

Outro dia, abri minha gaveta e fiquei chocada com minha capacidade de acumular bases. Acho que essa compulsão tem várias explicações: encontrar a base perfeita, vontade de conhecer diferentes texturas, seguir modismos (que vergonha!), presentes que eu ganho, resenhas que eu leio na internet... e no final, acabamos usando na maioria das vezes uma ou duas marcas...
Resolvi falar um pouquinho sobre cada uma delas porque acredito que isso pode ajudar a vocês na hora das compras.
1) A "Número 1" (Normateint Vichy)
Atualmente é a minha preferida. É como eu digo, me sinto dependente química dessa base. Eu gosto de tudo nela, do frasco à cobertura sobre a minha pele, das vantagens (ter FPS 20, ajudar a controlar a oleosidade...) até -acreditem!- o preço praticado no Brasil (aqui entre nós, poderia ser pior).
2) A "Suave" (Toleriane Base La Roche Posay)
Era a minha número 1 antes da Normateint chegar ao mercado. As duas são muito parecidas, inclusive no frasco, mas a Toleriane é um tiquinho mais concentrada, o que pode ser uma vantagem se você precisa de um poder de cobertura maior. Como foi formulada para peles que se irritam com facilidade, é a base que eu costumo indicar quando o paciente fez algum procedimento recentemente, ou se possuir alguma alergia.
3) A "Versátil" (Custom Creations Revlon)
Essa é a minha opção para quando estou querendo ressaltar ou esconder algum defeitinho no meu rosto, pois ela é muito versátil. Girando o botãozinho para a direita ou esquerda, você consegue modificar a cor da base. Dessa forma, você acaba tendo muitas bases em uma só. Se quiser sair por aí exibindo uma cor de bronze, basta escolher o tom. Se quiser dar uma iluminada nas maçãs do rosto, escolha uma cor mais clara.
Dá pra brincar muito com ela. A textura é ótima e tem FPS 15.
4) A "Aveludada" (Mat Cashmere Loreal)
A textura dessa base é difícil de ser explicada. Parece uma mousse, mas ao mesmo tempo é fluida, muito confortável. Tem uma boa durabilidade e só não tem sido usada com uma maior frequencia por essa médica que vos fala porque eu não acertei muito bem na escolha da cor dela. Fico muito morena com a minha...
5) A "Ultra-Fina" (Make Up For Ever HD)
Sinceramente? Estar escrito "ultra-fina" não foi bem um elogio. Porque, de fato, ela é bem fina e super confortável. Mas por outro lado também não cobre muita coisa. Então, se sua pele for perfeita e você não tiver nada a "esconder", e se você desejar uma base beeeem discreta, aí sim ficará satisfeita com ela.
6) A "Que Não Decepciona" (Teint Idole Lancome)
É a minha opção para saídas noturnas. Ela cobre bem, espalha com facilidade, existem várias opções de cores, pode ser usada em qualquer tipo de pele...
A única restrição é o precinho praticado no Brasil.
Sem contar que não é qualquer importadora que faz essa venda.
7) A "Poderosa" (Dior Air Flash Spray)
Puro poder meeesmo. A começar pelo preço, ela é cara até para quem compra no exterior. Eu só uso a minha em eventos mega importantes, tipo casamentos, congressos onde dou aula, ou quando eu preciso impressionar alguem, tipo a rainha da Inglaterra.
A cobertura é perfeita, mesmo sendo um spray tão fino. A pele fica uma porcelana.
A aplicação é que não é muito prática, pois é a única base que me obriga a usar esponja, ao invés dos meus dedos (dificilmente eu uso pincel para aplicar base).
Eu borrifo um pouquinho na esponja e vou passando no rosto, ou melhor, vou construindo o rosto.
8) A "Que Não Acaba" (Studio Fix Fluid MAC)
Isso também não foi um elogio.
Hummmm... essa foi uma das maiores decepções que eu tive em termos de MAC. Muitas pessoas idolatram esse produto. Mas na minha pele não funcionou. Pra começar, ardeu. Depois eu impliquei com o cheiro. E finalmente com o peso dela. Como o frasco é de vidro, nunca levo essa base comigo quando viajo. Tenho medo que quebre. Também acho horrível o fato de ela não ter uma válvula dosadora.
Enfim, acho que é por isso que ela não acaba, PORQUE EU NÃO USO.
E não estou nem um pouco impressionada com o FPS15 dela.
Humpf.
(Engraçado que eu não implico com o frasco da Lancome, que também é de vidro. Mas tenho a impressão de que ele é mais leve, sei lá.)
OBS. Você tem manchas ou cicatrizes que deseja esconder com a sua base? Conheça a marca
Cover FX, que você encontra no exterior (eles são especialistas nisso). Outra opção encontrada no Brasil é a consagrada
Dermablend da Vichy.