Tudo bem, hoje é domingo e esse papo é pesado. Mas se você tem ou teve algum parente acamado, independente do motivo, sabe que o cuidado com essas pessoas deve ser diário, 24Hs por dia, domingo inclusive.Estou com uma paciente muito querida internada em casa, com Home Care e tudo. Ela fez uma úlcera de pressão (o peso do corpo "corta" a circulação e a pele morre) e estou fazendo sessões de carboxiterapia no local para ajudar com a oxigenação, e consequentemente tentar fechar a ferida. E está dando super certo, graças a Deus. Pensando nela, resolvi fazer esse post.
Porque nunca sabemos quando nós ou algum parente querido poderá precisar desse tipo de cuidados.
# Faça a pessoa acamada mudar de posição na cama a cada duas horas. Dessa forma, você dá um tempinho para cada área de pele receber um pouco de sangue. Isso evita a formação de escaras.
# Procure manter a pele do doente super-ultra-mega-hiper-hidratada. O que você vai usar para conseguir a proeza, seu médico é quem vai dizer, dependendo do caso. Tem vezes em que usamos óleos, loções, cremes... e cada caso é um caso. Seu médico também vai lhe orientar a respeito do uso de sabões durante o banho. Se podem ser usados ou não e quais vocês devem preferir.
# Massagear a pele da pessoa é muito importante, para estimular a circulação e também relaxar a musculatura. Ficar na cama dói.
# Se a escara já se instalou, pergunte a seu médico a respeito do uso de colchões especiais, como o casca de ovo, ou colchões de ar ou água. Novamente, para cada caso existe um colchão específico.
# Na medida do possível, deixe que o paciente escolha a melhor hora para tomar o seu banho. Na posição em que se encontra (de doente) ele terá tão poucas chances de decidir qualquer coisa, que é preciso valorizar esses pequenos espaços de independência. A pessoa precisa sentir que ainda é dona da sua vida.
# Se ele puder tomar banho sozinho, organize todo o material e deixe à mão, próximo de seus braços. Dê privacidade para ele, mas esteja sempre alerta e por perto, caso a pessoa precise de você.
# Não se esqueça de oferecer líquidos, mesmo queo paciente não os solicite. Você não vai conseguir manter a pele dele hidratada, se não houver água dentro do corpo. Porém, dependendo do caso, como por exemplo numa insufiência renal, a pessoa não pode beber água. Nesse caso, você pode oferecer uma gaze úmida para molhar os lábios de seu ente querido. Fique atento para não deixa-lo beber a água do banho. Tenho uma avó que faleceu de insufiência renal e ela tentava beber a água do banho, já que ela não podia beber água. Criativa ela, não??? Mas pode colocar todo o trabalho a perder.
# Organização dos remédios: faça uma planilha com todas as doses e horários explicadinhos, e arrume um lugar especial para deixar tanto a planilha quanto os remédios em si. Pode até plastificar a planilha, para ela durar mais tempo. Faça também uma planilha com a época em que devem ser trocadas sondas vesicais, catéteres, curativos, etc... Não se esqueça de checar a data de validade dos medicamentos.
# Desnecessário dizer: todas as pessoas que vão tocar no paciente ou nos pertences do pacientes devem lavar bem as mãos antes de toca-los. Disponibilize toalhas de papel para a secagem de mãos. Se todos secarem as mãos na mesma toalha, o trabalho está perdido.
# Coloque a cama do paciente junto de alguma janela para que ele possa pegar um solzinho diariamente. E olhar a paisagem, os passarinhos, os vizinhos... isso distrai. Eu compraria até um binóculo para o paciente poder ver "as coisas" com mais detalhes...
# Por falar em distrair, não se esqueça de entreter a pessoa. Deixe à mão CDs, livros, palavras-cruzadas, televisão...Peça para seus filhos organizarem uma peça de teatro e façam uma apresentação para o paciente. Ou faça uma serenata, contrate uns palhaços, use a imaginação. E não fique ofendido se o doente não estiver com espírito para essas coisas. Saiba respeitar o tempo dele. Você também ficaria revoltado se estivesse preso a uma cama.
# Ainda no tema "distrações", uma boa idéia se a doença permitir, é buscar aulas particulares para o doente. Aula de canto, de francês, de gaita, de história da arte... coisas que ele pode fazer deitado. E caso ele se interesse, é claro. Pergunte antes para o médico, a fono e os fisioterapeutas se essa é uma boa idéia. Afinal, a aula de canto ou gaita pode auxiliar até no trabalho da fono, já que a pessoa trabalha com a respiração, as cordas vocais...
# Horários: faça também uma planilha organizando as atividades do dia. Uma vez eu fui fazer a carboxi da paciente e tive que entrar numa fila para fazer o meu trabalho... Precisei esperar a fono e o enfermeiro da diálise, que chegaram antes de mim. A paciente, coitada, ficou perdida no meio de tantas agulhas e ordens que recebeu naquele dia. Isso serve para as visitas também. E lembre-se, a pessoa pode ter vontade de ficar um tempinho sozinha.
# Aproveite a hora do banho ou de algum passeio ao sol para dar AQUELA geral no quarto do paciente. É tão bom estar de volta a um quarto cheirosinho e com a cama meticulosamente arrumada, lençóis limpos...
# Não se esqueça de cuidar da aparência da criatura. Arrume alguem pra fazer as unhas, pintar as raízes do cabelo, fazer uma maquiagem em dias de visita, fazer a barba... Se a família se esquece desses detalhes, o paciente entra até em depressão ao se olhar no espelho.
# Mantenha telefones de emergência à mão. Isso inclui os telefones de todos os médicos, hospitais, ambulâncias e os parentes mais próximos. Aliás, você pode xerocar esses números e deixa-los ao lado de cada telefone da casa. Na hora do susto você não vai querer parar pra se lembrar onde estão os benditos telefones.
# Combine com a sua família para fazerem uma pirâmide de emergência. O que é isso? No caso de uma emergência, ao invés de um cristão ter que avisar à família toda, cada um fica responsável por passar a mensagem adiante para um membro da família. Dessa forma, se hipotéticamente meu avô tiver um piripaque (isola!), eu aviso ao meu irmão, meu irmão avisa a meu tio, meu tio avisa a minha prima, tudo previamente combinado. Em 15 minutos, a família toda está sabendo e você não perde tempo.
# Tente aprender como a equipe de saúde faz os curativos, mobiliza o paciente, porque nunca se sabe se um dia você vai precisar realizar essas tarefas sozinho. Vai que a enfermeira falta? Que o médico tem uma emergência e não pode comparecer? Não fique refém da ignorância...
# Fique atento: se a pessoa não está se alimentando bem, se parou de urinar ou evacuar, se anda sonolenta ou confusa...avise ao médico se alguma dessas coisas acontecer...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Amanhã eu respondo aos comentários, ok????
Desde sexta que ainda não consegui fazer isso!!!!
Sorry!!!!