Esse mês tivemos o congresso Brasileiro de Dermatologia. As aulas foram fantásticas, mas uma das melhores falava um pouquinho sobre o perfil da mulher brasileira.
Eu pensava que conhecia a mulher brasileira, porque o sexo feminino ainda é a maioria nos consultórios de estética. Esse perfil tem mudado, e muito, mas definitivamente a mulherada ainda se cuida melhor do que os homens. E não é somente na parte estética, mas nas questões de saúde como um todo.
De acordo com uma pesquisa realizada por um importante laboratório de dermocosméticos, somente 20% das mulheres frequentam os consultórios médicos. Honestamente, pensei que essa porcentagem fosse maior. Afinal, os outros países que me perdoem, mas o Brasil é o país da beleza (natural, artificial, abafa o caso...).
Entre as mulheres que frequentam o consultório, a faixa etária predominante varia entre 30-40 anos. Faz sentido. Nessa idade, começamos a perceber os primeiros sinais da idade, e ainda é possível ter resultados maravilhosos, sem precisar apelar para o bisturi. Santo bisturi, por sinal.
Entre as mulheres que vão ao médico, 51% trabalham fora. Isso significa que o consultório precisa funcionar além do horário comercial. Caso contrário, as pessoas simplesmente não conseguiriam fazer nenhum procedimento estético.
O estudo mostrou que as mulheres que vão ao dermatologista também costumam se cuidar mais do que o resto da população, em todas as áreas das suas vidas. Se alimentam melhor, fazem exercícios físicos (ou pelo menos tentam fazer, e sentem raiva quando não conseguem), não descuidam da saúde.
Agora pasmem. Seria de se esperar que a maioria dessas mulheres usassem o protetor solar corretamente, mas não. Somente 47% das mulheres que visitam regularmente o dermatologista passam protetor solar. E dessas, 23% usam o protetor solar corporal no rosto, correndo o risco de agravar a oleosidade, tão comum no nosso país tropical. Somente 24% usam corretamente o produto prescrito.
Da mesma forma, 54% das mulheres se preocupam com a hidratação da pele, e 23% cometem o mesmo erro do protetor solar, utilizando o hidratante corporal no rosto. Me dá até arrepios pensar nisso.
A limpeza do rosto também é falha. Embora 87% se preocupe em higienizar a face, muitas delas (não consegui anotar a porcentagem exata, mas era a maioria), usa o sabonete do banho que usam no corpo, no rosto. Resultado: como a maioria desses sabonetes é alcalino, a pele demora em média quatro horas para restabelecer o seu ph ideal (que é ligeiramente ácido). Sendo assim, se a pessoa usar seu creme noturno, que na maior parte das vezes é um ácido, adivinhem só? Ele pode perder um pouco o seu efeito, pois a base neutraliza o ácido, lembram das aulas de química?
Uma pena que os dados dessa pesquisa revelem tantos erros, principalmente quando a população pesquisada foi aquela que nós atendemos em nossos próprios consultório.
É algo a se pensar.
Será que a culpa é nossa, dos médicos? Será que não estamos dando a devida importância aos cuidados diários que nossos pacientes devem ter? Será que as mídias como blogs (e nesse caso eu posso botar "o meu na reta" pois tenho blog), foruns de beleza, etc, não estão fazendo erradamente um trabalho que seria nosso? Eu leio tantos absurdos por aí...
Não sei mesmo, são só especulações. Eu deito a cabeça tranquila no meu travasseiro, pois mesmo no hospital, onde muitas vezes atendo mais de 30 pacientes numa manhã (claro, com a ajuda dos alunos), nós fazemos questão de explicar o porquê e a importância de cada ítem escrito na receita.
Recado de hoje: leia sim os blogs (principalmente o meu), as revistas, escute o que as amigas dizem, mas na hora de partir para a ação, procure um médico em que você confie, e use corretamente os produtos recomendados por ele...
20 comentários:
Acho que, quanto aos cremes diários e protetor solar (pq tenho mtas sardas), estou de parabéns (risos). Meu problema é com a limpeza facial. Não chego a usar sabonete do banho no rosto, mas, quando estou com pressa (e sem saco), passo até lenços demaquilantes no rosto. Não sei se isso é prejudicial para a pele, mas estou sendo sincera.
Se você perguntasse qual meu sonho sobre meus cuidados com a pele, lhe responderia: fazer a limpeza diária (2x por dia) juntamente com um tônico, creme facial e por último, o protetor solar. Seria perfeito, não?:D
Beijos, amo seu blog
Acho que, quanto aos cremes diários e protetor solar (pq tenho mtas sardas), estou de parabéns (risos). Meu problema é com a limpeza facial. Não chego a usar sabonete do banho no rosto, mas, quando estou com pressa (e sem saco), passo até lenços demaquilantes no rosto. Não sei se isso é prejudicial para a pele, mas estou sendo sincera.
Se você perguntasse qual meu sonho sobre meus cuidados com a pele, lhe responderia: fazer a limpeza diária (2x por dia) juntamente com um tônico, creme facial e por último, o protetor solar. Seria perfeito, não?:D
Beijos, amo seu blog
Agora , aos 32, uso sabonete facial e estou usando protetor solar porque estou usando uma fórmula pra clarear umas manchinhas do rosto. Sei que preciso continuar com o protetor forever. na verdade eu faço uma mistura louca pq não tenho tempo pra passar tanta coisa. Decidi comprar um hidratante facial com FPS 30, da Neutrogena - Ultra light pele mista a oleosa e qdo vou aplicar adiciono um pump de base, misturo e passo tudo de uma vez. Faço isso a cada 3h. Já pensou se fosse aplicar um de cada vez? Só preciso tomar vergonha e usar antirrugas diariamente. Eu até compro, mas eles vencem praticamente cheios.
Lu, você poderia esclarecer como deve ser uma consulta dermatológica? Porque eu ia em um médico que toda vez examinava minha pele do corpo todo, apesar da minha maior queixa ser em relação ao rosto (pele oleosa, manchinhas, etc). Acontece que o abençoado foi para a França, fazer doutorado se não me engano, e como dependo do convênio médico (pq para ir em particular não tenho grana e o SUS é uma desgraça) arrumei uma nova dra. Porém, ela me atendeu em 10 minutos, só perguntou pq eu estava lá, olhou minha face e prescreveu uns cremes... fiquei desapontada... o certo para uma primeira consulta não seria ter examinado minhas pintas, possíveis micoses entre os dedos do pés, couro cabeludo, etc? Como eu posso fazer esse auto exame da pele em casa para me prevenir?
Obrigada, beijos!
Ana Alice
Não sou médica, mas sou profissinal na área de estética facial e corporal, e até hoje, em muitas pessoas que atendi, nunca encontrei uma que cuidasse corretamene 100% da pele, principalmente a do rosto. Sou apaixonada por pele e amei a matéria. Parabéns!
Já vi que faço parte da minoria, pois me cuido muito bem dentro das minhas possibilidades financeiras. Gostaria de ter uma graniunha a mais para fazer sempre procedimentos estéticos como botox, preenchimento labial ( meus lábios são hiper finos, tenho o maior complexo)e peelings.
Doutora, todas as noites eu uso a loção Beatriz, espero secar e passo o meu creme noturno, estou fazendo o procedimento certo? Desde já, fico muitíssimo agradecida pela sua atenção. :)
Oi Luciana
como dermato, tb tenho muito medo do uso indiscriminado de dermocosmeticos e remedios sem orientação e supervisão médica.
Tb já li inumeras coisas em blogs que me chocaram e me preocuparam.
Realmente não sei o que vai acontecer.
E tb espero encarecidamente que as pessoas valorizem mais a saude de sua pele e procure profissionais capacitados.
Um beijo
www.dermatologiaemfoco.blogspot.com
Oi Luciana
como dermato, tb tenho muito medo do uso indiscriminado de dermocosmeticos e remedios sem orientação e supervisão médica.
Tb já li inumeras coisas em blogs que me chocaram e me preocuparam.
Realmente não sei o que vai acontecer.
E tb espero encarecidamente que as pessoas valorizem mais a saude de sua pele e procure profissionais capacitados.
Um beijo
www.dermatologiaemfoco.blogspot.com
Nossa nem eu que era tão descuidada com a pele nunca usei creme de corpo no rosto, aliás eu até preferia não usar nada. Agora um crédito tenho que dá aqui aos blogs, fui a vários Dermatologistas e nenhum nunca me deu grandes esperanças com o que chamavam de melasma, pois hoje são quase imperceptíveis, gastava com fórmulas que nada resolviam. Hoje cuido diariamente com os produtos indicados por blogueiras, e tenho visto muito mais resultado, inclusive uso um bloqueador que descobri no seu blog: o Bloq, entre outros,dependendo do dia.
Luciana.
Muito interessante esse post. Tenho uma dermato ótima, confio nela, gosto muito do que ela me prescreve. Mas comecei a usar sabonete específico pro rosto porque ela me deu uma amostra que gostei muito e achei que valia a pena investir. Ela não me falou nada sobre o que aconteceria se eu usasse sabonete pro corpo no rosto. E acho que é uma informação importante sim. A pessoa pensa duas vezes e avalia que compensa comprar o sabonete específico e garantir o efeito do tratamento. Ou seja, não basta receitar o sabonete, tem que explicar o por que de precisar usar.
Mas tem o outro lado também, de pessoas que saem com o receituário lindo e o mantém guardadinho na gaveta. E em alguns casos isso é cultural, infelizmente.
Bjos
Simone
PS: ainda estou aguardando as novidades do congresso!
Doutora Lu,
Parabéns pelo post e pelo blog!
Sempre leio mas é a primeira vez que comento.
Sobre o uso do protetor solar, uma coisa que eu já reparei, é que nos muitos blogs de maquiagem que tem por aí, é que o protetor solar é sempre ignorado. No máximo usam base ou BB Cream com FPS, e justificam que não pegam sol e bla bla bla.
Eu sou protetor solar lover. Vou a minha dermato menos do que deveria, uso meus cremes menos do que deveria, mas passo o protetor solar para o rosto todos os dias sem exceção. Pra mim, é o melhor anti idade que existe. Graças a ele eu estou chegando nos 32 e parecendo que não cheguei nos 25.
Beijos pra você e para o lindo do Gabriel.
Sabes que tenho um blog só sobre produtos e hábitos de cuidar da pele dos asiáticos, principalmente sul-coreanos e japoneses... Logo a título de curiosidade, cito um dos resultados de uma pesquisa similar feita no Japão:
Mais de 80% dos homens universitários japoneses usam tônico (o que eles chamam de "loção") diariamente. Em disciplina para cuidar da pele, até os homens japoneses ganham das brasileiras. hehe
Não faz muito sentido a pessoa gastar com tratamentos para rejuvenescer a pele e não usar o protetor solar corretamente, já que, como obviamente sabes, exposição ao sol é a principal causa do "envelhecimento precoce" da pele.
Luciana, descobri o blog a pouco tempo e leio diariamente. Você está de parabéns! Sinto muita confiança no que vc posta, pois além de preparada, demonstra muita preocupação com seus pacientes e leitores. Gosto muito de cuidar da minha pele, vou ao dermatologista periodicamente, faço alguns tratamentos, limpo, hidrato, uso protetor solar, mas só recentemente passei a ter o mesmo cuidado com pescoço e colo que tinha com o rosto e também a usar protetor nos braços e mãos (única parte do corpo que exponho ao sol diariamente) por minha própria iniciativa, pois nunca fui a um dermato que me orientasse sobre os cuidados com a pele do corpo.
Luciane
Lu, eu ando fazendo direito minha lição de casa,principalmente com relação a limpeza do rosto e uso do filtro solar. Mas uma dúvida que eu sempre tenho é qdo volto da academia. Tenho que tomar banho e aí consequentemente acabo lavando o rosto 3 vezes ao dia. Isso é prejudicial? Bjs
Lu, dicas para limpeza do rosto, please! Tenho usado unicamente sabonete líquido granado de glicerina kkkkkkkk Minha pele é mt sensíve e machuca facilmente. Já usei effaclar/Vicky no rosto, mas com o tempo achei q tava agredindo. Vermelhidão e tal. Preciso de dicas urgentes! Protetor solar uso, apenas não reaplico kkkk
Oi! Adoro seu blog, e sou uma que sempre estou no dermatologista, mas nunca sigo rigorosamente à receita. Mas o protetor solar uso todos os dias, duas vezes ou mais!E percebo pelos blogs que leio, que cosméticos são muito relativos, pois alguns que amo são super mal falados....
Beijos e escreve mais...
Ótimo post, Dra Lu!
Estou com a minoria mostrada nas estatísticas, uso filtro solar adequado para o rosto diariamente desde os 20 anos (estou com 33) e graças a uma tia dermatologista sempre usei sabonetes específicos ao meu tipo de pele - até porque sofri muito com a acne na adolescência. Porém me mudei de cidade e minha maior dificuldade é encontrar um dermatologista de confiança por aqui. Tenho ido em uma que me atende em 10 min, apenas prescreve os cremes para o melasma, pergunta se tenho hábito de ir à praia, se uso protetor e pronto. Eu é que preciso ficar perguntando as coisas e já obtive respostas incorretas algumas vezes - coisas que uma simples pesquisa no Google pode confirmar. A impressão que tenho é que ela não estuda muito e receita baseada somente na propaganda dos laboratórios...
Gostei muito da matéria. Eu uso protetor solar todos os dias, mas confesso que pra ficar em casa uso o corporal no rosto, entretanto a formula é oil free, nesse caso tem problemas? Também procuro tonificar sempre e limpar direitinho. Beijos
Eu sempre cuidei da pele, desde nova, mas confesso que nunca pego firme, tem época que cuido religiosamente, depois dou uma relaxada, depois volto...Só que agora já tenho 26 anos e preciso tomar vergonha na cara e pegar firme nos tratamentos. Não me exponho ao sol sem protetor ( por traumas passados ) mas confesso que na maioria das vezes só passo se realmente eu me expor ao sol, eu não passo pra ficar em casa e de vez em quando passo pra ficar no escritório e quando o meu de rosto acaba eu apelo para o de corpo mesmo ( vergonha!). Consultei a minha dermatologista recentemente e ela me passou um ácido fraquinho pois ela disse que como eu nunca tinha usado ela ia ver com o tempo como minha pele vai reagir, passou um tônico e um sabonete e um protetor solar e o Teína para eu tomar, eu estou empolgada pra começar o tratamento, vou pegar firme e largar a mão de ser preguiçosa. Adoro o blog, sinto falta quando você dá uma sumidinha. Bjs
Postar um comentário