
Fogo selvagem é o nome popular de uma doença chamada pênfigo foliáceo. Sinceramente, qual é o nome pior? Incrível a imaginação das pessoas na hora de dar nomes às doenças.
Mas, o que é pênfigo? Existe mais de um tipo de pênfigo?
Claro que sim, meus amigos. Vocês sabem que desgraça nunca anda sozinha e não seria o tal do pênfigo, que não teria as suas variantes.
Mas vamos começar do início. Os pênfigos são doenças que possuem como característica principal, o aparecimento de bolhas na pele. E bolha é uma coisa meio dramática, por assim dizer. Elas se rompem, elas ardem, elas infeccionam.
Essas bolhas são causadas, na maioria das vezes, por mecanismo de auto-imunidade. Em outras palavras: os seus anticorpos passam a estranhar as células da sua pele e promovem um ataque. Quanto mais profundas forem as células atacadas, mais grave é o pênfigo. E maiores são as bolhas, que podem ter um tamanho gigante.
Sentiram o drama?
No pênfigo foliáceo, somente as camadas superiores de células são atacas, logo, suas bolhas são menores e transitórias. Porém, podem coalescer, e formar grandes áreas de pele erosada. É comum acometer indivíduos mais jovens, e pode ocorrer de forma endêmica principalmente em algumas áreas rurais (eu vi muitos casos em Volta Redonda). Geralmente, as bolhas se iniciam na cabeça e parte superior do tronco e depois se espalham pelo tronco.
No pênfigo vulgar, que inclusive foi o tema da monografia que fiz em Georgetown University, o ataque é mais profundo, as bolhas são enormes, e pode haver bolhas nas mucosas. Algumas vezes, o paciente fica anos TENDO AFTAS, sem aparecer nenhuma bolha na pele, e isso dificulta o diagnóstico. Dificilmente se consegue visualizar bolhas nas mucosas, porque elas se rompem rapidamente. Com o tempo, há a progressão da doença para a pele. É mais comum em pessoas mais velhas, de 30 a 60 anos.
Aqui neste site, vocês encontram mais informações sofre pênfigo foliáceo.
Aqui tem um poster apresentado num congresso com um relato de caso de pênfigo foliáceo, inclusive com fotos (achei melhor não colocar fotos da doença aqui no blog para preservar "os sensíveis").
O tratamento é longo, perigoso, caro e muitas vezes é necessário internar o paciente.
Importância deste post:
1) Informar sobre a existência de uma doença comum no Brasil, porém pouco conhecida.
2) Se você tem aftas de repetição por meses ou anos, saiba que um dos diagnósticos pode ser pênfigo (mas calma, nem todas as aftas são pênfigos, aliás, a maioria NÃO É).
3) Existem áreas endêmicas, mas a ciência ainda não elucidou completamente o mecanismo das causas ambientais envolvidas na doença.
4) Pênfigo tem tratamento.
5) Se algum conhecido seu tiver suspeita de pênfigo, e melhor procurar um serviço universitário para se tratar, do que o consultório particular do seu médico, principalmente se houver necessidade de internação.