
Ah, que viagem maravilhosa! E pensar que no início eu não estava muito empolgada para ir... Achei que seriam muitas viagens com um intervalo de tempo curtinho entre uma e outra, e que isso iria me estressar um pouco. Doce ilusão, a viagem a Campos de Jordão me deu uma relaxada como nunca sonhei ser possível.
Eu conto o porquê...
A verdade, amigos e amigas, é que acertei em cheio na escolha da Pousada Ponto de Equilíbrio. Aliás, quem encontrou a pousada foi o meu digníssimo marido.
Quando eu contei da pousada aqui, lembram que eu falei sobre qual era a proposta da pousada?
Pois então: a proposta é essa mesma, até o último fio de cabelo do cliente.
A começar, que você não se sente numa pousada, e sim na casa de um amigo querido. Tanto a Márcia (dona do lugar), quanto a Fran (que trabalha lá recepcionando, arrumando os quartos e fazendo bolos incríveis) te tratam como um velho conhecido desde a hora em que você pisa lá pela primeira vez.
Os quartos: não possuem a ostentação de alguns hotéis em Campos de Jordão, mas são extremamente agradáveis e confortáveis. E lá tem uma paz difícil de ser explicada aqui no blog. Você sente uma vontade de não sair mais de lá... Se estiver procurando um lugar para relaxar e se reenergizar, já encontrou...
A cama é macia, os lençóis são uma delícia...e o que mais gostamos foi do tal do lençol elétrico! Você deixa o trem ligado e vai tomar banho, digamos assim. Quando acaba o banho e se enfia debaixo das cobertas, você encontra um ninho quentinho esperando por você.
No quarto tinha lareira também, mas o lençol elétrico é muito melhor. Lareira pode ser romântica, mas dá trabalho, faz fumaça, suja tudo, apaga no meio da noite e você acorda morrendo de frio...
Sugestões para o quarto: senti falta de um frigobar (eu gosto de beber água gelada, mesmo no invernão) e de um espelho de corpo inteiro (só tem o espelho do banheiro). Tirando esses dois ítens, tudo no quarto estava perfeito. E o mais lindo de tudo: um monte (tipo uns 30) de papagaios voando soltos nas árvores do lado de fora (meu marido chamava os bichos de maritacas...maritaca é a mesma coisa que papagaio? Não entendo muito de aves).
As terapias: gente, eu não sabia do quanto estava precisando daquilo! Juro, a pessoa acha que pode só trabalhar sem se equilibrar física, energética e espiritualmente, mas isso é um erro dos grandes.
Comecei com a massagem ayurvédica. Você passa por uma anamnese para descobrir qual era o meu dosha: se era vata, pitta ou kapha. Boiou nessa frase? Então aprenda:
"O ayurveda promove a saúde em seu sentido mais completo por meio do retorno à unidade como a Natureza. O termo significa duas palavras sânscritas (Ayur = vida; e Veda = conhecimento). O ayurveda, ou medicina védica, integra os Vedas — a doutrina sagrada da Índia antiga, o mais antigo registro conhecido da experiência humana. Para compreender essa abordagem da medicina, é necessário antes conhecer o sistema ayurvédico, que inclui aspectos físicos, psicológicos e espirituais da vida.
Também de origem sânscrita, a palavra dosha pode ser traduzida de modo aproximado como "marca", "tipo". Considera-se que, no âmago do ayurveda, está o conceito dos três doshas — Vata, Pitta e Kapha — os três princípios básicos metabólicos que ligam a mente e o corpo. Eles têm origem na diferente mistura de pares dos cinco elementos: do éter e do elemento ar surge Vata; do fogo e de um pouco de água vem Pitta; e da água e da terra surge Kapha.
Através dos elementos e dos doshas, o Ayurveda determina a natureza básica do indivíduo e estabelece uma linha de tratamento adequada e suas necessidades reais.
Em seu estado natural, ou seja, em equilíbrio, Vata mantém a energia da vontade, governa a inspiração do ar atmosférico, a exalação, o movimento, as descargas dos impulsos, o equilíbrio dos tecidos e a acuidade dos sentidos.
Quando exacerbado, Vata causa secura, desidratação, escurecimento, descoloração, tremores, distensão abdominal, prisão de ventre, enfraquecimento, insônia, redução da acuidade sensorial (visão, audição, tato, paladar e olfato), incoerência ao se expressar e fadiga. Vata localiza-se no cólon (que é a sua sede) e onde ele tende a se acumular quando em desequilíbrio, nos quadris, coxas, ouvidos, ossos e no sentido tato.
Pitta, em condições normais, é responsável pela digestão, pelo calor, pela percepção visual, pela fome, sede, pelas condições da pele, pela suavidade externa do corpo, pela inteligência, determinação e coragem.
Quando exacerbado, causa coloração amarelada da urina, das fezes, dos olhos e da pele; pode também provocar fome e sede excessivas, sensação de queimação em qualquer parte do corpo e dificuldade para dormir. Pitta situa-se no intestino delgado (sua sede), no estômago, no suor, no tecido gorduroso, sangue, plasma, linfa e no sentido da visão.
Kapha, por sua vez, é responsável pela firmeza e pela estabilidade, pela manutenção dos fluídos corporais, pela lubrificação das articulações em geral, pelas emoções positivas como paz, amor e compaixão.
Quando exacerbado, reduz a capacidade digestiva e provoca a acumulação do muco, sensação de cansaço, de frio, de peso, palidez, dificuldade de respirar, tosse e um desejo excessivo de dormir. Kapha localiza-se no peito (sua sede), na garganta, cabeça, pâncreas, costelas, estômago, nariz e língua."
Continuando: Após a anamnese, deu-se o início da massagem a quatro mãos, que levou duas horas e custou R$90,00. Este foi o investimento mais inteligente que já fiz na vida. Durante a massagem, ela passa um pêndulo sobre nossos chakras (que se pronunciam "Tchakra" e não "Xákra") e de acordo com o que o pêndulo mostra, ela sabe onde deve melhorar a sua energia. O ideal é o pêndulo girar no sentido horário. Se girar no anti-horário, a coisa não está legal, e se ficar no vai-e-vem, meu amigo, sua energia está completamente bloqueada.
O pêndulo em mim só deu sinais de alerta no chakra da matéria (= preocupação com dinheiro), mas graças a deus, ao fim da massagem ele estava novinho em folha.
No dia seguinte eu fiz a pinda-sweda, uma massagem que usa umas trouchinhas de arroz cozido, embebido em leite e ervas aromáticas, que são escolhidas de acordo com o seu dosha. Essa massagem levou -pasmem!!!- três horas, e me custou R$70,00. No final, eu estava tão leve, que quase subi para o quarto levitando.
Poderia ter sido feita a quatro mãos também, mas a Vânia, dona das outras duas mãos, estava com dor-de-cabeça e teve que repousar um pouco nesse dia.
Nesse dia, eu fiz alguns relaxamentos junto com a massagem, chorei que me acabei (esse negócio de desbloquear chakras deixam a gente muito sensível) e fiquei até meio grogue no final de tudo isso. A pessoa só percebe o quanto precisa disso depois de começar a fazer as terapias.
Enfim, eu super recomendo a Pousada Ponto de Equilibrio!!!
Durante essa semana, vou liberar outros Fatos & Fotos sobre Campos de Jordão.
obs...ESQUECI de falar sobre o café da manhã....tudo feito "em casa" pelas mãos habilidosas da Fran...Uma delícia!!!