Juliana Oliveira disse...

Oi Luciana, quanto tempo. Estamos com saudades!!!

Blog Dona Ingrid disse...

Que lugar mais lindo!
Estou adorando a sua viagem!


donaingrid.blogspot.com.br

Ana disse...

Oi Lu, tudo bem com vc e sua família? Estou estranhando sua ausência e fiquei preocupada. Beijos, Ana

Ana disse...

Oi Lu, tudo bem com vc e sua família? Estou estranhando sua ausência e fiquei preocupada. Beijos, Ana

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angelorum disse...

Paz & Bem Luciana!
Faz tempo que passo por aqui...mas nas minhas pesquisas sobre nutrição sempre que descubro algo sobre autismo lembro de vc princesa. Minha dica é a GAPS DIET Talvez vc já conheça mas fica a dica:
Dr Natasha Campbell-McBride is a medical doctor with two postgraduate degrees: Master of Medical Sciences in Neurology and Master of Medical Sciences in Human Nutrition.
She graduated as a medical doctor in Russia. After practising for five years as a Neurologist and three years as a Neurosurgeon she started a family and moved to the UK, where she got her second postgraduate degree in Human Nutrition.
Having treated her son off the autistic spectrum, Dr. Campbell-McBride has returned to practice in 2000 and runs the Cambridge Nutrition Clinic. She has specialised in using nutritional approach as a treatment, and has become recognised as one of the world’s leading experts in treating children and adults with learning disabilities and other mental disorders, as well as children and adults with digestive and immune disorders. She is well known for developing a concept of GAPS (Gut And Psychology Syndrome), which she described in her book Gut And Psychology Syndrome - Natural Treatment for Autism, ADHD, Dyslexia, Dyspraxia, Depression and Schizophrenia, now in its second edition. Thousands of people around the world follow the highly successful GAPS Nutritional Protocol to help themselves and their families. You can learn about GAPS on
http://www.gaps.me
http://www.doctor-natasha.com
http://www.gapsdiet.com
http://www.gaps.me
Beijo,Monica

Anônimo disse...

ta tudo bem com voces?
esqueceram da gente....
espero que tudo esteja bem...
beijos Marcia de SP

Anônimo disse...

Dra , acha um tempinho para escrever para nos, sei que a vida e uma loucura . Saudades de seus textos.

Anônimo disse...

Saudades, saudades saudades...

Anônimo disse...

Oi Luciana, tudo bem com vc e o Gabriel? Vc está tão sumida... Beijo, Ana

Muna disse...

Lu, não suma, porfa!!!

Anônimo disse...

Nossa é uma pena o blog não ter mais atualização. Leio este blog desde o início apesar de nunca comentar. Lu, não abandona suas leitoras. Bjs

Anônimo disse...

Luciana,
Abraços pelo aniversário do Gabriel.

Anônimo disse...

Luciana,
Abraços pelo aniversário do Gabriel.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???