



Conforme vamos envelhecendo, a pele passa por muitas mudanças. As células se dividem mais lentamente. A derme ou a camada mais profunda da pele, fica mais fina. É composta de vários tipos diferentes de tecidos, incluindo elastina e colágeno. A elastina dá elasticidade à pele e o colágeno a mantém firme. Com o tempo, ambas as proteínas começam a diminuir, fazendo que a pele fique flácida. A perda de elasticidade faz que a pele e o tecido subjacente fiquem mais suscetíveis aos efeitos da gravidade. Em vez de voltar para o lugar quando é esticada, a pele cai. Além disso, a composição do músculo e tecido abaixo da pele é modificada, formando rugas.
Na próxima seção, vamos aprender exatamente o que ocorre durante uma plástica facial.
Quem são os melhores candidatos a plásticas faciais?
São recomendadas apenas para pessoas com peso normal e com boa saúde. Pessoas com outros problemas, como problemas de coagulação sangüínea, pressão arterial alta e descontrolada e com tendência a formar grandes cicatrizes, devem consultar seus médicos antes de decidir fazer uma cirurgia.
A maioria dos pacientes recebe anestesia local combinada com um sedativo, para que fiquem acordados mas incapazes de sentir o que está acontecendo. Alguns médicos usam anestesia geral, o que faz o paciente dormir.
A cirurgia pode levar de duas a quatro horas, dependendo da quantidade de tecido e músculo e de procedimentos a serem executados.
A seguir, vamos aprender diferentes técnicas de plástica facial.
A minicirurgia plástica facial é uma expressão usada para descrever procedimentos menos invasivos, que usam uma incisão menor e trabalham em uma área menor do rosto do que uma cirurgia tradicional. Um tipo de minicirurgia plástica facial chamada de "plástica facial de fim de semana" leva esse nome porque muitos pacientes fazem a cirurgia na sexta-feira e já retornam ao trabalho na segunda. Ela melhora a aparência do queixo duplo e da pele flácida no pescoço, mas com resultados menos dramáticos do que uma cirurgia normal. Primeiro, o médico anestesia a parte inferior do rosto do paciente. Em seguida, durante uma ou duas horas, ele faz uma incisão em formato de S partindo da costeleta do paciente, passando ao redor da orelha e indo em direção à parte inferior da linha do cabelo. Ele estica a membrana conjuntiva que fica embaixo da pele, remove o excesso de pele e fecha a incisão com pequenas suturas.
A cirurgia plástica facial com cola para tecidos não é um tipo diferente de plástica facial, mas usa uma técnica diferente para fechar a incisão. Em vez de suturas e pontos, o médico pode aplicar uma cola cirúrgica (normalmente cola de fibrina) por toda linha da incisão. A cola funciona como um vasoconstritor, fechando os vasos sangüíneos para parar o sangramento e fechar o ferimento. De acordo com relatos, essa técnica reduz o tempo de recuperação e os ferimentos. Com o tempo, o corpo se livra da cola.
Existem também técnicas de plástica facial empregadas em áreas específicas do rosto. Uma plástica nos olhos remove o excesso de gordura e de pele flácida para reduzir pálpebras caídas, ao passo que uma plástica nas sobrancelhas remove os músculos e solta os tecidos na testa para levantar as sobrancelhas e reduzir as linhas de expressão."