A seguir, a segunda parte das particularidades do meu casamento, a pedido das leitoras-noivas de 2011!
Não sei porque, mas essa primeira foto só está saindo assim, toda torta. Engraçado que, no meu computador, ela está na horizontal. Enfim...

1) DAMAS: Eu tive 10, com idades que variavam entre 2 e 11 anos. Somente uma amarelou na hora H e não entrou. Eu fiz muita questão de ter muitas crianças no altar, porque acho que elas dão muita vida ao casamento. Foi muito difícil encontrar um vestido que caísse bem em meninas com idades tão discrepantes. As lojas que alugam vestidos não costumam ter 10 modelos iguais disponíveis, então precisamos mandar fazer.
Quando os vestidos ficaram prontos e chegaram na casa da minha mãe, o local ficou parecendo um barracão de escola de samba.
Eu só recomendo que você tenha tantas damas, se encontrar uma costureira de confiança. E prepare-se para ficar dando mil telefonemas marcando provas de roupas e coisas do gênero.
No final dá tudo certo, mas é preciso ter paciência.
O fato é que comprei minha grinalda pela Internet, de um site gringo ( http://www.everafterbridalboutique.net, o mesmo em que comprei meu vestido), e quando a grinalda chegou, achei-a meio apagadinha, meio pequena, quase sumia na minha cabeça. Esse tipo de coisa precisa ser experimentada antes, para evitar decepções.
Bom, a grinalda chegou, eu estava insatisfeita, daí resolvi comprar outra, em uma feira de noivas. Mas não consegui achar nada com pérolas, como a grinalda da Internet.
Daí minha mãe, segurando cada uma em uma mão... JUNTOU AS DUAS! Elas se encaixavam perfeitamente, como num quebra-cabeça! Para que não saíssem do lugar, ela costurou as duas com um fio de nailon e prontinho! Consegui minha grinalda brilhosa e com pérolas!

3) FLORES E SAÍDA DA IGREJA: A igreja em que me casei era toda branca, então resolvi enfeitar tudo com flores multi-coloridas, de vários tipos diferentes. Nada tenho contra rosas, mas acho que elas transmitem muita formalidade ao casamento.
Pena que vocês não estavam lá pra ver (se eu tivesse blog na época, juro que convidaria todos os leitores pelo menos para comparecer à igreja), mas o ambiente ficou lindo e super alegre.
Na saída dos noivos, fomos vetados de fazer a tal da chuva de arroz (e sinceramente, deve cair arroz nos lugares mais inusitados do nosso corpo), então optei por comprar bolinhas de sabão, cujo recipiente era um bolinho de noiva. Ficou uma graça! Quando os convidados entravam, recebiam o embrulhinho da cerimonialista.
As madrinhas receberam um lenço envolvido dentro de um cartão, que simulava um vestido de noiva. Dentro do cartão estava escrito: " Este lenço é para você secar as suas lágrimas de alegria, quando me vir entrar na igreja vestida de noiva".
Isso tudo eu comprei neste site: http://www.myweddingfavors.com

4) MESA DE CAFÉ, CHÁ E CHOCOLATE: mandei personalizar esses saquinhos de chá. O laço dourado foi idéia da minha mãe. Pena que, quem não bebe chá, nem deve ter reparado neste detalhe.
O site onde eu encomendei foi o mesmo dos lenços e da bolha de sabão. Mas como eu casei em 2006, é possível que vocês encontrem coisas diferentes.

5) VÉU E VESTIDO: Eu acho que o véu faz a noiva. Véu tem um mistério, sem contar que dá uma iluminada em qualquer visual. Eu acho que toda noiva deveria considerar usar véu em seu casamento, mesmo os mais informais. Hoje em dia, existem véus de diferentes tamanhos. Eles podem chegar até os ombros, cotovelos, dedos das mãos, quadris, pés ou arrastar um pouco no chão (catedral).
Na dúvida, eu optei por usar dois comprimentos. Um beeeeem longo na igreja, e outro curtinho na festa. Eu acho que nem se deve usar véu dentro da festa, mas sinceramente? Esperei 27 anos por esse dia. Usei o dito cujo do véu durante todos os segundos possíveis. Os véus foram comprados no site: http://www.weddingveil.com
O vestido era da marca Saint Patrick, chama-se Damero e eu consegui experimenta-lo no Brasil através do Pronovias. Porém, consultando a Internet, descobri que comprar o mesmo vestido no exterior, sairia a metade do preço de aluga-lo no Brasil.
(nem sei se ainda existe Pronovias no Brasil, mas existia na minha época)
Comprei o vestido no mesmo site da grinalda.
